São José dos Campos receberá, entre abril e novembro, um curso livre de audiovisual, voltado à produção cinematográfica com 40 vagas disponíveis. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 2 de abril.
As aulas, no Cine Teatro Benedito Alves, fazem parte do projeto Flafe (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo), iniciativa gratuita dedicada à formação de novos profissionais do Vale do Paraíba. São oferecidas até 40 vagas para moradores da região com mais de 16 anos.
O curso, ministrado pela Master Shot, conta com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Inscrição
Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do projeto.
Os candidatos serão selecionados a partir de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais. A formação é totalmente gratuita, de longa duração e com aulas durante a semana, que serão ministradas no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos.
O projeto visa capacitar profissionais de maneira prática e alinhada com a realidade do setor. As aulas presenciais serão realizadas três vezes na semana, de abril a novembro, em um dos cinemas mais icônicos de São José dos Campos, o Cine Teatro Benedito Alves.
Etapas
O programa de aulas tem duas vertentes centrais. A primeira parte de um ciclo inicial de fundamentos globais do audiovisual para chegar a um aprofundamento mais específico dos variados setores da sétima arte por meio de núcleos de especialização em roteiro, direção, produção, direção de foto, arte e de som.
A segunda vertente foca em dar passos em direção ao sonho de solidificar um novo mercado da economia criativa fora da capital, trazendo conteúdos sobre novas mídias, regionalização do audiovisual e outras possibilidades contemporâneas de se trabalhar nesse setor criativo.
O projeto prevê ainda ações pela cidade que vão extrapolar o ambiente da sala de aula, como um circuito de oficinas e exibições em regiões periféricas e universidades de São José dos Campos, aberto a toda a sociedade civil e professores.
E os alunos terão a oportunidade de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Nessas produções, os estudantes colocam a mão na massa e vivenciam o que aprenderam nas aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e arte. Ao final do curso, os alunos participarão de uma montagem coletiva e também de uma seleção para participação na coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Convidados especiais
A formação irá contar com nomes ilustres do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia indicado ao Oscar César Charlone (de “Cidade de Deus”) e João Paulo Miranda (diretor multipremiado, de trabalhos como “Casa de Antiguidades”), e também tem em suas cadeiras de professores uma predominância de profissionais renomados do interior de São Paulo, com o objetivo de exemplificar na prática para os alunos uma perspectiva possível e realista de como ser artista audiovisual fora da capital paulista.
Processo seletivo
Para ser aluno da Flafe, é preciso passar por uma seleção. O projeto prevê um mínimo de 50% de inscrições destinadas a vagas afirmativas (mulheres, negros, indígenas, transexuais, PCD e mães solteiras) e oferece duas bolsas de monitoria para alunos em vulnerabilidade econômica.
“A Flafe – Master Shot busca inspirar e capacitar uma nova geração de profissionais, promovendo uma produção mais diversificada e representativa da nossa identidade regional. Queremos fomentar, com uma pedagogia cautelosamente planejada, profissionais criativos, proativos e com qualidade técnica nas suas realizações, e que, principalmente, desenvolvam senso de realidade do mercado que estão inseridos, buscando ativamente oportunidades e desenvolvimento sustentável de suas carreiras”, afirma Marcella Arnulf atriz, roteirista e uma das fundadoras do projeto, ao lado de Leo Grego, diretor geral da Flafle.
O bispo auxiliar da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus, visitou, na tarde desta quarta-feira (20), o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), ocasião em que abençoou pacientes, profissionais de saúde e servidores que integram a equipe do hospital. Durante a visita, o religioso foi recebido pela diretora geral da unidade, a médica Adriana Lobão, e o pároco da Capela Santa Isabel, monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos.
Dom Alcivan Tadeus, ao lado do monsenhor Ednaldo Araújo, celebrou uma missa, com a participação de pacientes e funcionários. “Os médicos, os profissionais da saúde, cuidam do corpo, nós cuidamos da alma e é importante que unamos essas duas coisas. Então, a casa de saúde deve ser sempre esse lugar onde podemos encontrar a dimensão humana. Que a comunidade do hospital, os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens, todos aqueles que fazem o corpo do hospital, possam cada vez mais se dedicar a esse trabalho, essa missão, e lutarem sempre para fazer o melhor pelo bem daqueles que aqui se encontram. Que aqui seja sempre esse lugar de acolhimento, de cuidado para com os doentes, os necessitados e, em especial, dos mais desalentados da sociedade, que precisam muito dessa atenção especial”, disse o religioso.
No encontro, a diretora-geral Adriana Lobão fez um resumo das ações realizadas pelo HMSI, que com suas diversas especialidades, tem contribuído para a saúde da população, garantindo atendimento de qualidade aos usuários da Rede Municipal de Saúde. “É uma equipe que está sempre disposta a fazer o melhor, de forma a contemplar as necessidades dos nossos pacientes”, ressaltou a médica.
Governador em exercício Felicio Ramuth libera análise para obras em trecho de 40 km; levantamento deve ser concluído até o final de 2024
O governador em exercício Felicio Ramuth esteve em Ubatuba nesta quarta-feira (20) e autorizou a concessionária Tamoios a iniciar estudos para melhorias da Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (SP-055), no trecho de aproximadamente 40 km até a cidade de Caraguatatuba. A previsão é que os estudos sejam concluídos até o final de 2024.
“O projeto tem custo de R$ 12,5 milhões e está sendo executado em risco pela concessionária Tamoios. Aqui, houve uma parceria entre a concessionária e o Governo do Estado para que se desenvolvesse este projeto, que é o início de tudo. É uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas para que aqui tenhamos um trecho com a melhor qualidade possível, aproveitando a área de domínio da rodovia e a oportunidade para fomentar o desenvolvimento turístico e urbano”, afirmou Felicio.
“O turismo é uma grande fonte de emprego sustentável e é importante que a gente tenha no Litoral Norte as condições de infraestrutura”, reforçou o governador em exercício. Quando o projeto executivo for concluído, o Governo de São Paulo fará uma avaliação técnica para avaliar se as obras serão executadas com investimentos estaduais ou por meio de concessão.
Os estudos irão abranger o tráfego e demanda de veículos, propondo melhorias e levando em consideração aspectos ambientais e econômico-financeiros. As análises visam identificar soluções eficazes para investimentos, operação e manutenção.
O levantamento também vai avaliar a viabilidade de implantação de pedágios do modelo free flow, seguindo os padrões já estabelecidos pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), garantindo a qualidade da infraestrutura rodoviária no território paulista. O sistema dispensa a implantação de praças de pedágio e garante ao usuário mais justiça tarifária.
Após a elaboração do projeto pela concessionária Tamoios, o estudo será submetido à análise de equipes técnicas da Secretaria de Parceria em Investimentos e da Artesp.
“Os estudos irão propor soluções ao trecho para melhorar a infraestrutura viária, facilitar o tráfego e oferecer mais segurança ao usuário. Essa autorização reafirma o compromisso do Governo do Estado com a qualidade de serviço prestado ao cidadão”, afirmou o diretor-geral da Agência, Milton Persoli.
Escola em São Sebastião
Também nesta quarta, o governador em exercício autorizou a liberação de R$ 33 milhões para a construção de dois prédios para atendimento a alunos na educação infantil e ensino fundamental na cidade de São Sebastião.
O investimento vai viabilizar a construção da nova sede da escola municipal Nair Ribeiro de Almeida e uma nova creche em terreno fornecido pela prefeitura. O investimento será feito por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Interferência de Sabrina Sato no BBB24: Questionando a Integridade do Jogo
No cenário dinâmico do Big Brother Brasil, onde cada movimento dos participantes é minuciosamente observado pelo público e debatido nas redes sociais, a recente aparição de Sabrina Sato no BBB24 desencadeou uma onda de controvérsia e especulação.
A breve visita da renomada apresentadora à casa mais vigiada do país foi marcada por um momento que gerou revolta entre os telespectadores. Durante sua interação com os participantes, Sabrina Sato dirigiu um elogio à esposa de Davi Brito, um dos competidores do reality. O comentário aparentemente inocente, no entanto, desencadeou uma série de reações negativas, com muitos espectadores apontando uma possível interferência externa no jogo.
A reação imediata nas redes sociais foi de descontentamento e desconfiança. Muitos argumentaram que o elogio de Sabrina Sato poderia influenciar favoravelmente a percepção dos outros participantes sobre Davi, potencialmente afetando sua posição no jogo. Comentários como “Essa edição do BBB está surreal, mais manjada, impossível” e “Que bizarro. Quero que Davi ganhe, mas isso foi um pouco demais” ecoaram nas plataformas digitais, evidenciando a frustração e a perplexidade dos fãs do programa.
Além disso, a aparição de Sabrina Sato levantou questões mais amplas sobre a integridade do jogo e a imparcialidade das informações fornecidas aos participantes. A especulação sobre possíveis influências externas no andamento do programa alimentou debates sobre a transparência e a equidade do processo, colocando em xeque a confiabilidade do ambiente competitivo do Big Brother Brasil.
Diante desses eventos, torna-se crucial para a produção do programa e para os espectadores refletir sobre os limites da intervenção externa e a importância de preservar a autonomia e a imparcialidade do jogo. Afinal, a essência do Big Brother Brasil reside na capacidade dos participantes de forjar suas próprias estratégias e relacionamentos, sem interferências externas que possam distorcer o curso natural do jogo.
Em última análise, a controvérsia gerada pela aparição de Sabrina Sato no BBB24 destaca a delicada interação entre entretenimento e transparência no universo dos reality shows, enfatizando a necessidade de salvaguardar a integridade e a equidade do jogo para garantir uma experiência autêntica e imersiva para os participantes e espectadores.
Raquele demonstra gesto de coragem ao se despedir de Davi no BBB24
Na noite de terça-feira, 19 de março de 2024, os telespectadores do BBB24 testemunharam a saída de Raquele do reality show da Rede Globo. A eliminação da participante ocorreu após um paredão acirrado contra Alane e Beatriz, onde Raquele deixou a casa com expressivos 87,14% dos votos do público, evidenciando uma alta rejeição por parte dos espectadores.
O momento marcou a maior rejeição desta temporada do programa, até então. Apesar da rivalidade entre seu grupo e o grupo liderado por Davi dentro da casa, Raquele surpreendeu ao se despedir do motorista de aplicativo com um gesto de generosidade e empatia. Ao abraçar Davi, ela deixou para trás todas as divergências e problemas enfrentados durante o jogo, proferindo as palavras: “Acabou o jogo, Davi”.
Esse gesto de Raquele ressoou intensamente nas redes sociais, gerando comoção e reflexões sobre a importância do perdão e da reconciliação, mesmo em ambientes competitivos como o BBB. A despedida de Raquele evidenciou sua coragem e maturidade ao optar pelo entendimento e pela paz, em vez de alimentar conflitos passados.
A saída de Raquele marca mais um momento especial nesta edição do BBB24, que continua surpreendendo o público com suas reviravoltas e emoções. Com a eliminação de Raquele, restam agora 11 participantes na casa mais vigiada do Brasil, todos eles ansiosos por enfrentar novos desafios e disputar o tão almejado prêmio final.
A atitude de Raquele serve como um lembrete poderoso de que, mesmo em meio a competições acirradas, é possível cultivar a empatia e a compreensão mútua. Seu gesto de despedida não apenas emocionou os espectadores, mas também ressaltou a importância do perdão e da cordialidade nas relações humanas, mesmo em circunstâncias adversas como as vivenciadas no confinamento do BBB24.
Análise do Conflito na Casa do BBB24: Desavenças à Mesa
No universo do Big Brother Brasil 24, onde as emoções são intensas e as interações sociais estão sob os olhos do público, cada gesto pode desencadear reações surpreendentes. Recentemente, uma situação na casa gerou controvérsia e desentendimentos entre os participantes, especialmente entre Fernanda, Davi e Beatriz (Bia).
A cena em questão ocorreu durante a preparação da mesa para o jantar, uma tarefa que geralmente é vista como um momento de colaboração e união entre os colegas de confinamento. Davi, conhecido por sua meticulosidade e atenção aos detalhes, dedicou-se a arrumar a mesa de jantar com esmero, garantindo o conforto e a estética para todos os participantes.
No entanto, a reação de Fernanda surpreendeu a todos. Irritada com a exposição da comida, Fernanda decidiu desfazer todo o trabalho de Davi, desarrumando a mesa e expondo sua insatisfação com a situação. Esse gesto provocou uma série de reações na casa, revelando divergências e tensões subjacentes entre os participantes.
Por um lado, Fernanda expressou sua preocupação com a higiene e o cuidado com a comida ao desmontar a mesa. Sua atitude pode ter sido motivada pelo desejo de garantir a segurança alimentar de todos os colegas, evitando possíveis contaminações ou deterioração dos alimentos. No entanto, sua ação também pode ser interpretada como impulsiva e desrespeitosa em relação ao trabalho de Davi.
Por outro lado, Davi, que investiu tempo e esforço na preparação da mesa, pode ter se sentido frustrado e desvalorizado pela atitude de Fernanda. Sua reação inicial pode ter sido de choque e incompreensão diante da rápida desmontagem de seu trabalho. Além disso, a intervenção de Bia, que reconstruiu a mesa após o gesto de Fernanda, evidencia a solidariedade e o apoio entre os participantes, mas também pode ter contribuído para a escalada do conflito.
É interessante notar como essa situação revela dinâmicas de poder, comunicação e convivência dentro da casa do BBB24. A forma como os participantes lidam com divergências e conflitos pode influenciar não apenas suas relações interpessoais, mas também sua popularidade junto ao público. Nesse contexto, é fundamental cultivar a empatia, o respeito mútuo e a capacidade de dialogar para promover uma convivência harmoniosa e construtiva.
À medida que o jogo avança e novas situações surgem, é provável que mais conflitos e desafios surjam na casa do BBB24. No entanto, cabe aos participantes aprender com suas experiências, buscar soluções pacíficas e fortalecer os laços de amizade e colaboração para enfrentar os desafios que surgirem no caminho. Afinal, no Big Brother Brasil, assim como na vida real, a verdadeira vitória está na capacidade de superar adversidades e crescer com elas.
Davi Cravou que Raquele Sai: Análise do 13º Paredão do BBB 24
O Big Brother Brasil 24 mais uma vez agita o público com mais um paredão eletrizante. Desta vez, Alane, Beatriz e Raquele disputam pela permanência na casa mais vigiada do país. A formação do paredão, ocorrida neste domingo (17), trouxe reviravoltas e estratégias que podem mudar o rumo do jogo.
A liderança de Giovanna na última quinta-feira (14) iniciou o processo de formação do paredão. Após vencer a Prova do Líder, algumas controvérsias surgiram em relação à sua vitória, mas a produção do programa esclareceu os fatos. Com isso, Giovanna teve a responsabilidade de indicar os primeiros alvos da semana.
A dinâmica do jogo ganhou ainda mais emoção com a aquisição do Poder Curinga da Verdade por Raquele, que teve o poder de vetar a imunização concedida pelo Anjo a Beatriz. Essa jogada estratégica mudou o curso do jogo, colocando Beatriz novamente na mira dos participantes.
A formação do paredão se desenrolou com votos abertos e o contragolpe dos indicados, levando Davi, Alane e Raquele à berlinda. O consenso entre os participantes do grupo Fada resultou na indicação de Raquele, acrescentando mais um nome à lista de emparedados.
No entanto, a reviravolta veio com a Prova Bate-Volta, onde Davi se destacou e garantiu sua permanência na casa, deixando Alane e Raquele na disputa direta pela permanência no jogo.
A estratégia e as alianças formadas ao longo do jogo ganham cada vez mais destaque, mostrando que cada decisão pode ter um impacto significativo no resultado final. A torcida se divide, e os fãs aguardam ansiosos para saber quem será o próximo eliminado do BBB 24.
Enquanto isso, os participantes seguem em busca da vitória, enfrentando desafios e provações que testam suas habilidades e capacidades dentro da casa mais vigiada do Brasil.
O desfecho do 13º paredão do BBB 24 promete ser emocionante, com reviravoltas e surpresas que mantêm o público ligado no desenrolar dos acontecimentos. Resta agora aguardar o resultado da eliminação, que será revelado na terça-feira (19), e acompanhar de perto os próximos capítulos dessa intensa jornada pelo prêmio milionário.
Poder do Anjo pode virar um tiro no pé de Matteus no BBB24; brother conquistou carro 0 km
Na tarde do último sábado, dia 16, ocorreu a tão esperada Prova do Anjo no Big Brother Brasil 24, que além de oferecer imunidade, também proporcionava a chance de ganhar um carro zero quilômetro. Os participantes incluídos na disputa aguardavam ansiosamente pela oportunidade, que despertou interesse tanto dos residentes da casa quanto dos telespectadores.
Entre os participantes sorteados para a Prova do Anjo estavam Isabelle, Leidy Elin, Beatriz, Pitel, MC Bin Laden, Lucas Henrique, Fernanda e Matteus. No entanto, alguns não tiveram a sorte necessária para participar, como Alane, Davi e Raquele, que ficaram de fora da competição.
A sorte sorriu para Matteus, residente na cidade de Alegrete, no interior do estado do Rio Grande do Sul, que ficou radiante com a vitória e emocionado por conquistar o carro, que ele declarou ser o primeiro veículo que conseguiu em sua vida.
Após sua vitória, Matteus teve o poder de escolher participantes para um almoço especial do anjo, optando por Davi, Isabelle e Alane. Como contrapartida, colocou MC Bin Laden e Fernanda no castigo do monstro.
Entretanto, o que poderia parecer uma grande vantagem para Matteus pode acabar se tornando um problema. Com o poder curinga adquirido por Raquele, ele pode ter sua escolha de imunidade anulada, dependendo de quem ele escolher para receber o colar da imunidade, conforme a dinâmica da semana anunciada por Tadeu Schmidt.
Portanto, mesmo com a conquista do carro e a imunidade, Matteus pode acabar em uma situação delicada, onde seu poder do anjo pode se tornar um tiro no pé, dependendo das reviravoltas no jogo. O que o futuro reserva para o brother nesta jornada no BBB24 só o tempo dirá.
Instrumento econômico de incentivo à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi tema de workshop realizado nesta quarta-feira (20/3), como parte da programação da Semana da Água 2024. O evento promoveu a troca de experiências e discussões sobre os principais desafios a respeito dos projetos PSA nos municípios mineiros, além de apresentar o programa Reflorestar, do estado do Espírito Santo, e abordar sobre as perspectivas de Minas Gerais na implementação de seu Programa Estadual.
Semad / Divulgação
Com transmissão ao vivo pelo Youtube Meio Ambiente, o workshop foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a WRI e Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA). Houve programação na parte da manhã e da tarde, com a apresentação de iniciativas do Espírito Santo e de cidades mineiras como Extrema, Santa Rita de Caldas, Piumhi, Rio Formiga, Itabirito, entre outros.
Na abertura, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, deu boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do PSA na gestão de recursos hídricos de Minas.
“Para a gestão de recursos hídricos, podemos nos valer desse importante instrumento econômico, apoiando, em especial, os pequenos produtores rurais na conservação do seu espaço e, por fim, na produção e preservação de diversos serviços ecossistêmicos”, comentou Marcelo. Ele enfatizou que o Sistema Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Sisema) tem buscado, junto a diversos outros parceiros, estruturar um programa mineiro para pagamentos de serviços ambientais com a inclusão da gestão da água.
Panorama de Minas
O Contexto e as Perspectivas de Pagamento por Serviços Ambientais em MG foi o tema da palestra da diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos (DPAI) da Semad, Fabiana Moreira. Ela apresentou um histórico dos instrumentos de comando e controle e instrumentos econômicos para o alcance da sustentabilidade, explicando que cabe ao Poder Público o dever de estimular novos instrumentos capazes de incentivar condutas ambientalmente desejáveis.
No contexto de Minas, Fabiana citou o programa Bolsa Verde, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), criado em 2009 como reconhecimento aos produtores e posseiros rurais para a conservação das matas. A diretora ainda citou o Bolsa Reciclagem, que é um Programa de PSA urbano que oferece incentivos financeiros a cooperativas de catadores. Os dois exemplos, segundo Fabiana, servem como base para a gestão estadual na implementação de uma política de pagamentos por serviços ambientais.
“Atualmente, há a Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos, que coordena a implementação dos instrumentos econômicos e pagamentos por serviços ambientais no estado. Essa diretoria recebeu a incumbência de trabalhar num projeto de lei de uma política estadual de serviços ambientais, que se tornou o Projeto de Lei 4.041/2022, ainda em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)”, contou Fabiana, explicando que, em relação à política nacional, Minas traz algumas inovações.
“Uma delas é a de criar normas gerais que atendam as necessidades dos poderes público e particulares, para que esse instrumento fomente a criação de um mercado de transação. Além disso, consideram-se dentro dos serviços ambientais, os serviços hidrológicos e ambientais urbanos”, disse. “Paralelamente, o Sisema tem buscado referências e estudado o assunto a fim de desenvolver seu Programa” complementou. Em setembro de 2022, o Governo de Minas assinou acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Águas (ANA), na qual traz o Programa Produtor de Águas para a gestão do estado de Minas Gerais.
“É um programa de grande sucesso e mais de 20 anos de atuação em todo o território brasileiro. Em Minas Gerais, nós temos 25 projetos apoiados, sendo que 17 possuem esses arranjos de PSA”, citou. Fabiana também deu como exemplo das ações estaduais o lançamento, em 2023, do Banco de Iniciativas de PSA, no qual a sociedade, em especial os municípios e ONGs, que possuam projetos de pagamentos por serviços ambientais, cadastram seus projetos para o conhecimento do estado. “Há 26 cadastros até esse momento, e eles nos ajudam com a troca de experiências e com a priorização de projetos para captação de recursos”, contou.
Experiências
Durante o workshop foram trocadas experiências, e palestrantes comentaram os desafios, erros e acertos dos projetos. Segundo o gestor ambiental da prefeitura de Extrema, Paulo Henrique Pereira, “o objetivo do PSA na cidade é promover a adequação ambiental na região, elegendo áreas prioritárias para a conservação”. Paulo ressaltou que, em 2015, foi criado na cidade o Programa “Extremo no Clima”, que contou com as indústrias locais para criação de um programa municipal de mercado regulado do clima. “Com isso, criamos uma lei municipal e conseguimos vincular no licenciamento ambiental uma condicionante para que as empresas compensem suas emissões gases de efeito estufa”, comentou.
Ainda, o coordenador do Programa Reflorestar do Espírito Santo, Marcos Sossai, dividiu as experiências de seu estado, demonstrando arranjos que podem contar com a parceria e atuação do Banco de Desenvolvimento estadual para alavancar os projetos.
No período da tarde, foram apresentadas as experiências municipais da cidade de Formiga, de Piumhi e de Itabirito, tendo sido abordado desde as ações empregadas nas propriedades como inspirações para estabelecer a valoração dos serviços e os resultados alcançados.
Uma dessas experiências compartilhadas foi a do Projeto Araras Produtor de Águas, na cidade de Piumhi. Segundo explicou Lívio Múcio de Souza Lima, extensionista agropecuário III e engenheiro agrônomo da Emater, o programa tem a proposta de incentivar o Produtor Rural a investir em ações de preservação da água. “É um projeto criado pela Agência Nacional de Águas, que estimula, por meio do pagamento de serviços ambientais, o produtor a cuidar da água”, comentou, explicando os resultados já alcançados.
Conheça mais sobre as experiências compartilhadas no workshop clicando aqui.
Pagamento por serviços ambientais
O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que prevê uma transação (financeira ou não), de natureza voluntária, mediante a qual um (ou mais) pagador (es) de serviços ambientais transfere a um (ou mais) provedor (es) desses recursos ou outra forma de remuneração por serviços ambientais prestados.
O provedor de serviços ambientais pode ser qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, ou grupo familiar ou comunitário que mantém, recupera ou melhora as condições ambientais dos ecossistemas, ou melhoria dos recursos hidrológicos, ou, ainda, promove serviços ambientais urbanos relacionados ao eixo da reciclagem de resíduos sólidos urbanos.
Já o pagador de serviços ambientais pode ser o poder público, organização da sociedade civil ou agente privado, pessoa física ou jurídica, de âmbito nacional ou internacional, que provê o pagamento dos serviços ambientais.
Neste sábado (23/03), a Secretaria de Esportes realizará mais uma edição do Esporte na Rua. Desta vez, será no CDHU do Santa Luzia, das 9h às 12h.
O evento tem por objetivo proporcionar aos nossos pequenos munícipes uma manhã de muito esporte e brincadeiras. A alegria e interação falará mais alto nesse dia.
Então, anote em sua agenda e tragam as crianças para participarem brincando durante toda manhã.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo), segue com as ações da força-tarefa contra a dengue por toda a cidade. Entre os dias 8 e 19 de março, foram emitidos 680 autos de infração aos proprietários de terrenos particulares para que providenciem a limpeza desses locais. A ação é uma medida preventiva, sobretudo, para erradicar possíveis criadouros de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A intensificação na realização de fiscalizações em terrenos particulares com mato alto e entulho pode resultar em multa aos proprietários de terrenos e residências onde haja falta de manutenção adequada, incluindo limpeza, roçagem, entulho e outros resíduos, conforme determina a Lei Municipal nº 8.381/2008.
Porém, o Decreto nº 28.998/2024, que estabelece a vigência de Situação de Emergência Pública no Município até o dia 30 de abril, endurece o cerco contra os infratores. Isso porque tais proprietários ficam automaticamente intimados a efetuar a limpeza do imóvel, em 48 horas após a notificação. Antes, o prazo era de 15 dias.
A fiscalização será realizada, prioritariamente, em áreas apontadas pelas equipes de Zoonoses, ligada à Secretaria da Saúde (SES), como as de maior incidência de casos de dengue ou de infestação do mosquito causador da dengue. Da mesma forma, outras equipes vão realizar vistorias em locais que são alvos de denúncias.
Os bairros prioritários para receber a fiscalização são escolhidos de acordo com a maior concentração de casos de dengue: diversos pontos da Zona Oeste, como Cerrado, Central Parque, Parque Manchester, entre outros, e bairros da Zona Norte, onde há maior número de terrenos sem construção, como no Jardim Santa Marta. Porém, as ações são realizadas em toda a cidade, diariamente.
A nova regulamentação, inclusive, consta em Edital nº 53 da Seplan, publicado na edição do dia 7 de março do Jornal Município de Sorocaba. O não cumprimento das disposições acarreta em sanções estabelecidas na legislação vigente, no caso, multa de R$ 8,73 por metro quadrado, para imóveis de até 500 m², e de R$ 12,47 por m², para aqueles com mais de 500 m².
E há um agravante, pois, caso o agente de Zoonoses constate no imóvel a presença de criadouro com larvas do mosquito transmissor, o proprietário é passível de multa que varia de 10 a 50 Ufesps, ou seja, R$ 353,60 a R$ 1.768,00. Em caso de reincidência, o valor aplicado dobra, conforme especifica a Lei Municipal nº 8.354/2007.
O Poder Público Municipal segue reforçando junto à população a importância dos cuidados necessários com a manutenção e limpeza de terrenos particulares, uma vez que situações de abandono desses espaços na cidade podem afetar toda a população.
No caso de imóveis públicos, a equipe da Serpo amplia o trabalho de roçagem e limpeza, com mais uma equipe nas ruas, seguindo cronograma de atuação e também as demandas de munícipes. Ao passo que a Zoonoses prossegue com as visitas aos próprios públicos, para averiguação de possíveis focos de Aedes aegypti.
A população pode colaborar com a Prefeitura nessa frente, sempre que constatada alguma irregularidade, acionando 24 horas por dia pelo portal: http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o fone 156 ou o WhatsApp (15) 99129-2426. Se possível, é recomendando enviar mensagem contendo detalhes sobre o local a ser fiscalizado, como localização exato, além de vídeo ou foto do imóvel.
Para atender os munícipes perto de casa, a Prefeitura de São José dos Campos vai montar neste sábado (23) a estrutura de serviços ao público no Jardim Mariana I, na região leste.
Das 9h às 13h, as equipes do Prefeitura Mais Perto de Você estarão na Emefi Elizabete de Paula Honorato (Rua Aurélio Portilho Castellanos, 124) para resolver pendências e dar orientações. O credenciamento começa às 8h30.
Haverá prestação de serviços em diversas áreas, como habitação, tributos municipais, programas sociais, vagas de emprego e cursos de qualificação. A lista completa está na página do programa.
E ainda terá atividades de recreação e lazer para crianças e adolescentes. Com acompanhamento de monitores, eles poderão participar de jogos de lona, minivôlei e minibasquete, futsal, pintura de rosto e outras brincadeiras, como chinelão, perna de pau e pingue-pongue.
Principais serviços
Orientações sobre prevenção à dengue
Vacinação antirrábica para cães e gatos
Inscrição no Programa Habitacional
Cadastro Único (atualização e novo cadastro)
Orientações sobre os serviços do Cras e Creas
Acesso a vagas de emprego do PAT
Informações sobre cursos de qualificação profissional
Parcelamento de débitos municipais
Atualização de dados do IPTU
Fiscalização de áreas particulares com acúmulo de lixo e entulho
Orientação e encaminhamento sobre habite-se
Solicitação de poda e supressão de árvores
Orientações da Sala do Empreendedor sobre abertura de empresas
Emissão do cartão do bilhete único para o transporte público
Emissão da credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência
Atendimento das concessionárias de água e luz
Informações sobre limpeza pública (coleta de lixo e varrição)
Orientações sobre admissão de novos alunos na Fundhas
Informações sobre o vestibulinho dos cursos técnicos do Cephas
Orientações sobre vagas em escolas municipais
Inscrições para aulas nas unidades esportivas pelo aplicativo São José Viva
Plantão de dúvidas para os editais abertos: Revelando SP e Lei Paulo Gustavo
Próximos eventos
Data
Horário
Credenciamento
Local
Endereço
23/3/2024
9h
8h30 às 13h
Escola Municipal Elizabete de Paula Honorato
Rua Aurélio Portilho Castellanos, 124, Jardim Mariana I
30/3/2024
9h
8h30 às 13h
Escola Municipal Moacyr Benedicto de Souza
Rua Maria Martins Ottoboni, 100, Campo dos Alemães
Edições realizadas
◾ Altos de Santana ◾ Santa Hermínia ◾ Dom Pedro 1º ◾ Santo Onofre ◾ Jardim Veneza ◾ Vila Industrial ◾ São Francisco Xavier ◾ Eugênio de Melo ◾ Vila Nova Conceição ◾ Pinheirinho dos Palmares ◾ Alto da Ponte ◾ Morumbi ◾ Jardim das Indústrias ◾ Jardim Cerejeiras
A Diretoria de Difusão da Inovação e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec-JP) realizou, nesta quarta-feira (20), a primeira visita técnica à sede da Associação Mulheres do Bem (AMB), no bairro Alto do Mateus. O objetivo da visita foi para verificar o ambiente onde serão feitas parcerias, como a doação de equipamentos eletrônicos e para que a população da região possa participar de cursos gratuitos do Programa Qualifica João Pessoa.
Nesta primeira visita, foi verificado o ambiente, as salas, iluminação, a ventilação, segurança, a disposição de mesas e bancadas do local. A segunda etapa será a visita da presidente da AMB, Tassiana Farias, à Secitec para formalização da parceria e estudar a possibilidade de ser oferecido, também no local, minicursos, oficinas de reciclagem e artesanato que serão ofertadas pelo setor de educação da secretaria para população.
O diretor de Difusão da Inovação e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Capital, Silvio Rossi, comentou que os cursos do Qualifica serão oferecidos de forma online, por isso, é necessário que o ambiente esteja preparado para que os equipamentos eletrônicos sejam instalados adequadamente pelos técnicos de informática da Secitec e as pessoas cadastradas possam realizar os cursos remotamente. Logo que os ambientes estejam organizados a comunidade poderá usufruir de todo conteúdo.
Estiveram presentes nesta primeira visita técnica a chefe da Divisão Técnico Pedagógico, Yaponira Santos Pereira da Silva, a coordenadora administrativa do Centro de Recondicionamento (CREa), Jaqueline Figueiredo dos Santos e o chefe da Divisão de Manutenção e Suporte em Tecnologia, Sidcley Fernandes Albuquerque.
A presidente da AMB, Tassiana Farias, comentou que para a associação ter a oportunidade de oferecer cursos do programa Qualifica João Pessoa na comunidade é muito prático. “Acredito que juntos podemos avançar e levar esse programa para mais pessoas, sobretudo, as mulheres e os jovens da comunidade. Sou muito grata à Secitec por isso, por fazer essa ponte”, comentou Tassiana Farias.
A entrega de equipamentos eletrônicos, computadores, cabos, impressoras, roteadores, mouse e estabilizadores para que as mulheres e pessoas do bairro possam fazer parte dos cursos do Qualifica João Pessoa será a etapa final desta ação da Secitec para a comunidade do Alto do Mateus.
Associação Mulheres do Bem (AMB) – É uma associação de direito privado, sendo pessoa jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 28 de outubro de 2021, a partir da vulnerabilidade social identificada no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, onde são promovidos serviços e atividades socioassistenciais. A associação foi criada com o objetivo de desenvolver estratégias para a promoção da equidade social, com autonomia dos cidadãos e garantia dos seus direitos, por meio de atividades direcionadas ao fortalecimento da relação familiar, socialização, convivência comunitária e participação social, com o intuito de garantia de direito à vida, à dignidade, a prevenção e/ou proteção do seu público-alvo à situações de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal.
Especialistas que atuam no serviço secreto dos EUA conduzem o seminário de três dias sobre estratégias para prevenção de crimes
As palestras são ministradas por especialistas em segurança do governo americano
Os policiais civis da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, foram convidados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para participar de um treinamento para atuar na prevenção de crimes.
O curso, que começou na terça-feira (19), é realizado no Palácio da Justiça, em Brasília, e terá a duração de três dias. Entre as temáticas estão a visão geral da prática de crimes em larga escala, com a apresentação de um estudo de avaliação de ameaças produzido pelo serviço secreto norte-americano.
Os agentes vão receber orientações para aperfeiçoar a segurança no ambiente escolar e agir preventivamente em variadas situações de risco, como ameaças de bombas, por exemplo. Também serão discutidas estratégias para aperfeiçoar o sistema de recebimento de denúncias e como melhorar a atuação a partir dessas informações.
As palestras são ministradas por especialistas em segurança do governo americano, que atuam diretamente no atendimento contra essas ocorrências e também agem preventivamente para impedir novos crimes. Da DCCiber, dois policiais civis e dois delegados participam do seminário.
Durante os três dias, os agentes terão acesso a panoramas, antecedentes comportamentais dos autores, receberão sugestões de pontos de intervenção precoce, vão analisar o comportamento dos suspeitos, discutir abordagens que não impacte a sociedade e quais as melhores práticas de investigações secretas.
O delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela DCCiber, relatou que as equipes constantemente participam desse tipo de treinamento com o intuito de melhorar tanto as ações durante a ocorrência, quanto para encontrar formas de agir preventivamente. “Lá eles vão apresentar alguns casos para proteção e prevenção de provas digitais em caso de ameaça, aprimoramento da segurança por meio de um modelo de avaliações de ameaças, entre outros assuntos”, disse.
Haverá, ainda, a troca de informações e experiências conforme a realidade de cada região, análise de intervenção policial, processo legal utilizado durante a ocorrência, entre outras práticas adotadas pela polícia mundo afora.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp: https://bit.ly/govspnozap