Rio inicia atendimentos com consultório odontológico portátil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

ispositivo atende pacientes idosos e acamados, além de permitir busca ativa de usuários – Divulgação/SMS

O Rio tem um novo serviço de saúde móvel: o Equipamento Odontológico Portátil (EOP). O dispositivo, uma unidade compacta similar a uma mala de rodinhas, permite que dentistas da rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizem atendimentos nas casas de pacientes com mobilidade reduzida, como pessoas idosas e/ou acamadas. A estrutura também possibilita atendimentos em escolas, comunidades e abrigos, permitindo a busca ativa de usuários.

Trata-se de um consultório móvel composto por cadeira, ultrassom, motores de alta e baixa rotação, compressor de ar, sistema de água, sugador e mangueiras. Com o EOP, os profissionais podem realizar desde limpezas preventivas a intervenções mais complexas, como restaurações e extrações. Ao todo, são 50 unidades distribuídas por todas as regiões da cidade.

– Com esse equipamento, nós conseguimos reproduzir na casa do paciente um consultório com todos os recursos necessários para executar os mesmos procedimentos odontológicos que são oferecidos na clínica da família, mas que o usuário não conseguia acessar devido à sua mobilidade reduzida. Estamos com isso garantindo o acesso ao cuidado de saúde bucal para pessoas acamadas, com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

– Todos os procedimentos oferecidos na rede de Atenção Primária agora também podem ser realizados em domicílio. Antes desse equipamento, isso era muito difícil e a assistência bucal que prestávamos ao paciente em sua casa se limitava a cuidados de caráter preventivo, educativo e clínico básico. Com o EOP, aumentamos a assistência e a resolutividade para as pessoas com mobilidade reduzida – completa a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Patrícia Heras.

Dignidade em casa

Alberto Vicente, de 67 anos, foi um dos primeiros pacientes contemplados pelo serviço itinerante, e realizou uma extração na sala de casa. Acamado, o aposentado depende dos cuidados do irmão mais novo, Ronaldo José Vicente, de 62 anos, com quem mora na Ilha do Governador, na Zona Norte.

– Ele não consegue mais andar, sequer fica em pé sozinho, é totalmente dependente de mim. A equipe de saúde bucal veio fazer o tratamento dentário dele aqui em casa e nós só temos a agradecer pela facilidade – conta Ronaldo.

Alberto já era acompanhado pela Clínica da Família Wilma Costa. Numa visita domiciliar, a equipe da unidade identificou a necessidade de encaminhá-lo a uma cirurgiã-dentista.

– A dentista veio, fez uma avaliação e voltou para fazer a extração do dente. Com a dificuldade que ele tem de se locomover, ela achou melhor operá-la em casa. E deu tudo certo. Achei a iniciativa muito legal. Vai ajudar não somente o meu irmão, como muitas outras pessoas – opina Ronaldo.

Sheyla Freire, que integra a equipe de Saúde Bucal da SMS e acompanhou o procedimento, destaca o caráter inovador do EOP.

– Esse equipamento possibilita a realização dos atendimentos odontológicos mais complexos em residências, como foi na casa do seu Alberto. Não só nas residências, mas em todo o território. É uma novidade que amplia o acesso, em especial aos pacientes que vivem acamados. Estamos muito felizes com essa possibilidade que agora podemos ofertar em todo o município do Rio – ressalta a dentista.

As 477 equipes de saúde bucal do Rio são formadas por dentistas, técnicos e auxiliares de saúde e atuam junto à Estratégia Saúde da Família. Para saber qual unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência, basta o cidadão consultar o “Onde ser Atendido” (https://svs.rio.br/epirio/).

Agendamento pelo celular

Desde 2024, também é possível marcar consulta com o dentista na rede municipal pelo celular. Além de oferecer o agendamento de consultas com médicos e enfermeiros e exames, o portal e aplicativo minhasaude.rio disponibiliza marcação de atendimento odontológico na Atenção Primária ao alcance de um clique. Com as ferramentas, os usuários podem ainda acessar, consultar e visualizar uma série de informações sem sair de casa.

Para marcar a consulta com o dentista pelo minhasaude.rio, basta acessar a plataforma pela versão web ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS), e fazer login com o número de CPF e senha. No menu principal, basta clicar em “agendamentos” e, em seguida, na aba “agendamento de consultas”. Na sequência, selecionar o profissional com que deseja se consultar e, depois, a data e o horário em que você deseja se consultar. Aí, é só confirmar o agendamento e pronto. Cada unidade reserva uma parcela de sua agenda para marcação exclusivamente pelo minhasaude.rio.

Categoria:

  • 28 de abril de 2026
  • Marcações: atendimento Consultório odontológico Prefeitura do Rio saúde SMS

    Para CNC, bets agravam endividamento das famílias brasileiras

    Por MRNews

    De janeiro de 2023 a março de 2026 a inadimplência do consumidor causada pelas bets retirou R$ 143 bilhões do comércio varejista. O montante equivale ao volume de vendas nos períodos de Natal de 2024 e 2025.

    O crescimento do gasto dos brasileiros com as plataformas eletrônicas nesse período foi superior a R$ 30 bilhões por mês. O dito “entretenimento” comprometeu a disponibilidade de renda para manter o pagamento em dia das dívidas e podem ter levado 270 mil famílias a situação de “inadimplência severa” – incapacidade de pagar marcada por atrasos de 90 dias ou mais.

    As estimativas são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a entidade empresarial, “as bets não representam apenas entretenimento; configuram-se como um risco sistêmico para a saúde financeira das famílias, drenando recursos que seriam destinados ao comércio varejista e ao consumo produtivo.”

    Cade investiga possível alinhamento de preços entre Latam e Gol

    “Orem por ela”; Maíra Cardi pede apoio após internação da filha nos Estados Unidos

    A confederação avalia que inadimplência decorrente de gastos com as bets tem impacto sobre o consumo e nas vendas do comércio varejista. De acordo com o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, “a tendência” é que em situação de aperto financeiro das famílias gastos não essenciais e até essenciais sejam “sacrificados.”

    Sem celular novo

    “Podem deixar de trocar de celular ou podem deixar de comprar uma peça de vestuário por causa de agravamento da sua dívida”, exemplifica Bentes, que apresentou nesta terça-feira (28) em Brasília análise econométrica (estatística e matemática) em dados apurados pela própria CNC e colhidos do Banco Central.

    Conforme a avaliação da confederação, os impactos das bets sobre o endividamento – que interfere na capacidade de consumo – é variável conforme o grupo demográfico. “Homens, famílias de baixa renda [até 5 salários mínimos], pessoas mais velhas (35+ anos) e aquelas com maior escolaridade (2º grau+) apresentam maior vulnerabilidade aos efeitos das apostas.”

    Os gastos com as apostas em plataformas eletrônicas podem até afligir famílias com renda superior, que segundo a CNC, “desviam recursos para as bets e deixam de honrar compromissos”, o que acarreta em atrasos e também em inadimplência.

    Governo libera R$ 330 milhões para segurar preço do gás de cozinha

    PF prende suspeito de distribuir imagens de abuso sexual infantil

    “As bets afetam principalmente as famílias mais vulneráveis, aumentando seu endividamento global, enquanto para os mais ricos funcionam como substituto de outras formas de endividamento, embora também gerem inadimplência”, descreve apresentação da entidade.

    Limites ao mercado

    O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, defende a implementação de políticas públicas regulatórias para as plataformas e de proteção a consumidores.

    Em nota à imprensa, ele afirmou que as apostas online estão comprometendo a renda das famílias brasileiras. “O impacto já deixou de ser pontual e se tornou macroeconômico. Precisamos discutir os limites desse mercado, especialmente no que diz respeito à publicidade e à proteção das famílias brasileiras.”

    De acordo com a CNC, oito em cada vez famílias (80,4¨%) estão endividadas no Brasil. O indicador é próximo aos 78% verificado no final de 2022. Entre 2019 e aquele ano, a proporção de famílias endividadas cresceu quase 20 pontos percentuais.

    Notificação

    O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) que representa as plataformas de aposta eletrônica que operam legalmente no Brasil, enviou ontem (27) notificação formal à CNC cobrando “transparência metodológica” e “acesso integral” às bases de dados que a entidade usa para avaliar o impacto das bets no endividamento das famílias.

    Para o IBJR, outras edições do estudo partiram de “premissa completamente desalinhada com os dados oficiais.” Conforme o instituto, “as conclusões divulgadas pela CNC são alarmistas e contrariam frontalmente as métricas oficiais.”

    Projeto Paredão inaugura intervenções urbanas e exposição fotográfica nesta quarta-feira (29) – Agência de Notícias



    28 de abril de 2026

    17:23

    Por: Evelyn Azevedo

    O projeto Paredão — Arte a Céu Aberto inaugura, nesta quarta-feira (29), às 19h, no Espaço de Arte Casa da Elza, as artes urbanas “Ilda” e “Passeio Público”. O evento gratuito contará ainda com as exposições fotográficas de Lauren França, Paulo Ochandio e Yves Tadeu.

    A iniciativa é do coletivo cultural formado por Antonio Pacheco, Edgard Steffen Jr., Laura Carone Cardieri, Lauren França e Paulo Ochandio, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), Seritec, Imagem Outdoor e Via Original.

    O projeto tem como objetivo fazer de Sorocaba um espaço urbano como suporte permanente para a arte contemporânea, consolidando fachadas, empenas e muros como uma galeria viva, acessível e integrada ao cotidiano da cidade.

    A arte “Ilda” está instalada na empena do Edifício Ondina, ao lado do Espaço de Arte Casa da Elza, localizado na Rua Dr. Nogueira Martins, 284, no Centro. Já “Passeio Público” pode ser conferido na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280.

    Segundo os organizadores, juntas, as obras passam a mensagem: “Desacelere, mude o olhar”, provocando a reflexão sobre a escala da cidade, o movimento e a pausa, a multidão e o indivíduo, a pressa e a contemplação.

    Brasil sai na frente no Mundial por equipes em Londres

    O tênis de mesa brasileiro estreou com vitória nas disputas feminina e masculina da fase de grupos do Campeonato Mundial de tênis de mesa por equipes, em Londres (Inglaterra). Nesta terça-feira (28), a seleção feminina liderada por Bruna Takahashi superou o Cazaquistão por 3 jogos a 1, no primeiro jogo do Grupo 5, que tem ainda República Tcheca, Cazaquistão e Mongólia. As demais integrantes da equipe Amarelinha são Giulia Takahashi (irmã mais nova e Bruna), Laura Watanabe e Victoria Strassbourger. 

    O Mundial também começou bem para o escrete masculino, comandado pelo carioca Hugo Calderano, número 5 do mundo, com triunfo por 3 partidas a 1 sobre Porto Rico, pelo Grupo 4 (Hungria, Porto Rico e Uzbequistão completam a chave). O time Amarelinho conta também com Leonardo Iizuka, Guilherme Teodoro e Felipe Doti Arado.

    O Brasil volta à quadra mesta quarta (29). A partir das 13h (horário de Brasília), a seleção feminina encara a República Tcheca. Na sequência, às 15h30, o quarteto Amarelinho enfrenta a Hungria. Os jogos têm transmissão ao vivo online na conta da Federação Internacional (World Table Tennis) no YouTube.

    Morre Moncho Monsalve, ex-técnico da seleção brasileira de basquete

    Milena causa polêmica no Domingão com Huck após fala contra Cowboy e resposta repercute

    A competição reúne ao todo 64 equipes em cada gênero (masculino e feminino), divididas em 16 chaves. Na primeira fase, todos os times jogam entre si dentro do grupo. A classificação à fase seguinte (mata-mata) seguirá critérios distintos até completar 32 seleções. Os grupos 1 e 2, que abarcam as oito equipe mais bem ranqueadas, já têm classificação assegurada no mata-mata.

    A partir da chave 3 até a 16, somente os primeiros colocados seguirão para a fase eliminatória. O regulamento também prevê a classificação dos seis melhores segundos colocados. Já os demais oito segundos lugares disputarão uma etapa preliminar, da qual apenas quatro avançarão ao mata-mata.

    Ao todo, 32 seleções disputarão a fase eliminatória, quando terão início as partidas individuais. O Brasil busca um título inédito no Mundial por equipes.

    Resultados desta terça (28)

    Chave feminina (Brasil x Cazaquistão)

    Milena rouba a cena no Domingão com Huck e atitude ao vivo chama atenção do público

    Brasil domina etapa da Copa do Mundo de boxe com 4 ouros e 5 pratas

    Bruna Takahashi venceu Sarvinoz Mirkadirova por 3 sets a 0 (11/0, 13/11, 11/7);

    Giulia Takahashi foi superada por Zauresh Akasheva por 3 a 2 (11/8, 7/11, 11/6, 5/11, 9/11);

    Laura Watanabe derrotou Zhanelke Koshkumbayeva por 3 a 2 (11/4, 7/11, 11/9, 7/11, 11/9)

    Bruna Takahashi voltou ganhou de Akasheva por 3 a 0 (11/6, 12/10, 11/6).

    Chave masculina (Brasil x Porto Rico)

    Hugo Calderano venceu Seven Moreno por 3 sets a 0 (11/4, 11/6, 11/5);

    Leonardo Iizuka perdeu para Angel Naranjo por 3 a 1 (11/7, 8/11, 9/11, 9/11);

    Guilherme Teodoro ganhou de Enrique Rios por 3 a 0 (13/11, 11/9, 11/7);

    Hugo Calderano bateu  Naranjo por 3 a 0 (11/7, 11/3, 11/3).

    Programação

    Quarta-feira (29)
    13h – Brasil x República Tcheca (feminino)
    15h30 – Brasil x Hungria (masculino)

    Quinta (30)
    13h – Brasil x Mongólia (feminino)
    15h30 – Brasil x Uzbequistão (masculino)

    IFSP inaugura nova sede do Campus Presidente Prudente  – IFSP

    Evento reuniu autoridades e incluiu anúncio de investimentos para ampliação do campus  

    O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) inauguraram, na segunda-feira (27), a sede própria do Campus Presidente Prudente. A obra recebeu investimento total de R$ 14,2 milhões, sendo R$ 8,2 milhões provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal. 

    O descerramento da placa ocorreu durante a cerimônia de entrega de serviços de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao município de Presidente Prudente. O evento contou com a presença de diversas autoridades. 

    O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, destacou a satisfação da comunidade acadêmica com a entrega formal da nova sede, que irá beneficiar o município e toda a região. Ele também ressaltou os anúncios feitos pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, e pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli a respeito da ampliação na capacidade de atendimento do campus. 

    “Teremos recursos para a ampliação do campus e, antes mesmo de consolidar essa fase, o ministro já anunciou o aumento da capacidade de atendimento, que passará de 800 para 1.400 estudantes. Estamos muito felizes”, afirmou o reitor do IFSP, Silmário Santos. 

    A diretora-geral do Campus Presidente Prudente, Rosana Abbud Olivete, também comemorou os novos investimentos e o anúncio da mudança na tipologia do campus. A unidade passará a contar com 70 professores e 45 técnicos administrativos, em substituição ao quadro atual de 40 docentes e 26 técnicos. 

    “Além disso, o ministro anunciou o investimento para construir a complementação da nossa sede, com novas salas de aula, bloco de refeitório e biblioteca. Esse anúncio representa uma transformação ainda maior na nossa realidade, ampliando o atendimento, as oportunidades de ensino e trazendo mais melhorias para Presidente Prudente”, destacou. 

    Durante a solenidade, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, ressaltou a importância da obra e o impacto da nova unidade para a educação profissional. 

    “Esta é uma obra prevista desde 2013. Com um investimento de R$ 14 milhões, conseguimos concluir essa escola, que contará com nove salas de aula, laboratórios de química, física e biologia, além do curso técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio a partir do próximo ano, entre outros cursos. É o ensino profissional de qualidade, que é a marca dos Institutos Federais”, afirmou. 

    Ministro da Educação conhece pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do Campus Presidente PrudenteO ministro também destacou que o Campus Presidente Prudente é o de número 783 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Segundo ele, há 20 anos o Brasil contava com apenas 40 escolas técnicas federais, o que torna motivo de orgulho a ampliação da rede e a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens da região. 

    A estudante Érika Gonçalves Faria celebrou a inauguração da nova sede e os avanços para o campus. Para ela, estudar no IFSP amplia as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. “Estudar no Instituto Federal é uma oportunidade incrível. Aqui, aprendemos em sala de aula e realizamos experimentos em laboratório, o que faz toda a diferença para entrar no mercado de trabalho”, afirmou. 

    A deputada federal Sâmia Bonfim, natural de Presidente Prudente e presente na inauguração, destacou a importância dos investimentos nos Institutos Federais para o desenvolvimento social. “Defendemos um modelo de sociedade com oportunidades. O Instituto Federal integra espaços de excelência à vida da comunidade do entorno. Sou testemunha de como o IFSP de Presidente Prudente tem transformado a vida de muitos jovens, oferecendo educação de excelência e a possibilidade de mudar a realidade de suas famílias”, concluiu. 

    Acesse aqui o álbum com todas as fotos do evento.

    Governo libera R$ 330 milhões para segurar preço do gás de cozinha

    Por MRNews

    Uma medida provisória publicada nesta terça-feira (28) abre crédito extraordinário de R$ 330 milhões para subsidiar a importação de gás de cozinha, em meio à alta dos preços provocada pelo cenário internacional.

    O recurso será usado para garantir que o gás liquefeito de petróleo (GLP) importado seja vendido no Brasil pelo mesmo preço do produto nacional, evitando repasses mais elevados ao consumidor final.

    A medida faz parte de um pacote anunciado no início de abril para conter os impactos da guerra no Oriente Médio sobre os combustíveis. O conflito elevou o preço do petróleo no mercado internacional, o que pressiona diretamente o custo do gás e do transporte.

    Cade investiga possível alinhamento de preços entre Latam e Gol

    “Orem por ela”; Maíra Cardi pede apoio após internação da filha nos Estados Unidos

    Na ocasião, o governo anunciou um subsídio de R$ 850 por tonelada para o produto importado. A medida busca equiparar o preço ao GLP nacional e reduzir o impacto no custo do gás de cozinha, especialmente para famílias de baixa renda.

    Compensação

    Na prática, o subsídio funciona como uma compensação: o governo cobre parte do custo da importação para que distribuidoras não precisem repassar integralmente a alta ao consumidor.

    Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo é proteger o orçamento das famílias, especialmente as de baixa renda, que são mais afetadas por aumentos no preço do botijão.

    A subvenção vale, inicialmente, para o período de 1º de abril a 31 de maio, podendo ser prorrogada por mais dois meses, dependendo da evolução dos preços no mercado internacional.

    PF prende suspeito de distribuir imagens de abuso sexual infantil

    Senado aprova cadastro de condenados por violência contra mulher

    Meta fiscal

    Segundo as regras atuais, créditos extraordinários estão fora do limite de gastos do arcabouço fiscal, mas estão incluídos na meta de resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

    Para este ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estipula superávit primário de R$ 34,3 bilhões (0,25% do Produto Interno Bruto), podendo variar de resultado zero (nem déficit nem superávit) a resultado positivo de R$ 68,6 bilhões (0,5% do PIB).

    Importação

    O Brasil importa cerca de 20% do gás de cozinha consumido no país, o que torna o produto sensível a variações externas, como o preço do petróleo e custos logísticos.

    Além da guerra, o governo aponta outros fatores para a alta recente do GLP, como o encarecimento do transporte de cargas e a valorização dos preços internacionais do gás.

    A medida provisória também se conecta a programas sociais já existentes, como iniciativas de apoio à compra de gás por famílias de baixa renda, e pode influenciar o valor de referência usado nesses benefícios.

    Com a iniciativa, o governo tenta reduzir a volatilidade dos preços em um momento de incerteza global, evitando que oscilações externas tenham impacto direto e imediato no custo de vida da população.

    Prefeitura de João Pessoa apresenta projetos e ações de segurança alimentar em evento na Colômbia

    A experiência de João Pessoa na construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional está em pauta na ‘3ª Jornada Regional sobre Sistemas Alimentares Urbanos: Cooperação, evidências e implementação’. O evento iniciou nesta segunda-feira (27) e tem programação até a quarta-feira (29), em Bogotá, na Colômbia.

    Em razão das ações desenvolvidas pelo Município na implementação da Estratégia Alimenta Cidades, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi convidada a participar da programação e integra o painel ‘Cidades e governos subnacionais como plataformas territoriais de inovação e transformação dos sistemas alimentares’, nesta terça-feira (28).

    A representação do Município está a cargo do diretor de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional, Ítalo Procópio. “Estamos levando aos países da América Latina a experiência do Programa Bora Comer, que reúne equipamentos de segurança alimentar como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Banco de Alimentos. É importante compartilhar esse trabalho e trocar experiências que fortaleçam as ações de segurança alimentar nos territórios”, afirmou.

    O encontro integra as ações de um projeto internacional voltado ao fortalecimento da agenda regional de sistemas alimentares na América Latina e no Caribe, resultado de parceria entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura Food and Agriculture Organization (FAO).

    A iniciativa busca qualificar políticas, programas e estratégias relacionadas à produção sustentável, ao abastecimento, ao acesso e ao consumo de alimentos, além de incluir ações voltadas à igualdade de gênero e à inclusão de populações em situação de vulnerabilidade social.

    O evento reúne representantes de governos nacionais e subnacionais, especialistas, pesquisadores, integrantes da sociedade civil e equipes técnicas da FAO para discutir políticas e estratégias para os sistemas agroalimentares urbanos e periurbanos, com foco em cooperação, evidências e articulação entre diferentes níveis de governança.

    PF prende suspeito de distribuir imagens de abuso sexual infantil

    Por MRNews

    Agentes da Polícia Federal prenderam nesta terça-feira (28), em Conceição da Barra, no Espírito Santo, um homem suspeito de aliciar crianças para adquirir, armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual infantojuvenil.

    O suspeito foi detido pela Operação Anjo Mal, em que agentes da Delegacia de Polícia Federal em São Matheus cumpriram um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão em endereço ligado ao investigado.

    Segundo a PF, este mesmo homem já era investigado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro pela prática de estupro de vulnerável.

    Senado aprova cadastro de condenados por violência contra mulher

    Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

    Nas buscas, foram apreendidos dois celulares e um pendrive, que serão submetidos à perícia técnica criminal. No endereço, ainda havia roupas infantis, que, de acordo com a PF, ajudam a corroborar as suspeitas de abuso.

    O preso foi encaminhado à Delegacia da PF em São Matheus, onde foi autuado em flagrante e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional capixaba.

    Inscrições para ginástica rítmica encerram nesta quinta-feira (30) – CGNotícias

    As inscrições seguem abertas até esta quinta-feira (30) para meninas interessadas em participar das aulas gratuitas de Ginástica Rítmica no novo polo do Parque Ayrton Senna, no Conjunto Aero Rancho.

    A iniciativa, realizada por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), amplia o acesso ao esporte na Capital. As inscrições são presenciais, feitas no próprio local das aulas, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A previsão é que as atividades comecem em maio.

    Voltada para meninas de 5 a 12 anos, a modalidade combina movimentos corporais com o uso de aparelhos como fitas, bolas, arcos e maças, contribuindo para o desenvolvimento motor, coordenação, postura e disciplina.

    Atualmente, o programa já atende cerca de 150 alunas em Campo Grande e é considerado um dos mais tradicionais do município, com mais de 15 anos de história e formação de atletas que participam de competições regionais, estaduais e nacionais.

    Além dos benefícios físicos, a ginástica rítmica também tem papel importante na formação social, incentivando valores como disciplina, respeito, autoestima e trabalho em equipe.

    Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (67) 99645-2026.

    Agência Minas Gerais | Ipsemg disponibiliza vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes 

    As beneficiárias gestantes do Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg) podem se vacinar contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite em bebês menores de 2 anos.

    A vacina é aplicada em dose única, a partir da 28ª semana de gestação, e está disponível na Sala de Vacinação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Belo Horizonte, sem que seja necessário agendar o serviço. 

    O VSR causa infecções respiratórias em pessoas de todas as idades e é altamente contagioso. Mais agressivo em crianças menores de 2 anos, o vírus é a principal causa da Bronquiolite Viral Aguda (inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões) em bebês. 

    Imunizante


    Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Ipsemg, em Belo Horizonte (Crédito: Karoline Barreto / Imprensa MG)


    Após a vacinação, a gestante produz anticorpos que chegam até o bebê por meio da placenta, o que garante a proteção passiva ao recém-nascido. A imunização das gestantes reduz o risco de manifestação grave da doença e de internações hospitalares por VSR nos primeiros seis meses de vida. 

    Para garantir a aplicação do imunizante, a gestante deve apresentar o cartão de beneficiária do Ipsemg, documento de identificação, com foto e CPF, e a Carteira Nacional de Vacinação.

    O CEM fica na Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A sala de vacinação fica na Ala B, no 2º andar, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30 e de 13h às 18h.