Prefeitura libera Auxílio-Atleta para esportistas da Capital – CGNotícias

A PrefCG realizou nesta terça-feira (28), no Teatro do Paço Municipal, a assinatura do termo do Auxílio-Atleta para 33 esportistas contemplados no primeiro trimestre de 2026. O investimento nesta etapa ultrapassa R$ 80 mil.

Criado pela Lei nº 6.754/2021, o programa incentiva a participação em competições oficiais e fortalece o esporte no município. Os valores variam conforme a competição: até R$ 5 mil para eventos internacionais, R$ 3 mil para competições nacionais fora de Mato Grosso do Sul e R$ 2 mil para eventos dentro do Estado.

Na cerimônia, também foram entregues camisetas oficiais que serão utilizadas pelos atletas em competições representando Campo Grande.

A vice-prefeita Camilla Nascimento destacou o impacto social do esporte. “Ser atleta não é um crescimento apenas individual, mas coletivo. Essa oportunidade afasta caminhos negativos e abre portas para conquistas que transformam vidas. O talento precisa de oportunidade e o esforço precisa de apoio. Esse auxílio é mais do que um benefício é investimento em saúde, educação, cidadania e futuro. Vocês são o nosso futuro e estamos aqui para aplaudir cada um”, afirmou.

Entre os beneficiados está o atleta paralímpico de tênis de mesa, Gabriel Yure, 29 anos, que compete no dia 13 de maio, no Centro Paralímpico de São Paulo. “É sempre bom representar o município e o Estado é poder fomentar o esporte paralímpico. A Funesp auxiliou com transporte e estadia, e isso faz diferença, porque temos custos de treinamento e outras demandas para manter o alto rendimento. Sem esse auxílio, provavelmente eu não conseguiria participar”, destacou.

O diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad, reforçou o apoio ao esporte. “É uma alegria estarmos com nossos futuros campeões representando Campo Grande no cenário estadual e nacional. Agradeço também aos pais que acreditam no trabalho da Prefeitura. Esse modelo de lei tem chamado atenção de outros estados. Desejo boa sorte e que tragam muitos títulos para o nosso município”, afirmou.

O Auxílio-Atleta é destinado a esportistas e equipes que representam o município em competições oficiais no Brasil e no exterior, podendo custear transporte, hospedagem, alimentação e inscrições. O processo conta com participação do Conselho Municipal de Esportes.

A treinadora de basquetebol, Karen Muller, destacou o impacto do programa. “Trabalhamos com esses meninos desde a base da Prefeitura, muitos começaram com 8 ou 9 anos e hoje, com 16, vão disputar o primeiro campeonato brasileiro. É a primeira vez que uma equipe de basquete da nossa Capital recebe esse auxílio. Antes, contávamos com rifas e ajuda dos pais. Agora, conseguimos esse apoio da Prefeitura e somos muito gratos”, disse.

O vereador Otávio Trad, relator da lei, ressaltou a regulamentação do programa. “Hoje há uma mudança de mentalidade em Campo Grande quando se fala em esporte. Antes, os auxílios aconteciam de forma informal, sem regras claras. Agora, tudo está regulamentado por lei. Desejo boa sorte aos atletas. Que honrem o nome que carregam na camisa e representem com orgulho a nossa cidade”, pontuou.

Malafaia vira réu no STF por falas contra generais do Exército

Por MRNews

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (28) tornar o pastor Silas Malafaia réu pelo crime de injúria contra o comandante do Exército, general Tomás Paiva, e outros generais da corporação. 

Malafaia foi denunciado por injúria e calúnia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por falas proferidas durante uma manifestação em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida em São Paulo.

Durante o ato, em abril do ano passado, o pastor, que é apoiador de Bolsonaro, chamou os generais de “frouxos, covardes e omissos”. Ele também disse que os militares “não honram a farda que vestem”.

Senado aprova cadastro de condenados por violência contra mulher

Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

O placar da votação ficou empatado em 2 votos a 2 e favoreceu o pastor. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pelo recebimento da denúncia pelos crimes de injúria e calúnia, conforme solicitação da PGR. No entanto, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia entenderam que Malafaia deveria responder somente por injúria. 

Diante do impasse, os ministros aplicaram o entendimento de que o réu deve ser favorecido quando ocorre um empate na votação. Dessa forma, o pastor virou réu somente pelo crime de injúria. 

Defesa

Durante a tramitação do processo, a defesa de Malafaia disse que o pastor usou “palavras fortes” para criticar os generais de forma genérica, sem citar nominalmente Tomás Paiva.

Os advogados também afirmaram que o pastor se retratou das declarações e acrescentaram que ele não pode ser julgado pelo STF porque não tem foro privilegiado.

Ocorrido no Domingão vai parar na Justiça após fala polêmica envolvendo ex-BBBs?

Deputado Gustavo Gayer vira réu no STF por injúria contra Lula

Morre Moncho Monsalve, ex-técnico da seleção brasileira de basquete

Ex-técnico da seleção brasileira e referência do basquete espanhol, Moncho Monsalve morreu nesta terça-feira (28), aos 81 anos. Sob comando dele, a seleção masculina conquistou a Copa América de 2009, assegurando vaga no Mundial do ano seguinte. Na época, o time era repleto de talentos como Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa, Marcelinho Huertas, Marcelinho Machado e Tiago Splitter, que atualmente treina o Portland Trail Blazers, da NBA. 

Em 2004, Monsalve entrou no Hall da Fama da Federação Espanhola de Basquete. Antes de abraçar a carreira de treinador, Monsalve se destacou nas quadras como jogador. O ápice da trajetória foi no Real Madrid: durante quatro temporadas – de 1963 a 1967 – faturou nove títulos (três Copas da Europa, três Ligas e três Copas da Espanha. Em comunicado oficial, o clube madrileno manifestou pesar pela morte do ex-atleta.

“O Real Madrid CF, seu presidente e sua Diretoria lamentam profundamente o falecimento de Moncho Monsalve, uma das grandes lendas do Real Madrid e do basquete espanhol”, afirmou a nota.

Monsalve também defendeu a seleção espanhola, vice-campeã dos Jogos do Mediterrâneo de 1963. Em 1971, aos 26 anos, ele encerrou precocemente a trajetória de atleta, após uma severa lesão no joelho.

Após a aposentadoria, o treinador esteve à frente de clubes espanhóis (Barcelona, Zaragoza, Múrcia e Málaga). Além da seleção brasileira, também as seleções de Marrocos e República Dominicana. 

Peça sobre violência doméstica e feminicídio mobiliza mulheres atendidas pela Assistência Social do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

“O Último Dia” está em cartaz no teatro do Centro Cultural Justiça Federal até esta quarta-feira, 29 de abril. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio tem utilizado o teatro como ferramenta para ampliar a discussão sobre violência doméstica e a prevenção ao feminicídio. Mulheres e homens que frequentam os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, assistiram, ao longo do mês de abril, a sessões da peça “O Último Dia”, no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia.

A iniciativa, que também levou à plateia funcionárias dos CRAS e de unidades de acolhimento, tem como objetivo jogar luz sobre a tragédia cotidiana da violência contra a mulher, que faz vítimas, principalmente, no ambiente familiar. Para as duas sessões desta semana, que marcam o encerramento da temporada da peça, são esperadas de 80 a 100 pessoas ligadas à SMAS, entre técnicos, diretores, servidores, colaboradores e usuários dos serviços da assistência social do município.

“O Último Dia”, que se baseia em livro homônimo da jornalista Mariana Reade e do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Wagner Cinelli, promove a reflexão sobre o ciclo de abuso físico, psicológico, sexual, moral e patrominal ao qual tantas mulheres são submetidas.

Nos CRAS e nos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), assim como no teatro, a SMAS tem distribuído uma cartilha educativa, relacionada à peça e com o título “O amor não machuca”, para reforçar a orientação do público sobre o combate à violência contra a mulher. O material lista sinais de um relacionamento abusivo e comportamentos considerados tóxicos, além de explicar os tipos de violência, com base na Lei Maria da Penha. Há também explicações de termos como feminicídio e medida protetiva, além de informações sobre como e a quem denunciar.

– É um tema urgente, e por isso temos a preocupação de levar essa reflexão ao maior número possível de mulheres alcançadas pela nossa rede de assistência -, destaca a subsecretária de Proteção Social Básica da SMAS, responsável pelos CRAS, Quesia Betânia de Almeida.

Presente à sessão de estreia, no início do mês, a subsecretária de Proteção Social Especial da SMAS, Jéssica Almeida, ressalta que a peça aborda o feminicídio de forma realista e impactante. “Esse debate precisa crescer, e o espetáculo propõe ampliar essa discussão. O feminicídio apresenta números assustadores e inaceitáveis na sociedade brasileira”, afirma.

“O Último Dia” estreou em 7 de abril, com espetáculos às terças e quartas-feiras, às 19h, e sai de cartaz no próximo dia 29 no Centro Cultural Justiça Federal. O ingresso de meia-entrada custa R$ 20. A direção é de Paulo Reis, e a produção é de Guilherme Nanni e Ana Capella. No elenco estão Tainá Senna, Eduardo Hoffmann, Ana Carbatti e Julia Tupinambá.

Sobre o SCFV e o PAIF

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) são iniciativas de proteção social básica oferecidas nos CRAS para fortalecer laços familiares e comunitários. As atividades do SCFV incluem programação cultural (como peças de teatro), rodas de conversa, oficinas artísticas, passeios a locais de lazer e prática de esportes. Já o PAIF promove visitas domiciliares e acompanhamento familiar.

Categoria:

  • 28 de abril de 2026
  • Marcações: CRAS peça SCFV serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos teatro

    Sistema inédito de assistência farmacêutica é implantado em Campo Grande – CGNotícias

    Campo Grande se torna o primeiro município do Brasil a implantar o e-SUS Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), sistema do Ministério da Saúde que qualifica a gestão de medicamentos e fortalece o atendimento à população.

    A implantação começou nesta terça-feira (28), com treinamento ministrado por técnicos do Ministério da Saúde para capacitar as equipes. A partir de amanhã, o sistema entra em operação em duas unidades de saúde da Capital: Leblon e Moreninhas, que serão usadas como projeto-piloto para a expansão em toda a rede.

    Segundo a assessora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, Luana Kohler, a iniciativa integra a estratégia nacional de transformação digital na saúde. “Hoje iniciamos a segunda rodada de treinamento e vamos iniciar a implantação do sistema, que vem para substituir o Hórus e modernizar toda a gestão da assistência farmacêutica”, explicou.

    Ela destaca ainda a integração da plataforma com bases nacionais de dados. “O sistema se integra a bases nacionais, permitindo um acompanhamento mais preciso e qualificado dos dados em saúde”, completou.

    Screenshot

    Outro ponto é o modelo colaborativo de desenvolvimento. “O e-SUS AF está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com uma equipe dedicada à evolução e manutenção da plataforma. Além disso, haverá uma rede de apoiadores em cada estado para auxiliar na implantação e no uso do sistema”, disse.

    A adesão ao sistema é voluntária, mas estratégica, segundo Luana. “É uma iniciativa construída de forma tripartite, entre União, estados e municípios. Campo Grande é o primeiro município a aderir e implantar o sistema em sua própria infraestrutura, o que é muito significativo”, afirmou.

    A capacitação das equipes é considerada etapa essencial. Para a analista de negócios do IFPB, Lilian Zollikofer, o sistema vai qualificar a gestão da assistência farmacêutica. “Estamos realizando a capacitação e apoiando a implantação do sistema em Campo Grande. O e-SUS AF vem para organizar toda a gestão da assistência farmacêutica, controlando entradas e saídas de medicamentos e qualificando o atendimento tanto para os usuários quanto para os profissionais”, explicou.

    O diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, destaca o impacto da tecnologia no atendimento. “No fim, tudo isso se traduz em um atendimento melhor para a população. Quando a tecnologia funciona bem nos bastidores, quem ganha é o cidadão lá na ponta”, afirmou.

    Após a fase inicial, será feito o planejamento para expansão do sistema em toda a rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “Vamos trabalhar em conjunto para organizar a migração completa para o novo sistema e ampliar o uso para outras unidades de saúde”, finalizou Basmage.

    Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

    Por MRNews

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição 221/19 (PEC), que trata da redução da jornada de trabalho no país, será instalada nesta quarta-feira (29)

    Motta informou ainda que o deputado Alencar Santana (PT-SP) será o presidente do colegiado e que a relatoria caberá ao deputado Leo Prates (Republicanos-BA).

    Ao anunciar a instalação do colegiado, Motta revelou que conversou com o presidente e o relator da comissão para conduzir o debate ouvindo os trabalhadores, empresários, Judiciário, governo, pesquisadores e universidades.

    Malafaia vira réu no STF por falas contra generais do Exército

    Ocorrido no Domingão vai parar na Justiça após fala polêmica envolvendo ex-BBBs?

    Ele entende que ouvir a sociedade é “para que ao final a Câmara tenha a construção do melhor texto possível para podermos conceder à classe trabalhadora do nosso país, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial”.

    Motta frisou ainda que um maior período de descanso dará mais qualidade de vida ao trabalhador. Esse tempo poderá ser utilizado para o convívio familiar, cuidar da saúde e momentos de lazer. 

    “Nós imaginamos que com essa redução nós vamos aumentar a produtividade, porque o trabalhador estará muito mais disposto quando estiver em ambiente de trabalho para colaborar, para poder servir ao seu trabalho, para poder, de certa forma, desempenhar melhor a sua função”, avalia Motta.

    Hugo Motta disse que conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que as duas casas possam afinar a tramitação da proposta. 

    Deputado Gustavo Gayer vira réu no STF por injúria contra Lula

    Estudo de longo prazo na Amazônia descarta teoria de savanização

    A expectativa do presidente da Câmara é que o texto seja votado na comissão e no plenário ainda em maio.

    “Aqui na Câmara vamos nos dedicar para que, até o final do mês de maio, a matéria possa ser votada na comissão especial quanto no plenário da casa”, disse.

    Comissão

    A comissão especial será composta de 37 membros titulares e igual número de suplentes. Pelo regimento, a comissão terá o prazo de até 40 sessões para proferir seu parecer. 

    O presidente do colegiado, Alencar Santana, também disse que vai haver um debate amplo sobre o tema.

    “Vamos trabalhar para que a gente possa entregar um bom relatório, que garanta ali a expectativa dos trabalhadores brasileiros que estão ansiosos pela aprovação dessa PEC, da redução da jornada”, disse.

    “Logicamente, ouvindo amplos setores da sociedade brasileira, setores econômicos, setores empresariais, o governo, ministros que estão envolvidos na pauta, os deputados e outros setores sociais que vão participar ativamente dessa comissão”, acrescentou.

    Santana disse que o tempo para a análise da proposta é apertado e que o colegiado deverá realizar entre duas a três reuniões por semana para debater a matéria.

    “Vamos aprová-la no mês de maio, mês do trabalhador brasileiro, e vamos fazer uma homenagem ao trabalhador aprovando esse texto”, disse Santana.

    Comissão

    A comissão foi criada  na sexta-feira (24) após a proposta ter a sua admissibilidade aprovada, por unanimidade em votação simbólica, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na quarta-feira (22). 

    O colegiado analisará duas propostas de redução na jornada de trabalho. A primeira, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 36 horas semanais. A transição se daria ao longo de 10 anos.

    A outra proposta, apensada, a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), prevê uma escala de 4 dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

    Na prática, as PEC acabam com a escala de 6 dias de trabalho por 1 de descanso (6×1). Se aprovadas na comissão especial, irão depois para votação no plenário.

    As duas propostas ganharam força com o movimento Vida Além do Trabalho, que busca o fim da escala 6×1 para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores. 

    Governo

    Como a tramitação de PEC pode se estender, e diante da tentativa da oposição de barrar a emenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso, na semana passada, o projeto de lei (PL) com urgência constitucional para acabar com a escala 6×1 e reduzir a jornada de 44 para 40 horas semanais.

    O PL precisa ser votado em até 45 dias ou tranca a pauta do plenário da Câmara.

    Com edição especial voltada para as indústrias, 48º Mutirão de Empregos reúne mais de mil participantes – Agência de Notícias



    28 de abril de 2026

    17:31

    Por: Vinicius Castanho

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), realizou, nesta terça-feira (28), o 48º Mutirão de Empregos Sorocaba, com edição voltada para as indústrias, na sede do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

    Com o tema “Indústria em Movimento: Carreiras que Constroem o Futuro”, mais de 1.100 pessoas passaram pelos atendimentos, das quais cerca de 750 foram encaminhadas para entrevistas de emprego.

    Realizado na última terça-feira de cada mês, o Mutirão do Emprego concentra as vagas efetivas, temporárias e de estágio oferecidas pela Casa do Trabalhador (antigo PAT), reunindo no mesmo espaço quem está em busca de uma vaga, empresas, agências de recrutamento, cursos de qualificação profissional e palestras. Outros serviços da Prefeitura disponíveis na ação são a apresentação de cursos da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten); computadores do Projeto Metareciclagem, para o envio de currículos; a Van do Emprego e Qualificação; e o Procon Móvel, que oferece orientação financeira.

    Para o prefeito Rodrigo Manga, o Mutirão de Empregos conecta os candidatos em busca de uma nova oportunidade às milhares de vagas de emprego disponíveis na cidade, destacando a inovação do modelo promovido pela Prefeitura de Sorocaba, além da periodicidade mensal como referência a todo Brasil. “A Prefeitura, as empresas e vocês: todos estão fazendo a sua parte. Graças a isso, alcançamos sempre índices maiores de empregabilidade em todo o estado de São Paulo e do país”, ressaltou.

    O secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis, afirmou que o Mutirão do Emprego complementa o trabalho realizado diariamente pelo município, em especial, quanto às oportunidades de qualificação profissional. “Seguimos trabalhando forte para trazer cada vez mais e melhores vagas de emprego”, afirmou.

    Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Clayton Lustosa, destacou a importância do Mutirão do Emprego: “São mais de 70 empresas aqui presentes: se o seu intuito é sair daqui empregado, é uma grande chance de conseguir”, enfatizou.

    A cerimônia de abertura reuniu ainda o presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos; a secretária da Mulher, Wanda Oliveira; o coordenador do Mutirão do Emprego, Bruno Santana; o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara; e o ouvidor-geral do município, Giovane Neves.

    O 48º Mutirão do Emprego reuniu mais de 70 empresas, entre as quais indústrias sediadas em Sorocaba, como a Metso, ZF, Toyota; agências de Recursos Humanos; e outras de atividades diversificadas, casos de logística, construção civil, engenharia, por exemplo. Entre as oportunidades de inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional, destaque para o estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com demonstrações práticas de equipamentos usados nas aulas.

    Entre as empresas presentes, foi o Giga Atacado que realizou entrevistas para seleção de trabalhadores à sua futura unidade de Sorocaba, no Km 101 da Rodovia Raposo Tavares. A auxiliar de cozinha Nedine Sousa Silva foi entrevistada para uma vaga de cozinheira e demonstrou boas expectativas. “Tenho experiência na área e vim ao Mutirão quando soube da vaga: é uma grande oportunidade de crescimento profissional. Gostei muito de como foi a entrevista”, disse.

    A filha de Nedine, Ana Nicoly, também concorreu a uma vaga no setor de delivery. “Trabalho como Jovem Aprendiz e faço curso técnico: estou em busca de uma oportunidade como CLT. Já cadastrei currículo em alguns sites, mas gostei bastante do Mutirão, por esse contato pessoal”, afirmou.

    PrefCG firma convênio com maternidade para atender mães atípicas – CGNotícias

    Foi assinado pela Prefeitura de Campo Grande, nesta terça-feira (28), convênio com a Maternidade Cândido Mariano para atender às mães atípicas na Capital. O acordo garante repasse mensal à entidade e integra o novo modelo estruturado pelo município para dar mais agilidade, organização e cuidado contínuo a essas famílias.

    O objetivo é acelerar a entrega de fraldas e dietas especiais, além de qualificar o atendimento de crianças de 0 a 12 anos. Após essa faixa etária, o acompanhamento segue diretamente pelo Núcleo de Apoio às Mães Atípicas (Nama).

    Durante a assinatura, a prefeita destacou que a iniciativa é resultado de um trabalho técnico e da busca por alternativas viáveis para um desafio histórico.
    “Buscamos referências no país e não encontramos um modelo como este. Estamos construindo uma solução com responsabilidade na aplicação do recurso público e com o apoio dos órgãos de controle, dando um encaminhamento estruturado e permanente a uma demanda importante, que exige atenção”, afirmou Adriane Lopes.

    Para a direção da Maternidade Cândido Mariano, o convênio reforça o alcance de um trabalho já desenvolvido pelo município. “O objetivo é contribuir com o que já está sendo feito, ampliando o acolhimento dessas famílias com uma equipe multidisciplinar. A maternidade entra como parceira para somar nesse atendimento, especialmente na organização das demandas e no suporte às famílias”, explicou o diretor-presidente Daniel Gonçalves de Miranda.

    Levantamento inicial do Nama identificou 614 casos de mães atípicas entre mais de 4.400 processos judiciais ativos relacionados a fraldas e dietas até dezembro de 2025. A prefeitura também iniciou um censo inédito para mapear essas famílias, com o objetivo de aprimorar o planejamento e direcionar melhor os recursos públicos.

    A defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da DPMS, destacou que a iniciativa é fruto de articulação entre os setores para enfrentar um cenário complexo. “Foi uma construção coletiva, porque não é uma situação que se resolve de forma isolada. A proposta é organizar esse fluxo, reduzir a judicialização e dar mais eficiência ao atendimento, com um olhar mais adequado para essas famílias”, pontuou.

    O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, ressaltou que o convênio fortalece a capacidade de resposta do município ao integrar diferentes áreas no cuidado. Já a secretária-adjunta Ivone Nabhan destacou que o modelo amplia o atendimento, especialmente na primeira infância, com mais humanização e continuidade.

    O cadastramento já está em andamento e pode ser feito pelo telefone (67) 99179-5948, canal pelo qual as mães atípicas podem se inscrever no NAMA e acessar os serviços oferecidos.

    A iniciativa amplia uma política já em andamento, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) por meio do Nama, criado em outubro de 2025. Com a parceria, o atendimento também passa a ser realizado dentro da maternidade, com equipes multiprofissionais formadas por assistentes sociais, psicólogos e pediatras, reforçando o acolhimento e o acompanhamento.

    #ParaTodosVerem: A matéria tem três fotos, sendo todas com representantes das instituições em momento de assinatura do convênio.

    Estudantes do IFSP representam o Brasil em competição internacional de robótica em Miami – IFSP

    Equipe Brazilian Storm participa da First Robotics Competition e reforça protagonismo juvenil e incentivo à ciência

    IMG-20260410-WA0018.jpg

    Pela primeira vez, estudantes do Campus São José dos Campos participaram de uma etapa internacional da First Robotics Competition, realizada entre os dias 8 e 11 de abril, em Miami, nos Estados Unidos. A presença no evento marca um momento histórico para o projeto Clube de Ciências e Robótica Meninas nas Exatas SJC, consolidando o protagonismo estudantil e o incentivo à ciência, tecnologia e inovação.

    A equipe, denominada Brazilian Storm, foi formada por sete estudantes do curso técnico em Mecânica integrado ao ensino médio. Integram o time Emanuel Velasco Rodrigues, Fernando de Oliveira Penaforte, Kleuson Lucas Arteiro Pereira, Marcelly Cardoso Ramos de Morais e Pérola Silva dos Santos, todos com 16 anos e matriculados no 2º ano. Também fazem parte Lucas Ribeiro e Silva e Miguel Rosa Cardoso, ambos com 17 anos, estudantes do 3º ano, e coodenada pela profesora Maria Tereza Fabbro que também é idealizadora dos projetos Clube de Ciências e Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas.

    A seleção dos participantes considerou o desempenho ao longo da temporada, com critérios como frequência mínima de 70%, engajamento, comprometimento e evolução individual, além da função exercida por cada integrante na equipe. A preparação exigiu intensa dedicação técnica e organizacional, especialmente no desenvolvimento e nos testes do robô utilizado na competição.

    Entre os principais desafios enfrentados esteve a gestão do tempo. Conciliar as demandas escolares com a preparação técnica exigiu disciplina e organização, contando com o apoio fundamental dos professores do IFSP.

    A equipe alcançou um bom desempenho, posicionando-se à frente de grupos experientes. Além disso, levou para o evento uma manifestação cultural brasileira relacionada ao conceito de “Gracious Professionalism”, que foi adotada por outras equipes e até mencionada pelo narrador da competição, ampliando sua visibilidade internacional da equipe.

    A participação internacional também reforça o protagonismo feminino nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), uma das bases do projeto Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas, que atua em parceria com a equipe desde o início de 2025.

    Na prática, o projeto é resultado de uma colaboração entre o IFSP, a Escola Estadual Alceu Maynard Araújo e a Associação Joseense para Apoio à Pesquisa e Ensino em Tecnologia (AJAPET). A escola estadual funciona como sede das atividades, abrigando o Clubinho de Robótica, realizado aos sábados com estudantes do 6º ao 9º ano, além de oferecer infraestrutura para o desenvolvimento dos projetos.

    O modelo de atuação promove um ciclo formativo contínuo: estudantes do IFSP integram a equipe competitiva e também atuam como mentores de alunos mais jovens, fortalecendo valores como inclusão, equidade e respeito.

    A viabilização da participação internacional contou com o apoio de patrocinadores, responsáveis por custear despesas como inscrição e deslocamento. O IFSP também contribui institucionalmente, por meio de editais de apoio a discentes.

    A expectativa é de continuidade. O grupo pretende participar de novas competições e expandir suas ações, ampliando o alcance da formação científica e tecnológica de jovens.

    Para Fernando de Oliveira Penaforte, a experiência vai além da competição. “A iniciativa dos times Brazilian Storm e Sanja Storm é excepcional. Tornar uma competição de robótica acessível, sediada em escola pública e aberta a diferentes estudantes, nos dá clareza sobre caminhos profissionais. Aprendemos a desenvolver projetos, apresentar ideias e nos conectar com empresas, o que abre portas para o futuro”, afirma.

    Já Pérola Silva dos Santos destaca o aprendizado coletivo. “Estar nessa disputa em Miami foi uma experiência incrível e um marco importante para o nosso time. Sabíamos que o nível seria alto, então focamos ao máximo em testar o nosso robô. Tivemos um bom desempenho e ficamos bem colocados. O maior ganho foi a troca de experiências e o aprendizado. Voltamos com novas ideias para melhorar o projeto. Nada disso seria possível sem o apoio de familiares, mentores, patrocinadores e, especialmente, do Instituto Federal de São Paulo”, relata.

    A participação na competição internacional simboliza mais do que um avanço técnico: representa a construção de oportunidades, o fortalecimento da educação pública e a certeza de que investir em jovens talentos é apostar em futuros possíveis.

    Abertura oficial dos Jogos da Reme acontece nesta quarta-feira (29) – CGNotícias

    A Prefeitura de Campo Grande realiza nesta quarta-feira (29), às 18 horas, a abertura oficial dos Jogos da Rede Municipal de Ensino (Reme), reunindo estudantes de diversas escolas da Capital no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis – Guanandizão.

    O evento marca o início das competições do 40º Jogos Infantis da Reme (Jires), 49º Jogos Escolares da REME (Jeres) e 16º Jogos Paradesportivos da Reme (Jopares), consolidando uma das mais importantes iniciativas esportivas e educacionais do município.

    Mais do que o começo das disputas, a solenidade representa um momento de integração entre os alunos, promovendo o esporte como ferramenta de união, inclusão e formação cidadã. A expectativa é de que cerca de mil pessoas participem da cerimônia.

    A abertura também simboliza o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os estudantes, incentivando a convivência entre as escolas e valorizando o respeito às diferenças. Durante os jogos, valores como disciplina, cooperação, espírito de equipe, empatia e respeito mútuo são estimulados, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

    Para os participantes, o evento é uma oportunidade de vivenciar experiências que vão além das competições esportivas. Representar a escola, participar do cerimonial e compartilhar esse momento com colegas e professores tornam a ocasião ainda mais significativa, fortalecendo vínculos e ampliando horizontes.

    A iniciativa também reforça o papel do esporte no ambiente escolar como instrumento de transformação social, inclusão e desenvolvimento educacional, destacando o protagonismo dos estudantes em suas diferentes formas de expressão esportiva.

    Serviço

    Evento: Abertura Oficial dos Jogos da Reme (Jires, Jeres e Jopares)
    Data: 29 de abril de 2026 (terça-feira)
    Horário: 18h
    Local: Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis – Guanandizão