Inscrições para o programa Mais Médicos seguem até quarta-feira

Por MRNews

As inscrições para o 45º ciclo do projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) podem ser feitas até quarta-feira (8). 

O projeto é voltado à atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), em regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, incluindo territórios indígenas, onde há escassez ou ausência de médicos

Os profissionais interessados em participar devem se inscrever por meio da Plataforma de Gerenciamento de Programas de Provimento, com login da conta do portal Gov.br.

Operação Semana Santa: acidentes em rodovias resultam em 57 mortes

Ouvidoria: Fala.BR passa a usar IA para agilizar atendimento

Os profissionais selecionados atuarão por até 48 meses, combinando atendimento direto à população com formação continuada.

Vagas

Neste novo edital (nº 24/2026), o Ministério da Saúde abriu 1.524 vagas.

São 1.351 vagas para equipes de Saúde da Família (eSF), 75 para equipes de consultório na rua e 98 para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Todos os médicos poderão participar; no entanto, os profissionais formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil terão prioridade na seleção e ocupação das vagas ofertadas pelo Mais Médicos.

Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano

Audiência de jovem esfaqueada 15 vezes será realizada dia 15 de abril

O edital contempla três perfis principais:

perfil 1: médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado, com registro ativo no Conselho Federal de Medicina (CRM);

perfil 2: médicos brasileiros formados no exterior (intercambistas);

perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para atuar no exterior.

Os profissionais selecionados atuarão por 48 meses.

Bolsa-formação

O programa oferece uma bolsa-formação de R$ 14.121,63 para os médicos matriculados e com situação regular quanto às atividades educacionais previstas no projeto.

O médico participante deverá cumprir semanalmente com a carga horária de 44 horas de atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, com componente assistencial, nas unidades de saúde no município ou distrito em que for alocado.

No caso de o médico comprovar a necessidade de mudança de domicílio em razão da alocação em município diferente do seu domicílio, o Ministério da Saúde poderá conceder ajuda de custo, que não poderá exceder ao valor de três bolsas-formação.

Mais Médicos

Lançado em 2013 para suprir a falta de profissionais em regiões remotas e prioritárias de difícil acesso, atualmente, o Programa Mais Médicos para o Brasil conta com mais de 26 mil médicos em atuação em todo o país.

Saiba mais sobre as diversas estratégias federais para disponibilizar e fixar médicos em regiões prioritárias no site do Mais Médicos para o Brasil.

 

Diálogos Internacionais aborda educação inclusiva  – IFSP

O Programa Diálogos Internacionais desta quinta-feira (9/4) traz os professores Gabriela Alias Rios (IFSP) e Luís Castanheira (Instituto Politécnico de Bragança — Portugal) para uma conversa sobre educação inclusiva com enfoque na internacionalização experienciada pelos docentes por meio de um acordo de cooperação entre as instituições. A atividade será transmitida ao vivo por meio do canal oficial do IFSP no YouTube a partir das 17h.  

Gabriela faz parte da Coordenadoria do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus São Roque e atualmente é professora visitante no Instituto Politécnico de Bragança (IPB — Portugal), onde leciona no Mestrado em Tecnologias Digitais na Educação e Formação. Ela tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Tecnologias na Educação, Acessibilidade e Práticas Pedagógicas Inclusivas.   

Luís Castanheira é professor coordenador do Ensino Superior no Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola de Educação do Instituto Politécnico de Bragança — Portugal. Ele atua na área de Ciências da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusão, entre outros. 

Quer aprender a dançar? Prefeitura abre oficina gratuita na Capital – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande está com inscrições abertas para uma oficina gratuita de forró e chamamé na Casa de Cultura. A ideia é simples: reunir a galera, valorizar a cultura e garantir um momento de lazer acessível para todo mundo.

Serão quatro encontros em abril, sempre às quintas-feiras (dias 9, 16, 23 e 30), das 16h às 18h. As aulas acontecem na própria Casa de Cultura e as vagas são limitadas.

Não precisa ter experiência quem nunca dançou também é muito bem-vindo. A proposta é justamente aprender do zero, se soltar e aproveitar o momento.

Além dos passos de dança, a oficina também é uma oportunidade para conhecer gente nova, se divertir e entrar no clima da cultura popular de um jeito leve e descontraído.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (67) 2020-4310 as vagas são limitadas, é melhor garantir a sua com antecedência

#ParaTodosVerem: A imagem em destaque mostra casais de dança durante as apresentações

Novos lares e novos começos marcam campanha de adoção de pets em Nova Iguaçu

Novos lares e novos começos marcam campanha de adoção de pets em Nova Iguaçu




Prestes a iniciar uma nova fase da vida a dois, o pernambucano Sérgio Matheus Maceno da Silva, de 25 anos, encontrou na 5ª Campanha Municipal de Adoção de Cães e Gatos de 2026 — promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais — a oportunidade ideal para tornar esse marco ainda mais especial: garantir o primeiro pet do futuro lar. Durante a ação deste sábado (4), no Top Shopping, ele adotou uma cadela que ainda terá o nome escolhido em comum acordo com sua noiva, Maria Eduarda.

Mesmo sem a presença dela no momento da adoção, a decisão foi tomada em conjunto. Sérgio enviou fotos dos 25 cães e gatos que participavam da campanha e, juntos, definiram que a cadelinha seria a nova integrante da família. O casal pretende se casar até o fim do ano e já tinha a ideia de adotar um pet para quando essa nova fase se iniciar.

“A gente tinha esse sonho de começar nossa vida juntos com um pet. Já cuidamos de um na casa dela, mas cuidar de um juntos, que é nosso, diariamente e na nossa casa, será ainda mais especial. Quando vimos a campanha, decidimos que eu viria para escolher um. Mandei as fotos para ela e escolhemos juntos essa cadela. Agora falta só decidir o nome”, contou Sérgio.

Sérgio Matheus junto com sua nova cadela.

 

Por outro lado, o casal Victor da Costa Moura, de 34 anos, e Daniela Almeida, de 32, estava em busca de uma nova companhia para o gatinho que têm em casa. Com esse objetivo, foram até a campanha e adotaram o Tapioca, que agora chega para fazer companhia ao outro felino e completar ainda mais o dia a dia da família.

Já acostumados com a adoção, os dois reforçam o vínculo com a causa. Daniela, apaixonada por gatos, sempre teve o hábito de acolher animais, e Victor também já havia adotado anteriormente.

“A adoção sempre fez parte da nossa vida. A gente acredita muito nisso, em dar uma nova chance para os animais. Campanhas como essa são muito importantes, porque aproximam as pessoas dessa realidade e facilitam esse encontro entre quem quer adotar e quem precisa de um lar”, destacou Daniela.

Victor e Daniela com o Tapioca.

Daniela e Tapioca.

 

Com as seis adoções deste sábado, o número de animais que ganharam um novo lar nas campanhas realizadas em 2026 já chega a 35, chegando a um total de mais de 300 cães e gatos adotados desde 2023, quando a ação foi criada. Todos os animais disponibilizados nas ações são entregues castrados, vacinados e vermifugados, com exceção dos filhotes, que ainda não atingiram a idade ideal para os procedimentos.

Para adotar, os interessados passam por uma avaliação detalhada e cautelosa, com o preenchimento de formulário contendo informações sobre o lar, a rotina da família e os cuidados que poderão ser oferecidos, garantindo o bem-estar dos animais em ambientes adequados e comprometidos, reforçando a importância da política pública de proteção e defesa dos animais no município.

A próxima campanha está programada para o dia 26 de abril, no Shopping Nova Iguaçu.

 

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 13/2026 – REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DEPAPEL SULFITE A4 PARA ATENDER A DEMANDA DAS DIVERSAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO DE BONITO/MS. – Prefeitura Municipal de Bonito

O MUNICÍPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Eletrônico, que será regida pela Lei Federal nº. 14.133, de 01 de abril de 2021, pelo Decreto Municipal nº. 77/2025 de 24 de março de 2025 e Decreto Municipal nº. 15 de 05 de fevereiro de 2024, que regulamenta as contratações pelo Sistema de Registro de Preços, subsidiariamente pela Lei Complementar nº. 123/2006 e suas alterações, conforme adiante especificada:

OBJETO: Registro de preços para aquisição depapel sulfite A4 para atender a demanda das diversas Secretarias do Município de Bonito/MS.

DATA DE ABERTURA DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

Dia 07/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:

Até dia 22/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

ABERTURA DAS PROPOSTAS:

Dia 22/04/2026 às 08:30h (horário de Brasília)

DATA DA SESSÃO PÚBLICA

Dia 22/04/2026 às 09h (horário de Brasília)

Local: Plataforma BLL Compras – https://bll.org.br/

Código Registro Informação – B845BA63E372C252A3D4676F2D11B5C7E7FB8C9F.
RETIRADA DO EDITAL: O edital com os dados completos encontra-se disponível aos interessados no endereço acima especificado e no site da Prefeitura Municipal www.bonito.ms.gov.br, gratuitamente.

 

Bonito/MS, 01 de abril de 2026.

Assinado na Autorização

Elcio da Silva Casanova

Secretário Municipal de Administração e Finanças

Fala.BR passa a usar IA para agilizar atendimento

Por MRNews

O Fala.BR começa a usar nesta segunda-feira (6) a inteligência artificial para simplificar o atendimento ao cidadão. Essa nova versão do principal canal de ouvidoria do governo federal automatiza a classificação das demandas e visa a tornar o registro mais simples, rápido e acessível, principalmente aos usuários com menor familiaridade digital.

Gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema será capaz de identificar, a partir do relato por escrito do cidadão, qual tipo de manifestação está sendo registrada – elogio, sugestão, solicitação de providência, reclamação ou denúncia.

Nos próximos meses, com novas atualizações, a tecnologia também conseguirá sugerir, de forma automática, a classificação da demanda por assunto, órgão destinatário e serviço público. Atualmente, para fazer um registro por meio do sistema, o cidadão precisa escolher essas classificações por conta própria, a partir de listas com várias opções.

Inscrições para o programa Mais Médicos seguem até quarta-feira

Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano

O objetivo da CGU é que o novo fluxo apoiado por inteligência artificial simplifique e agilize essas etapas para que mais pessoas passem a acessar o Fala.BR, com menos barreiras para o cidadão se comunicar com o poder público.

De acordo com a Ouvidoria-Geral da União, a interface mais simples beneficiará principalmente aqueles que usam a plataforma em telas menores, por meio de dispositivos móveis, e que hoje representam a maioria dos usuários do Fala.BR.

O órgão destaca que as manifestações dos cidadãos são insumos para melhoria dos serviços públicos e até para o combate à corrupção. Recentemente, uma operação contra desvios de recursos da educação em um município baiano, feita pela CGU e pela Polícia Federal (PF), teve origem em uma manifestação registrada no sistema.

A Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, chamada Fala.BR, está em operação desde 2019. Por meio do canal, os cidadãos podem enviar quaisquer tipos de manifestações para o governo federal e para estados e municípios que aderiram à ferramenta.

Audiência de jovem esfaqueada 15 vezes será realizada dia 15 de abril

Empresas deverão informar trabalhadores sobre cânceres e vacina

Na plataforma, os solicitantes podem acompanhar a tramitação das manifestações, com prazos definidos para o recebimento de respostas dos órgãos responsáveis, de acordo com a Lei n° 13.460/2017, o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público.

Ouvidoria da EBC

Assim como diversos órgão federais, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está no Fala.BR e já conquistou prêmios de boas práticas por sua atuação junto ao público. Entre eles, está uma série de programetes de rádio que levam ao público informações e análises sobre a programação dos veículos da EBC.

Além da plataforma da CGU, denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios sobre a EBC podem ser enviados para o e-mail [email protected]. A ouvidoria recebe demandas relacionadas aos serviços prestados pela EBC e à programação de seus veículos, como a Rádio Nacional, Agência Brasil e TV Brasil.

Agência Minas Gerais | Vencimento da terceira parcela do IPVA 2026 começa nesta semana em Minas Gerais

Começa na quinta-feira (9/4) a escala de vencimentos da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, em Minas Gerais. De acordo com o final da placa, os pagamentos devem ser feitos até o dia 15 de abril.

SEF-MG / Divulgação

O IPVA pode ser pago via cartão de crédito, Pix (QR Code), Documento de Arrecadação Estadual (DAE), internet banking ou diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes autorizados (Bradesco, SICOOB, Mercantil, CAIXA, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander), bastando informar o número do Renavam do veículo.

Quem optar pelo cartão de crédito, Pix (QR Code) ou emitir o DAE, deve acessar o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG): fazenda.mg.gov.br. O pagamento também pode ser feito pelo MG App, aplicativo do Governo de Minas.

No caso de pagamento por Pix, o beneficiado da operação sempre será Estado de Minas Gerais, CNPJ 18.715.615/0001-60, e bancos emissores Itaú e Santander.

Arrecadação

De acordo com a SEF-MG, a expectativa de arrecadação do IPVA 2026 é de cerca de R$ 12 bilhões para uma frota tributável de mais de 8,5 milhões de veículos.

As duas parcelas anteriores do IPVA venceram nos meses de fevereiro e março. Quem deixou de pagar pode regularizar a situação de forma simples e on-line, pelos mesmos canais utilizados para o pagamento da terceira parcela. A multa e os juros são aplicados automaticamente.

O quanto antes o imposto for quitado, menos juros serão cobrados pelo atraso. Além disso, a partir do 30º dia de atraso, é cobrada multa de 20% sobre o valor da parcela.

Os motoristas devem ficar atentos, também, à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 35,62, cujo vencimento ocorreu em 31/3.

 

 

Novos diretores assumem Agetran e Agereg na Capital – CGNotícias

O Diogrande desta segunda – feira (6) trouxe mudanças na gestão da prefeita Adriane Lopes que promoveu alterações no alto escalão da administração municipal, com trocas nos comandos da Agereg e Agetran.

Paulo da Silva deixa a presidência da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para assumir a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), enquanto Ciro Vieira Ferreira passa a comandar a agência de trânsito.

José Mário Antunes da Silva, até então presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) foi nomeado assessor especial na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), completando a reconfiguração nas três funções estratégicas.

Ciro tem mais de 30 anos de experiência na Segurança Pública, com atuação na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e participação em operações nacionais, como nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Paulo da Silva atua no serviço público desde 2009, com passagens por órgãos legislativos e executivos, enquanto José Mário também tem trajetória na administração municipal e agora passa a integrar a equipe da Sefaz como assessor especial.

#ParaTodosVerem: A imagem de capa mostra Ciro Vieira a esquerda e Paulo da Silva a direita

Audiência de jovem esfaqueada 15 vezes será realizada dia 15 de abril

Por MRNews

A jovem Alana Anísio, de 20 anos, foi esfaqueada 15 vezes dentro de casa, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, no último dia 6 de fevereiro, porque se recusou a namorar o agressor que está preso. 

A primeira audiência do caso será no dia 15 de abril, às 14h, no Fórum Regional de Alcântara. Pela rede social, ela convoca um ato por justiça contra a tentativa de feminicídio.

‘”Como a maioria das vítimas de violência, a gente precisa abrir mão da nossa privacidade e do nosso momento após sofrer algo tão brutal para cobrar justiça”, escreveu na rede social Instagram.

Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano

Empresas deverão informar trabalhadores sobre cânceres e vacina

“Relembro a todas que nós mulheres não estamos seguras na rua, nem no trabalho, na academia e nem na nossa própria casa, lugar onde a gente deveria estar segura”, completou.

Para Alana, o que aconteceu não pode ficar impune e o agressor tem que receber a pena mais dura possível.

“A sociedade não pode tolerar que mulheres sejam caladas e que o nosso “não” não seja aceito”, escreveu ainda a jovem.

Alana ficou quase um mês internada na Clínica São Gonçalo e passou por várias cirurgias. Ela recebeu alta hospitalar no dia 4 de março e continua o tratamento em casa.  

Rádio Nacional da Amazônia faz cobertura especial do Abril Indígena

Acampamento Terra Livre 2026 deve reunir mais de 7 mil participantes

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 10/2026 – REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ATENDER A DEMANDA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM ATENDIMENTO AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR/PNAE. – Prefeitura Municipal de Bonito

O MUNICÍPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Eletrônico, que será regida pela Lei Federal nº. 14.133, de 01 de abril de 2021, pelo Decreto Municipal nº. 77/2025 de 24 de março de 2025 e Decreto Municipal nº. 15 de 05 de fevereiro de 2024, que regulamenta as contratações pelo Sistema de Registro de Preços, subsidiariamente pela Lei Complementar nº. 123/2006 e suas alterações, conforme adiante especificada:

OBJETO: Registro de Preços para aquisição de gêneros alimentícios para atender a demanda das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE.

DATA DE ABERTURA DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

Dia 07/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS:

Até dia 23/04/2026 às 08h (horário de Brasília)

ABERTURA DAS PROPOSTAS:

Dia 23/04/2026 às 08:30h (horário de Brasília)

DATA DA SESSÃO PÚBLICA

Dia 23/04/2026 às 09h (horário de Brasília)

Local: Plataforma BLL Compras – https://bll.org.br/

Código Registro Informação – 19017E4313F018B190118DDA817C2E6643A84EA1.
RETIRADA DO EDITAL: O edital com os dados completos encontra-se disponível aos interessados no endereço acima especificado e no site da Prefeitura Municipal www.bonito.ms.gov.br, gratuitamente.

 

Bonito/MS, 01 de abril de 2026.

Assinado na Autorização

Elcio da Silva Casanova

Secretário Municipal de Administração e Finanças