Cade investiga possível alinhamento de preços entre Latam e Gol

Por MRNews

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai apurar possíveis condutas anticoncorrenciais no mercado brasileiro de transporte aéreo doméstico de passageiros, envolvendo as empresas aéreas Gol e Latam. O processo administrativo examina indícios de um possível alinhamento de preços em rotas de elevada relevância comercial.  

As duas empresas serão notificadas para apresentar suas defesa. A decisão final caberá ao Tribunal do Cade. 

Segundo o Cade, a abertura do processo não representa julgamento definitivo e tem por finalidade aprofundar a apuração, assegurar o contraditório e permitir o exame completo do conjunto de evidências. 

Brasil reduz em 42% perdas florestais em 2025, aponta estudo

‘Descanse em paz’; despedida publicada por Alberto Cowboy emociona seguidores nas redes sociais

A investigação do Cade foi iniciada em 2023 e analisou o uso de ferramentas de precificação e de bases de dados de mercado. As apurações indicam a existência de padrão persistente de interdependência entre os movimentos de preços das empresas. 

“A análise buscou verificar se esse comportamento era compatível com dinâmica concorrencial independente ou refletia mecanismos de colusão tácita facilitada pelo uso de algoritmos e compartilhamento de dados”, diz o Cade.

Também foram analisados os contratos firmados por Latam e Gol com empresas fornecedoras de serviços de inteligência tarifária, distribuição de conteúdo e soluções de precificação dinâmica. 

O Cade identificou que “essas ferramentas trazem riscos de troca de informações comercialmente sensíveis, reduzindo a incerteza concorrencial e ampliando a capacidade coordenação”. 

Último dia! Cartão GOL Smiles oferece até 100 mil milhas bônus para novos clientes

Conselho de Ética adia análise contra deputados por quebra de decoro| Agência Brasil

“Em mercados concentrados e com alta transparência informacional, o uso convergente de ferramentas algorítmicas e de infraestruturas comuns de dados pode aumentar riscos concorrenciais”, diz o Conselho. 

Outro lado

A Gol informou que apresentou todas as informações solicitadas pelo Cade e que continua à disposição do órgão. 

“A Companhia reitera que sempre defendeu a livre concorrência e a liberdade tarifária entre todos os competidores. A GOL nega e repudia qualquer prática que fira tais princípios”, diz a empresa.

A Latam disse que sempre atua em conformidade com as melhores práticas de compliance, transparência e integridade.

“A Latam repudia categoricamente qualquer hipótese de postura contrária à livre concorrência, valor inegociável para a companhia”, informou. 

Fundação de Turismo de MS e Imasul iniciam cadastro de serviços turísticos nos Parques Estaduais

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), deu início ao processo de cadastramento dos serviços turísticos ofertados nas Unidades de Conservação estaduais. A ação tem como foco a organização e qualificação da oferta turística em ambientes naturais, contribuindo para a gestão da visitação e para a valorização dos profissionais que atuam nesses territórios.

O levantamento abrange parques estratégicos para o turismo de natureza do estado como o Parque Estadual do Prosa, Parque Estadual Matas do Segredo, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari e Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e reúne informações sobre condutores, monitores e guias que desenvolvem atividades nessas áreas protegidas.

A iniciativa busca identificar os serviços ofertados como observação de aves, trilhas interpretativas, fotografia de natureza e educação ambiental, além de mapear aspectos como a dinâmica de atendimento, disponibilidade e nível de qualificação dos profissionais. As informações irão subsidiar ações de planejamento, promoção e estruturação da experiência turística nos parques estaduais.

Para o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, o cadastramento representa um avanço na organização do turismo em áreas naturais. “A estruturação da oferta turística nas Unidades de Conservação é fundamental para garantir experiências qualificadas aos visitantes, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação ambiental e o desenvolvimento regional”, destaca.

De acordo com o gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística do órgão, Edson Moroni, o levantamento também permitirá ampliar a visibilidade dos profissionais e facilitar o acesso dos visitantes a serviços qualificados. “Estamos organizando informações estratégicas que irão apoiar tanto a promoção turística quanto a qualificação dos serviços ofertados, fortalecendo quem já atua nesses espaços e criando novas oportunidades”, afirma.

A ação está alinhada às diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta o planejamento integrado e sustentável da atividade turística nos territórios, e abre caminho para futuras iniciativas de capacitação, qualificação profissional e desenvolvimento de produtos turísticos organizados, especialmente em segmentos em expansão, como o turismo de observação de aves.

Para o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, o cadastro contribuirá diretamente para o aprimoramento da visitação. “A iniciativa aproxima visitantes e condutores locais, qualifica o planejamento da visitação e fortalece a geração de renda nas comunidades do entorno”, ressalta.

Cadastramento

Os condutores, monitores e guias que atuam nos parques estaduais já podem participar do cadastramento por meio do formulário disponibilizado pelas instituições. As informações coletadas poderão ser utilizadas, mediante autorização, para divulgação institucional dos serviços, ampliando as oportunidades de inserção no mercado turístico.

O formulário está disponível no link: https://forms.gle/csjn8PcfksxuBp9CA

Débora Bordin, Comunicação Fundtur
Foto: @visitmsoficial

Captação de órgãos avança e Hospital Regional de Três Lagoas já alcança metade do total de 2025

Com duas captações recentes, unidade três-lagoense fortalece atuação e amplia impacto na fila de transplantes em MS

Gestos de generosidade têm encurtado distâncias entre a perda e a esperança em Mato Grosso do Sul. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), realizou duas captações de órgãos neste ano, número que já representa metade de todas as captações realizadas no ano passado.
Desde a implantação do serviço, em maio do ano passado, o hospital soma seis captações de órgãos.

Em 2025, foram quatro procedimentos ao longo de oito meses, enquanto em 2026 já são duas ocorrências registradas, que ocorreram nos dias 17 e 25 de fevereiro, a partir de doadores da região da Costa Leste: um homem de 32 anos e uma mulher de 53 anos. Em ambos os casos, foram captados rins, destinados a pacientes que aguardavam na fila por transplante em Mato Grosso do Sul.

Serviço que avança e salva vidas

O processo de captação de órgãos envolve uma complexa articulação entre equipes hospitalares e a CET/MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul). Segundo o cirurgião especialista em transplante de fígado e pâncreas, Gustavo Rapassi, responsável pela equipe que atuou em Três Lagoas, tudo começa dentro do próprio hospital.

“A dinâmica da doação parte da notificação da morte pela equipe hospitalar. Essa informação é encaminhada para a OPO (Organização de Procura de Órgãos) e, em seguida, para a CET/MS, que coordena todo o processo. Após a autorização da família, iniciamos uma série de avaliações até a captação”, explica.

O médico destaca ainda a importância da agilidade e da integração entre as equipes para garantir o sucesso dos transplantes. “Contamos com apoio logístico, como transporte aéreo, que reduz o tempo e aumenta a viabilidade dos órgãos. Esse trabalho conjunto é fundamental para salvar vidas”, afirma.

Entre a chegada da equipe da Central de Transplantes e o retorno para Campo Grande, todo o processo leva, em média, cerca de quatro horas, período que inclui o deslocamento até Três Lagoas, a realização da cirurgia de captação e o retorno ao hospital onde o transplante será realizado. Nesse intervalo, o paciente receptor já está preparado e aguardando o órgão, o que torna a eficiência e a agilidade etapas decisivas para o sucesso do procedimento.

Rapassi também ressalta o protagonismo crescente do interior do Estado. “Foi a segunda vez, em menos de dez dias, que viemos a Três Lagoas. Isso é uma surpresa muito positiva. Cada vez mais, hospitais do interior têm se destacado na notificação e efetivação de doadores, o que amplia as chances de atendimento aos pacientes que aguardam na fila”, completa.

Formação de novos profissionais

Além de salvar vidas, o Hospital Regional também atua no campo de formação prática para estudantes da área da saúde. Um exemplo é a participação da estudante de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus Três Lagoas, Karina Carleto, de 27 anos, natural de Adamantina (SP), que integrou a equipe durante a segunda captação, auxiliando na instrumentação cirúrgica.

“Foi uma experiência ímpar, algo que eu nunca imaginei vivenciar e ainda poder colaborar. Aqui tive a oportunidade não só de acompanhar, mas de participar ativamente da cirurgia”, relata.
No 6º ano do curso, a estudante destaca o ambiente de aprendizado e oportunidades proporcionado pela unidade.

“O hospital é muito acolhedor e aberto ao ensino. A gente aprende na prática e troca experiências com profissionais que incentivam nosso desenvolvimento. Até recebi um convite para contribuir com a equipe de captação quando eu me formar”, afirma.

A vivência despertou ainda mais o interesse pela área cirúrgica e pela atuação em transplantes. Karina pretende seguir carreira na área.

Qualificação, ampliação e conscientização do serviço

O trabalho no hospital é coordenado pela e-DOT (Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes), responsável por identificar potenciais doadores, acolher famílias e garantir que todo o processo ocorra de forma ética e segura.

Como parte do fortalecimento do serviço, a presidente da e-DOT, enfermeira Laís Silva, participou, de 9 a 12 de março, de treinamento para enucleação ocular no Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande. A capacitação habilita profissionais de saúde a realizar a remoção cirúrgica do globo ocular para doação de córneas, garantindo a integridade do tecido. Com isso, o Hospital passará em breve a estar apto para realizar a captação de córneas na própria unidade, ampliando o alcance do serviço e contribuindo para reduzir a fila de espera por transplantes em Mato Grosso do Sul.

Ainda no mês de março, nos dias 26 e 27, foi realizada palestra para todos os colaboradores da unidade com o tema “Captação, Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos”, ministrada por Rodrigo Silva, enfermeiro da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul e especialista na área, reforçando a importância da qualificação contínua das equipes.

A presidente da e-DOT do Hospital Regional, ressalta que o sucesso desse processo está no trabalho em equipe. “Cada captação representa um trabalho coletivo que começa muito antes do centro cirúrgico. Envolve acolhimento às famílias, respeito às decisões e uma atuação técnica rigorosa de toda a equipe. Ver o hospital avançando nesse processo e contribuindo para salvar vidas reforça a importância de fortalecer, cada vez mais, a cultura da doação de órgãos”, destaca.

Com o aumento no número de captações, cresce também a importância da conscientização sobre a doação de órgãos. No Brasil, a autorização familiar é indispensável para que o procedimento aconteça. Por isso, a principal orientação para quem deseja ser um doador é: comunicar à família a vontade de fazer a diferença e transformar vidas, com a doação de órgãos.

Comunicação SES
*com informações do HR3L
Fotos: HR3L

Grêmio derrota Bahia no fechamento da 8ª rodada

Por MRNews

Na partida que fechou a 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, o Grêmio derrotou o Bahia por 2 a 0, na noite desta terça-feira (28) na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.

Os três pontos conquistados fora de casa deixaram as Gurias Gremistas com dez pontos, na 12ª colocação. Já as Mulheres de Aço permanecem com 15 pontos, na 4ª posição da classificação.

E o confronto teve uma protagonista, a volante Camila Pini, que marcou duas vezes em cobrança de falta, a primeira aos 11 da etapa inicial e a segunda aos 51 do segundo tempo.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

TSE tem maioria para cassar mandato do governador de Roraima

Prefeitura retoma gratuidade do passe de ônibus para estudantes de Sorocaba nesta quarta-feira (29) – Agência de Notícias



28 de abril de 2026

17:07

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, retoma a gratuidade na tarifa do transporte público aos estudantes de Sorocaba, a partir desta quarta-feira (29). O novo decreto (nº 31.059/2026), que regulamenta a medida e define as regras para concessão do benefício, será publicado na edição desta terça-feira (28), do jornal “Município de Sorocaba”. A iniciativa deve atender em torno de 25 mil estudantes.

O passe livre será garantido aos estudantes, a partir de seis anos de idade, matriculados em cursos regulares de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio ou equivalente, supletivos, pré-universitários e universitários, de instituições regulares localizadas em Sorocaba, seja da rede municipal, estadual ou particular.

A gratuidade, porém, tem regras específicas que devem ser seguidas e é oferecida de acordo com o calendário escolar de cada aluno, com confirmação pela instituição de ensino. Os estudantes não podem ser beneficiários de outros programas de transporte escolar gratuito ou outras modalidades. Outra regra é que a distância entre o endereço da instituição do aluno e a residência dele não seja inferior a um quilômetro e que tenha ligação de transporte coletivo entre os dois endereços.

As cotas gratuitas de passagens são fornecidas aos estudantes no formato de créditos no cartão de transporte, em quantidade suficiente para suprir as viagens de ida e volta, conforme frequência do curso estabelecida pela instituição de ensino. A cota de cada estudante será creditada mensalmente e, uma vez utilizada, se o aluno que necessitar utilizar mais vezes o transporte, pagará o valor correspondente à tarifa padrão básica.

O cadastro de novos beneficiários é feito via site da (https://www.urbes.com.br/) e o custeio do benefício será suportado pela Prefeitura de Sorocaba, sem comprometer o cumprimento das metas de arrecadação previstas no orçamento vigente. Aqueles já cadastrados e que usufruíram do benefício anteriormente, basta comparecer à bilheteria dos terminais de ônibus, para carregamento de créditos no cartão. O cartão de transporte escolar é de uso pessoal do estudante-titular dos direitos à gratuidade, sendo intransferível.

A primeira via do cartão eletrônico é fornecida gratuitamente e cabe à Urbes o controle e a fiscalização da concessão e uso do benefício. O aluno que obtiver o passe livre e não atingir 75% de frequência dos dias letivos do bimestre, injustificadamente, perde o direito ao benefício, situação que pode ser revertida quando ele satisfizer a referida porcentagem.

Cabe às instituições de ensino enviar à Urbes o cadastro dos estudantes matriculados no ano letivo corrente, que solicitaram o benefício e manter atualizado bimestralmente o cadastro de estudantes. Ou seja, no caso de desistência ou trancamento de matrícula, o benefício é cancelado.

Os canais de contato com a Urbes, para informações em geral, solicitação de serviços ou denúncias, são: (15) 3519-3101/3100 e o WhatsApp: (15) 99760-9621. A sede da Urbes fica na Rua Chile, 401, no Jardim Barcelona.

 

Funsat oferece 1.430 vagas de emprego nesta quarta-feira (29) – CGNotícias

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza, nesta quarta-feira (29), um total de 1.430 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades abrangem 121 funções diferentes e contemplam candidatos com variados níveis de escolaridade e experiência.

Entre os destaques estão vagas para operador de caixa (357), auxiliar de limpeza (219), auxiliar de padeiro (71), repositor de mercadorias (53) e ajudante de carga e descarga (48). Também há oportunidades para áreas administrativas, comércio, serviços, indústria e construção civil.

Do total, 1.126 vagas não exigem experiência prévia, ampliando as chances para quem busca o primeiro emprego ou recolocação no mercado. Há ainda 5 vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e 1 vaga temporária.

A Funsat reforça que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio. Por isso, é importante que os interessados mantenham o cadastro atualizado, inclusive no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, onde também é possível acompanhar contratos e informações sobre o seguro-desemprego.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede da Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória. No Polo Moreninhas, o atendimento ocorre até as 13h.

Para concorrer, é necessário comparecer presencialmente com documentos pessoais. A fundação não fornece detalhes das vagas por telefone.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Funsat, no Instagram (@funsat.cg) e Facebook (Funsatcampograndems).

Para acessar as vagas disponíveis clique aqui.

Sistema inédito de assistência farmacêutica é implantado em Campo Grande – CGNotícias

Por MRNews

Campo Grande se torna o primeiro município do Brasil a implantar o e-SUS Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), sistema do Ministério da Saúde que qualifica a gestão de medicamentos e fortalece o atendimento à população.

A implantação começou nesta terça-feira (28), com treinamento ministrado por técnicos do Ministério da Saúde para capacitar as equipes. A partir de amanhã, o sistema entra em operação em duas unidades de saúde da Capital: Leblon e Moreninhas, que serão usadas como projeto-piloto para a expansão em toda a rede.

Segundo a assessora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, Luana Kohler, a iniciativa integra a estratégia nacional de transformação digital na saúde. “Hoje iniciamos a segunda rodada de treinamento e vamos iniciar a implantação do sistema, que vem para substituir o Hórus e modernizar toda a gestão da assistência farmacêutica”, explicou.

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

AUTORIZAÇÃO DA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 10/2026 – Prefeitura Municipal de Bonito

Ela destaca ainda a integração da plataforma com bases nacionais de dados. “O sistema se integra a bases nacionais, permitindo um acompanhamento mais preciso e qualificado dos dados em saúde”, completou.

Screenshot

Outro ponto é o modelo colaborativo de desenvolvimento. “O e-SUS AF está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com uma equipe dedicada à evolução e manutenção da plataforma. Além disso, haverá uma rede de apoiadores em cada estado para auxiliar na implantação e no uso do sistema”, disse.

A adesão ao sistema é voluntária, mas estratégica, segundo Luana. “É uma iniciativa construída de forma tripartite, entre União, estados e municípios. Campo Grande é o primeiro município a aderir e implantar o sistema em sua própria infraestrutura, o que é muito significativo”, afirmou.

A capacitação das equipes é considerada etapa essencial. Para a analista de negócios do IFPB, Lilian Zollikofer, o sistema vai qualificar a gestão da assistência farmacêutica. “Estamos realizando a capacitação e apoiando a implantação do sistema em Campo Grande. O e-SUS AF vem para organizar toda a gestão da assistência farmacêutica, controlando entradas e saídas de medicamentos e qualificando o atendimento tanto para os usuários quanto para os profissionais”, explicou.

Curso de tranças começa com foco em geração de renda – CGNotícias

submissão de trabalhos científicos está aberta até 10 de maio – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, destaca o impacto da tecnologia no atendimento. “No fim, tudo isso se traduz em um atendimento melhor para a população. Quando a tecnologia funciona bem nos bastidores, quem ganha é o cidadão lá na ponta”, afirmou.

Após a fase inicial, será feito o planejamento para expansão do sistema em toda a rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). “Vamos trabalhar em conjunto para organizar a migração completa para o novo sistema e ampliar o uso para outras unidades de saúde”, finalizou Basmage.

Atenção Básica identifica sinais de urgência e garante atendimento ágil em USF da Capital

A Atenção Primária à Saúde, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), exerce papel essencial na prevenção, no acompanhamento contínuo e na identificação precoce de situações de risco. Foi esse olhar atento que, nessa segunda-feira (27), durante atendimento de rotina na Unidade de Saúde da Família (USF) Mumbaba, possibilitou que uma usuária tivesse sinais clínicos sugestivos de urgência prontamente reconhecidos pela equipe médica.

A paciente, Vera Lucia de Lima, de 47 anos, procurou a USF para um atendimento de rotina, mas durante a consulta, a médica da unidade percebeu alterações compatíveis com quadro cardiovascular agudo, como elevação da pressão arterial, dor precordial irradiada para o membro superior esquerdo, parestesia, sudorese e alteração na fala.

Diante da situação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) foi acionado imediatamente. A equipe prestou assistência no local, realizando monitoramento com eletrocardiograma portátil, administração de medicação endovenosa e acompanhamento clínico da paciente.

Para o secretário de Saúde, o médico Luis Ferreira, o caso evidencia a relevância do olhar atento, técnico e humanizado desenvolvido pelas equipes.

“A Atenção Básica é a porta de entrada aos serviços do SUS e atua não apenas na prevenção e acompanhamento contínuo, mas também na identificação precoce de situações graves, contribuindo para respostas rápidas e seguras à população. Garantindo uma assistência integral, temos um atendimento completo e com excelente tempo de resposta do Samu, que destaca a eficiência, a agilidade e o preparo das equipes de urgência e emergência, fundamentais para salvar vidas e assegurar a continuidade do cuidado com qualidade e segurança”, destaca.

Após avaliação da equipe especializada, a usuária foi estabilizada e liberada. “Sou muito grata a Deus por agora estar melhor e principalmente por ter colocado pessoas boas que me atenderam muito rápido. Agradeço muito ao pessoal do postinho, a médica e a enfermeira que me atenderam e sempre me atendem lá e também a equipe do Samu que chegou muito rápido e ficou até o fim comigo. Graças a Deus e a eles eu não precisei ir pra hospital nem a situação foi pior. Agora vou me cuidar melhor pra não que aconteça de novo”, relata dona Vera Lúcia.

TSE tem maioria para cassar mandato do governador de Roraima

Por MRNews

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou nesta terça-feira (28) maioria de votos para cassar o mandato do governador de Roraima, Edilson Damião (União), e determinar a realização de novas eleições no estado.

Na mesma sessão, o tribunal também formou maioria para tornar o ex-governador Antonio Denarium (Republicanos) inelegível pelo prazo de oito anos.

Apesar do entendimento, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quinta-feira (30), quando o resultado deve ser proclamado. 

Conselho de Ética adia análise contra deputados por quebra de decoro| Agência Brasil

Cruzeiro mostra poder de decisão para superar Boca na Libertadores

Até o momento, o TSE entendeu que a chapa que elegeu os políticos cometeu abuso de poder durante a campanha eleitoral de 2022.

O tribunal negou um recurso protocolado pela defesa de Denarium. Em 2023, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou os mandatos de Denarium e Damião por entender que houve ilegalidade na distribuição de cestas básicas e benefícios para reforma de casas durante o ano eleitoral.

No início deste mês, Denarium, que foi eleito governador, deixou o cargo para cumprir o prazo de desincompatibilização e se candidatar ao Senado.

Com a saída, Damião, que era vice-governador, assumiu o comando o governo estadual.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Rio: esquema de segurança do show da Shakira terá quase 8 mil agentes

Defesa

Durante a tramitação do processo, a defesa do ex-governador Denarium pediu a anulação da decisão que cassou o mandato e disse que não houve irregularidades na distribuição dos benefícios. Segundo os advogados, não houve a criação de novos programas sociais, mas a reunião dos já existentes. 

Agência Minas Gerais | Em Ouro Branco, Governo de Minas inaugura primeiro Parque Girassol no interior do estado para fortalecer acolhimento de crianças com deficiência

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, inaugurou, nesta terça-feira (28/4), o Parque Girassol, em Ouro Branco, na região Central do estado. O espaço, público e gratuito, é dedicado à inclusão e ao acolhimento de crianças com deficiência, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A unidade foi instalada dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, mas terá portões abertos para demais crianças que não estejam matriculadas. Durante o evento, algumas delas participaram de apresentação musical para os convidados.

“Esse é um parque que lembra as nossas salas multissensoriais na lógica de estímulo com cor, com textura. Ele tem uma perspectiva lúdica, educacional, desenhado para pessoas com TEA, mas é ao ar livre e dá a oportunidade de a criança interagir com outras e com seus familiares, sendo, portanto, mais amplo que a sala multissensorial. Isso muda muito a interação da família com esse momento de estímulo”, destacou o governador.

“Eu fico feliz de estarmos fazendo essa entrega. É um momento de alegria de a gente perceber que a política pública tem olhado para as crianças com Transtorno do Espectro Autista “, completou Mateus Simões.

 

Cristiano Machado / Imprensa MG

O parque, que tem 70 metros quadrados e recebeu investimento de cerca de R$ 200 mil, foi desenvolvido por profissionais de diferentes áreas, como terapeutas ocupacionais, arquitetos e engenheiros, em parceria com famílias de crianças com TEA. O local reúne equipamentos para o desenvolvimento das crianças, como painéis interativos, rotas de equilíbrio, plataformas de movimento e estímulos ao toque.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, o Governo de Minas já garantiu a expansão do projeto para outras 15 cidades de diversas regiões do estado. A previsão é que, até junho, a iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e com o Instituto AMA, já esteja funcionando na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na região Oeste, no Campo das Vertentes, no Vale do Rio Doce, na Zona da Mata, e no Triângulo Mineiro.

“A expansão do Parque Girassol reflete o compromisso da Sedese de levar políticas de inclusão para todos os mineiros. Esse projeto mostra a importância de fortalecermos essa rede de apoio a quem mais precisa, fomentando espaços públicos em locais de acolhimento que mudam a qualidade de vida das famílias atípicas em todo o estado”, pontuou o secretário interino de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves. 

Espaço multissensorial

O projeto piloto do Parque Girassol foi implementado em Belo Horizonte em dezembro de 2025. Na prática, as famílias passam a contar com um ambiente acessível e adaptado, com brinquedos e estruturas que estimulam o desenvolvimento e a autonomia das crianças, com mais segurança e conforto.

A proposta vai além do desenvolvimento individual e incentiva a convivência entre crianças com e sem deficiência – uma troca que contribui para construir uma sociedade mais inclusiva desde cedo. Os brinquedos também contam com recursos de acessibilidade, como QR Codes que direcionam para conteúdos em Libras, audiodescrição e legendas.

Governo Presente

Ainda em Ouro Branco nesta terça-feira (28/4), o governador se reuniu com o prefeito da cidade, Sávio Fontes, na sede do Executivo municipal. Ele também conversou com servidores públicos sobre os projetos prioritários do Governo de Minas Gerais.

Ambas agendas integram a programação de transferência da capital do estado para Barbacena, dentro da iniciativa Governo Presente.

As transferências provisórias se repetem por 19 cidades até junho, numa ação que busca reconhecer a importância e valorizar cada uma das regiões mineiras, além de possibilitar ao governador conhecer ainda mais de perto as demandas dos moradores locais, incluindo os municípios ao redor de cada capital provisória.

Com isso, o Governo de Minas pretende destacar o papel estratégico desempenhado pelos municípios no fortalecimento das políticas públicas, na descentralização administrativa e na promoção do desenvolvimento regional.

A iniciativa reforça a importância de aproximar a administração pública estadual das diversas regiões de Minas Gerais, estimulando o diálogo federativo, a articulação institucional e a presença do Estado em cada território.