Público se emociona na encenação da Paixão de Cristo com autistas e T21 que participam de projetos da Prefeitura

Uma noite de muita emoção. Foi assim a apresentação do espetáculo ‘Paixão de Cristo – um musical inclusivo’, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA), Turma Tá Blz e a Escola Municipal Aruanda, na noite desta sexta-feira (22). De forma inédita, a Paixão de Cristo foi encenada por autistas e contou com a sensibilidade musical de Amanda, que é T21 e foi acompanhada pela mãe no violino.  

“Foi realmente uma noite muito encantadora. Foi emocionante assistir à apresentação das crianças. Pela primeira vez, uma Paixão de Cristo é montada a partir do olhar, do envolvimento e do protagonismo de crianças autistas e com T21. Isso garante uma oportunidade única para as crianças mostrarem que têm potencialidades, muita capacidade criativa no uso das linguagens, no envolvimento, no compromisso. Isso é muito importante. A Prefeitura de João Pessoa cria uma agenda de inclusão social pela arte de maneira muito forte na cidade”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Ele ressaltou que a Prefeitura tem uma política que não é só de promoção de eventos. “Estamos fazendo essa política de inclusão social há mais de dois anos e dá resultados muito objetivos e concretos. Nós vemos o desenvolvimento das crianças nesse envolvimento com a linguagem artística e com a cultura”, acrescentou.  

Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), compartilha do mesmo sentimento. “A noite foi incrível. Me emocionei muito. Vivemos um momento diferente na cultura de João Pessoa, na vida dos autistas e é um sentimento de dever cumprido, nós e todas as pessoas que estavam assistindo, porque prestigiaram um momento maravilhoso. Sabemos que estamos fazendo, de verdade, nossos autistas se sentirem felizes”, declarou.  

Ela contou que Lucas, um dos meninos autistas que fez parte do elenco da peça, disse, no final da encenação, que iria dormir muito mais feliz que no dia anterior, quando estava muito ansioso. “Ele representou lindíssimo. Foi uma peça incrível. Nós aproveitamos o que eles amam, que é cantar. A música é vida para muitas pessoas e para eles também. Me sinto realizada diante do que assisti nesta noite”, afirmou.  

A diretora musical do projeto da Paixão de Cristo dos autistas, Nik Fernandes, disse que este foi um começo brilhante. “O sentimento é só emoção. Não tem como a gente não se emocionar contando a história de Jesus e ainda mais contada pelas crianças autistas que são tão desacreditadas pela sociedade”, observou.  

Ela ressaltou que, cada vez mais, esse projeto mostra que se os autistas tiverem chance, eles brilham. “Nós precisamos de pessoas que acreditem. Essa gestão é totalmente inclusiva. Esse musical só aconteceu porque tivemos o apoio de um edital da Funjope. Agradeço também às crianças que acreditaram no projeto, às suas mães e, principalmente, agradecer à Funjope pela oportunidade”.  

Marinalva Rodrigues, professora de teatro e circo da Escola Aruanda, afirmou que foi um desafio maravilhoso. Ela trabalha com crianças há muitos anos e ressaltou que a parceria da escola com o projeto Tardezinha Inclusiva acontece desde que ela foi chamada para fazer a palhaça Kika. “E por que não fazer a inclusão através da Paixão de Cristo? A gestão da escola abriu os braços, cedeu o espaço e incluímos crianças da Aruanda e da Tardezinha. Foi lindo demais. Estou muito emocionada”, disse.  

A diretora da Escola Aruanda, Ercilene Azevedo, frisou que a unidade de ensino se sente honrada em ter participado dessa iniciativa. “É um momento em que vemos os nossos alunos e uma professora da nossa escola fazendo um espetáculo grandioso como este. Acho que foi um momento de grande emoção e, quando vi a plateia participando, foi muito tocante. São crianças que, mesmo com necessidades especiais, têm um potencial muito grande e isso foi mostrado aqui através das músicas e da atuação”, elogiou.  

Espetáculo – A ‘Paixão de Cristo – um musical inclusivo’ foi, como o próprio nome diz, musical e isso, como observa Nik Fernandes, ajuda a atrair a atenção dos atores. “Estamos fazendo uma Paixão de Cristo para repensar porque o maior peso da cruz, para eles, ainda é a sociedade. Queremos lembrar que o autismo não é uma doença, não é transmitido. O que o autista transmite é muito amor. Eles gostam de beijar, abraçar e eu estou super feliz por fazer parte de tudo isso”, completa.  

Pais – Para as famílias dos autistas, a noite foi inesquecível. “Foi um momento muito emocionante de ver as crianças atípicas, com vários tipos de transtornos, crianças diferentes como a minha filha, que interpretou a Maria e é autista, todas interagindo. Este é um projeto muito bonito da Funjope com a Tardezinha Inclusiva, que deu essa oportunidade para que eles pudessem representar essa peça sobre a Paixão de Cristo, um momento tão icônico. Foi maravilhoso e estou muito feliz”, comentou a bibliotecária Lizandra Fidélis de Oliveira, mãe de Laura Luiza, de 17 anos.  

O musicoterapeuta Júnior Targino é pai de João Pedro, de 19 anos, que é autista e tem síndrome de Down. Ele afirmou estar muito feliz, não só pela participação do filho na peça, mas de todos os demais. “Dentro do projeto da Funjope, junto com a APA, na Tardezinha Inclusiva, estão acontecendo outras iniciativas como esta. Lá descobrimos cantores, atores, muitos talentos e, com eles, é possível fazer várias ações culturais. Com este trabalho, mostramos para a sociedade que nossos filhos são capazes de fazer arte e ir além. É uma gestão realmente inclusiva. Que espetáculos como este aconteçam mais e ocupem outros espaços”, pontuou.  

Para a depiladora Anne de Lima Costa, mãe de Jennifer, de 13 anos, a noite foi de emoção. “É muito emocionante ver nossos filhos fazendo uma apresentação tão linda quanto essa. Minha filha tem 13 anos e é típica, mas veio participar dessa interação e é uma honra que ela esteja junto dessas crianças tão especiais. Elas mostraram que são capazes de atuar de verdade”.  

Plateia emocionada – O público em geral também compareceu para prestigiar o espetáculo e saiu de lá com a sensação de que valeu a pena. “Foi maravilhoso, emocionante e realmente precisamos de mais espaços assim. Eu cheguei cansada do trabalho, mas decidi vir. Não me arrependo e estou saindo muito emocionada daqui. Foi tudo lindo, a escolha das músicas, a apresentação deles. Aqui vimos como essas crianças são felizes no mundo delas e tenho certeza de que elas têm muito a nos ensinar. Elas são muito capazes de transmitir amor”, resumiu a administradora de empresas Marília Sales.  

A enfermeira Maria Verônica de Lima também saiu emocionada do espetáculo. “Que aconteçam mais eventos inclusivos como este para servir à comunidade e dar espaço e visibilidade a essas pessoas. Foi realmente maravilhoso”, frisou.  

Câncer do colo do útero: exames periódicos e vacinação são a melhor prevenção





Na esteira da campanha Março Lilás, médico ginecologista explica que a doença pode ser erradicada ainda neste século com a vacinação



Na esteira da campanha Março Lilás, Jesus Paula Carvalho diz que a doença pode ser erradicada ainda neste século com a vacinação

A cor da vez é o lilás! A campanha Março Lilás tem como objetivo informar a população sobre os perigos do câncer do colo do útero, terceiro câncer que mais acomete mulheres no Brasil. Jesus Paula Carvalho, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe da equipe de Ginecologia Oncológica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, explica melhor sobre a prevenção e a vacina contra a doença.

O que causa

Conforme conta o professor, o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, acomete mais de 17 mil mulheres e pessoas com vulva por ano no Brasil. Dessas, 7 mil morrem em decorrência do câncer. O professor explica a principal causa.

“A doença, que se localiza no colo do útero, que é a parte do útero que fica exposta na vagina, é decorrente da infecção por um vírus ou por uma família de vírus chamado papilomavírus humano ou HPV. Principalmente o HPV número 16 e o 18, mas tem vários outros que também causam câncer”.

Importância da detecção precoce

Jesus Paula Carvalho conta que um dos grandes perigos do câncer do colo do útero é que ele se desenvolve de maneira assintomática, até os estágios finais: “É uma doença traiçoeira, porque ela transcorre de forma silenciosa até os estágios avançados, quando só então dá sintomas. Até esse período se desenvolve de forma silenciosa, mas ela pode ser evitada através de vacinas e de exames de prevenção”.

A infecção pode ser detectada por meio de testes de HPV ou por exames ginecológicos, o papanicolau. Se detectado precocemente, o câncer possui 100% de sucesso de cura. Contudo, nos estágios avançados, o tratamento se torna bem mais complexo, exigindo radioterapia, e a chance de sucesso decai bastante.

Portanto, é importante realizar exames de detecção com frequência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que devem ser feitos duas vezes por ano.

Vacina e erradicação

O especialista explica que o vírus HPV é um patógeno bastante conhecido pela literatura médica e que já existe uma vacina eficaz contra ele. Tanto que o câncer do colo do útero pode ser erradicado ainda neste século.

“É possível eliminar essa doença do planeta, basta a gente tomar algumas medidas. A OMS definiu três pilares: o primeiro e mais importante de todos é garantir que pelo menos 90% das meninas recebam a vacinação contra HPV. Essa vacina deve ser feita entre 9 e 14 anos, antes delas terem qualquer atividade sexual. O segundo pilar é garantir que pelo menos 70% das mulheres façam pelo menos dois testes de rastreamento. O terceiro pilar seria garantir que essas lesões que são detectadas recebam esse tratamento adequado”, conclui o ginecologista Jesus Paula Carvalho.

Vale lembrar que, embora o câncer cervical obviamente não acometa pessoas sem útero, é importante que os meninos também se vacinem. Além de poderem ser vetores de transmissão para as mulheres, o HPV pode levar a outras complicações, entre elas o câncer de pênis. Vacinas salvam vidas.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Encerramento da Semana da Água é marcada por entregas importantes à Minas Gerais

Nesta sexta-feira (22/3),  data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Sisema) promoveu evento para detalhar entregas importantes relacionadas à gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, no auditório Paulo Camillo, do BDMG, em Belo Horizonte. A ocasião também marcou o encerramento das atividades da Semana da Água 2024, coordenada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). 

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Sistema de Outorga (Sout). Trata-se de uma ferramenta criada para otimizar as análises e a gestão das outorgas de recursos hídricos em Minas Gerais. O sistema vai aprimorar e aumentar a oferta de serviços ambientais, com modernização, tecnologia de ponta e simplificação para os usuários.

“O sistema é mais que uma ferramenta. É uma inovação criada para otimizar as análises de outorgas em Minas Gerais e dos recursos hídricos de uma forma como um todo. Ele faz parte do planejamento estratégico do Igam, que coloca como necessidade de aprimorar a nossa prestação de serviços e, na sua construção, algumas premissas foram colocadas, como modernização de processos, simplificação para usuários, entre outros”, relatou o diretor do Igam, Marcelo da Fonseca.

Atualmente, o processo de requisição, análise e publicação das autorizações de uso da água é fragmentado em três sistemas distintos, tornando-o complexo. O Sout surge como solução para unificar essas etapas, promovendo eficiência e transparência. Concebido para operar como um sistema baseado nos princípios da simplificação dos serviços públicos, o Sout permitirá ao Igam cadastrar, consultar e avaliar de maneira objetiva os comprometimentos no uso dos recursos hídricos em todo o estado.

Isso significa mais eficiência, segurança, velocidade e transparência na análise e administração dos processos de outorga.

Dessa forma, os usuários de água em Minas Gerais terão à disposição uma ferramenta ágil e centralizada para solicitar e consultar seus requerimentos. Com ferramentas avançadas de análise de demanda e impacto na disponibilidade hídrica, o Igam será capaz de fornecer respostas rápidas e precisas, promovendo o desenvolvimento sustentável do estado.

Painel de Indicadores

Outro lançamento importante foi a implementação do acompanhamento das ações previstas no Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e no seu Manual Operativo (MOP) 2023-2025 por meio do Painel de Indicadores do Sisema. Os dados estão disponíveis à sociedade de forma simples, interativa e ágil. No painel, é possível encontrar as ações, os indicadores e as metas que visam à proteção das águas e o desenvolvimento sustentável do estado. 

O Painel de Indicadores do Sisema é uma ferramenta que concede maior transparência aos resultados alcançados pelos órgãos ambientais no Estado. Encontra-se disponível no site de todas as instituições do Sisema, incluindo o site institucional do Igam e no Portal InfoHidro. Já no painel, acesse o ícone “Instrumentos de Planejamento e Gestão” para navegar nas informações do PERH.

Acordo de Cooperação

Também foi assinado um Acordo de Cooperação com o Instituto Água e Terra, do Paraná, com o objetivo de compartilhamento de conhecimentos e a transferência mútua de tecnologia, mediante a disponibilização de tecnologias, e da solução desenvolvida pelo Instituto, denominado Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas. Essa iniciativa proporcionará um rápido avanço no desenvolvimento de sistemas estratégicos para a gestão das águas em Minas.

“É uma cooperação mútua. Da mesma forma que estamos recebendo parte de um sistema que vai nos ajudar na gestão dos comitês de bacia, cobrança e outros, todo o desenvolvimento que a nossa equipe construir, nós compartilharemos. Esse é um dos primeiros de uma série de acordos de cooperação que nós estamos celebrando e reflete um pouco do que foi o sucesso da Semana da Água 2024”, afirmou Marcelo da Fonseca.

Parque Estadual do Rio Doce

 Ainda durante a solenidade, foi lançada a programação que celebra os 80 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd). Em comemoração, uma série de ações especiais foi montada com atividades de divulgação, preservação e integração com a comunidade local. Um vídeo institucional sobre o parque foi exibido e a logomarca comemorativa foi lançada.

“Teremos atividades ao longo de todo o ano no Parque Estadual do Rio Doce e no mês de julho teremos, oficialmente, a nossa celebração dos 80 anos e todos serão convidados. Espero que todos possam ir”, declarou o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar.

Criado em 14/7/1944, o Perd é a maior reserva de Mata Atlântica em Minas Gerais, alcançando quase 36 mil hectares. A unidade de conservação, administrada pelo IEF, é também um dos últimos refúgios de espécies ameaçadas da fauna e flora desse bioma, como o muriqui-do-norte (maior primata das Américas), tatu-canastra, canela-sassafrás e braúna-preta.

Programa Regar

A oportunidade também marcou o lançamento do Programa Regar: Regular e Educar 2024, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A ação tem o objetivo de incentivar a participação social na formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, por meio da sensibilização dos profissionais da educação e estudantes sobre temas relacionados ao saneamento, meio ambiente e regulação.

Em 2022, o programa foi realizado em 44 escolas estaduais de Minas Gerais, e no ano seguinte, ampliou sua abrangência para 152 escolas estaduais, impactando diretamente e indiretamente mais de 30 mil alunos e profissionais da educação. Em 2024, a Arsae-MG vai expandir o Programa Regar, levando as atividades também para escolas municipais. 

“Estamos entrando em 2024 com um novo desafio: estamos seguindo para as escolas municipais de Minas, entendendo que essa aproximação junto às secretarias municipais vai permitir que o programa chegue em mais escolas e mais alunos em nosso estado”, contou o gerente de Informações Operacionais da Arsae, Otávio Hamdan.

Por fim, o evento contou com uma palestra ministrada pelo ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, José Carlos Carvalho. Em sua apresentação, ele trouxe reflexões sobre os avanços e desafios da gestão de recursos hídricos em Minas, oferecendo uma visão privilegiada da elaboração do projeto de lei que resultou na promulgação da Lei 13.199/1999, realizada durante seu mandato como secretário de Estado.

Símbolo

A Semana da Água é um evento promovido anualmente pelo Sisema, por meio do Igam, para comemorar o Dia Mundial da Água. A comemoração da Semana da Água, instituída pela Lei nº 23.491/2019, é uma oportunidade única para informar e conscientizar a todos sobre como podemos preservar e utilizar os recursos hídricos de forma sustentável. Neste ano, ela celebra os 25 anos da Lei nº 13.199, que estabeleceu a Política Estadual de Recursos Hídricos em nosso Estado, assim como o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O Milagre da Fé’ SINOPSE E QUE HORAS COMEÇA

Por MRNews

COnfira a programação da Globo  hoje, segunda 18/03/2024 e que horas começam os filmes de hoje. 

Segunda-feira, 18/03/2024

04:00 Hora Um

06:00 Bom Dia Praça

08:30 Bom Dia Brasil

09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

10:35 Mais Você

11:45 Praça TV – 1ª Edição

13:00 Globo Esporte

13:25 Jornal Hoje

14:45 Cheias de Charme

15:25 Sessão da Tarde – Superação: O Milagre da Fé

17:05 Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical

18:25 Elas Por Elas

19:10 Praça TV – 2ª Edição

19:40 Família é Tudo

20:30 Jornal Nacional

21:20 Renascer

22:25 Big Brother Brasil 24

23:35 Tela Quente – Vivo ou Morto

00:25 Jornal da Globo

01:15 Fuzuê

01:55 Comédia Na Madruga I

02:40 Comédia Na Madruga II

03:25 Comédia Na Madruga III

Duelo de Emoções: Uma Análise de Dois Filmes Brasileiros e Americanos

Na era do entretenimento digital, filmes continuam a ser uma fonte poderosa de catarse, inspiração e reflexão. Nesta segunda-feira, 18 de março de 2024, os telespectadores da sessão da tarde serão agraciados com dois filmes que exploram temas de superação, fé e autodescoberta: “Superação: O Milagre da Fé” e “Vivo ou Morto”.

“Superação: O Milagre da Fé”

Este filme americano, dirigido por Roxann Dawson, narra a história de John, cujo futuro promissor é interrompido por um trágico acidente. Diante da adversidade, sua mãe, Joyce, interpretada brilhantemente por Chrissy Metz, lança-se em uma jornada de fé, clamando por um milagre divino. Com um elenco estelar que inclui Josh Lucas e Mike Colter, o filme mergulha nas profundezas da crença e da esperança em face da adversidade.

O diretor Roxann Dawson habilmente tece uma narrativa emocionante que transcende as barreiras da religião, tocando os corações de espectadores de todas as origens. A mensagem central de perseverança e fé ressoa de forma poderosa, lembrando-nos da resiliência do espírito humano diante dos desafios mais difíceis.

“Vivo ou Morto”

Já no cinema nacional, “Vivo ou Morto”, dirigido por Diego Rocha, apresenta uma história de reviravoltas cômicas e lições inesperadas. O protagonista, um artesão interpretado por Ian Braga, enfrenta dívidas esmagadoras e decide forjar a própria morte como uma solução desesperada. No entanto, o que ele não espera é que esse ato desencadeará uma jornada de autodescoberta e redenção.

Com um elenco talentoso e uma mistura de humor inteligente e momentos tocantes, o filme brasileiro cativa o público com sua abordagem única sobre as complexidades da vida e da mortalidade. A direção de Diego Rocha equilibra habilmente os elementos de comédia e drama, proporcionando uma experiência cinematográfica envolvente e memorável.

Embora “Superação: O Milagre da Fé” e “Vivo ou Morto” possam pertencer a diferentes países e gêneros cinematográficos, ambos compartilham uma mensagem universal de esperança, superação e autodescoberta. Enquanto o primeiro mergulha nas profundezas da fé e da crença, o segundo nos lembra da importância de enfrentar nossos medos e desafios de frente, mesmo que isso signifique confrontar nossa própria mortalidade.

Nesta segunda-feira à tarde, os espectadores serão levados a uma jornada emocional e reflexiva, à medida que mergulham em mundos cinematográficos ricos em emoção, humor e humanidade. Que esses filmes sirvam não apenas como entretenimento, mas também como lembretes inspiradores do poder da resiliência e da capacidade humana de encontrar luz mesmo nas situações mais sombrias.

 

Secretaria da Agricultura recebeu visita de especialistas de sustentabilidade da Basf Argentina – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

SECRETARIA DE AGRICULTURA RECEBEU VISITA DE ESPECIALISTAS DE SUSTENTABILIDADE DA BASF ARGENTINA

Em comemoração ao mês voltado para o Dia Mundial da Água, instituído no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu no dia 11/03 a visita de especialistas de sustentabilidade da BASF Argentina.

O objetivo foi de conhecer as práticas ambientais de reflorestamento do Mata Viva da BASF, bem como, as ações realizadas no Programa Produtor de Água na Bacia do Hidrográfica do Ribeirão Guaratinguetá. Programa este, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, tendo em vista a BASF ser a parceira desde a sua instituição em 2011. Além disso, a equipe teve a oportunidade de visitar as instalações do Viveiro Municipal de Guaratinguetá conhecendo melhor a prática de doação de mudas nativas para os munícipes de Guaratinguetá.

O intuito da visita foi de que estes projetos de sucesso implementados no município de Guaratinguetá possam servir de inspiração para o desenvolvimento de iniciativas de reflorestamentos apoiadas e realizadas pela BASF na Argentina contribuindo para a sustentabilidade e aumento da resiliência climática.

Unidade móvel da Casa do Cidadão Zeladoria estará no bairro Aparecidinha na próxima semana – Agência de Notícias

Na próxima semana, de segunda a quarta-feira (25 a 27), das 9h às 16h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), levará os serviços oferecidos pela unidade móvel da Casa do Cidadão Zeladoria ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Aparecidinha. Não é necessário agendamento prévio para ser atendido.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba ao disponibilizar a unidade móvel é proporcionar mais eficiência e ampliar o acesso da população aos serviços públicos e essenciais, em bairros mais distantes das oito unidades fixas da Nova Casa do Cidadão Zeladoria.

Lá, os munícipes podem receber atendimentos diversos, como: solicitação de roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros, além dos serviços do Procon, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.

Além disso, a equipe da Casa do Cidadão Zeladoria Móvel também atenderá com os serviços da Urbes – Trânsito e Transportes, entre eles a venda de créditos de passe (social e estudante); venda por QRCode; emissão da primeira via do cartão cidadão; bloqueio e desbloqueio de cartões de ônibus; protocolo de indicação do condutor; protocolo de defesa e recursos; protocolo de pedido de reembolso; emissão de Cartão de Estacionamento da Pessoa Idosa (CEPI) e Cartão de Estacionamento da Pessoa com Deficiência (CEPD).

O CRAS Aparecidinha está localizado na Rua do Terço, s/n. Mais informações pelo telefone (15) 3325-3956.

PAT tem 709 oportunidades de emprego para segunda-feira

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Trabalhadores em busca de emprego em São José dos Campos contarão com 709 oportunidades oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na próxima segunda-feira (25).

As vagas de emprego são para diversas áreas profissionais.

O maior número de oportunidades, 220, é para operador de telemarketing, destinado ao público em geral e outras 50 são na mesma função para PcD (pessoas com deficiência).

Outras funções com número significativo de vagas:

  • Auxiliar de cozinha – 104
  • Jovem aprendiz – 98
  • Estágio administrativo – 24
  • Corretor de imóveis – 20
  • Estágio ensino médio – 18
  • Açougueiro – 11
  • Atendente de lanchonete – 10
  • Auxiliar de limpeza – 10
  • Fiscal de prevenção de perdas – 10
  • Instalado/reparador linhas telefônicas – 10
  • Repositor – 10
  • Manicure – 10

A relação completa de vagas e funções está disponível no site da Prefeitura de São José dos Campos. 

Importante

O PAT está localizado na Praça Afonso Pena, 175, no centro de São José. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços são gratuitos para empresários e trabalhadores.

As vagas são publicadas diariamente no site da Prefeitura de São José, a partir das 18h. Antes de se dirigir ao posto, os interessados devem consultar o site e verificar se possuem perfil para alguma das vagas anunciadas.

Em caso positivo, é preciso comparecer com a carteira de trabalho – digital ou física – e um documento de identificação. Se possível, levar também o currículo.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Funjope renova parceria com Projeto Paradiso para o FestincineJP

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, de 26 de maio a 1º de junho, a 2ª edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) e renovou a parceria com o Projeto Paradiso que, na 1ª edição, ofereceu como prêmio a participação no Bogotá Audiovisual Market. Este ano, o premiado terá a oportunidade de participar do Festival Internacional de San Sebastian.

“O nosso Festival Internacional de Cinema se consolidou desde a sua primeira edição pelo formato que nós construímos para ele, pela metodologia de trabalho que nós temos”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que não é um festival apenas para exibição de filmes e mostras competitivas, mas também de trabalho, de geração de contatos e de realização de negócios entre os produtores locais, seja individualmente ou empresas de audiovisual, com estúdios e outros sistemas de produção.

“Nós estamos abrindo janelas de oportunidades para os nossos produtores e produtoras. O primeiro FestincineJP já se consolidou assim. É muito importante mantermos essa parceria com o Projeto Paradiso e abrir mais uma grande oportunidade para os nossos profissionais do audiovisual fora do país em um processo de construção da internacionalização do nosso cinema. Muito importante essa parceria”, pontua.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto declara que o Projeto Paradiso tem sido um dos grandes parceiros do cinema paraibano há alguns anos. “Seja oferecendo formação com bolsas em oficinas, seja premiando e permitindo que os nossos realizadores consigam alçar voos cada vez mais altos como, por exemplo, os prêmios oferecidos no Laboratório de Produção Executiva das edições do nosso FestincineJP. É assim que continuamos na missão de desenvolver o audiovisual de João Pessoa. Estruturação com bases sólidas”, reforça.

A diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, comentou sobre a renovação desse trabalho em conjunto. “Para o Projeto Paradiso é muito importante a parceria com o FestincineJP, porque é um evento que reúne produtores e profissionais de todo Brasil e nos deixa mais próximos da produção paraibana. Estivemos na primeira edição e vimos a qualidade dos debates no evento e a interação que ele promoveu entre os participantes e estamos com altas expectativas para a edição deste ano”, pontua.

Rachel lembrou também da participação na estreia do Festival. “Na edição passada, oferecemos um prêmio a um produtor participante do lab. O prêmio consistia na participação no Bogotá Audiovisual Market, evento de mercado colombiano. Neste ano, manteremos a premiação a um longa de ficção participante do lab e a novidade é que o prêmio será a participação no Festival Internacional de San Sebastian”, revelou. Além disso, o Projeto Paradiso vai oferecer R$10 mil para o produtor selecionado participar em setembro do festival espanhol. 

O Projeto Paradiso será representado por sua coordenadora da área de Comunicação e Gestão de Talentos, Luísa Lucciola. Os profissionais que integram a Rede Paradiso de Talentos são o principal foco de atuação do Projeto e, conforme ressaltou Rachel do Valle, Luísa poderá compartilhar durante o evento informações sobre as iniciativas voltadas à formação e internacionalização dos profissionais do audiovisual brasileiro.

“Acreditamos que o evento reunirá grandes nomes do audiovisual brasileiro e promoverá debates sobre o cenário atual da produção e distribuição nacional e internacional. Além, claro, da exibição de ótimos filmes. Valorizamos muito o ambiente de formação que o evento apresenta, principalmente por meio do laboratório, e ficamos muito felizes em podermos ser parceiros desta iniciativa”, ressaltou.

Gripe, resfriado, pneumonia, Covid-19, virose? Saiba identificar as doenças no outono

As mudanças bruscas de temperatura contribuem para o surgimento dessas doenças

No dia 20 de março, o verão abriu espaço para o outono, com a chegada do tempo mais seco e com poucas chuvas. Nesse período, cresce a incidência de doenças respiratórias – muitas vezes os sintomas aparecem e o diagnóstico fica inconclusivo.

A pneumologista Maria Vera Cruz, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), diferencia as principais doenças e esclarece quais são as mais comuns neste período.

Saiba quais são as doenças de outono

Alergias e os “Ites” crises de rinite, sinusite, faringite

Por conta da maior concentração de poeira e poluentes no ar, ocorrem com mais frequência os quadros alérgicos neste período do ano. As mucosas ficam ressecadas e há aumento de crises de rinite, sinusite, faringite e asma.

O que difere as doenças é que a rinite é uma inflamação de crises alérgicas e que acomete o nariz. Já a asma é uma doença inflamatória crônica que ataca o sistema respiratório, especialmente os brônquios. A faringite, bem como a sinusite, são infecções que podem ser causadas por vírus e bactérias e não só uma simples alergia, inflamando a faringe e os seios da face, respectivamente.

Resfriados e pneumonias

A baixa umidade durante os meses de outono pode irritar as mucosas das vias aéreas e aumentar a probabilidade de infecções por diversos vírus, como rinovírus e adenovírus, responsáveis pelos resfriados e pneumonias.

O que pode contribuir para o aparecimento dessas doenças são as mudanças bruscas de temperatura, como é possível ver neste ano, saindo de um calor intenso de verão para uma frente fria que atinge o Brasil em uma mesma semana em que o outono chega. O brusco resfriamento das vias aéreas aumenta o risco de infecções virais. O mesmo pode acontecer com o uso de ar-condicionado, no qual pode haver ainda acúmulo de bactérias e outros agentes como legionella.

Gripe / Influenza

Com a queda de temperatura, normalmente as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados, o que ajuda a proliferar doenças respiratórias, uma vez que o vírus influenza tem alta transmissibilidade por espirro e tosse, além do contato direto das mãos e objetos comuns como corrimões e maçanetas.

Viroses

O mesmo explicado no caso de gripe acontece em quadros de virose, pois o tempo seco de outono favorece a colonização de vírus e infecções respiratórias, que têm rápida transmissão entre as pessoas. É comum as viroses causarem diarreia, febre, vômito, enjoo, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal, entre outros sintomas.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

É um grupo de doenças respiratórias muito relacionadas ao tabagismo. Com o ar seco e a inflamação de mucosas entre os meses março e junho, há maior incidência da bronquite crônica (estreitamento das vias aéreas) e do enfisema (danos irreversíveis nos alvéolos).

Covid-19

Além de todas as doenças do outono, após a pandemia iniciada em 2020, é possível ainda confundir os sintomas provocados pelo coronavírus. Para diferenciar, normalmente, há o aparecimento de quadro inflamatório da garganta, evoluindo para tosse seca, seguida de espirros, coriza, mal-estar, febre, bem como fraqueza. É possível ainda identificar diminuição do olfato e paladar.

Resfriados podem ser diagnosticados com sintomas de mal-estar, espirros, coriza e obstrução nasal, febre, mas que em geral se tornam leves depois de 48 horas. Já o quadro inicial da gripe se assemelha ao do resfriado, porém, o tempo do paciente sintomático é maior, tendo duração em torno de uma semana, podendo até levar à falta de apetite e à perda de peso.

Como evitar

De acordo com a pneumologista Maria Vera Cruz, a boa hidratação é o ponto-chave, bem como manter a imunidade alta. É possível repor líquidos com água, chás e sucos e se alimentar adequadamente com alimentos leves, sem deixar o estômago vazio por muitas horas.

“É bom evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados, manter os ambientes arejados e umidificados para não facilitar a transmissão dos agentes infecciosos, além de se preocupar com a higiene das mãos”. A especialista enfatiza a importância de manter a vacinação em dia. A vacina bivalente protege o agravamento tanto da Covid-19 quanto do vírus influenza da gripe, indicado para todas as pessoas com mais de 60 anos e de qualquer idade com comorbidades e fatores de risco. “Hidratação e lavagem nasal com soro também ajudam nesta época”, explica.

Vale lembrar que a vacina contra a gripe protege contra o vírus H1N1, que é a infecção respiratória em humanos causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Governo de Minas é referência nacional para implantação do Orçamento Base Zero, que garante aplicação mais eficiente dos recursos públicos

O Governo de Minas tornou-se referência entre os estados brasileiros com o pioneirismo na implementação do projeto do Orçamento Base Zero (OBZ), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A iniciativa começou a ser utilizada gradualmente em 2019 e foi implementada nos 57 órgãos estaduais. Estados como Alagoas e Mato Grosso já visitaram Minas Gerais para conhecer mais sobre o projeto.

Por meio da metodologia OBZ, os órgãos definem, a partir de informações detalhadas sobre os recursos necessários para a execução das políticas públicas, as suas prioridades na elaboração do orçamento. 

Dessa forma, cada projeto ou ação é analisado ou reanalisado levando em conta a relevância, o impacto no atendimento às necessidades da população, a convergência com o planejamento estratégico do órgão, os resultados das entregas, entre outros pontos, e priorizados conforme uma ordem de importância. 

O subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-MG, Felipe Sousa, explica que a diferença, em relação à forma tradicional de elaboração do orçamento é que os órgãos partem do “zero” e vão, conforme o grau de importância, definindo os recursos que serão destinados a cada projeto, sejam os novos ou os já previstos anteriormente, que passam por nova avaliação crítica, das despesas e relevância, cortando ou redirecionando recursos para ações mais estratégicas. 

No orçamento tradicional, os órgãos partem dos gastos de períodos anteriores e fazem ajustes, considerando o valor global definido, enquanto no OBZ os projetos devem ser justificados novamente. 

Dessa forma, é possível avaliar o que está implicando em gastos desnecessários e/ou não está alinhado com as estratégias do Executivo ou de determinado órgão para aquele período, além de buscar soluções inovadoras para as necessidades do órgão, contribuindo, como é o caso de Minas Gerais, para a maior eficiência na execução das despesas e melhorando o desempenho e as entregas resultantes das políticas públicas. 

Os bons resultados atraíram o interesse de outros estados brasileiros, além de gerar o reconhecimento do OBZ de Minas Gerais em diversas premiações.

“Minas Gerais é pioneira na adoção do Orçamento Base Zero no Brasil. O modelo de gestão já foi compartilhado com outros governos estaduais, e uma consultoria americana, contratada para aplicação da metodologia no governo da Argentina, também acionou a Seplag-MG recentemente”, relatou o subsecretário.

Em 2023, a metodologia OBZ foi reconhecida no prêmio anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que avalia iniciativas de sucesso de gestão para resultados no desenvolvimento. O OBZ ficou entre as três melhores iniciativas das esferas municipal, estadual e federal de países como Brasil, Paraguai, Panamá, Colômbia, México, Equador, Costa Rica, Peru, Argentina e Colômbia.

Na prática

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foi um dos primeiros órgãos do Estado a aplicar a metodologia do OBZ, que implicou em uma revisitação minuciosa de programa por programa do órgão, ação por ação, até o menor corte de item a item.

“Obrigatoriamente, os gestores passaram a realizar periodicamente uma análise das novas necessidades e prioridades de cada política pública, focando na eficiência do gasto e, consequentemente, praticando o exercício de justificar e priorizar as ações antes mesmo da tomada de decisão acerca da alocação de recursos”, definiu o superintendente de Planejamento, Orçamento e Finanças da Sejusp-MG, André Ranieri.

Ele assinala que, com o OBZ, há previsibilidade e, consequentemente, mais comprometimento do gestor com a qualidade e o controle dos gastos. “Por isso, a iniciativa tem contribuído cada vez mais para eficiência das políticas públicas da Segurança Pública”, assegurou.

Referência

A comitiva de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas visitou a Seplag-MG em fevereiro deste ano, para conhecer a metodologia do OBZ. A apresentação do modelo aconteceu na sede do Governo de Minas, com troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre os fatores de sucesso e a consolidação da gestão para resultados.

“O Estado de Alagoas está em busca de uma gestão orçamentária orientada por entregas e resultados. Viemos até Minas Gerais para entender a implementação do OBZ ao longo dos últimos cinco anos, saber como foram definidos os limites e as principais entregas junto as unidades gestoras do Estado. Viemos buscar conhecimento em um estado que é referência sobre uma ótica que atenda as nossas especificidades”, destacou a secretária Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital de Alagoas, Nathália de Araújo Coutinho.

Metodologia

O OBZ adota um método de planejamento para elaboração do orçamento anual baseado na reavaliação periódica de todas as entregas do governo e suas despesas, estruturadas em atividades ou operações com a justificativa detalhada dos custos, definição do propósito e cursos alternativos de ação com medidas de performance e explicitação dos benefícios.

A metodologia começou a ser implementada pelo Governo de Minas em 2019 como projeto piloto na Seplag-MG e em órgãos da segurança pública. Nos anos seguintes, foi ampliado para os demais órgãos da Administração Direta e Indireta e, em 2023, sua implementação foi concluída, incluindo as secretarias criadas na reforma administrativa sancionada pelo governador a partir da Lei nº 24.313/23.

“A implantação da metodologia do Orçamento Base-Zero no Governo de Minas tem sido uma excelente experiência, servindo primeiramente ao Estado, que preza pela inovação na Administração Pública, aplicando a evolução técnica de nossos instrumentos de planejamento. Essa visibilidade que temos adquirido mostra o quão frutífero tem sido o projeto. Minas Gerais é, hoje, certamente, uma referência na área”, celebrou o diretor Central de Monitoramento da Execução Física e Orçamentária, Pedro Braga.

Durante o processo de implantação, foram realizados treinamentos, coordenados pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento da Seplag-MG, com os servidores responsáveis pelas áreas de planejamento, gestão, finanças e de assessoria estratégica dos órgãos, além de reuniões técnicas de levantamento de informações com os gestores das áreas finalísticas e reuniões gerenciais com instâncias decisórias para priorização orçamentária.

Atualmente, com a implementação do OBZ concluída no Estado, os órgãos adotam a metodologia no processo de elaboração do orçamento anual, com monitoramento da Seplag-MG no cumprimento e na execução do que foi planejado, sendo esta a condição para que os recursos orçamentários sejam autorizados.