ESPORTES

Prefeitura de Limeira instala câmeras de reconhecimento facial em terminal de ônibus – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 A tecnologia permite o reconhecimento facial e funciona com nove câmeras conectadas 24 horas ao Centro de Operações Integradas

 O prefeito Mario Botion acompanhou na manhã desta sexta-feira (10) a inauguração de um sistema inovador de monitoramento no Terminal de Urbano de Limeira, dotado de inteligência artificial. A tecnologia permite o reconhecimento facial e funciona com nove câmeras conectadas 24 horas ao Centro de Operações Integradas (Copi), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, que é operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Dada a complexidade, alcance e capacidade de cruzar informações, trata-se do mais avançado dispositivo de monitoramento em atividade do país.

 “É um sistema de alta tecnologia que facilitará o monitoramento de todo Terminal de Ônibus”, destacou Botion. Segundo o prefeito, a implantação das câmeras no local foi motivada pelo grande número de pessoas que transitam pelas plataformas, que pode chegar a 12 mil nos dias úteis, de acordo com a Sancetur.

 Outra característica observada pelo chefe do Executivo, é que o equipamento opera como “Central de Atendimento Remoto”, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência. “Basta apertar um botão e falar diretamente com o Copi”, comentou. O dispositivo está instalado em uma coluna na parte central do terminal e é de fácil identificação.

 Botion destacou que pretende expandir a tecnologia para toda cidade, principalmente nos prédios públicos. Ele ainda agradeceu ao vereador Betinho Neves, por intermediar a parceria com a iniciativa privada para viabilizar o projeto.

 Também presente ao Terminal Urbano, Betinho Neves falou sobre a necessidade de melhorar a segurança no local, que vinha sendo alvo de pequenos furtos, bem como do apoio do setor produtivo. “Agradeço, pois essa tecnologia irá facilitar tanto a vida das pessoas que circulam pelo terminal quanto da GCM”, completou. A empresa investiu R$ 110 mil na ação.

 O Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, informou que as câmeras têm alcance de até 1 quilômetro, permitindo até mesmo o monitoramento da parte de baixo do Terminal Rodoviário. Ele mencionou ainda que o Copi precisou passar por uma remodelação, a fim de estabelecer a conexão com o novo sistema.

 “Essa tecnologia tem capacidade para identificar mais de 30 atributos de veículos e de pessoas, e futuramente, poderemos inserir bancos de dados de pessoas foragidas da Justiça”, relatou. Na eventual presença de suspeitos, Marchi esclareceu que o sistema dispara automaticamente um alarme no Copi. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *