Próximo leilão de exploração no pré-sal terá 23 blocos oferecidos

Por MRNews

O próximo leilão de blocos exploratórios de petróleo no pré-sal terá a oferta de 23 áreas, informou nesta segunda-feira (6) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor.

A confirmação foi feita por meio da atualização do edital do Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP). Oito blocos já estavam incluídos no certame e, no último dia 27, a diretoria da ANP incluiu mais 15. A nova oferta foi validade pelo Ministério de Minas e Energia (MME), antes da publicação do edital.

Todas as áreas ficam no chamado Polígono do Pré-Sal, litoral da região Sudeste, sendo oito na Bacia de Campos e 13 na Bacia de Santos (confira a lista no fim da reportagem).

PF diz que PM do Rio ainda não entregou imagens da Operação Contenção

Começa hoje prazo para biometria em programas sociais

De acordo com a ANP, todos os blocos exploratórios possuem parecer favorável quanto à viabilidade ambiental, emitido pelos órgãos competentes, assim como manifestação conjunta do MME e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Com a publicação do edital com as 23 áreas, os blocos ficam aptos a receber declarações de interesse por parte de empresas de petróleo, acompanhadas das respectivas garantias de oferta.

Com a declaração de interesse de uma ou mais empresas inscritas, em um ou mais blocos do edital, a ANP poderá marcar a data do leilão.

Oferta Permanente

A Oferta Permanente é a principal modalidade de licitação para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. A ANP explica que, diferentemente das rodadas tradicionais, esse sistema permite a oferta contínua de blocos exploratórios.

Nacional faz 90 anos com uma das maiores estruturas da América Latina

Irã desafia ultimato de Trump: Ormuz jamais retomará status anterior

Dessa forma, ao longo do tempo, as empresas têm liberdade para estudar os dados técnicos das áreas e apresentar ofertas no momento que considerarem mais adequado, sem depender de prazos rígidos ou ciclos específicos de licitações.

“Essa flexibilidade tem tornado a Oferta Permanente um instrumento essencial para fomentar a competitividade e atratividade do setor no Brasil”, sustenta a agência reguladora.

Partilha e concessão

As ofertas permanentes podem ser no modelo de concessão ou de partilha. O de partilha é adotado no pré-sal, onde estão as maiores reservas de petróleo conhecidas no país ─ e de outras áreas consideradas estratégicas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão multiministerial de assessoramento da Presidência da República.

No regime de partilha, a empresa ou consórcio vencedor do leilão paga um valor fixo de bônus de assinatura. Então, não é esse bônus que determina o vencedor do leilão, e, sim, a parcela de excedente de produção que o agente oferece à União. Cada bloco tem um percentual mínimo exigido.

Esse excedente que deve ser compartilhado com a União pode ser entendido como o lucro da produção após o pagamento dos custos.

Além disso, o Estado recebe tributos, royalties e participação especial (no caso de campos de grande produção).

No regime de partilha, os interesses da União são representados pela estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), sediada no Rio de Janeiro e vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). É a PPSA quem leiloa o óleo entregue pelas petroleiras à União.

Já nos contratos sob o regime de concessão, utilizado em outras áreas exploratórias, o vencedor é a empresa ou consórcio que paga o maior valor, em bônus de assinatura, pelo direito de explorar petróleo.

Rodadas passadas

A ANP já realizou três ofertas permanentes de partilha: 2022, 2023 e 2025. No último leilão, foram arrematados cinco dos sete blocos ofertados, e o ágio chegou a 251,63%. 

O país já teve cinco ciclos de Oferta Permanente no regime de concessão: 2019, 2020, 2022, 2023 e 2025.

Veja a lista de blocos que serão ofertados:

Bacia de Santos

Ágata

Amazonita

Aragonita

Calcedônia

Cerussita

Cruzeiro do Sul

Granada

Jade

Malaquita

Opala

Quartzo

Rodocrosita

Rubi

Safira Leste

Safira Oeste

Bacia de Campos

Azurita

Calcita

Hematita

Larimar

Magnetita

Ônix

Siderita

Turmalina

 

PrefCG qualifica equipes em diagnóstico e prevenção de queda de árvores  – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande realiza, nesta semana, uma capacitação sobre diagnóstico e risco de queda de árvores, voltada a profissionais que atuam na arborização urbana. A formação reúne teoria e prática para reforçar a segurança da população e a gestão do patrimônio arbóreo. 

O curso é ministrado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e prepara os participantes para identificar riscos e adotar medidas preventivas com mais precisão. 

Equipes da Prefeitura no primeiro dia de capacitação no diagnóstico e prevenção de queda de árvores

A iniciativa também integra diferentes órgãos que atuam no atendimento à população, como equipes de infraestrutura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e comunidade acadêmica, fortalecendo a atuação conjunta em situações de prevenção e emergência. 

“A capacitação é fundamental para garantir que nossas equipes estejam preparadas para identificar riscos de forma técnica e precisa, permitindo intervenções mais seguras e eficientes”, destacou a gerente de Arborização, Dayane Zanela. 

O pesquisador Sérgio Brazolin, do IPT, reforça a importância do trabalho integrado. “Esse é um trabalho que envolve diferentes instituições. O objetivo é alinhar critérios e aprimorar o olhar técnico, evitando intervenções desnecessárias e garantindo mais segurança para a população e para as árvores”, explica. 

#ParaTodosVerem: A Imagem em destaque mostra equipes da prefeitura realizado a remoção de uma árvore caída.

Começa hoje prazo para biometria em programas sociais

Por MRNews

As pessoas que ainda não têm nenhum cadastro biométrico terão novo prazo para emiti-lo gratuitamente por meio da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para concessão ou renovação de benefícios sociais.

O prazo começa nesta segunda-feira (6) e prossegue até 31 de dezembro deste ano, conforme a portaria nº 2.907/2026, publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Anteriormente, o cadastro biométrico deveria ser realizado até 30 de abril de 2026 e teria impacto a partir de maio deste ano para quem buscasse um benefício social.

Nacional faz 90 anos com uma das maiores estruturas da América Latina

Irã desafia ultimato de Trump: Ormuz jamais retomará status anterior

Cadastro biométrico

O cadastro biométrico da carteira de Identidade é o registro da impressão digital dos dedos das duas mãos e da foto do rosto do cidadão em uma base de dados do governo federal. O objetivo da biometria é confirmar a identidade do beneficiário e evitar que terceiros recebam seus valores indevidamente.

A CIN possui número único nacional e estará disponível em formato físico ou digital.

Prazo para outras biometrias existentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos estabeleceu que os cadastros biométricos existentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de passaportes serão aceitos para concessão, manutenção e renovação de benefícios sociais até 31 de dezembro de 2027, desde que estes tenham sido realizados até 31 de dezembro de 2026.

Também serão considerados válidos os nomes de quem já era beneficiário de programas sociais até 31 de dezembro de 2026.

Operação Semana Santa: acidentes em rodovias resultam em 57 mortes

Ouvidoria: Fala.BR passa a usar IA para agilizar atendimento

De acordo com o novo cronograma, após essa data, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2028, apenas a biometria da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será aceita para as finalidades mencionadas.

Como emitir

O primeiro passo para a emissão é acessar o site da Carteira de Identidade Nacional, entrar no link de agendamento no estado onde mora e escolher a data disponível para a coleta da biometria.

A primeira emissão em papel da CIN é gratuita.

No dia marcado, é necessário levar ao posto de identificação a certidão de nascimento ou de casamento. Caso seja do interesse, a versão digital da CIN também possibilita a inclusão de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor.

Quem está dispensado

Quem já tem a Carteira de Identidade Nacional (CIN) antes da concessão do benefício social, não precisará repetir o processo de emissão do documento.

A base biométrica da CIN é única e definitiva na identificação dos brasileiros. Por isso, o documento é aceito a qualquer momento para concessão, manutenção e renovação de benefícios sociais.

Na prática, a nova portaria unifica as regras para quem já é beneficiário e para os novos, disse em nota o Ministério da Gestão.  

Verificação biométrica

A nova portaria também trata do Serviço de Verificação Biométrica, que será disponibilizado aos órgãos gestores dos benefícios da seguridade social até 31 de dezembro.

A tecnologia permite confirmar a identidade de uma pessoa por meio de características físicas únicas (como digitais e/ou reconhecimento facial).

A infraestrutura pública digital usará tanto a base da carteira CIN, que conta com 49,8 milhões de brasileiros, quanto a identidade digital da plataforma Gov.br, com mais de 175 milhões de usuários.

A portaria obriga ainda os órgãos gestores de benefícios a publicarem suas próprias regras explicando como o cidadão deve incluir sua biometria nos atendimentos. Os órgãos terão que orientar a população sobre como esse novo fluxo vai funcionar na prática.

Agência Minas Gerais | Governo de Minas transfere capital para Pouso Alegre anuncia dois novos Colégios Tiradentes para o Sul do estado

O governador Mateus Simões transferiu a capital de Minas Gerais para Pouso Alegre, nesta segunda-feira (6/4), em uma cerimônia realizada no Teatro Municipal da cidade do Sul do estado. A mudança provisória é válida até esta terça-feira (7/4).

Na ocasião, o governador de Minas anunciou a instalação de duas novas unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) na região, nas cidades de Itajubá e Extrema. “A chegada desses dois novos Colégios Tiradentes vai colaborar muito para a melhoria da qualidade do ensino na região e para a tranquilidade dos nossos policiais aqui da região”, afirmou Mateus Simões, ao falar sobre a medida, em parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O governador de Minas Gerais enalteceu a importância da capital provisória para a região Sul e para o estado. “Pouso Alegre já é capital, por muito tempo e continuamente, de municípios que atende em saúde, como Bom Repouso, Ouro Fino, Borda da Mata, Extrema, Camanducaia, Cambuí, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, cidades que dependem do bom funcionamento de Pouso Alegre para que funcionem bem também”.

“Pouso Alegre é o coração da indústria do Sul de Minas, a cidade que mais cresceu aqui nos últimos 30 anos e tem uma colaboração muito relevante para o nosso PIB hoje”, registrou o governador Mateus Simões.

Pouso Alegre receberá a Praça de Serviços – Governo Presente durante dois dias, na Praça de Esportes Prefeito Alvarim Vieira Rios, na terça e na quarta-feira (8/4). Simões também fez questão de destacar que a transferência da capital vai além de um ato simbólico. “O Governo de Minas está aqui durante estes dias, os secretários estão aqui, os meus despachos são feitos daqui. Eu fico muito feliz com a oportunidade de estar, inclusive, vistoriando várias das obras que nós estamos entregando”.

Governo Presente

As transferências da capital vão se repetir por 19 cidades do estado até junho e fazem parte da iniciativa Governo Presente, que tem o objetivo de reconhecer a importância e valorizar cada uma das regiões mineiras, além de possibilitar ao governador conhecer ainda mais de perto as demandas dos moradores locais, incluindo os municípios ao redor de cada capital provisória.

Com isso, o Governo de Minas pretende destacar o papel estratégico desempenhado pelos municípios mineiros no fortalecimento das políticas públicas, na descentralização administrativa e na promoção do desenvolvimento regional.

As transferências reforçam a importância de aproximar a administração pública estadual das diversas regiões de Minas Gerais, estimulando o diálogo federativo, a articulação institucional e a presença do Estado em cada território.

Campo Grande terá “mamaço” coletivo em evento neste mês de abril – CGNotícias

Campo Grande recebe no dia 26 de abril, o evento “Mil Mães Amamentando”, que promete reunir famílias no centro da cidade com uma programação gratuita voltada à promoção da saúde e ao incentivo ao aleitamento materno. A ação acontece das 15h às 18h, na Praça do Rádio Clube, na Avenida Afonso Pena – Centro.

O ponto alto da programação será o “mamaço” coletivo — ato simbólico que reúne mães amamentando simultaneamente em espaços públicos, reforçando a importância do aleitamento materno e o direito de amamentar em qualquer ambiente.

A iniciativa também marca o lançamento do XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e do VII Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS), que serão realizados entre os dias 26 e 30 de abril de 2026, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, reunindo especialistas e profissionais da área de todos o país, para discutir políticas e práticas voltadas à saúde infantil.

Durante o evento na praça, a população terá acesso a uma série de serviços e atividades, como orientações sobre primeiros socorros, vacinação, atendimentos em saúde pública e ações educativas. A programação inclui ainda atividades infantis e apresentações de artistas locais.

Para facilitar a participação, haverá transporte gratuito com saída de unidades de saúde. As inscrições podem ser feitas AQUI ou diretamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da sua região.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), parceira da iniciativa, ressalta que a proposta é ampliar o acesso à informação, incentivar o aleitamento materno e oferecer um espaço de acolhimento para mães, crianças e toda a comunidade.

Corinthians demite Dorival Júnior após derrota para o Internacional

Dorival Júnior não é mais treinador do Corinthians. Após um ano no cargo, ele foi demitido após derrota em casa para o Internacional (1 a 0), na noite de domingo (5), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O revés diante do Colorado deixou o time em 16º lugar da classificação geral, com 10 pontos, dois a mais que a Chapecoense (17º), primeiro na zona de rebaixamento (Z4). O clube paulista soma nove jogos sem vitórias, sendo sete delas no Brasileirão.

Durante o período no comando do Timão, Dorival foi campeão da Copa do Brasil de 2025 e da Supercopa do Brasil deste ano. No entanto, no Paulistão amargou a eliminação do Corinthians para o Novorizontino nas semifinais do torneio.

A partir desta segunda (6), o Timão será comandado por William Batista, técnico da equipe sub-20 masculina.

Calderano derrota francês e fica a 2 vitórias do bi na Copa do Mundo

Corinthians goleia Bragantino e assume liderança do BR Feminino

Na próxima quinta (9), às 21h (horário de Brasília) o time paulista estreia fora de casa na Libertadores contra o Platense (Argentina), pelo Grupo E, que tem ainda Peñarol (Uruguai) e Santa Fé (Colômbia).

Dorival é o 10º técnico demitido desde o início do Brasileirão. Os demais foram Jorge Sampaolli (Atlético-MG), Fernando Diniz (Vasco), Juan Carlos Osório (Remo), Filipe Luís (Flamengo), Hernán Crespo (São Paulo), Tite (Cruzeiro), Juan Vojvoda (Santos), Martín Anselmi (Botafogo) e Gilmar Dal Pozzo (Chapecoense).

Elevado das Bandeiras e túneis serão fechados para manutenção nesta segunda-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado no sentido São Conrado – Foto: Prefeitura do Rio

O Túnel Santa Bárbara será interditado no sentido Laranjeiras, das 23h30 desta segunda-feira (6/4) às 4h30 de terça-feira (7/4), para serviços de manutenção. A galeria no sentido Santo Cristo funcionará normalmente.

O Túnel Rebouças será fechado no sentido Centro, das 22h desta segunda-feira (6/4) às 5h de terça-feira (7/4), para serviços de manutenção. As galerias de sentido oposto funcionarão com uma faixa reversível (esquerda) no sentido Centro e duas faixas de trânsito no sentido Lagoa.

Os túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas serão fechados no sentido Gávea, das 23h desta segunda-feira (6/4) às 5h de terça-feira (7/4), para serviços de manutenção. A principal opção para desvio é a Avenida Niemeyer.

O tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado no sentido São Conrado, das 23h desta segunda-feira (6/4) às 4h30 de terça-feira (7/4) para manutenção. A ligação Barra da Tijuca-São Conrado será feita pelo tablado superior. Agentes da CET-Rio estarão no local para orientar os motoristas.

Sinalização especifica será instalada para orientar e alertar os motoristas. Operadores da CET-Rio vão monitorar as condições do trânsito e atuar, se necessário. Além disso, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez na rota de desvio e nos principais corredores das regiões.

Categoria:

  • 6 de abril de 2026
  • Marcações: CET-Rio Elevado das Bandeiras interdições manutenção trânsito túneis

    Nacional faz 90 anos com uma das maiores estruturas da América Latina

    Por MRNews

    A Rádio Nacional completa neste ano nove décadas de existência reafirmando seu papel histórico como um dos principais veículos de comunicação do país. A emissora, que integra o conglomerado de mídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é reconhecida como a maior rádio pública da América Latina, destacando-se por sua ampla capilaridade e pela presença multiplataforma no cenário radiofônico.

    Atualmente, a Rádio Nacional é a única emissora brasileira com atuação simultânea em FM para todos os estados, operando também em AM e Ondas Curtas (OC) de alta potência, o que faz o sinal chegar a lugares remotos e para além das fronteiras brasileiras. A programação também pode ser acompanhada pela internet via streaming, garantindo alcance para diferentes realidades geográficas e sociais do país.

    O presidente da EBC, Andre Basbaum, destaca que a Rádio Nacional carrega uma trajetória que se mescla com a própria história da comunicação brasileira.

    Irã desafia ultimato de Trump: Ormuz jamais retomará status anterior

    Operação Semana Santa: acidentes em rodovias resultam em 57 mortes

    “Ao completar 90 anos, a Rádio Nacional reafirma sua relevância como patrimônio da comunicação pública e como serviço essencial para a população. Sua força está justamente na capacidade de unir tradição e presença contemporânea, em uma infraestrutura tecnológica robusta que permite chegarmos mais longe, a lugares onde muitas vezes não há nenhum outro veículo de comunicação.”

    Sem Fronteiras

    A rede própria da Rádio Nacional conta com cinco emissoras FM localizadas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), São Luís (MA) e Tabatinga (AM), além de presença em AM na capital federal. Em Recife (PE), a Rádio Nacional é operada em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC).  

    A transmissão da Rádio Nacional da Amazônia para longas distâncias, por sua vez, ocorre por meio de transmissores de ondas curtas (OC) instalados no Parque do Rodeador, localizado a cerca de 40km do centro de Brasília (DF) e que se configura como um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país.

    Inaugurado em 11 de março de 1974, o parque completou 50 anos em 2024. A área abriga quatro conjuntos de antenas gigantes, sendo uma de ondas médias, com 142 metros de altura, além de mais três conjuntos com torres mais altas, atingindo 147 metros para as ondas curtas. O projeto foi desenvolvido com os recursos mais modernos da época para obter maior ganho e alcance de transmissão.

    Ouvidoria: Fala.BR passa a usar IA para agilizar atendimento

    Inscrições para o programa Mais Médicos seguem até quarta-feira

    O comportamento de propagação das ondas curtas varia bastante ao longo do dia, sendo normalmente mais favorável no período noturno em razão da menor interferência causada pela incidência solar. Esse tipo de sinal tem grande capacidade e já houve relatos de recepção em localidades muito distantes, como Alasca, Bielorrússia, Rússia, Espanha e diversos países da América Latina. Embora a vocação principal da Rádio Nacional da Amazônia seja atender o Brasil, não há como “confinar” esse sinal aos limites territoriais brasileiros, justamente pelas características físicas dessa propagação.

    A lógica dos parques transmissores, como o do Rodeador, permanece atual sob a perspectiva de levar informação, serviço e presença do Estado a populações e comunidades que ainda enfrentam limitações de infraestrutura, conectividade e, em alguns casos, até de acesso regular à energia elétrica. Nesse contexto, o rádio portátil continua sendo um meio de comunicação essencial e a Rádio Nacional da Amazônia permanece cumprindo um papel estratégico de integração nacional e comunicação pública, sendo carinhosamente chamada por décadas de “Orelhão da Amazônia”.
     

    Parque do Rodeador – Joédson Alves/Agência Brasil

    Com as ondas curtas, a Rádio Nacional da Amazônia alcança potencialmente 60 milhões de habitantes com um sinal que chega a toda a Região Norte, além do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, além de outros estados e países.

    Voltada ao público que reside fora do Brasil e que acompanha a programação da Rádio Nacional da Amazônia via ondas curtas, a emissora estreou em 2025 a faixa ‘Nacional Brasil – Serviço Internacional’. A criação surgiu a partir dos pedidos de QSL recebidos pela emissora. Os cartões QSL são postais usados por radioamadores para confirmar contatos feitos via rádio. Eles funcionam como uma espécie de “recibo” de comunicação e são trocados entre operadores de rádio em diferentes partes do mundo. A faixa tem conteúdos em inglês e espanhol e vai ao ar diariamente às 4h50, 7h20 e 22h50 (horário de Brasília).
     

    Modelo de cartão QSL enviado para radioamadores – Reprodução EBC

    A infraestrutura de ondas curtas da Rádio Nacional destaca-se também por sua importância diante de eventos climáticos e tragédias ambientais. Um dos exemplos refere-se às tempestades que castigaram o Rio Grande do Sul em 2024. Com o objetivo de ampliar a prestação de serviços para a comunidade impactada pelas enchentes, foi criado à época o programa “Sintonia com o Sul” com programação dedicada à divulgação de informações para a região afetada. Para esse objetivo ser concretizado, uma parte das antenas do Parque do Rodeador foi direcionada para o Sul do país.
     

    Mapa ilustrativo da cobertura da EBC em ondas curtas demonstra o alcance internacional. A propagação do sinal pode variar conforme condições atmosféricas. – Fonte EBC

    Também faz parte da EBC a Rádio Nacional do Alto Solimões. A programação combina as notícias locais e nacionais com protagonismo para a produção e a cultura regional. Referência na cidade amazonense de Tabatinga (AM), onde está localizada, a rádio também faz a diferença para os moradores da região do Alto Solimões. A emissora FM interliga nove municípios e serve de ponte de informação e comunicação com a população urbana, povos indígenas e comunidades tradicionais da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

    No ambiente digital, a Radioagência Nacional integra o sistema público de comunicação e atua como um importante eixo de distribuição de conteúdo jornalístico. Pautada pela missão de levar informação gratuita, plural e de qualidade, a plataforma disponibiliza reportagens, boletins e matérias especiais que podem ser acessadas por emissoras de rádio de todo o país. Os conteúdos produzidos pelo Radiojornalismo da EBC e veiculados pela Rádio Nacional também estão disponíveis no site.

    Expansão em rede

    O sistema próprio da EBC para a Rádio Nacional é complementado por um pilar estratégico: a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de Rádios, que hoje é formada por 168 emissoras espalhadas por todo o Brasil. Essa rede amplia a presença da Rádio Nacional por meio de parcerias com emissoras públicas, educativas e culturais em todas as cinco regiões do país. A articulação fortalece o caráter público da comunicação e garante diversidade regional na programação.

    Segundo os acordos firmados com a EBC, essas parceiras devem retransmitir um mínimo de quatro horas da programação da Rádio Nacional, não sendo obrigatória a simultaneidade. As emissoras também devem transmitir um mínimo de uma hora de produção local por dia.

    Em 2026, a estratégia de expansão da RNCP vai levar o sinal da Rádio Nacional para mais localidades, ampliando o seu raio de atuação de alcance. Em março, por exemplo, as rádios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) passaram a integrar a rede. Vale destacar que, também em março, entrou em operação na cidade de Fortaleza (CE) a Rádio Educativa FM 86,7, neste caso integrando conteúdos da Rádio MEC e produções locais.

    Crescimento em audiência

    Com uma programação diversa e estrutura capilarizada, a Rádio Nacional tem conquistado cada mais ouvintes nos últimos anos. Dados do Ibope mostram que, tanto no ano de 2024 quanto no de 2025, a rede alcançou mensalmente mais de 400 mil ouvintes. As estatísticas referem-se apenas às praças do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Distrito Federal e Recife (PE), onde a EBC possui medição de audiência. Na prática, esse número é ainda maior – não é aferida, por exemplo, a audiência registrada pela Rádio Nacional da Amazônia em ondas curtas.

    A Nacional no Rio de Janeiro, especificamente, teve aumento de 49% de ouvintes entre os anos de 2024 e 2025. E, já em 2026, a Rádio Nacional FM de Brasília teve resultados históricos de audiência no Distrito Federal. A emissora alcançou, no primeiro bimestre do ano, a maior participação de mercado (share) de toda a série histórica de medições, iniciada em 2010. A emissora mantém uma curva contínua de crescimento: os anos de 2023, 2024 e 2025 concentram três das quatro melhores performances da rádio nos últimos 15 anos, com participações de 1,36%, 1,42% e 1,49%, respectivamente.

    Outro destaque é que, em 2025, as rádios Nacional no Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE) foram as emissoras com maior afinidade entre o público jovem de 15 a 24 anos em todo mercado de FM dentre os veículos pesquisados.

    Com audiência distribuída nacionalmente, a Rádio Nacional mantém relevância ao combinar tradição e inovação, oferecendo um grande panorama da música popular brasileira, conteúdos jornalísticos, esportivos, culturais e de prestação de serviços que dialogam com diferentes públicos.

    Aniversário de 90 anos

    A Rádio Nacional foi fundada no Rio de Janeiro (RJ) pelo grupo do Jornal A Noite em 12 de setembro de 1936 com o prefixo PRE-8. Começou a ganhar força em 1940, quando foi incorporada à União e se firmou como fenômeno de expressão da cultura popular brasileira. Teve papel fundamental na transmissão de notícias para todo o território brasileiro com o Repórter Esso, apresentado pelo jornalista Heron Domingues e que se tornou sucesso de audiência. Na época, a emissora chegava a receber milhares de cartas por dia enviadas por ouvintes de todo país.

    A música transformou-se em um capítulo à parte na história da Nacional. As apresentações eram feitas por conjuntos diversos, incluindo orquestras da própria emissora. Em 1942, a Nacional inaugurou seu auditório, palco de atrações inesquecíveis sob o comando de estrelas do rádio como Paulo Gracindo e César de Alencar.

    A Nacional ainda foi protagonista de uma virada histórica na comunicação ao inaugurar, em 1941, a era das radionovelas no Brasil com Em busca da felicidade. O país parava para ouvir a produção e os brasileiros se reuniam em torno do rádio com os corações atentos a cada capítulo. Se antes os ouvintes já acompanhavam narrativas do radioteatro, foi com essa atração que o formato ganhou nova dimensão e roupagem. O texto original do cubano Leandro Blanco, adaptado por Gilberto Martins, não apenas conquistou audiência, mas ajudou a consolidar uma cultura de consumo de dramaturgia que atravessaria gerações e encontraria, mais tarde, sua consagração definitiva também na televisão brasileira.

    Em mais um marco de sua trajetória, a Rádio Nacional antecipou-se à própria história da nova capital federal. Quando Brasília ainda se erguia no cerrado, o rádio já fazia ecoar sua existência para todo o país. Em 31 de maio de 1958, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurava a Rádio Nacional de Brasília. A emissora operava em ondas médias e ondas curtas, permitindo com que os candangos que trabalhavam na construção da cidade se comunicassem com suas famílias residentes em outras regiões. Esse potencial abriria caminho para a expansão da rede, em 1977, com a estreia da Rádio Nacional da Amazônia.

    Para celebrar esse legado e projetar a emissora para o futuro, desde o ano passado a EBC tem realizado diversas ações alusivas às nove décadas. Em 2025, foi lançado um selo comemorativo e uma nova identidade sonora que resgata suas raízes históricas. A música “Luar do Sertão”, clássico que inaugurou as transmissões da Nacional na década de 30, ganhou uma versão modernizada que passou a embalar a identidade musical do veículo.

    Nos dias 18 e 19 de maio, o encontro da RNCP que acontecerá no Rio de Janeiro com as emissoras parceiras de todo o país também vai marcar o aniversário de 90 anos da Nacional. Logo após, entre os dias 20 e 22, será realizado o 7º Simpósio Nacional do Rádio, em parceria com o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, e neste ano terá como tema “Rádio Nacional 90 anos: memória, inovação e futuros da mídia sonora”.

    Em 12 de junho, será lançada a série especial “90 anos em 90 histórias”. A iniciativa resgata a trajetória da rádio por meio de entrevistas com personagens que ajudaram a construir sua relevância ao longo das décadas, como ex-dirigentes da EBC e da Radiobras, além de pesquisadores e funcionários. Ao todo, serão 90 episódios, com cerca de cinco minutos cada, reunindo material de acervo, pesquisa histórica e depoimentos. A proposta é criar uma linha do tempo sonora que percorre desde os anos 1930 até os dias atuais.

    As celebrações também incluem o lançamento de um novo site da emissora e uma edição especial do Festival de Música da Rádio Nacional, que neste ano deve acontecer no Rio de Janeiro (RJ) e contar com apresentações de grandes nomes da cena artística nacional.

    Ao longo da história, a Rádio Nacional acumulou uma galeria de troféus que evidencia a sua importância no cenário jornalístico e cultural. O mais recente deles veio no ano passado. O programa Tarde Nacional SP foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor programa cultural de rádio de 2025.

    Rádio Nacional na internet e nas redes sociais: 

    Site: https://radios.ebc.com.br 
    Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr 
    Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv 
    YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr 
    Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr 
    X: https://x.com/radionacionalbr 
    Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro 

    WhatsApp Nacional: 

    – Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201 
    – Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536 
    – Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568 
    – Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966 

    Saiba como sintonizar a Rádio Nacional:

    Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz 
    Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz 
    São Paulo: FM 87,1 MHz 
    Recife: FM 87,1 MHz 
    São Luís: FM 93,7 MHz 
    Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC 
    Alto Solimões: FM 96,1 MHz 

    Acesse também o site da RNCP e confira qual é a parceira da Rádio Nacional em sua região.

    Prefeitura contabiliza 196 ações de zeladoria e limpeza em áreas públicas de Sorocaba no feriadão de Páscoa – Agência de Notícias

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Mobilidade (Semob), Segurança Urbana (Sesu), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e Saae/Sorocaba, realizou no feriado da Páscoa, entre os dias 2 e 5 de abril, mutirão de zeladoria e revitalização de espaços públicos. Ao todo, foram 196 ações executadas, entre manutenções em vias e limpeza de áreas, de redes de esgoto, além de sinalizações de vias, notificação de veículos irregulares e atendimentos da equipe do programa Humanização.

    Na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), o prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais estiveram no bairro Mineirão, na praça entre as ruas Antônio Laino e Nájla Amary Murad, para acompanhar os trabalhos de roçagem, poda, limpeza e retirada de mato de calçadas, remoção de entulhos, manutenção e pintura de gradis, brinquedos e academia ao ar livre, além de limpeza e roçagem de córregos.

    No sábado (4), a ação priorizada no Parque das Águas, abrangendo limpeza, roçagem, poda de árvores, manutenção e pinturas de gradis e retirada de algas do lago. Por sua vez, o Parque São Bento foi atendido no domingo (5), cujo ponto de intervenção foi a área de lazer no fim da Avenida Vinicius de Moraes.

    As equipes das secretarias municipais, ainda durante o feriadão, atuaram também em outros pontos específicos, fazendo serviços de paisagismo e fiscalização, como em outras praças no Mineirão, Jardim Brasilândia, Jd. Gonçalves, Av. São Paulo, Av. Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Av. João de Jesus Santana, entre outras localidades.

    A proposta, inicialmente, foi contemplar a Zona Norte, mas com intenção de expandir os serviços de mutirão para outras regiões da cidade, em datas pré-determinadas.

    No CCI Vovó Ziza, alfabetização transforma a vida de idosos – CGNotícias

    Aos 63 anos, a aposentada Genir Maria de Jesus comemora uma conquista que transformou sua rotina: aprender a ler. Frequentadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovó Ziza, ela faz parte do grupo de idosos que têm encontrado, por meio das oficinas de alfabetização e de espanhol, mais autonomia, autoestima e qualidade de vida.

    Por anos, o trajeto de volta para casa foi um desafio. Sem o domínio do alfabeto, Genir tinha dificuldade em identificar as linhas de ônibus e dependia da ajuda de outras pessoas, o que frequentemente a levava ao destino errado. “Mesmo com a ajuda das pessoas eu peguei muito ônibus errado”, recorda dona Genir.

    Hoje, com o aprendizado retomado após uma infância dedicada ao trabalho na lavoura, ela não apenas consegue se orientar melhor, como também trilha um novo caminho de independência.

    No CCI Vovó Ziza, as oficinas vão além do conteúdo pedagógico. Elas representam uma oportunidade para que idosos retomem estudos interrompidos e desenvolvam habilidades essenciais para o dia a dia.

    As atividades são destinadas exclusivamente aos idosos já inscritos nas oficinas. Na alfabetização, o foco está na autonomia, com aulas organizadas conforme o nível de aprendizagem: a turma inicial se reúne às segundas e quartas-feiras, enquanto a turma avançada tem encontros às terças e quintas-feiras.

    O ensino é individualizado, respeitando o tempo de cada aluno, já que muitos chegam em estágios diferentes de aprendizado. Segundo a professora Cristiane Bonfim, o objetivo central é garantir que o idoso tenha autonomia mínima para tarefas cotidianas, como assinar o nome ou ler uma notícia. “É uma sensação maravilhosa participar de uma transformação da vida de alguém. Quando pego uma pessoa que a vida inteira usou a digital e hoje vejo ela tendo a dignidade de assinar o próprio nome, sinto muito orgulho”, afirma a educadora.

    A turma atual, com 17 alunos, deve encerrar o ciclo no meio deste ano com uma formatura simbólica, marcando a conquista da escrita e da leitura básica.

    A história de dona Genir reflete esse processo. Frequentadora do centro há mais de dez anos, ela decidiu aprender a ler após o falecimento do marido e o incentivo da filha, para superar dificuldades que a acompanhavam desde a infância na lavoura. Hoje ela já escreve seu nome e copia palavras com mais facilidade, servindo de exemplo para seus quatro netos.

    O incentivo familiar também foi o motor para dona Tereza Canuto, de 85 anos. Motivada pela irmã mais velha, Noêmia, ela buscou a oficina para perder o medo de escrever. “Antes, me dava uma tremedeira. Agora eu já escrevo sem medo, sem nada”, relata Teresa. Para ela, o tempo passado no CCI é um refúgio mental. “As horas que a gente fica aqui refrescam a cabeça, parece que a gente dá um tempo para a gente mesmo”, disse.

    Conexão com o mundo

    A oficina de espanhol amplia ainda mais essas possibilidades. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras e também são voltadas exclusivamente para alunos previamente inscritos.

    Ministrada pela técnica de Ensino Superior em Letras, Letícia Gentelini, a atividade trabalha a conversação e a compreensão gramatical básica, com apoio de métodos lúdicos, músicas e atividades em grupo. A iniciativa dialoga com a realidade regional e o contexto da Rota Bioceânica.

    Para Letícia, o interesse dos alunos superou as expectativas iniciais. “Saber pelo menos o básico da língua espanhola será importante, pois vamos receber pessoas de diversos países por conta da Rota Bioceânica. É muito legal os alunos, mesmo na terceira idade, saberem se comunicar. Eles me surpreendem a cada dia e estou muito feliz porque eles são muito espertos e interessados”, destaca a técnica.

    Entre os alunos de espanhol, a ex-agente de trânsito Dilma Moreira encontrou no curso a chance de se comunicar melhor em suas viagens anuais para visitar a filha nas Ilhas Canárias. “Eu já conseguia me virar na Espanha, mas estou aprendendo o jeito certo de falar agora. Vai ser muito útil para as minhas próximas viagens”, explica Dilma.

    Já o senhor Roberto Suzuki, veterano do CCI há 11 anos, leva o aprendizado com bom humor. “O papagaio velho aprende a falar? Aprende! Eu escolhi a oficina certa para continuar em movimento”, brinca Roberto.

    Mais do que espaços de aprendizado, as oficinas do CCI Vovó Ziza se consolidam como ferramentas de inclusão, convivência e promoção da autonomia na terceira idade.

    #ParaTodosVerem: Na imagem em destaque mostra as idosas em sala de aula