Com a sanção da lei que garantiu novo reajuste ao funcionalismo público estadual o Governo de Mato Grosso do Sul consolidou uma política de valorização contínua do funcionalismo público ao garantir reajustes lineares que, somados entre os anos de 2023 e 2026, alcançam 18,77%.
A medida, publicada na segunda-feira (30), reforça o compromisso com a recomposição do poder de compra dos servidores e com o reconhecimento do papel estratégico que desempenham na prestação de serviços à população, e os percentuais concedidos – 5% em 2023, 3,73% em 2024, 5,06% em 2025 e 3,81% agora em 2026 – evidenciam uma política consistente, planejada e responsável do ponto de vista fiscal.
Mais do que assegurar reposições pontuais, o Estado adotou uma trajetória de recomposição gradual, alinhada à sustentabilidade das contas públicas e à previsibilidade administrativa.
No acumulado dos últimos 48 meses, o índice total de reajustes supera a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 14,92% no mesmo período. Assim, houve um ganho real nos salários, o que além de preservar o poder aquisitivo dos servidores demonstra os avanços na remuneração promovidos pelo Governo do Estado.
A iniciativa reafirma o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e valorização do capital humano, pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública. Ao priorizar os servidores, o Governo do Estado fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e consolida um ambiente institucional pautado pelo respeito, reconhecimento e compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Comunicação Governo de MS Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Espaço esportivo recebeu grama sintética nova, instalação de traves e um novo sistema de alambrado com portões – Foto: Divulgação/Secretaria de Infraestrutura
O prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, inaugurou neste sábado (04/04) a reforma do Campo do Cajueiro, em Madureira, na Zona Norte da cidade. A intervenção, realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vinculada à Secretaria de Infraestrutura, transformou o local em um novo ponto de convivência, prática esportiva e lazer para a população.
— Hoje estamos entregando o Campo do Cajueiro novinho, junto com as obras que fizemos no entorno. Quando tem gestão, quando tem plano, tem continuidade, tem as coisas avançando, tem obra pronta, investimento e a vida das pessoas melhorando — disse o prefeito Eduardo Cavaliere.
Com investimento de cerca de R$ 1,9 milhão e área de mais de 3 mil metros quadrados, o projeto foi executado com foco na requalificação total do espaço. Para isso, as equipes iniciaram os trabalhos com a demolição de estruturas antigas, incluindo a retirada de alambrados, pavimentos deteriorados, restos de grama e quiosques existentes, preparando o terreno para a implantação de uma nova infraestrutura.
A partir dessa etapa, a obra avançou para a reconstrução completa do campo e de seu entorno. O espaço esportivo recebeu grama sintética nova, instalação de traves e um novo sistema de alambrado com portões, garantindo mais qualidade e segurança para a prática esportiva. Além disso, foi implantado um sistema de drenagem com tubos de PVC, essencial para o escoamento das águas da chuva e para a preservação do campo ao longo do tempo.
No entorno, a requalificação foi ampla e pensada para atender diferentes perfis de usuários. Foram construídas novas calçadas em concreto e áreas com piso intertravado, melhorando a circulação e a acessibilidade. O espaço também ganhou bancos, mesas para jogos, bicicletário e uma área de convivência mais estruturada, incentivando o uso contínuo pela comunidade.
A obra também contemplou a criação de um novo parquinho infantil, com instalação de brinquedos e piso adequado, além da implantação de equipamentos da Academia Carioca, ampliando as opções de lazer e atividade física para moradores de todas as idades. Como parte da reestruturação, foram construídos 10 novos quiosques, organizando melhor o comércio local e contribuindo para a geração de renda na região.
Outro destaque importante foi a reforma completa dos vestiários, que passaram a contar com espaços adequados para uso masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além da recuperação das arquibancadas, pintura geral dos muros e fachadas e melhorias estruturais, como o reforço do muro de arrimo e a implantação de nova cobertura na área do palanque.
Vicente de Carvalho, na Zona Norte, receberá obras do Bairro Maravilha
A Secretaria Municipal de Infraestrutura também deu início a mais uma importante intervenção do programa Bairro Maravilha, desta vez na Rua Carneiro de Mendonça, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a intervenção vai contemplar serviços de infraestrutura urbana e pavimentação em uma extensão de 537 metros, totalizando uma área de mais de 6 mil metros quadrados. Além da Carneiro de Mendonça, a Rua Agrário de Menezes também será contemplada com as melhorias, impactando diretamente cerca de 900 moradores da região, que passarão a contar com uma infraestrutura mais adequada, segura e duradoura.
— As obras começam na próxima segunda-feira. A comunidade esperou muito e está com uma grande expectativa pelas intervenções — afirmou o prefeito.
O início das obras marca uma etapa fundamental para a transformação de ambas as vias. Antes da aplicação do novo pavimento, será implantado um sistema de drenagem eficiente, responsável por garantir o escoamento correto das águas pluviais. Esse tipo de intervenção é essencial para reduzir pontos de alagamento, evitar o desgaste precoce do asfalto e minimizar transtornos em períodos de chuva, trazendo mais segurança e tranquilidade para os moradores. Além disso, o projeto contempla sistemas de água e esgoto para a região.
Na sequência, será realizada a pavimentação das ruas e requalificação das calçadas, melhorando significativamente as condições de circulação de pedestres e veículos. A nova infraestrutura vai proporcionar mais conforto no deslocamento, facilitar o acesso de serviços essenciais, além de contribuir para a valorização urbana do entorno. O prazo estimado para a conclusão das obras é até o primeiro semestre de 2027.
Desde 2021, mais de 70 localidades beneficiadas pelo Bairro Maravilha
As obras do Bairro Maravilha têm como principal objetivo promover a urbanização e recuperar as áreas que mais necessitam de intervenções. Ao investir em infraestrutura e urbanização, o programa não apenas transforma o espaço físico, mas também impacta diretamente a qualidade de vida da população, promovendo mais dignidade, mobilidade e integração urbana. Retomado em 2021, o programa vem transformando diversas localidades da cidade. Desde então, mais de 70 obras foram concluídas nas zonas Norte e Oeste.
Categoria:
4 de abril de 2026
Marcações: Bairro Maravilha campo do cajueiro madureira obras de revitalização Revitalização Rio-Urbe Vicente de Carvalho
A Fundação João Pinheiro (FJP), por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), abriu nesta quarta-feira (1/4), o período de inscrições para o concurso público da instituição (edital nº 01/2026). Ao todo, são oferecidas 26 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, destinadas a cargos de nível médio e superior. As inscrições custam R$ 22 (nível doutorado) e R$ 21 (níveis mestrado, pós-graduação e ensino médio) e podem ser realizadas até 25/4/2026 neste link.
Com o objetivo de fortalecer o quadro técnico da FJP, o concurso público contempla os cargos de Pesquisador em Ciências Aplicadas e Políticas Públicas, Gestor em Atividades de Pesquisa e Ensino e Técnico em Atividades de Pesquisa e Ensino, com vagas para atuação em Belo Horizonte (MG), distribuídas conforme as especialidades previstas no edital. O documento prevê, também, reserva de 10% do total de vagas oferecidas para cada cargo para pessoas com deficiência.
O processo seletivo será composto por provas objetiva e discursiva, além de etapas específicas, de acordo com o cargo pretendido. A realização das provas está prevista para o dia 24/5/2026, em Belo Horizonte, seguindo o cronograma oficial disponível no Anexo I do edital.
A remuneração inicial varia conforme o cargo e o nível de escolaridade, podendo alcançar, aproximadamente, R$ 9,6 mil, além dos benefícios previstos na legislação estadual. A jornada de trabalho e o regime jurídico obedecerão às normas aplicáveis aos servidores públicos do Estado de Minas Gerais.
A FJP recomenda que os candidatos leiam atentamente o documento antes de efetuar a inscrição para conhecer todos os requisitos, atribuições dos cargos e prazos do concurso. Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas para contato@legalleconcursos.com.br.
Nem sempre a violência deixa marcas visíveis. Em muitos casos, é a perícia que revela o que não aparece no primeiro relato.
Parte da história está nos detalhes. Marcas no corpo, vestígios no ambiente, sinais que precisam ser identificados e interpretados. É a partir deles que a ocorrência começa a se transformar em prova.
Do sangue que alguém tentou apagar às mensagens deletadas no celular, passando por imagens de câmeras e inconsistências entre a posição do corpo e os relatos. Em alguns casos, um perfil de DNA ou uma impressão digital são o que permitem estabelecer a ligação entre o suspeito e o crime. É a partir desses vestígios que a perícia criminal esclarece dinâmicas que nem sempre aparecem nas versões apresentadas. Isso inclui situações inicialmente relatadas como suicídio ou como mortes a esclarecer, cuja dinâmica só se define a partir da análise pericial.
Em Mato Grosso do Sul, esse trabalho é realizado pela Polícia Científica, do atendimento no local do crime aos exames médico-legais e às análises laboratoriais.
Perita médica-legista realiza exame sexológico, procedimento que inclui a coleta de vestígios em casos de violência sexual.
A atuação alcança os 79 municípios do Estado. Na Capital, quatro institutos especializados respondem por áreas distintas da produção da prova técnico-científica. No interior, 14 unidades regionais garantem o atendimento e ampliam o acesso da população aos exames periciais.
Em casos de feminicídio, agressões e violência sexual, a atuação se inicia na cena da ocorrência, com a coleta de elementos que ajudam a compreender os fatos. O material segue para análise e pode subsidiar a identificação de vestígios biológicos e outros elementos relevantes para a investigação.
Nos exames de corpo de delito, as lesões são documentadas e os vestígios coletados. Muitas vezes, é esse registro que sustenta o que não ficou visível no primeiro momento. Nos casos de morte violenta, os exames necroscópicos contribuem para esclarecer causas e circunstâncias do óbito.
Mas não é só sobre prova. Parte do atendimento ocorre de forma integrada à rede de proteção à mulher. Isso muda o percurso da vítima dentro do sistema.
Em Campo Grande, a seção do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) instalada na Casa da Mulher Brasileira completa três anos de funcionamento no dia 31 de março.
No local, o exame pode ser realizado no mesmo espaço onde a mulher recebe acolhimento e orientação. Sem deslocamento. Sem etapas fragmentadas.
A seção registrou crescimento no número de atendimentos ao longo dos últimos anos. Foram 618 em 2023, 810 em 2024 e 1.524 em 2025. Em 2026, já são 385 registros.
O aumento no número de exames acompanha a consolidação do atendimento no local, que concentra acolhimento e realização dos procedimentos no mesmo espaço, reduzindo barreiras de acesso e diminuindo o intervalo entre o fato e o atendimento.
Sala de atendimento do Projeto Acalento, em Dourados, integra acolhimento e realização de exames periciais em um único espaço.
Em Dourados, o atendimento integrado também ocorre por meio do Projeto Acalento, desenvolvido em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No espaço, vítimas de violência têm acesso a atendimento de saúde e procedimentos médico-legais no mesmo fluxo, incluindo exames periciais quando necessário.
Na prática, isso evita que a mulher percorra diferentes instituições para atendimento e realização de exames. Também contribui para a continuidade do cuidado e para a preservação de vestígios.
Entre as iniciativas, está a implantação de sala lilás em unidade da Polícia Científica, voltada ao atendimento reservado de mulheres vítimas de violência, em consonância com diretrizes nacionais de atendimento humanizado, que preveem ambientes adequados e privacidade.
Em Amambai, no interior do Estado, a estrutura já está em funcionamento e foi implementada com foco no aperfeiçoamento do atendimento pericial, oferecendo um ambiente acolhedor como etapa prévia ao exame. O espaço contribui para reduzir o impacto do atendimento e favorecer a realização dos procedimentos.
Em Amambai, a Sala Lilás cria um ambiente mais reservado e acolhedor para o atendimento de mulheres vítimas de violência.
Outra unidade, em Bataguassu, passa por adequação para implantação do espaço.
A ação inclui a capacitação de servidores do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Capital e no interior, com foco no atendimento especializado, humanizado e na condução técnica de casos de violência.
“Nosso trabalho não se limita ao laudo. Ele envolve o atendimento, exige preparo técnico, sensibilidade e integração com a rede de proteção. Isso é o que garante qualidade na prova e contribui para reduzir a revitimização”, afirma o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Nelson Fermino Junior.
No fim, é esse conjunto de ações que contribui para a apuração dos fatos e o atendimento de qualidade às vítimas.
Ação integrada prevê mutirão, mapeamento de áreas críticas e reforço no controle de criadouros
Além da vacinação prevendo 43.530 doses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou na semana passada uma força-tarefa com a Defesa Civil para conter o avanço da chikungunya em Dourados, município que concentra um dos maiores números de casos no Estado. A estratégia envolve ações intensivas de vigilância, assistência e mobilização comunitária, com foco nas áreas mais afetadas.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de atuação imediata e coordenada. “Estamos direcionando equipes e esforços para Dourados, com foco nas áreas de maior incidência. A resposta precisa ser rápida, organizada e integrada entre Estado, município e parceiros”.
A estratégia inclui a implantação de salas de situação, planejamento conjunto e envio de equipes técnicas para apoiar as ações no município. A Defesa Civil Estadual atuará diretamente em campo com um mutirão ampliado, incluindo visitas domiciliares e mapeamento das áreas mais críticas.
O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan Leite, explicou a operação. “Vamos realizar um mutirão mais amplo e contínuo, com equipes percorrendo as comunidades, visitando residências e orientando a população. A ideia é mapear os riscos e atuar de forma organizada em todo o território prioritário”.
A ação também contará com planejamento detalhado das áreas e articulação com lideranças locais para facilitar o acesso às comunidades. O trabalho contará ainda com o apoio da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), que irá reforçar a atuação da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), ampliando a capacidade de resposta e somando recursos às ações já desenvolvidas no Estado.
Água tratada é prioridade no combate ao mosquito
Entre as principais medidas está o controle da água armazenada, um dos principais focos de proliferação do mosquito. A superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, reforçou. “O cuidado com a água é fundamental. É preciso manter caixas e reservatórios bem vedados, além de orientar a população sobre o uso correto desses recipientes para evitar criadouros”.
As equipes também avaliam a viabilidade de distribuição de água tratada, além do tratamento direto de reservatórios já existentes. A força-tarefa prevê uma atuação ampliada, com:
Visitas em todas as residências das áreas prioritárias
Eliminação de criadouros e limpeza de espaços
Envolvimento de lideranças comunitárias, especialmente em áreas indígenas
Apoio técnico contínuo da SES ao município
A mobilização das equipes já está em andamento, com início das ações previsto para os próximos dias. Dourados concentra atualmente um volume expressivo de casos, o que exige intensificação das ações de controle e prevenção. A orientação é que a população colabore, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas simples no dia a dia, fundamentais para conter o avanço da doença.
André Lima, Comunicação SES Fotos: André Lima/Arquivo
— Relacionada:
Prevendo 46,5 mil doses, SES alinha estratégia de vacinação contra chikungunya em Dourados e Itaporã
A Superintendência do Bem-Estar Animal (Subea) inicia, nesta segunda-feira (6), a agenda de abril do Consultório Móvel, que leva serviços veterinários gratuitos a diferentes regiões de Campo Grande.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população aos cuidados básicos com cães e gatos, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Serão distribuídas, por ordem de chegada, 15 senhas para castração e 15 para consulta clínica, vacinação antirrábica e vermifugação.
A primeira parada será na Arena Novos Estados, localizada na Rua Jataúba, 26, no Parque Novos Estados, com atendimentos entre os dias 6 e 10 de abril.
Para acessar os serviços, é necessário apresentar Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e impresso, documento oficial com foto e comprovante de residência.
A iniciativa busca promover saúde e bem-estar animal, além de contribuir para o controle populacional de cães e gatos na Capital.
Minas Gerais foi vencedor nacional na categoria Gastronomia do M&E Awards – Destinos do Ano 2026, promovido pela Mercado&Eventos, em votação que reuniu mais de 84 mil votos de profissionais do setor e leitores de todo o país. A premiação reconhece destinos que se destacaram nacionalmente em áreas estratégicas como promoção, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento turístico.
A conquista reafirma a força da gastronomia mineira como um dos principais ativos do turismo brasileiro, resultado de um trabalho contínuo de valorização dos territórios alimentares, da produção local, dos saberes tradicionais e da capacidade de Minas de oferecer experiências autênticas ligadas à sua cultura. A entrega oficial do troféu ocorrerá no dia 14/4l, durante a WTM Latin America 2026, em São Paulo.
“Minas Gerais tem na cozinha uma de suas expressões mais autênticas. Cozinhar faz parte da nossa cultura, da nossa convivência e da forma como recebemos as pessoas. Este prêmio reconhece isso: um estado que transformou sua tradição gastronômica em experiência turística de grande valor”, afirma o governador Mateus Simões.
“Este reconhecimento nacional confirma que Minas Gerais soube transformar sua cozinha em um dos grandes vetores de posicionamento turístico do estado. O queijo minas artesanal, hoje símbolo internacional da nossa identidade, as feiras gastronômicas espalhadas pelos territórios mineiros, os festivais, os mercados e a força da cozinha tradicional e contemporânea formam um conjunto que atrai visitantes, movimenta economias locais e fortalece a imagem de Minas no Brasil e no exterior. A gastronomia mineira se tornou uma experiência completa de cultura, território e hospitalidade”, acrescenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Outro reconhecimento relevante vem do fortalecimento do afroturismo no estado. O município de Contagem, integrante da IGR Veredas, conquistou o 2º lugar no Prêmio Rotas Negras, iniciativa promovida pelo Governo Federal. A premiação reconhece projetos e políticas públicas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e ao desenvolvimento do afroturismo.
Além dos prêmios já conquistados, Minas Gerais chega à WTM Latin America com presença destacada em outras premiações nacionais neste mês. O estado é finalista no Prêmio de Turismo Responsável, promovido pela própria feira, na categoria Melhores Iniciativas de Turismo Regenerativo, reconhecimento voltado a experiências e políticas associadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento responsável dos destinos.
No Prêmio do Afroturismo Guia Negro, Belo Horizonte concorre como Melhor Destino Nacional; a Belotur está entre os destaques do ano; e a experiência Caminhada Belos Horizontes Negros, da Sensações Turismo, disputa como Melhor Experiência Brasil Adentro.
Minas também figura entre os finalistas de O Melhor do Turismo Brasileiro Estadão, com Monte Verde concorrendo em Turismo de Inverno, o Inhotim como Melhor Atrativo Turístico e o Clara Arte Resort na categoria Hotel Boutique.
“Eu me emocionei. Chorei. Principalmente na cena da Virgem Maria segurando o corpo de Jesus no colo. Eu, como mãe, me senti muito tocada. Uma coisa é você ler a história, outra coisa é vivenciar. A encenação tem esse poder de tocar o coração da gente, de fazer a gente reviver aquele momento”. A declaração é da advogada Isabele Lins que, ao lado da família, assistiu a última noite de encenação do espetáculo teatral ‘Paixão de Cristo – Ele vive’, na noite deste sábado (4), no Adro do Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.
Escrita e dirigida pelo paraibano Everaldo Vasconcelos, a montagem contou com um público fiel e emocionado que, durante três noites (2, 3 e 4), prestigiou o evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). No elenco, além de renomados artistas locais, grandes nomes do circuito nacional ‘deram voz’ a personagens de destaque como: Bruno Fagundes, interpretando Jesus Cristo; Lucy Alves, no papel de Maria; e Wanessa Camargo, como o Anjo Narrador.
De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o projeto costuma mobilizar toda a cena de teatro paraibana, além de atrair um grande fluxo de pessoas nas três noites de apresentação. “O espetáculo da Paixão de Cristo de João Pessoa já está se tornando referência. Isso é muito gratificante para todos nós. É um projeto que havia sido interrompido e que foi recuperado. Um projeto de 20 anos atrás, que restauramos e conseguimos manter com essa característica atual”, relata.
Obra cênica – Visualmente encantadora, repleta de cores, luzes e sons, a obra cênica sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo apresentou um ritmo ágil que, além de emocionar o público, o convidou a vislumbrar novas perspectivas sobre os últimos momentos do ciclo terreno de Jesus de Nazaré. De acordo com Everaldo Vasconcelos, a proposta da direção foi mostrar o lado mais humano do Filho de Deus, especialmente destacando sua alegria, assim como seu amor pela humanidade.
“No nosso espetáculo mostramos um Jesus alegre, que brinca e dança com as pessoas. E acho essa característica um dos grandes ensinamentos Dele. Dom Helder, mesmo, já dizia isso, que Jesus é expressão da alegria, do companheirismo, do amor incondicional. É disso que Ele falava, de amor. Às vezes, as pessoas confundem o amor de Jesus com um amor triste. Mas, o amor Dele é um amor alegre. E a gente buscou construir as cenas assim, cenas que mostram Sua exuberância e alegria”, explica Vasconcelos.
Na edição de 2026, a representação sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus contou com cerca de 120 profissionais de teatro, presença de bailarinas e bailarinos da Companhia Municipal de Dança, bem como do Coral do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
A advogada Isabele Lins, que abriu o presente texto com seu relato, disse que há quatro anos vem prestigiar a encenação da Paixão de Cristo, no Centro Histórico de João Pessoa. Segundo ela, a cada nova versão, é surpreendida com a beleza e a magia das apresentações. Lins aproveita para destacar a importância de um evento dessa envergadura para a cidade de João Pessoa.
“Acredito que este evento vem engrandecer, ainda mais, nossa cidade, porque um espetáculo desse nível, técnico e artístico, acaba tomando grandes proporções, principalmente hoje em dia com as redes sociais. E por ser realizado, aqui, no Centro Histórico, consequentemente, termina por estimular o turismo, comprovando o empenho da gestão municipal com a revitalização desse espaço. Pra João Pessoa é maravilhoso, porque visibiliza nossa Capital em um nível nacional gigantesco”, complementa a advogada.
Mensagem de amor – A vendedora ambulante Josefa Santana comemora a presença massiva das famílias no Centro Cultural São Francisco, que, segundo ela, chegam aos montes para prestigiar o espetáculo da Paixão de Cristo. Dona Josefa conta que além de trabalhar, também aproveita para assistir ao espetáculo. Segundo ela, ano passado assistiu à apresentação por duas vezes seguidas, mas que a versão de 2026 conseguiu “a façanha” de superar a montagem anterior. “A cena que mais me emocionou foi quando crucificaram Jesus. Maria se desesperou. Ela dizia, ‘que dor grande! Que dor grande!’. Eu não consegui segurar. Comecei a chorar. Eu já perdi uma filha, sabe. Daí, isso emociona a gente, né”, relata.
Já o aposentado Marcone Macedo, ao lado de sua esposa Maria das Neves, veio prestigiar o evento pela primeira vez. Para ele, o espetáculo, através da linguagem cênica, veio reafirmar a mensagem que Cristo deixou aos homens, para que seguissem seus ensinamentos nesse mundo.
E na intenção de enfatizar “o maior ensino que Jesus deixou para a humanidade”, que é “amar uns aos outros”, o diretor Everaldo Vasconcelos fez questão de dar um destaque especial a presença das mulheres em sua montagem, abrindo, assim, um merecido espaço de protagonismo feminino na história de Cristo. “Nesse texto temos muitas cenas protagonizadas por mulheres. Na verdade, o espetáculo inteiro é narrado de uma forma bem feminina. Isso porque é necessário mostrar esse aspecto de Jesus. É necessário colocar as mulheres dentro da história que contamos e é o que a gente buscou fazer”, explica.
Nível técnico – Para Vasconcelos, a encenação da Paixão de Cristo, de elevado nível técnico, que acontece no Centro Histórico, é de extrema importância para a cena artística de João Pessoa. Segundo ele, o profissionalismo colocado em destaque tende a ser replicado nas encenações dos bairros. “A Funjope costuma apoiar todas as encenações da Paixão de Cristo que acontecem na cidade. E isso é algo muito positivo. Mas é importante também que exista essa Paixão de Cristo mais centralizada, porque o nível técnico é de grande qualidade. E acaba se tornando uma ‘escola’, porque muita gente, que trabalha aqui, leva o conhecimento técnico para as encenações de bairro. Acho muito interessante isso”, conclui.
Em sua fala, abrindo o espetáculo, no terceiro e último dia de apresentação da Paixão de Cristo, em 2026, Marcus Alves destaca o Centro Cultural São Francisco como uma “joia barroca” que recebe, “de braços abertos”, as muitas encenações e suas plateias. “A gente monta esse espetáculo há quatro anos aqui no Centro Cultural São Francisco. Um espetáculo que nasceu de um sonho e que foi retomado em 2022. Hoje a gente encena pela última vez a edição deste ano, mas com certeza conseguimos entregar um belíssimo espetáculo. Seus atores, suas atrizes conseguiram reviver o drama de Jesus, uma história contada há mais de dois mil anos que, no entanto, tem a força de renovar a nossa fé e a nossa esperança. De coração, agradeço a todos vocês. Agradeço a toda equipe e a todos que estão aqui, homens, mulheres e crianças”, ressaltou.
Na avaliação da organização, a edição 2026 da Paixão de Cristo foi mais um capítulo de sucesso de um projeto cultural promovido pela Prefeitura de João Pessoa.
O prazo para agentes públicos que vão participar das eleições deixarem seus cargos terminou neste sábado (4). A regra é chamada de desincompatibilização e vale para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar no pleito de outubro. Com o fim do prazo, 11 governadores deixaram suas funções para disputar outros cargos.
Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.
Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.
Nove governadores vão disputar a reeleição e podem continuar nos cargos: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).
De acordo com a legislação eleitoral, políticos não precisam deixar os cargos no Poder Executivo se pretendem disputar o segundo mandato.
Ficam no governo
Sete govenadores decidiram completar o mandato e não renunciaram para disputar algum cargo nas eleições. Eles já cumpriram dois mandatos consecutivos. São eles: Paulo Dantas (MDB-AL); Carlos Brandão (Sem partido-MA); Ratinho Junior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).
Eleições
O primeiro turno das eleições será em 4 de outubro, quando 155 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, o vice-presidente, governadores e deputados estaduais, federais e distritais.
O segundo turno poderá realizado, no dia 25 de outubro, para os cargos de presidente e govenador se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos e nulos, no primeiro turno.
Minas Gerais sai na frente na promoção de ações que resultam no acolhimento aos doentes raros mais uma vez. O Governo de Minas firmou uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) para o uso do Selo dos Raros no âmbito da Justiça Federal.
A parceria visa fortalecer a política nacional para pessoas com doenças raras, conferindo ao assunto a necessária visibilidade, reconhecimento e procedimento ágil na prestação jurisdicional.
“Visibilidade é vida! Quando a gente tira a pessoa com doença rara da invisibilidade a chance de salvar a vida dela é muito grande. Hoje, no Brasil, 30% dos doentes raros morrem antes de chegar aos cinco anos de idade”, pontuou o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov-MG), Marcelo Aro, que assinou o compromisso, nessa terça-feira (31/3), com o desembargador Vallisney de Souza Oliveira, presidente do TRF6.
“O que o TRF6 está fazendo vai salvar milhares de vidas porque, a partir de agora, a pessoa com doença rara que ingressar com uma ação judicial vai ter um selo que vai mostrar para o magistrado que ali se trata de um doente raro e que ele precisa de celeridade na resposta. É um grande avanço”, finalizou o secretário Marcelo Aro.
Estima-se que mais de 13 milhões de pessoas no Brasil e 1,4 milhão em Minas Gerais são, hoje, acometidas por pelo menos uma das cerca de 7 mil doenças raras reconhecidas globalmente por órgãos internacionais.
Mais visibilidade e organização dos processos
A partir da parceria, o Selo dos Raros será implantado na Justiça Federal de primeiro e segundo Graus da 6ª Região. Os processos judiciais que envolvem pessoas com doenças raras passarão a ser identificados no sistema eletrônico do tribunal (e-proc), com a inclusão do marcador “doença rara” ou termo equivalente.
A medida permitirá melhor organização, rastreabilidade e acompanhamento dos processos, além de contribuir para respostas mais ágeis diante de situações urgentes. A implantação técnica do selo seguirá um cronograma que será definido pela Secretaria-Geral da Presidência do tribunal.
(Crédito: Bruno Cantini / Segov-MG)
Projeto já é realidade no âmbito estadual
O Selo dos Raros foi criado em 2024 a partir de um acordo entre o Governo de Minas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Desde então, a iniciativa vem sendo aplicada para destacar processos judiciais envolvendo pessoas com doenças raras, chamando a atenção de servidores, advogados e da sociedade para a urgência desses casos.
Em 2025, o projeto foi ampliado com a participação da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG). Foi criado o Canal Selo Raro, um espaço exclusivo para o recebimento de manifestações relacionadas ao tema, como denúncias, reclamações, sugestões e elogios, garantindo atendimento prioritário.
Promais
A implantação do Selo dos Raros integra o Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais), coordenado pelas secretarias de Estado de Governo e de Casa Civil de Minas Gerais. O programa reúne ações voltadas às pessoas com deficiência e com doenças raras, com foco na promoção da inclusão, ampliação do acesso a serviços públicos, garantia de direitos, autonomia e participação social.