Policiais de SP participam de treinamento de segurança do FBI





Especialistas que atuam no serviço secreto dos EUA conduzem o seminário de três dias sobre estratégias para prevenção de crimes



As palestras são ministradas por especialistas em segurança do governo americano

Os policiais civis da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, foram convidados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para participar de um treinamento para atuar na prevenção de crimes.

O curso, que começou na terça-feira (19), é realizado no Palácio da Justiça, em Brasília, e terá a duração de três dias. Entre as temáticas estão a visão geral da prática de crimes em larga escala, com a apresentação de um estudo de avaliação de ameaças produzido pelo serviço secreto norte-americano.

Os agentes vão receber orientações para aperfeiçoar a segurança no ambiente escolar e agir preventivamente em variadas situações de risco, como ameaças de bombas, por exemplo. Também serão discutidas estratégias para aperfeiçoar o sistema de recebimento de denúncias e como melhorar a atuação a partir dessas informações.

As palestras são ministradas por especialistas em segurança do governo americano, que atuam diretamente no atendimento contra essas ocorrências e também agem preventivamente para impedir novos crimes. Da DCCiber, dois policiais civis e dois delegados participam do seminário.

Durante os três dias, os agentes terão acesso a panoramas, antecedentes comportamentais dos autores, receberão sugestões de pontos de intervenção precoce, vão analisar o comportamento dos suspeitos, discutir abordagens que não impacte a sociedade e quais as melhores práticas de investigações secretas.

O delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela DCCiber, relatou que as equipes constantemente participam desse tipo de treinamento com o intuito de melhorar tanto as ações durante a ocorrência, quanto para encontrar formas de agir preventivamente. “Lá eles vão apresentar alguns casos para proteção e prevenção de provas digitais em caso de ameaça, aprimoramento da segurança por meio de um modelo de avaliações de ameaças, entre outros assuntos”, disse.

Haverá, ainda, a troca de informações e experiências conforme a realidade de cada região, análise de intervenção policial, processo legal utilizado durante a ocorrência, entre outras práticas adotadas pela polícia mundo afora.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Sedese e Servas assinam contrato de gestão para impulsionar ações de desenvolvimento social no estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e o Serviço Social Autônomo (SSA-Servas) firmaram, nesta quarta-feira (20/3), uma parceria inédita para impulsionar ações complementares às políticas públicas de desenvolvimento social no estado.

O documento, primeiro contrato de gestão assinado entre o Governo do Estado e um Serviço Social Autônomo, prevê iniciativas que visam à redução da desigualdade, erradicação da pobreza e da fome, além da melhoria na qualidade de vida da população em Minas Gerais.

O contrato de gestão inclui ainda iniciativas que potencializam e aceleram o acesso aos serviços básicos, capacitação profissional, geração de emprego e renda, programas e projetos voltados para a assistência social destinados para os grupos vulneráveis, fomentando uma rede de parceiros capaz de amplificar a inclusão social.

Estão previstas ações de capacitação para os segmentos da assistência social e direitos humanos (criança e adolescente, mulher, idoso, família, população em situação de rua, etc), visando uma maior profissionalização e sustentabilidade das instituições socioassistenciais do estado de Minas Gerais, por meio de projetos específicos a serem desenvolvidos com diferentes públicos-alvo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, afirma que este é o momento de uma nova gestão e de uma nova forma de administrar com mensuração de impacto para a sociedade. O contrato traz uma metodologia que soma à inovação.

“O Servas vai qualificar entidades socioassistenciais, favorecendo o ecossistema de assistência social para prestar um melhor serviço de assistência e desenvolvimento social para os mineiros. E isso não tem preço, é uma onda positiva! Nós vamos ser exemplo para todos os estados do Brasil”, finaliza.

Para a presidente do SSA-Servas, Christiana Renault, a celebração desse instrumento jurídico é a forma mais moderna de uma entidade do terceiro setor estreitar a sua relação com o Governo do Estado. “Este passo terá um impacto muito positivo para a assistência social no estado, pois seremos vetores de benefícios para chegar diretamente aos mineiros em situação de vulnerabilidade social”.

A partir deste contrato, o Servas vai estabelecer estratégias com empresas, órgãos públicos e instituições parceiras para garantir recursos materiais e financeiros no apoio a programas e projetos.

Horóscopo do Dia de Hoje Previsões dos astros para seu signo, HOJE QUINTA (21/03/24)

Por MRNews

Horóscopo: Previsões Celestiais para hoje

Por maisalma.com

Horóscopo para quinta-feira:

Áries: Hoje é um bom dia para focar em seus objetivos de longo prazo. Mantenha-se determinado e comprometido com suas metas, e você poderá fazer progressos significativos.

Touro: Esteja aberto a novas ideias e perspectivas hoje. Uma conversa inesperada pode levar a oportunidades interessantes. Esteja pronto para aproveitar as possibilidades que surgirem.

Gêmeos: Concentre-se em cuidar de sua saúde e bem-estar hoje. Faça escolhas saudáveis e reserve um tempo para relaxar e recarregar suas energias.

Câncer: Seja gentil consigo mesmo e com os outros hoje. Esteja aberto para expressar suas emoções e se conectar verdadeiramente com aqueles ao seu redor.

Leão: Este é um bom momento para focar em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Dedique tempo para fortalecer laços e resolver quaisquer conflitos pendentes.

Virgem: Você pode se sentir especialmente criativo e inspirado hoje. Aproveite essa energia para explorar novas ideias e projetos.

Libra: Esteja aberto para mudanças inesperadas em sua rotina hoje. Flexibilidade será fundamental para lidar com qualquer imprevisto que surgir.

Escorpião: Confie em sua intuição ao lidar com questões financeiras hoje. Esteja atento a oportunidades de investimento, mas também seja cauteloso ao tomar decisões importantes.

Sagitário: Procure equilibrar suas responsabilidades pessoais e profissionais hoje. Priorize suas tarefas e delegue quando necessário para evitar sobrecarga.

Capricórnio: Este é um bom momento para se concentrar em sua vida doméstica e familiar. Dedique tempo para fortalecer laços e criar um ambiente acolhedor em casa.

Aquário: Mantenha-se aberto para aprender algo novo hoje. Esteja receptivo a novas informações e perspectivas que possam expandir seus horizontes.

Peixes: Confie em sua intuição ao lidar com questões emocionais hoje. Reserve um tempo para se conectar consigo mesmo e para praticar a autocompaixão.

Confira a programação da operação Cata-bagulho das próximas semanas – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Nas próximas semanas a Operação Cata-bagulho atenderá os seguintes bairros:

✅Sábado (23/03): Portal das Colinas, Village Mantiqueira;

✅Sábado (06/04): Vila Santa Maria, Figueira, Jardim Nova Era, Jardim Padroeira, Residencial Augusto Fillipo, Olaria José;

✅Sábado (13/04): Campo do Galvão, Vila Alves.

Separe os materiais inservíveis para serem recolhidos, com exceção de restos de material de construção e roupas, lembrando que eles devem ser colocados para fora de casa até o 12h.

Essa ação faz parte da Campanha contra a Dengue do município ao eliminar materiais que são criadouros para os mosquitos e abrigo de animais peçonhentos, envolvendo uma força-tarefa da Administração Municipal.

Para uma cidade limpa, precisamos da colaboração de todos!

Visitas técnicas são realizadas pela CCGE em outros órgãos da administração pública – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A iniciativa faz parte de uma estratégia de aproximação e incentivo à utilização assertiva dos recursos públicos.

Na tarde da última terça-feira (19), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) realizou visita técnica na Secretaria de Administração do Estado (SAD-MS). O momento foi marcado pelo compartilhamento de informações e orientações em relação à matéria correicional. 

Segundo a corregedora-geral do Estado, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira, é de suma importância a aproximação da CGE-MS – órgão central do sistema de controle interno governamental -, com os servidores de outras pastas.

Para ela, através desse tipo de investida é gerada a oportunidade para que dúvidas sejam sanadas. “Essas visitas possibilitam a troca de informações sobre atribuições, normativos e instrumentos de atuação. Além disso, facilitam a emissão de sugestões para o aprimoramento das atividades”, disse.

De acordo com o chefe seccional da CGE-MS vinculado a SAD, Raphael Noleto Auad de Gomes, “esse tipo de iniciativa é importante tanto para o órgão de controle interno quanto para os demais órgãos do Poder Executivo. Isso porque, além de ter foco no aperfeiçoamento da gestão pública e na promoção da efetividade das políticas públicas, a CGE-MS visa o fortalecimento de um ambiente ético e íntegro”.

Ele acrescenta ainda que essa proximidade se faz necessária no sentido de fomentar uma relação de parceria para que o controle interno possa ser eficaz e realizado de forma preventiva. “No final, quem ganha com isso é o estado de Mato Grosso do Sul e o cidadão sul-mato-grossense”, finalizou.

Além da SAD, este ano já receberam a visita da CGE-MS a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Nas ocasiões, foram confirmados o fortalecimento das Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI) e a disposição da CGE-MS em auxiliar no cotidiano dos gestores.

Para a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agraer, Sônia Diogo, “foi uma oportunidade para apresentação das necessidades e obstáculos encontrados no dia a dia e, a partir disso, viabilizarmos a mitigação de riscos das atividades da Instituição”.

A importância da realização desse tipo de iniciativa pode ser percebida, também, em relação à utilização dos sistemas implementados. “São visitas extremamente importantes, pois a partir delas os órgãos passam a compreender a necessidade de atender aos apontamentos dos relatórios de auditoria de maneira eficiente.

Para citar um exemplo, a inicialização no e-PAD – sistema que organiza as informações dos procedimentos administrativos correcionais e gera peças necessárias para condução dos procedimentos disciplinares -, é algo que considero uma excelente contribuição”, destacou a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agesul, Cínthia Regina Miranda Ratier Carli.

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: SAD-MS

Prefeitura entrega unidade móvel da  Casa do Cidadão Zeladoria – Agência de Notícias

Fotos: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), iniciou, na tarde desta quarta-feira (20), os trabalhos da Casa do Cidadão Zeladoria Móvel. A entrega da unidade aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI) 64 “Joana Francisco Simon Sola”, localizado na Rua Constantino Spanghero, 106, na Vila Rica, zona leste da cidade.

A unidade itinerante da Casa do Cidadão  Zeladoria funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h,  sem a necessidade de agendamento prévio. Ela será responsável por levar a população serviços do Procon, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A equipe da Casa do Cidadão Móvel também atenderá os serviços da Urbes – Trânsito e Transportes, entre eles, vendas de créditos (social e estudante); venda por QRCode; emissão da primeira via do cartão cidadão; bloqueio e desbloqueio de cartões de ônibus; protocolo de indicação do condutor; protocolo de defesa e recursos; protocolo de pedido de reembolso; emissão de Cartão de Estacionamento da Pessoa Idosa (CEPI) e Cartão de Estacionamento da Pessoa com Deficiência (CEPD). Além disso, será ofertada a emissão de autorizações de trânsito, autorização de interdição parcial e total de via pública, mudança de tráfego, entre outros.

Até sexta-feira (22), a unidade itinerante da Casa do Cidadão Zeladoria ficará em frente ao CEI 64, que fica na Rua Constantino Spanghero, 106, na Vila Rica. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) informarão os locais de atendimentos semanalmente.

Aula inaugural abre atividades do Decolar em 2024

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

O programa Decolar (Desenvolvimento do Potencial e Talento) da Prefeitura de São José dos Campos deu início às atividades deste ano nesta quarta-feira (20).

Em uma aula inaugural no MIC (Museu Interativo de Ciências), os novos integrantes foram recebidos pelos alunos que já participavam do programa para começar uma jornada de crescimento pessoal e acadêmico.

O Decolar acontece na rede de ensino municipal buscando identificar alunos com altas capacidades e acompanhando com atividades diferenciadas no contraturno escolar.

O programa visa estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho.

A partir dessa programação, são planejadas ações semanais nos diversos campos do conhecimento humano. São várias opções em áreas que trabalham criatividade, habilidades e expressão, ciências, investigação e tecnologia, comunicação, organização e humanidades.

Novatos e veteranos

Sara Lima, de 13 anos, é aluna da Emefi Emmanuel Antônio dos Santos e está dando os primeiros passos no programa.

“O Decolar é uma oportunidade muito boa para aprendermos coisas novas, que podem ajudar até na nossa carreira. Eu quero ser médica quando crescer e hoje estamos tendo aula de anatomia aqui, estou adorando!”, afirmou.

Sara atenta durante a aula | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Há dois anos no programa, Anthony Gabriel, de 13 anos, que estuda na Emefi Prof. Hélio Augusto de Souza, também está empolgado para os ensinamentos deste ano.

“Este projeto é sensacional, uma ótima maneira de nos descobrirmos e realizarmos coisas que nem imaginávamos que éramos capazes. Eu me inscrevi em sete cursos e estou muito animado para as aulas de dublagem e edição de vídeo”, comentou.

Anthony, hoje no 8º ano, coleciona muitos aprendizados do programa | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

No total, 275 alunos com altas habilidades de 50 escolas diferentes estão inseridos no programa, que faz parte da Educação Especial Inclusiva. As atividades seguem até dezembro deste ano.

Voluntária desde 2021, Camila Lidiane de Morais é professora da rede e já passou pelo Decolar como aluna.

“Aqui é um espaço não só de aprendizados, mas também de autoconhecimento e interação entre eles. Para nós, é gratificante trabalhar com essa curiosidade e construção pessoal deles”, destacou.

Camila ministra as oficinas de anatomia e biologia | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Atualmente, cerca de 70 voluntários doam tempo e conhecimento para conduzir as oficinas com os alunos junto com os professores facilitadores e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

As inscrições para novos voluntários ficam abertas durante o ano todo. O edital com a lista de documentos e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 3912-1064 e por e-mail: cedet.cee@sjc.sp.gov.br.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação assistida pela equipe de especialistas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Edital conjunto entre IFSP e IFSULDEMINAS culmina em projetos de sucesso – IFSP

Resultado do trabalho em rede enfoca necessidades dos arranjos produtivos locais

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) finalizaram com êxito o Edital Conjunto nº 1/2022, evidenciando resultados promissores. Os projetos selecionados, frutos da colaboração entre pesquisadores de ambas as instituições, visaram atender às demandas da sociedade e aos arranjos produtivos locais.

Denominados “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: Diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas” e “Desenvolvimento de software/aplicativo para gestão de propriedades cafeeiras”, os projetos receberam apoio financeiro de R$30 mil cada um. Esse montante permitiu não só a remuneração de bolsistas, mas também a aquisição de recursos necessários para o desenvolvimento das pesquisas.

O objetivo do edital foi estimular a criação de soluções técnicas e tecnológicas que beneficiassem a comunidade, conectando-se, quando pertinente, com a Extensão, em harmonia com o mundo do trabalho e a educação profissional e tecnológica.

Coordenado pelo professor Lincoln Amaral, do Campus São João da Boa Vista do IFSP, e pela servidora, Aloísia Rodrigues Hirata, do IFSULDEMINAS, o projeto “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável” contou com a parceria de diversas entidades, como Embrapa, Unicamp, Fundação Itesp, Amater, Articulação Paulista de Agroecologia (APA) e Associação Brasileira de Agroecologia. A investigação realizada resultou em um minucioso mapeamento e georreferenciamento das principais atividades em Agroecologia e Agricultura Orgânica nas regiões do Leste Paulista, abrangendo 95 municípios, e do Sul de Minas, com 131 municípios. Essa iniciativa culminou na criação de um banco de dados acessível ao público, disponível através do link: https://agroecologiaemrede.org.br/. Esse recurso permite a consulta dos resultados obtidos, fornecendo um amplo panorama das práticas agroecológicas na área estudada. Além disso, a pesquisa gerou um extenso catálogo de ações positivas em Agroecologia, que têm potencial para orientar a formulação de políticas públicas voltadas para o setor. Como parte das atividades, foram promovidos dois intercâmbios entre agricultores das duas regiões, realizados em Inconfidentes/MG e Nazaré Paulista/SP. Esses eventos facilitaram o reconhecimento e a troca de informações entre as redes, organizações e experiências agroecológicas identificadas durante o estudo, promovendo uma colaboração frutífera entre os envolvidos.

Por sua vez, o projeto “Desenvolvimento de software/aplicativo para gestão de propriedades cafeeiras”, conhecido como èpCafé, liderado pelos Campi Salto (IFSP) e Inconfidentes (IFSULDEMINAS), concentrou-se na criação de uma ferramenta de rastreabilidade para a lavoura cafeeira. Realizaram-se atividades de levantamento de requisitos junto a produtores cafeeiros em várias cidades de Minas Gerais. O aplicativo, agora em desenvolvimento, promete facilitar a gestão das propriedades, trazendo inovação para os pequenos e médios cafeicultores.

Ao proporcionar uma plataforma acessível e intuitiva, o èpCafé visa não apenas melhorar a gestão das fazendas, mas também integrar as famílias dos cafeicultores no processo produtivo, inclusive mulheres, ampliando sua participação na agricultura e promovendo a inclusão tecnológica.

Esses projetos destacam-se pela sua abordagem específica no setor agroindustrial do café, representando avanços significativos para a agricultura regional.

 

 

 

 

 

Procon-JP fiscaliza supermercados para recolher 10 marcas de azeites de oliva suspensas pelo Ministério da Agricultura

O Procon-JP está fiscalizando os supermercados da Capital para conferir se os estabelecimentos retiraram de circulação as 10 marcas de azeite de oliva extravirgem irregulares de acordo com determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Medida Cautelar, respaldada pelo Decreto 11.130, prevê o recolhimento das seguintes marcas: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vicenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

A medida para recolhimento dessas marcas de azeite de oliva é um desdobramento da Operação Getsêmani, que identificou esquema ilícito de importação, adulteração, distribuição, embalagem, rotulagem e comercialização clandestina de azeite fraudado, ocorrida no início deste mês em todo País.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, explica que os fiscais percorreram dezenas de supermercados, mas não encontraram nenhuma das marcas em questão expostas nas prateleiras. “Não houve nenhum recolhimento de nenhuma das marcas. Segundo os próprios comerciantes, os supermercados que comercializam alguma das marcas já fizeram o recolhimento tão logo foram notificados pelo Mapa”.

Os estabelecimentos que porventura ainda comercializam algumas das marcas previstas pelo Ministério devem fazer o recolhimento imediato e comunicar ao Mapa através do canal oficial Fala.BR para que seja feita a ação fiscal para a correta destinação dos produtos.

Consumidores – No caso dos consumidores que adquiriram alguns desses produtos, o Ministério recomenda que suspenda o consumo de forma imediata e, se assim desejar, podem solicitar a substituição. Devem, ainda, comunicar ao Mapa através do Fala.BR, em qual estabelecimento e endereço foi adquirido o azeite de oliva em questão.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Recepção: 83 3213-4702
Instagram: @procon_jp
Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179
WhatsApp Transporte público: 83 98873-9976

Polícia descobre empresa de fachada usada como depósito de drogas no interior de SP





Mais de 150 tijolos de cocaína foram apreendidos; um homem foi preso em flagrante



A ação ocorreu em Bálsamo, cidade da região de São José do Rio Preto

Os policiais civis da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) prenderam um homem de 51 anos com 156 tijolos de cocaína pura e pasta base – o produto está avaliado em R$ 5 milhões. Os entorpecentes estavam armazenados em um depósito às margens da rodovia Euclides da Cunha (SP-320). A ação ocorreu na terça-feira (19) em Bálsamo, cidade da região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

De acordo com as informações do setor de inteligência da Dise, os suspeitos transportavam as drogas em caminhões e armazenavam em uma funilaria, que funcionava de fachada. Do depósito, o entorpecente abastecia pontos do tráfico em municípios da região de São José do Rio Preto.

Na ação, que contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), um homem foi preso em flagrante. Três caminhões e três reboques que, supostamente eram usados para transportar a droga, foram apreendidos.

Os entorpecentes apreendidos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia. O suspeito foi indiciado por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça. A Dise investiga o crime para identificar outros participantes da organização criminosa.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap