Fundação de Cultura publica chamamento para Escuta Pública Cultural relativa à Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tornou público o edital de número 003/2024, que se refere à execução das escutas públicas para a elaboração do Plano de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc, esta instituída em julho de 2022 e que estabelece a Política Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, a popular PNAB.

O propósito da PNAB é fortalecer a cultura nacional, oferecendo apoio aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios por um período de cinco anos, iniciando-se em 2023 esse prazo.

Uma das diretrizes fundamentais da PNAB é a consulta à sociedade civil para a aplicação dos recursos, incumbindo aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios promover a participação da comunidade cultural e de outros atores da sociedade civil na execução dos recursos repassados pelo governo federal.

Essa consulta deve ser realizada por meio de diversos mecanismos, como audiências públicas, consultas públicas, entre outros, visando à transparência e à imparcialidade na elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).

Em conformidade com as disposições da PNAB, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realizará Escutas Públicas Culturais no formato presencial com Audiências Públicas.

O objetivo é subsidiar a Secretaria da Cultura com informações sobre as demandas dos setores artístico e cultural, visando à futura aplicação de recursos públicos provenientes da Lei Aldir Blanc.

Essas escutas públicas buscam promover a participação dos agentes culturais, contribuindo para o desenvolvimento geral da cultura do Estado.

Com o intuito de abranger os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, as escutas públicas serão realizadas por região, sendo um município sede para acolher suas receptivas regiões:

Região Sudoeste: Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bodoquena, Porto Murtinho, Bela Vista, Caracol, Jardim

Região Grande Dourados: Dourados, Maracajú, Rio Brilhante, Itaporã, Caarapó, Vicentina, Deodápolis, Douradina, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Jateí

Região Cone Sul: Naviraí, Juti, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo

Região Leste: Nova Andradina, Angélica, Ivinhema, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Bataguassú e Anaurilândia

Região Campo Grande: Campo Grande, Bandeirantes, Corguinho, Rochedo, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Dois Irmãos do Buriti

Região Norte: Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão, Costa Rica, Alcinópolis, Coxim, Rio Verde, Pedro Gomes, Sonora, Rio Negro

Região do Bolsão: Três lagoas, Chapadão do Sul, Cassilândia, Inocência, Agua Clara, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Selvíria e Paraíso das Águas

Região Pantanal: Corumbá, Ladário, Aquidauana, Miranda, Anastácio

Região Sul Fronteira: Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Carapã, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Antônio João

Segue gráfico indicando local, dia, e hora, que serão realizadas dez escutas públicas, nas respectivas regiões, conforme programação abaixo:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a realizará coleta de informações junto aos gestores, fazedores de arte e cultura para a execução dos recursos no âmbito Estadual.

Os dados coletados, serão tratados e analisados, o resultado será publicado na forma de relatório final, e servirá de base para a construção do Plano Anual de aplicação de Recursos (PAAR), uma ferramenta norteadora para elaboração de objetos e composição de valores para a construção dos chamamentos públicos.

A Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (Setesc), através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, inicia o processo de Escuta Pública Cultural junto gestores e fazedores de arte e cultura, para ampliar o entendimento sobre a aplicação da PNAB e suas políticas estruturantes, adotando as seguintes ações para o seu desenvolvimento: Edital Simplificado de Escuta Pública Cultural; Plano de Mídia, para ampla divulgação do processo de escuta com direcionamento ao público alvo; Oficiar os Municípios, afim de estimular a participação dos fazedores de arte e cultura no processo de Escuta Publica; Escutas Públicas; Análise, tratamento de dados e elaboração dos resultados; Publicação e divulgação do relatório final.

Quem pode participar das Escutas Públicas: Gestores de Cultura, pessoas físicas, trabalhadores da cultura coletivos culturais não formalizados; Pessoas jurídicas, de natureza ou finalidade cultural com ou sem fins lucrativos; Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e da economia solidária voltados para área cultural.

Os dados serão coletados no período de 25 de março à 5 de abril . A Fundação de Cultura  terá o prazo de 20 dias após as manifestações dos fazedores de arte e cultura para publicar o relatório final das consultas públicas.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Fundação de Cultura

Prefeitura divulga os sorteados das Visitas Noturnas no Zoológico de Sorocaba do mês de abril – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba sorteou, na quinta-feira (21), no Parque da Biquinha, os participantes das Visitas Monitoradas Noturnas no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, que ocorrerão nos dias 10 e 24 de abril, às 19h. Ao todo, foram recebidas 246 inscrições. Os nomes das pessoas sorteadas já podem ser conferidos no site da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema): https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/ e também na bilheteria do Zoo.

A programação educativa tem como intuito apresentar aos participantes a biodiversidade de espécies existentes no Zoológico Municipal que são especialmente adaptadas para a vida à noite, assim como mostrar quais são as principais ameaças à sua conservação.

Acompanhados por técnicos do Zoológico, em um clima de mistério, o público conhecerá curiosidades e aspectos da biologia e da conservação dos animais de hábitos noturnos, como a anta, o hipopótamo, a suindara, o veado-catingueiro, a jaguatirica, a onça-pintada, entre outros. Estes animais, ao contrário da maioria das pessoas e diferentemente de muitas outras espécies, costumam ficar acordados durante a noite e dormir de dia.

São 30 vagas disponíveis em cada visita e as inscrições foram feitas em três categorias: “inscrição individual” para uma pessoa; “com acompanhante” para duas pessoas; e “inscrição familiar”, com vagas para grupos de até quatro pessoas. Poderão participar crianças a partir de 7 anos, sendo que crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, precisam estar acompanhadas de uma pessoa com 18 anos ou mais.

Os sorteados foram contatados, exclusivamente por e-mail, nesta sexta-feira (22), devendo confirmar sua participação e enviar a documentação solicitada até as 23h59 da próxima terça-feira (26), também por e-mail. Caso a participação não seja confirmada até o dia e horário mencionado, a Sema convocará o suplente. Os suplentes serão contatados por telefone a partir da próxima quarta-feira (27), de acordo com a ordem da lista. Serão feitas três tentativas de ligação no telefone fornecido em dois dias diferentes. Caso não consiga o contato, o suplente será descartado e será feita a tentativa de contato com o próximo suplente da lista.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: eazoologicosorocaba@gmail.com.

Prefeitura promove encontro com Organizações da Sociedade Civil

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos promove na próxima segunda-feira (25), às 13h30, na Casa do Idoso Sul (Av. Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos), o 4º Encontro com as Organizações da Sociedade Civil.

O evento é uma oportunidade de reunir representantes de entidades sociais para aproximar a parceria entre o terceiro setor e o poder público, além de abordar questões relacionadas aos termos de colaboração e fomento, execução dos planos de trabalho bem como auxiliar novas entidades a se regularizar para atuar em conjunto com o município no desenvolvimento de projetos nas áreas da educação, assistência social, saúde, esporte e lazer voltados aos idosos, crianças e adolescentes.

A expectativa é que cerca de 200 representantes das OSCs participem. 

O encontro contará ainda com a palestra “Destinação do Imposto de Renda: Eu sou cidadão solidário”, ministrada por Fernando Santos, analista tributário da Receita Federal, que vai abordar sobre a doação do imposto de renda devido aos fundos municipais.

Imposto Solidário

A campanha Imposto Solidário é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade sempre no período de entrega do imposto de renda e tem o objetivo de incentivar os contribuintes a doar parte do tributo devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso.

Pessoas físicas podem ajudar com até 3% do imposto devido e pessoas jurídicas com 1%, sem ter que pagar nada mais por isso.

Passo a passo para a doação

  • Escolha “doar” e acesse as “fichas de declaração”
  • Em seguida, “doação diretamente na declaração”
  • Marque a opção “municipal” e, para terminar, “São José dos Campos”
  • Escolha quem vai receber 3% do seu imposto devido (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou o Fundo Municipal do Idoso)

Ao seguir essas etapas, cada contribuinte se torna um agente de mudança na construção de uma comunidade mais solidária e inclusiva.

Fundos Municipais

O Fumid (Fundo Municipal do Idoso) e o Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes) são geridos pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão por meio dos Conselhos Municipais.

O recurso financeiro destinado aos fundos é revertido no desenvolvimento de projetos sociais que visam a proteção, a garantida dos direitos e a melhoria da qualidade de vida para a população idosa, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Prefeitura de João Pessoa promove 1º Festival de Jiu-jitsu para jovens atletas no Ginásio Neuza Gonçalves

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer) realiza, neste sábado (23), o 1º Festival de Jiu-Jitsu para jovens atletas. O evento acontece no Ginásio Neuza Gonçalves, na Praça da Paz, no Bancários, a partir das 9h. A modalidade integra o projeto ‘Campeões do Amanhã’.  

“É uma das modalidades com mais praticantes no projeto Campeões do Amanhã e também foi uma das primeiras a formar equipe de competição. Estamos bem felizes em poder ver o jiu-jitsu crescendo, desenvolvendo novos talentos e gerando novas oportunidades”, falou Kaio Márcio, secretário de Esportes do Município.  

A competição esportiva vai contar com lutas nas categorias infantil, juvenil, adulto e máster, além de atletas do parajiu-jitsu. Ainda tem a participação de convidados, 130 alunos do Campeões do Amanhã que vão participar dos confrontos. No evento serão usados os novos tatames olímpicos oficiais, adquiridos pela gestão municipal.  

“Será um dia marcante para o nosso projeto. A gestão do prefeito Cícero Lucena sempre deu total apoio para desenvolvermos um esporte de alto rendimento. Com isso, nossos atletas têm conquistado vários títulos e com a iniciativa do secretário Kaio Márcio, temos a certeza que vamos captar mais atletas para continuarmos o trabalho e valorizar cada vez mais o esporte”, disse João Luiz, coordenador de Lutas da Sejer.  

As aulas de jiu-jitsu no ‘Campeões do Amanhã’ são de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h, no Centro de Referência da Juventude de Mangabeira; terças e quintas-feiras, no Alto do Mateus, das 8h as 10 e das 18h30 às 19h30; e no Ginásio do Unipê, nas terças e quintas-feiras, entre 16h e 18h.  

Inclusão – O jiu-jitsu também promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais através da categoria parajiu-jitsu, com cadeirantes, atletas com Síndrome de Down e autismo.  

Campeões do Amanhã – Além do jiu-jitsu, o projeto conta com outras modalidades esportivas, oferecendo aulas gratuitas para crianças e adolescentes da Capital. São elas: natação, polo aquático, triathlon, judô, parajiu-jitsu, capoeira, futsal, futebol, voleibol, vôlei de areia, ginástica rítmica, ginástica artística, basquete, handebol, canoagem oceânica e canoagem olímpica.

Governo de SP entrega 78 poços profundos no interior do estado

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) entrega a outorga de 78 poços profundos, que vão beneficiar 1,2 milhão de pessoas e reforçar o abastecimento d’água e a resiliência hídrica do estado.

No total, foram investidos R$ 85,4 milhões, por meio do DAEE, órgão regulador de recursos hídricos de São Paulo, em 76 municípios nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

As estruturas têm quase um quilômetro de profundidade e fazem a captação nos aquíferos (reservas de água doce localizadas nos subterrâneos do Estado), de acordo com critérios hidrogeológicos, atendendo a demandas indicadas pelas prefeituras ao DAEE,  assegurando a eficiência das captações.

A complexidade dos estudos realizados para determinar a vazão dos poços, garantindo água potável para consumo humano e o incentivo às atividades econômicas, enquanto garante a preservação dos reservatórios, foi lembrada pela titular da Semil, Natália Resende. “Cerca de 99% da água doce do mundo está no subsolo e São Paulo está em cima do Guarani, o maior reservatório conhecido. Por isso, tivemos uma preocupação muito grande em casar a necessidade apresentada pelos municípios às condições de exploração e preservação dos recursos, garantindo uma vazão aquém da capacidade de regeneração e dirimindo os riscos de contaminação do lençol freático”, afirmou. A secretária participou, ao lado do governador em exercício, Felício Ramuth, da solenidade de entrega simbólica dos poços, ocorrida em Santa Lúcia.

A seguir, confira outras ações pró-água da Semil:

IntegraTietê – Com o objetivo de intensificar as ações de despoluição dos rios e corpos d’água, o Governo de SP lançou no último ano o programa IntegraTietê (que inclui antigos programas como o Projeto Tietê, Renasce Tietê e Novo Rio Pinheiros). Por meio das ações, já foi possível remover, até dezembro de 2023, o maior volume de sedimentos dos rios Tietê e Pinheiros desde 2015 – cerca de 1,16 milhão de m³. Em relação às conexões às redes coletoras, o ano de 2023 foi encerrado com um total de 3.961.932 domicílios encaminhados para tratamento de esgoto até dezembro, superando a meta de 2023 de 3.832.637, e com um incremento de 175.186 domicílios, em relação a 2022.

Nova Avanhandava – A hidrovia Tietê-Paraná poderá multiplicar o volume de carga transportada com a ampliação do canal Nova Avanhandava, iniciada em 2023. Até 2026, serão ampliados 16 km do canal, em 3,5 metros de profundidade. As intervenções devem retirar 552 mil m³ de material rochoso – o equivalente a 600 piscinas olímpicas.

A obra, estimada em R$ 293,8 milhões, vai beneficiar não apenas São Paulo, mas também as regiões Sul e Centro-Oeste. Além de melhorar a logística, a ampliação também permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, proporcionando ao setor elétrico mais 4,1 bilhões de metros cúbicos de água para geração de energia elétrica ou sua estocagem nos reservatórios de cabeceira – o volume equivale a 24% da Usina de Furnas.

Rios Vivos – Atualmente no seu segundo ciclo, iniciado no fim do ano passado, o Rios Vivos deve revitalizar 240 cursos d’água – entre córregos, riachos, ribeirões e rios – em 130 municípios paulistas, totalizando R$ 172 milhões em investimentos, até o final de 2024. No primeiro ciclo, finalizado em 2023, houve intervenções em 97 municípios e 130 cursos d’água. A adesão dos municípios pode ser feita pelo site do DAEE.

O principal objetivo do Rios Vivos é, em resumo, melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. As obras de desassoreamento e intervenções de recuperação melhoram a vazão dos rios e assim regulam melhor as cheias, evitando inundações; preservam os ecossistemas locais, ajudando a garantir o abastecimento humano; ampliam as opções de lazer; além de propiciar a atração de novos investimentos e infraestruturas urbanas de baixo impacto para o entorno dos cursos d’água.

PSA Mar sem Lixo – O projeto de educação ambiental visa conscientizar empresas, instituições e população a dar destinação correta aos resíduos, enquanto oferece renda extra para quem vive da pesca. No litoral de São Paulo, os pescadores de camarão retiraram do mar seis toneladas de lixo nos últimos 15 meses, o equivalente a 100 mil embalagens. O lixo é pesado e revertido em créditos para a compra de alimentação em estabelecimentos das comunidades onde os pescadores vivem, fechando um círculo virtuoso.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Alteração no atendimento da unidade regional do Ipsemg em Juiz de Fora

 

Ipsemg / Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (25/3), a unidade regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em Juiz de Fora, localizada na região da Zona da Mata, suspenderá as consultas médicas e odontológicos realizadas no local e os atendimentos administrativos serão transferidos para a Secretaria Regional de Saúde (Av. dos Andradas, nº 222, 2º andar, centro).

A alteração se faz necessária para a realização da reforma no estabelecimento que inclui troca do telhado, piso, pintura, rede elétrica e hidráulica.

É importante lembrar que, o atendimento presencial deve ser agendado previamente pelo portal MG (www.mg.gog.br) ou MG app.

Contatos para falar na unidade: (32) 3311-6550 ou 6555, ou pelo WhatsApp (31) 9234-3644.

A previsão retorno das atividades na regional é final de abril de 2024. Acompanhe as publicações no site do Instituto e nas redes sociais Ipsemg On-line para saber todos esses detalhes.

QUE HORAS COMEÇA FESTA DO BBB24 E SESSÃO DA TARDE?

Por MRNews

A Rede Globo de Televisão divulgou sua grade desta semana. FILMES, NOVELAS E JORNALISMO e toda a grade de programação de hoje, sexta (22/03)

Sexta-feira, 22/03/2024

04:00 Hora Um

06:00 Bom Dia Praça

08:30 Bom Dia Brasil

09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

10:35 Mais Você

11:45 Praça TV – 1ª Edição

13:00 Globo Esporte

13:25 Jornal Hoje

14:45 Cheias de Charme

15:25 Sessão da Tarde – Thor

17:05 Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical

18:25 Elas Por Elas

19:10 Praça TV – 2ª Edição

19:40 Família é Tudo

20:30 Jornal Nacional

21:20 Renascer

22:25 Big Brother Brasil 24

23:10 Globo Repórter

23:55 Jornal da Globo

00:30 Lollapalooza

01:55 Família é Tudo

02:35 Comédia Na Madruga I

03:25 Comédia Na Madruga II

 

 

Programação da Rede Globo: Sexta-feira, 22 de Março de 2024

**04:00 – Hora Um**
Comece o seu dia bem informado com as principais notícias do Brasil e do mundo.

**06:00 – Bom Dia Praça**
Acompanhe as últimas notícias locais e nacionais para começar o seu dia bem informado.

**08:30 – Bom Dia Brasil**
Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro trazem análises aprofundadas dos acontecimentos que movimentam o país, com reportagens especiais e entrevistas.

**09:30 – Encontro Com Patrícia Poeta**
Patrícia Poeta comanda um programa leve e descontraído, com entrevistas, dicas de saúde, culinária e muito mais para deixar sua manhã mais animada.

**10:35 – Mais Você**
Ana Maria Braga e Louro José recebem convidados especiais, dão dicas de culinária e compartilham histórias inspiradoras para começar bem o dia.

**11:45 – Praça TV – 1ª Edição**
Fique por dentro das últimas notícias regionais com o jornalismo local da Praça TV.

**13:00 – Globo Esporte**
As últimas informações do mundo esportivo, com destaques para os principais campeonatos, entrevistas exclusivas e análises dos comentaristas.

**13:25 – Jornal Hoje**
Evaristo Costa e Sandra Annenberg trazem as principais notícias do Brasil e do mundo de forma dinâmica e objetiva.

**14:45 – Cheias de Charme**
Acompanhe as aventuras e desventuras das empregadas domésticas que se tornam estrelas da música pop neste divertido folhetim.

**15:25 – Sessão da Tarde – Thor**
Prepare-se para uma aventura épica com o deus do trovão neste filme repleto de ação e efeitos especiais.

**17:05 – Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical**
Reviva os dramas e romances desta novela que marcou época, com personagens inesquecíveis e reviravoltas surpreendentes.

**18:25 – Elas Por Elas**
Um programa dedicado às mulheres, com debates sobre questões de gênero, saúde, carreira e muito mais.

Continua…

**Programação da Rede Globo: 21/03/2024 – 22/03/2024**

Na era da televisão digital e streaming, a Rede Globo continua a liderar a programação televisiva brasileira, oferecendo uma variedade de entretenimento para todas as idades. A programação para os dias 21 e 22 de março de 2024 promete momentos emocionantes, desde dramas intensos até comédias leves.

**Quinta-feira, 21 de Março de 2024**

**04:00 – Hora Um**: Comece o dia bem informado com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

**06:00 – Bom Dia Praça**: Um programa matinal para começar o dia com informações regionais e nacionais.

**08:30 – Bom Dia Brasil**: Junte-se à equipe do Bom Dia Brasil para as principais notícias do dia e análises aprofundadas.

**09:30 – Encontro Com Patrícia Poeta**: Patrícia Poeta traz entrevistas, música e variedades neste programa matinal.

**10:35 – Mais Você**: Ana Maria Braga e Louro José animam as manhãs com culinária, dicas e entrevistas especiais.

**11:45 – Praça TV – 1ª Edição**: Fique por dentro das notícias locais com o Praça TV.

**13:00 – Globo Esporte**: As últimas notícias e destaques do mundo dos esportes.

**13:25 – Jornal Hoje**: Sandra Annenberg e Dony De Nuccio trazem as notícias do meio-dia com análises aprofundadas.

**14:45 – Cheias de Charme**: Entre no mundo divertido e envolvente das empreguetes nesta novela cheia de música e humor.

**15:25 – Sessão da Tarde – Minha Vida Em Marte**: Uma comédia romântica para animar a tarde.

**17:05 – Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical**: Reviva os momentos marcantes desta novela que conquistou o Brasil.

**18:25 – Elas Por Elas**: Um programa dedicado ao universo feminino com debates, entrevistas e dicas.

**19:10 – Praça TV – 2ª Edição**: As últimas notícias locais antes do horário nobre.

**19:40 – Família é Tudo**: Uma série emocionante sobre os laços familiares e os desafios da vida moderna.

**20:30 – Jornal Nacional**: William Bonner e Renata Vasconcellos apresentam as principais notícias do Brasil e do mundo.

**21:20 – Renascer**: Acompanhe os dramas e triunfos dos personagens desta novela envolvente.

**22:25 – Big Brother Brasil 24**: Não perca os momentos emocionantes e as reviravoltas no reality show mais famoso do Brasil.

**23:55 – This Is Us**: Entre no universo emocional e complexo desta aclamada série dramática.

**01:10 – Jornal da Globo**: Os principais acontecimentos do dia sob uma perspectiva analítica e aprofundada.

**02:00 – Família é Tudo**: Reviva os episódios desta série emocionante sobre os laços familiares.

**02:40 – Comédia Na Madruga I**: Risadas garantidas com uma seleção das melhores comédias.

**03:25 – Comédia Na Madruga II**: A diversão continua com mais comédias para animar a madrugada.

**Sexta-feira, 22 de Março de 2024**

A programação continua com mais entretenimento e informação para começar o seu fim de semana.

**04:00 – Hora Um**: Fique por dentro das últimas notícias antes do amanhecer.

**06:00 – Bom Dia Praça**: Comece o dia com informações regionais e nacionais.

**08:30 – Bom Dia Brasil**: As principais notícias do dia apresentadas por uma equipe dedicada.

**09:30 – Encontro Com Patrícia Poeta**: Entretenimento e variedades para animar as manhãs.

**10:35 – Mais Você**: Ana Maria Braga e Louro José continuam a animar as manhãs com culinária e diversão.

**11:45 – Praça TV – 1ª Edição**: As últimas notícias locais em destaque.

**13:00 – Globo Esporte**: Os destaques do mundo esportivo apresentados com paixão e análise.

**13:25 – Jornal Hoje**: As notícias do meio-dia com análises aprofundadas.

**14:45 – Cheias de Charme**: Acompanhe as aventuras das empreguetes nesta novela envolvente.

**15:25 – Sessão da Tarde – Thor**: Uma aventura épica com o poderoso deus do trovão.

**17:05 – Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical**: Reviva os momentos emocionantes desta novela que conquistou o Brasil.

**18:25 – Elas Por Elas**: Um programa dedicado ao universo feminino com debates e entrevistas.

**19:10 – Praça TV – 2ª Edição**: As últimas notícias locais antes do horário nobre.

**19:40 – Família é Tudo**: Uma série emocionante sobre os desafios e alegrias da vida em família.

**20:30 – Jornal Nacional**: As principais notícias do Brasil e do mundo apresentadas com credibilidade.

**21:20 – Renascer**: Acompanhe os dramas e reviravoltas desta novela envolvente.

**22:25 – Big Brother Brasil 24**: Os momentos emocionantes e as intrigas continuam no reality show mais famoso do Brasil.

**23:10 – Globo Repórter**: Reportagens especiais sobre os temas mais relevantes do momento.

**23:55 – Jornal da Globo**: Análises aprofundadas dos acontecimentos do dia.

**00:30 – Lollapalooza**: Acompanhe os shows e os bastidores deste famoso festival de música.

**01:55 – Família é Tudo**: Mais episódios desta série emocionante sobre os laços familiares.

**02:35 – Comédia Na Madruga I**: Mais risadas garantidas com uma seleção das melhores comédias.

**03:25 – Comédia Na Madruga II**: A diversão continua até o amanhecer com mais comédias para animar a madrugada.

Com uma programação diversificada e envolvente, a Rede Globo continua a ser a escolha número um

Prefeitura de Sorocaba e Sebrae abrem inscrições para empreendedores do município participarem gratuitamente do programa Empretec

A palestra inaugural acontecerá no dia 3 de abril, no Centro de Referência em Educação (CRE)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão com inscrições abertas para empreendedores que desejam participar do programa Empretec. Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Ao todo, serão formadas oito turmas no Empretec, programa que conta com uma metodologia implantada pelas Nações Unidas e desenvolvida, no Brasil, pelo Sebrae, que busca viabilizar a competitividade empresarial, por meio do aperfeiçoamento das características individuais do próprio empreendedor. O programa ofertará 240 vagas no total.

Esse programa, totalmente gratuito, ofertará 60 horas de capacitação, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos desses perfis. A oportunidade é para que empreendedores do município (seja MEI – Microempreendedor Individual, ME – Microempresa, ou EPP – Empresa de Pequeno Porte) participem e desenvolvam ideias para estruturar melhor os seus negócios.

A palestra de apresentação do programa Empretec acontece no dia 3 de abril, às 19h, no Centro de Referência em Educação (CRE), que fica Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira, zona leste da cidade. As aulas têm previsão de início em fevereiro. Para participar, basta preencher o formulário pelo link: https://tinyurl.com/empretecabril. Mais informações pelos telefones: (15) 3316-1639 ou (15) 3316-1636.

São José Futebol Feminino apresenta elenco e novo uniforme

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Na manhã desta sexta-feira (22), o São José Futebol Feminino realizou a apresentação oficial do elenco e dos novos uniformes para a temporada de 2024. O evento aconteceu no auditório de uma empresa de odontologia patrocinadora do time.

Marcada pelos 10 anos da conquista do Mundial de Clubes Feminino, o evento resgatou a história das Meninas da Águia.

O evento teve a participação da camisa 10 daquele time, a Fran, que foi referência no meio-campo na final contra o Arsenal. O time inglês foi derrotado por 2×0 (gols de Rosana e Giovânia) e São José sagrou-se como o primeiro time brasileiro campeão mundial de futebol feminino.

Taça do Mundial de Clubes IWCC 2014, conquistada pela equipe do São José.

A meio-campista Mayara Farias, revelada pelo Programa Atleta Cidadão e que retorna ao time após seis anos, falou sobre a honra de “voltar para casa” e não escondeu a ansiedade para a estreia no Campeonato Brasileiro A2.

“Estou muito feliz por voltar para casa. Para mim é uma honra vestir esta camisa, que tem uma história linda. Já sabemos o nosso caminho no Brasileiro A2, será difícil, mas não vejo a hora de entrar em campo e ajudar a equipe, seja com gols ou assistências. Vamos trabalhar muito para que possamos colocar o São José de volta à elite do Campeonato Brasileiro”, disse a camisa 20.

No Grupo A, além das Meninas da Águia, estão: Bahia-BA, Doce Mel-BA, Minas Brasília-DF, Mixto-MT, Taubaté-SP, Athtletico-PR e Juventude-RS, adversário na estreia da competição nacional.

Uniforme

O novo uniforme desta temporada é inspirado no Mundial de Clubes que as Meninas da Águia venceram em 2014, fazendo referência à história e ao legado da conquista deste título.

As linhas que pulsam da estrela representam o crescimento e o brilhantismo do time. O selo, na parte superior das costas, marca a data da conquista do mundial (06/12/14) e honra as tradições japonesas, em alusão à Terra do Sol Nascente e ao Torii, portal típico da cultura oriental, que representa a passagem para um local sagrado e a disputa do Mundial no Japão.

Os uniformes estão disponíveis em três cores: azul (principal), amarelo (segundo uniforme) e branco (terceiro uniforme). As goleiras receberam uniformes com cores diferentes: preto, laranja e verde.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida