Apesar das criticas, Vojvoda segue prestigiado no comando do Fortaleza
Presidente Marcelo Paz descarta demissão de Vojvoda neste momento, vinculo com o treinador vai até dezembro.
Na arquibancada, o torcedor tem cobrado uma melhor performance, pede a saída de jogadores e até do técnico
Por: Rivail Oliveira, 26/07/2022
Vojvoda quer correções do Fortaleza para surpreender o Fluminense
Fortaleza, CE, 26, (AFI) – O Fortaleza encerrou o primeiro turno da Série A na lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas três vitórias conquistas em 19 partidas. O empate contra o Santos mostrou um time esgotado, desgastado, sem força para reagir. Na arquibancada, o torcedor tem cobrado uma melhor performance, pede a saída de jogadores e até o técnico Juan Pablo Vojvoda, que classificou a equipe para Libertadores, conquistou a Copa do Nordeste, o Campeonato Cearense e está nas quartas de final da Copa do Brasil, já não é mais uma unanimidade no clube.
O principal motivo é a campanha abaixo da expectativa no Brasileirão, o Leão é o lanterna, com apenas 15 pontos em 19 jogos, três vitórias, seis empates e dez derrotas no primeiro turno.
Depois do empate contra o Santos no Castelão, o treinador passou a ser mais criticado pelos torcedores. Ele está há 17 meses à frente do Tricolor do Pici. No entanto, a direção, em que pese o descontentamento de alguns torcedores, confia no trabalho do treinador e acredita na recuperação do time no returno do nacional, mantendo a equipe na elite do Brasileiro.
NUMEROS FAVORÁVEIS
Apesar da campanha ruim no Brasileirão, conspira a favor do treinador argentino um ótimo retrospecto desde que chegou e estreou dia 12 de maio de 2021, na quinta rodada do Campeonato Cearense, quando o Fortaleza goleou o Crato, por 6 a 0, numa quarta-feira, no Estádio Raimundo Oliveira, em Caucaia.
De lá para cá, em 17 meses, foram quase 100 jogos com 162 pontos conquistados, mais de 61% de aproveitamento, com 46 vitórias, 24 empates e 30 derrotas, 148 gols pró e 98 gols contra. Em 2021 foram 85 pontos em 51 jogos, 25 vitórias, 10 empates e 16 derrotas, 77 gols pró e 52 contra, 55,5% de aproveitamento. Em 2022 são 47 jogos, 77 pontos, 21 vitórias, 14 empates e 14 derrotas,71 gols marcados e 46 sofridos, e mais de 54% de aproveitamento.
As conquistas também vêm sendo uma marca de Vovojda, em 2021 fez uma grande campanha no Brasileirão, que deu direito a vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2022, fato histórico no clube, vaga na semifinal da Copa do Brasil, a conquista invicta do Cearense. Por conta disso o nome do treinador chegou a ser cogitado em vários clubes brasileiros no fim do ano passado, mas o Fortaleza manteve o treinador.
Em 2022, apesar das dificuldades, sob o comando de Vovojda, o Fortaleza continuou fazendo ótimas campanhas. Foi campeão da Copa do Nordeste vencendo o Sport nas finais, com 26 pontos em 12 jogos, sete vitórias, cinco empates, 26 gols pró e oito gols contra. Faturou o Cearense, entrando na segunda fase, vencendo o Caucaia nas finais: foram seis jogos, 16 pontos, cinco vitórias e um empate, 13 gols pró e um contra. Na Copa do Brasil, outro feito do treinador, que levou o Leão às quartas-de-finais (vai encarar o Fluminense), e fez até agora quatro jogos com nove pontos, três vitórias e uma derrota, seis gols pró e um contra, passando por Ceará e Vitória.
E na Libertadores, outra boa campanha do argentino. Após uma boa primeira fase, colocou o Fortaleza em segundo lugar, passando para as oitavas de final do torneio Sul Americano, pela primeira vez na história, embora sendo eliminado pelo Estudiantes de La Plata (1 a 1 em casa e derrota por 3 a 0 na Argentina). Mas, fechando a competição internacional com bons números: oito jogos, 11 pontos, três vitórias, dois empates e três derrotas, 11 gols pró e 13 gols contra.
Apesar das criticas, Vojvoda segue prestigiado no comando do Fortaleza 3