AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 11/2026 – CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM PARA ATENDER A DEMANDA DAS DIVERSAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO, PARA RECEPCIONAR CONVIDADOS E/OU PARTICIPANTES DE CURSOS, ENCONTROS, SEMINÁRIOS, PALESTRAS, REUNIÕES E REPORTAGENS PROMOVIDAS E/OU APOIADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. – Prefeitura Municipal de Bonito

O MUNICÍPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Eletrônico, que será regida pela Lei Federal nº. 14.133, de 01 de abril de 2021, pelo Decreto Municipal nº. 77/2025 e pela Lei Complementar nº. 123/2006 e suas alterações, conforme adiante especificada:

OBJETO: Contratação de serviços de hospedagem para atender a demanda das diversas Secretarias do Município, para recepcionar convidados e/ou participantes de cursos, encontros, seminários, palestras, reuniões e reportagens promovidas e/ou apoiadas pela Administração Pública Municipal.

DATA DE ABERTURA DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

Dia 07/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:

Até dia 24/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

ABERTURA DAS PROPOSTAS:

Dia 24/04/2026 às 08:30h (horário de Brasília)

DATA DA SESSÃO PÚBLICA

Dia 24/04/2026 às 09h (horário de Brasília)

Local: Plataforma BLL Compras – https://bll.org.br/

Código Registro Informação – 73987F6F573FA7504CD3E28F614BF5405EC3A4B6.
RETIRADA DO EDITAL: O edital com os dados completos encontra-se disponível aos interessados no endereço acima especificado e no site da Prefeitura Municipal www.bonito.ms.gov.br, gratuitamente.

 

Bonito/MS, 01 de abril de 2026.

Assinado na Autorização

Elcio da Silva Casanova

Secretário Municipal de Administração e Finanças.

unidade operacional de Dourados completa 4 anos de atuação e preservação de vidas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

No dia 1º de abril de 2022 teve início a UOPDOS (Unidade Operacional de Dourados). Com a primeira turma de agentes formada em setembro de 2021 e contando com 14 agentes, a primeira operação Lei Seca aconteceu juntamente com a Unidade Operacional de Campo Grande, o que pegou muita gente de surpresa.

E a história continuou e com a integração com forças de segurança federal e municipal cada dia mais, fortalece a segurança viária e, por meio de atividades educativas, campanhas de conscientização, apoio a eventos, controle do tráfego e, principalmente, fiscalização, faz com que a organização, a fluidez e segurança viária sejam cada vez mais prioridade no trabalho do dia a dia.

Palestra para alunos de Escola Estadual

O coordenador da Unidade Operacional Torraca, destaca a importância dos agentes de segurança viária nas ruas de Dourados e da região, inibindo a combinação de álcool e direção e prevenindo crimes.

“Quando a unidade foi criada, o índice de alcoolemia era muito alto, cerca de 30% a 40% das pessoas ou eram flagradas ou se recusavam a fazer o teste, o que pode indicar ingestão de bebida alcoólica. Hoje em dia esse número caiu bastante: de 8% a 10% das abordagens geram flagrante de alcoolemia. É um trabalho importante de fiscalização e da rotina de patrulhamento viário efetivo.”

Com atuação em mais de 20 municípios do sul do Estado, hoje a unidade conta com 06 agentes e 2 viaturas e já atendeu mais de 9.200 pessoas diretamente como jovens, adultos e crianças com palestras, atividades educativas e abordagens orientativas.

Já na área de fiscalização, os números mostram a efetividade e a relevância do trabalho dos agentes: foram mais de 19 mil pessoas abordadas, sendo mais de 680 alcoolizadas, retiradas de circulação das rodovias e ruas, prevenindo acidentes e preservando vidas. Além disso, 19 veículos foram recuperados e devolvidos a seus proprietários e várias CNHs falsificadas foram identificadas.

Criação da UOPDOS

A ideia da criação da UOPDOS surgiu a partir da análise das demandas existentes no interior. Como havia somente a unidade de Campo Grande, era necessário deslocamento para diversos locais para realizar atendimentos, inclusive em Dourados. Diante disso, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento com a equipe de Dourados, que na época se voluntariou para realizar os trabalhos, e dali nasceu a ideia de criar a unidade operacional na cidade.

Operação em parceria com a PM em Rodovia Estadual

Na época, o então deputado estadual Barbosinha e o gerente regional Aparecido Dias Duarte se engajaram no processo juntamente com o diretor-presidente Rudel para conseguir investimentos, formação e capacitação para que os servidores pudessem atuar nos municípios pertencentes à regional de Dourados. Inicialmente, a atuação era regional, e hoje abrange toda a região sul do Estado.

Durante esse período, a unidade teve atuação nas vias públicas e nas rodovias da regional, passando por diversas capacitações ao longo do tempo, além da integração com outras forças de segurança pública para troca de experiências e aprimoramento do trabalho de segurança viária, garantindo mais segurança para a população sul-mato-grossense.

Rubens Ajala, gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS

Para o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, a unidade hoje é fundamental para a cidade e para a região no quesito segurança viária.

“Hoje a Unidade Operacional de Dourados é essencial, tendo em vista que sua presença garante a segurança viária, a preservação de vidas, a prevenção de acidentes, o controle de fluxo das vias urbanas e rurais, além do apoio a eventos esportivos que acontecem na cidade e também às atividades de educação de trânsito.”

Ruben Ajala também destacou o que espera da Unidade Operacional nos próximos anos:
“Eu acredito que a unidade terá mais investimentos em sua infraestrutura e também no aumento do efetivo, para que possamos fortalecer ainda mais a sensação de segurança viária na região.”

Além das Unidades Operacionais de Campo Grande e Dourados, o Detran-MS possui Unidades Operacionais em Aquidauana e Naviraí. Em breve será inaugurada a Unidade Operacional de Nova Andradina e uma Base Operacional na cidade de Três Lagoas.

Rodrigo MaiaComunicação Detran-MS

Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano

Por MRNews

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 4,31% para 4,36% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (6), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Em meio às tensões causadas pela guerra no Oriente Médio, a previsão para a inflação deste ano foi elevada, pela quarta semana seguida, mas ainda se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC.

Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Audiência de jovem esfaqueada 15 vezes será realizada dia 15 de abril

Empresas deverão informar trabalhadores sobre cânceres e vacina

Em fevereiro, a alta dos preços em transportes e educação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,7% – aceleração diante do registrado em janeiro (0,33%). No entanto, o IPCA acumulado em 12 meses recuou para 3,81%, abaixo dos 4% pela primeira vez desde maio de 2024.

A inflação de março, já com os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio, será divulgada na próxima quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Para 2027, a projeção da inflação subiu de 3,84% para 3,85%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, mês passado, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual. Antes da escalada do conflito no Irã, a expectativa predominante era de um corte de 0,5 ponto.

Rádio Nacional da Amazônia faz cobertura especial do Abril Indígena

Acampamento Terra Livre 2026 deve reunir mais de 7 mil participantes

Em 15% ao ano, a Selic estava no maior nível desde julho de 2006, fixada em 15,25% ao ano. De setembro de 2024 a junho de 2025, a taxa foi elevada sete vezes seguidas, mas não foi alterada nas quatro reuniões seguintes.

Após esse período prolongado de manutenção da taxa, havia indicação de início de um ciclo de redução, entretanto, diante das incertezas provocado pelo conflito no Oriente Médio, o BC não descarta rever o ciclo de baixa, caso seja necessário. 

O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 28 e 29 de abril.

Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 12,5% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,75% ao ano.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,85%.

Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE. Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,40 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,45.

Cras Móvel atende no Iporanga I nesta quarta-feira (8) – Agência de Notícias

O Cras Móvel, unidade itinerante da Prefeitura de Sorocaba, coordenado pela Secretaria da Cidadania (Secid), atenderá, nesta quarta-feira (8), das 9h às 12h, na Rua Euclides Cassiano de Araújo, s/n, no Iporanga I, em frente à Escola Municipal “Reverendo Augusto da Silva Dourado”.

O objetivo é aproximar ainda mais o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da população, levando, semanalmente, os serviços socioassistenciais oferecidos nas unidades fixas, como Cadastro Único (CadÚnico), orientações sobre benefícios sociais, campanhas educativas, entre outros.

O Cras Móvel conta com uma van exclusiva equipada com toda a estrutura para atender à população, com qualidade e conforto. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6900.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 12/2026 – REGISTRO DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO E ENTREGA DE ALIMENTAÇÃO INDIVIDUAL (MARMITEX) NO ATRATIVO TURÍSTICO GRUTA DO LAGO AZUL EM ATENDIMENTO À SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. – Prefeitura Municipal de Bonito

O MUNICÍPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Eletrônico, que será regida pela Lei Federal nº. 14.133, de 01 de abril de 2021, pelo Decreto Municipal nº. 77/2025 de 24 de março de 2025 e Decreto Municipal nº. 15 de 05 de fevereiro de 2024, que regulamenta as contratações pelo Sistema de Registro de Preços, subsidiariamente pela Lei Complementar nº. 123/2006 e suas alterações, conforme adiante especificada:

OBJETO: Registro de Preços para contratação de empresa para fornecimento e entrega de alimentação individual (marmitex) no atrativo turístico Gruta do Lago Azul em atendimento à Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

DATA DE ABERTURA DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

Dia 07/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:

Até dia 27/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

ABERTURA DAS PROPOSTAS:

Dia 27/04/2026 às 08:30h (horário de Brasília)

DATA DA SESSÃO PÚBLICA

Dia 27/04/2026 às 09h (horário de Brasília)

Local: Plataforma BLL Compras – https://bll.org.br/

Código Registro Informação-7A2D9ED00A048D4EA3D09603D959D326C4DB47D1.
RETIRADA DO EDITAL: O edital com os dados completos encontra-se disponível aos interessados no endereço acima especificado e no site da Prefeitura Municipal www.bonito.ms.gov.br, gratuitamente.

 

Bonito/MS, 01 de abril de 2026.

Assinado na Autorização

Elcio da Silva Casanova

Secretário Municipal de Administração e Finanças

Acampamento Terra Livre 2026 deve reunir mais de 7 mil participantes

Por MRNews

Indígenas de todo o país começaram a chegar a Brasília nesse domingo (5) para participar da 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL 2026), no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), no centro da capital federal.

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o evento vai até sábado (11) e é considerado a maior e mais importante mobilização do movimento no país. Segundo os organizadores, entre 7 mil e 8 mil pessoas, entre indígenas e não indígenas, devem participar este ano.

O ATL costuma reunir representantes de grande parte dos 391 povos originários existentes no Brasil, bem como de outras nações, para debater a defesa dos territórios e denunciar as violações aos direitos indígenas. Nos últimos anos, a pauta se ampliou e o evento passou a acolher também a discussões sobre a participação político-eleitoral indígena, a crise climática e a defesa da democracia. Contudo, o eixo central das discussões segue sendo a necessidade de o Estado brasileiro reconhecer o direito dos povos originários à terra.

Empresas deverão informar trabalhadores sobre cânceres e vacina

Rádio Nacional da Amazônia faz cobertura especial do Abril Indígena

“Como todos os anos, estamos aguardando o governo federal anunciar a criação de novas terras indígenas”, disse à Agência Brasil o coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá.

Coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá fala à Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo ele, após um período de quatro anos (2019-2022) no qual nenhuma nova terra indígena foi criada, o governo federal homologou, entre janeiro de 2023 e novembro de 2025, 20 novos territórios. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), isso equivale a cerca de 2,5 milhões de hectares de terras protegidas em 11 unidades federativas.

Durigan assume Fazenda sob pressão fiscal e herda desafios de Haddad

Missão espacial da Nasa divulga foto inédita da Lua

“Mas seguimos nesta luta, nesse pleito pela garantia territorial”, acrescentou Dinamam, informando haver cerca de 110 áreas reivindicadas como terras da União de usufruto indígena em análise.

“Temos um passivo de demarcação muito alto e um cenário de muita violência e vulnerabilidade nas terras indígenas que governo algum conseguiu superar. Isso tem sido um fator motivador para os povos indígenas virem a Brasília apresentar nossas pautas”, destacou o coordenador da Apib.

Mobilização

O ATL também marca o início do chamado Abril Indígena, mês de mobilização nacional em que o movimento busca chamar a atenção para outras pautas, como a necessidade de mais investimentos em saúde e educação indígena. O tema da atual edição é “Nosso futuro não está à venda: a resposta somos nós”.

“Estamos promovendo um amplo debate sobre diversos temas, como educação, saúde, relações internacionais com os povos indígenas de outros países, enfim, várias políticas públicas”, destacou Dinamam, confirmando a realização das tradicionais caminhadas pela Esplanada dos Ministérios.

 

Acampamento Terra Livre (ATL) chega à 22ª edição – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A primeira marcha está agendada para a próxima terça-feira (7), contra propostas de lei que, segundo a Apib, contrariam os interesses dos povos originários, como a liberação da mineração em terras indígenas ou o estabelecimento do chamado marco temporal – tese jurídica segundo a qual os indígenas só têm direito aos territórios que ocupavam em outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

As eleições de 2026 também vão pautar alguns dos principais debates do Acampamento Terra Livre, como o que ocorrerá na quinta-feira (9), na mesa “Campanha Indígena: a resposta para transformar a política somos nós” – título do manifesto que a Apib publicou no ano passado, reafirmando o compromisso de seguir com o projeto de aldeamento da política, lançado há alguns anos.

“Vamos lançar o Campanha Indígena, uma iniciativa para dar um direcionamento às candidaturas lançadas por uma frente de partidos aliados ao movimento indígena. Vamos orientar os indígenas interessados para que se somem a esses partidos que têm defendido nossos direitos. E, durante todo o ano, vamos promover ações para alavancar estas candidaturas indígenas a fim de garantir a maior representação [indígena] no Congresso Nacional”, antecipou Dinamam.

Cotinha Guajajara está em Brasília para participar da da 22ª edição do Acampamento Terra Livre – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Participação

Cotinha de Sousa Guajajara deixou a Terra Indígena Morro Branco, em Grajaú (MA), junto com outros 67 indígenas da etnia Guajajara. O grupo percorreu cerca de 1,4 mil quilômetros a bordo de dois ônibus para chegar a Brasília ainda no sábado (4). Hoje, Cotinha já estava instalada dentro da área cercada destinada ao evento, ajudando as companheiras de viagem a expor o artesanato que muitos indígenas trazem para vender durante o ATL.

“Viemos mais cedo. Teve boatos de que não ia ter [acampamento], mas, assim que as lideranças resolveram que ia acontecer, nós decidimos vir”, explicou Cotinha.

“Nossa expectativa é que áreas sejam demarcadas, homologadas ou ampliadas, principalmente no Maranhão. Isso é muito necessário. Nossa comunidade mesmo vive em área já homologada, mas a população aumentou e a área já não é suficiente”, comentou a maranhense.

Morando na capital federal desde janeiro, onde faz mestrado em educação na Universidade de Brasília (UnB), Oziel Ticuna compareceu ao acampamento neste domingo para rever amigos e aguardar a chegada dos representantes de sua comunidade, no Rio Alto Solimões, no Amazonas.

Oziel Ticuna é um dos participantes do Acampamento Terra Livre 2026 – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

“Como ela fica muito distante de Brasília, nós geralmente enviamos entre três e cinco representantes escolhidos entre nossas lideranças”, contou Oziel, que já participou de várias outras edições do evento, na condição de comunicador indígena. Oziel resumiu para a reportagem a importância do ATL.

“O acampamento trouxe uma nova forma de nos organizarmos, de trabalharmos coletivamente, com os povos ouvindo uns aos outros e tentando construir soluções para nossos problemas e proteger nossas culturas”, acrescentou. “Estaremos aqui para lutar pelo nosso povo.”

Funsat oferece 1.130 vagas, 747 não exigem experiência – CGNotícias

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) inicia a semana com a oferta de 1.130 vagas de emprego nesta segunda-feira (6), em Campo Grande. As oportunidades estão distribuídas em 113 funções, contemplando diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais.

Do total de vagas disponíveis, 747 não exigem experiência profissional, o que representa a maior parte das oportunidades e amplia o acesso ao mercado de trabalho para quem busca o primeiro emprego ou recolocação.

Entre as funções com maior número de vagas sem exigência de experiência estão operador de caixa (86), auxiliar de limpeza (77), atendente de lojas e mercados (72), auxiliar de padeiro (71), repositor de mercadorias (68), atendente de padaria (40), repositor em supermercados (35), auxiliar nos serviços de alimentação (35) e ajudante de carga e descarga de mercadorias (32). Também há vagas para áreas como produção, logística, atendimento e serviços gerais.

Já as vagas que exigem experiência somam 383 oportunidades, incluindo funções operacionais e técnicas. Entre os destaques estão auxiliar operacional de logística (50), pedreiro (17), padeiro (16), consultor de vendas (13), motorista de caminhão (13), costureira em geral (14) e vigia (10), além de cargos especializados como analista de crédito, desenvolvedor de sistemas, eletrotécnico, eletricista industrial, farmacêutico e técnico de edificações.

Para Pessoas com Deficiência (PCD), estão disponíveis 12 vagas distribuídas em seis funções, sendo elas repositor de mercadorias (5), auxiliar de linha de produção (2), empacotador (2), além de oportunidades para auxiliar de limpeza, motorista de caminhão e porteiro, com uma vaga cada.

O painel também conta com 11 vagas temporárias, sendo 10 para a função de garçom e uma para cozinheiro geral.

Os interessados devem comparecer presencialmente à Funsat para realizar ou atualizar o cadastro. O atendimento ocorre das 7h às 16h na sede, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e até 13h no Polo Moreninhas.

Mais informações sobre as vagas podem ser acompanhadas pelo Painel Municipal de Empregabilidade, além das redes sociais oficiais da Funsat, no Instagram (@funsat.cg) e Facebook (funsatcampograndems).

#ParaTodosVerem: Imagem de atendimento da Funsat.

Seinfra inicia a semana com operação tapa-buraco em mais de 30 bairros da Capital

A operação tapa-buraco, que é realizada diariamente pela Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), inicia a semana com os serviços de recuperação do pavimento em 36 bairros da Capital. Esses serviços atendem às solicitações da população feitas por meio dos canais oficiais da Prefeitura. Os trabalhos são realizados pela Diretoria de Manutenção Viária e Drenagem.

A partir das 8h desta segunda-feira (6), as equipes da operação tapa-buraco estarão nos bairros do Bessa, Bairro dos Estados, Ernesto Geisel, Jardim Cidade Universitária, Gramame, Bairro das Indústrias, Jaguaribe, Centro, Cruz das Armas, Tambiá, Ilha do Bispo, Cristo, Cuiá, Expedicionários, Mandacaru, Torre, Bairro dos Ipês, Cabo Branco, Manaíra, Bancários, Varjão, Trincheiras, Colibris, Costa do Sol, Colinas do Sul, Seixas, Distrito Industrial, Mangabeira, Treze de Maio, João Paulo II, Tambauzinho, Alto do Céu, Oitizeiro, Jardim Veneza, Varadouro e Pedro Gondim.

Os serviços de manutenção de galerias pluviais também estão sendo executados em diversos bairros, levando serviços como adequação e manutenção de bocas de lobo, extensão de rede/afundamento e execução de linha d’água.

Como solicitar – As demandas como manutenção de vias, de iluminação pública e galerias devem ser solicitadas por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. A ferramenta está disponível para dispositivos móveis, que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de João Pessoa de forma mais ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa.

Em Campo Grande, posto líder em emissões se torna referência em atendimento a pessoas com autismo

No coração de Campo Grande, o posto de identificação instalado no Pátio Central — o mais movimentado do Estado — vem se consolidando como um modelo de política pública voltada à cidadania e à inclusão. Ao completar um ano da sala “Posto Amigo do Autista”, a unidade não apenas amplia o acesso à documentação civil, como redefine padrões de atendimento ao incorporar práticas sensíveis às necessidades de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).

Os números ajudam a dimensionar o impacto. Desde janeiro de 2024, o posto responde por cerca de 20% das CIN (Carteiras de Identidade Nacional) emitidas com o símbolo do TEA em Mato Grosso do Sul. Em termos absolutos, são 1.098 documentos emitidos até o fim de março deste ano — um indicativo de que a iniciativa deixou de ser pontual para se tornar parte estruturante da rotina do serviço público.

Vinculada ao Instituto de Identificação, que integra a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, a unidade também lidera em volume geral de emissões. Com mais de 134 mil documentos expedidos desde a implantação da nova CIN, o posto responde por quase um quinto de toda a produção estadual. A alta demanda, cerca de 500 atendimentos diários, evidencia o desafio: garantir eficiência sem abrir mão da qualidade e da equidade no atendimento.

É nesse contexto que a sala adaptada ganha relevância. Criada a partir da observação prática de entraves recorrentes — como sobrecarga sensorial, dificuldade de permanência e interrupções no processo de coleta biométrica —, o espaço foi pensado para reduzir estímulos e tornar o ambiente mais previsível. Com isolamento acústico, recursos táteis e elementos de conforto, a estrutura atua como um mediador entre o usuário e o serviço, permitindo que o atendimento seja concluído com maior tranquilidade.

A iniciativa, viabilizada por meio de contrato de gestão com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, contou com investimento de R$ 82 mil. Mais do que a adequação física, o projeto incluiu capacitação de equipes, sinalizando uma mudança de cultura institucional — aspecto central quando se trata de políticas públicas inclusivas.

Na prática, os efeitos já são perceptíveis. Casos que antes resultavam em remarcações ou atendimentos domiciliares tornaram-se exceção. O ambiente controlado, aliado ao preparo dos servidores, contribui para reduzir a ansiedade e garantir a finalização do processo — etapa essencial para o exercício pleno da cidadania.

Sob a perspectiva da gestão pública, o “Posto Amigo do Autista” representa mais do que uma inovação pontual. Trata-se de uma ação alinhada a princípios de compliance social e de respeito aos direitos fundamentais, ao assegurar que o acesso a um documento básico não seja inviabilizado por barreiras sensoriais ou estruturais. Ao mesmo tempo, fortalece a atuação do Instituto de Identificação e da Polícia Científica, ampliando sua função para além da emissão documental, como agentes de inclusão e garantia de direitos.

O avanço também dialoga com uma tendência mais ampla: a personalização do atendimento no serviço público. Ao reconhecer que igualdade não significa uniformidade, iniciativas como essa apontam para um modelo mais responsivo, capaz de adaptar-se às diferentes realidades dos cidadãos.

Em Mato Grosso do Sul, onde mais de 13 mil documentos já foram emitidos com algum tipo de identificação de deficiência, sendo o TEA a condição mais frequente, a experiência do Pátio Central sugere um caminho possível: investir em estrutura, capacitação e escuta ativa para transformar o atendimento em um instrumento efetivo de cidadania.

No fim das contas, a emissão de um documento pode parecer um ato burocrático. Mas, para muitas famílias, ela representa pertencimento, reconhecimento e acesso a direitos. E é justamente nesse ponto que iniciativas como o “Posto Amigo do Autista” revelam sua verdadeira dimensão.

Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS

Rádio Nacional da Amazônia faz cobertura especial do Abril Indígena

Por MRNews

A Rádio Nacional da Amazônia, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), faz programação especial dedicada ao “Abril Indígena”, período que destaca a luta, a resistência e a resiliência dos povos indígenas brasileiros. Com reconhecida vocação para dar visibilidade a essas pautas, a emissora reforça, ao longo do mês, seu compromisso com a valorização e a ampliação dessas vozes.

A partir desta segunda-feira (6), a Rádio Nacional da Amazônia estreia o especial “Abril Indígena” em seu Serviço Internacional com programetes em inglês e espanhol que vão ao ar diariamente às 4h50, 7h20 e 22h50. Os conteúdos são voltados ao público de outros países que acompanham a programação via ondas curtas. As peças abordam as histórias, culturas, línguas, movimentos, resistência e expressões artísticas dos povos indígenas.

Os tradicionais programas da Rádio Nacional da Amazônia também vão enfatizar a pauta indígena no mês de abril. Os conteúdos vão pautar as edições dos programas diários Mosaico (12h30), Nacional Jovem (13h30), Tarde Nacional (15h) e Viva Maria (11h e 16h05). O Natureza Viva, que vai ao ar às 9h dos domingos, também repercute o tema.

Acampamento Terra Livre 2026 deve reunir mais de 7 mil participantes

Durigan assume Fazenda sob pressão fiscal e herda desafios de Haddad

Entre os assuntos, está o Acampamento Terra Livre – maior mobilização indígena da América e Latina – que ocorre entre os dias 5 e 11 de abril, em Brasília (DF). Com o tema “Nosso futuro não está à venda: a resposta somos nós”, o encontro deste ano deve reunir milhares de indígenas de diversas regiões do país para discutir direitos territoriais, políticas públicas e os desafios enfrentados por eles diante do atual cenário político e ambiental.

Os programas Mosaico, Nacional Jovem e Natureza Viva também ganham transmissão pelas ondas da Rádio Nacional do Alto Solimões.

Serviço – Rádio Nacional na cobertura do Abril Indígena, por meio dos seguintes programas:

 – Mosaico

Missão espacial da Nasa divulga foto inédita da Lua

Visa aposta em inteligência artificial para revolucionar disputas de cartões de crédito

Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões – Segunda a sexta, às 12h30 (horário de Brasília) e 10h30 (horário local de Tabatinga/AM)

Nacional Jovem

Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões – Segunda a sexta, às 13h30 (horário de Brasília) e 11h30 (horário local de Tabatinga/AM)

Tarde Nacional

Rádio Nacional da Amazônia – Segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília)

Viva Maria

Rádio Nacional da Amazônia – Segunda a sexta, às 11h e 16h05 (horário de Brasília)

Natureza Viva

Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional AM Brasília e Rádio Nacional do Alto Solimões – Domingos, às 9h (horário de Brasília) e 7h (horário local de Tabatinga/AM)

Como sintonizar a Rádio Nacional

– Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

– Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

– São Paulo: FM 87,1 MHz

– Recife: FM 87,1 MHz

– São Luís: FM 93,7 MHz

– Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC

– Alto Solimões: FM 96,1 MHz

 WhatsApp da Nacional

– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201

– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536

– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966