Prefeitura de Bonito alcança nível efetivo de maturidade em Proteção de Dados em avaliação do TCE/MS e reforça excelência técnica na gestão pública.

Por MRNews

A Prefeitura Municipal de Bonito alcançou resultado expressivo na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) sobre os índices de maturidade relacionados à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O resultado obtido pela Executivo decorre de metodologia técnica aplicada pelo Tribunal de Contas do Estado, baseada no Método de Evolução por Evidências (MEE), que avalia não apenas a existência de normas, mas a efetiva implementação e funcionamento das medidas adotadas.

A análise considera critérios objetivos de formalização, aplicação prática e efetividade das ações, organizados em eixos estratégicos da governança de dados, como estrutura institucional, normativos, segurança da informação, transparência e atendimento ao cidadão. A partir dessa avaliação, é gerado um índice percentual que posiciona o ente em níveis progressivos de maturidade, permitindo mensurar com precisão o estágio de adequação e orientar o aprimoramento contínuo da gestão.

Final do Estadual leva decisão ao Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas – CGNotícias

MS avança no enfrentamento ao racismo com entrega de instrumento técnico construído em rede

O relatório individual elaborado pelo Tribunal aponta que a Prefeitura Municipal de Bonito atingiu índice geral de 61,3%, sendo classificado no nível EFETIVO, faixa que, segundo a metodologia adotada, demonstra avanço significativo, com bases estruturais adequadas em execução, havendo necessidade de maior formalização de processos e controles.

A evolução alcançada tem como um de seus principais pilares a atuação técnica da assessoria jurídica, responsável pela estruturação normativa, organização dos fluxos internos e orientação estratégica da gestão. Com isso, o Executivo reafirma seu compromisso com a modernização administrativa, a integridade, a transparência e a proteção de dados.

O resultado evidencia uma evolução consistente, com avanços relevantes na governança e a implantação de estruturas essenciais, aliadas a um planejamento contínuo de aperfeiçoamento. Com o apoio técnico e jurídico da Palermo Advocacia e Consultoria Jurídica, a Prefeitura de Bonito consolida-se como uma instituição alinhada às boas práticas de gestão pública e comprometida com a confiança da sociedade.

IFSP e Colégio Pedro II firmam parceria inédita para fortalecer a inovação na Rede Federal – IFSP

Iniciativa prevê criação de Núcleo de Inovação Tecnológica compartilhado e aposta na integração de competências para ampliar o impacto da pesquisa no país

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Colégio Pedro II (CP2) avançam em uma iniciativa inédita na Rede Federal ao articular a criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) compartilhado. A proposta busca otimizar recursos, promover a troca de conhecimentos técnicos e ampliar o alcance das ações de pesquisa e inovação desenvolvidas pelas duas instituições.

De acordo com o diretor executivo da Inova IFSP, Eder Sacconi, a parceria pretende consolidar um ambiente integrado de inovação. “O objetivo é criar um ecossistema em que a inovação flua sem barreiras geográficas ou institucionais, potencializando as competências de cada instituição”, afirma.

Mais do que uma cooperação pontual, o acordo está sendo estruturado com caráter perene, como política institucional. A formalização prevê um Acordo de Cooperação sem prazo determinado, com execução baseada em planos de trabalho semestrais, o que assegura continuidade mesmo diante de mudanças de gestão.

A proposta contempla a integração progressiva das atividades relacionadas à inovação, com destaque para três eixos principais: ações de sensibilização e comunicação para fomentar a cultura da inovação; prospecção e mentoria a pesquisadores, com foco no desenvolvimento de projetos cooperados e na captação de recursos externos; e intercâmbio de expertise entre as equipes de propriedade intelectual.

Para o coordenador do setor de inovação do CP2, Dr. Pedro Cassiano, a iniciativa representa um avanço estratégico. “Essa parceria é fundamental para o fortalecimento da cultura de inovação nas duas instituições e pode se tornar referência para toda a Rede Federal”, destaca.

Com a articulação do NIT compartilhado, IFSP e CP2 reforçam o compromisso de não apenas produzir conhecimento, mas de garantir que os resultados da pesquisa sejam estruturados, protegidos e efetivamente transferidos para a sociedade.

Bancários, Rangel, Castelo Branco e Bessa recebem espetáculos da Paixão de Cristo neste final de semana

Três espetáculos selecionados no edital Paixão de Cristo nos Bairros, da Fundação Cultural de João Pessoa, serão realizados neste final de semana. As apresentações serão nesta sexta-feira (3), nos Bancários, com a peça ‘Paixão em Retalhos Itinerantes 2026’, que será reencenada no sábado (4), no Rangel; no domingo (5), moradores do Castelo Branco acompanham a montagem ‘Paixão de Cristo: um presente de amor’; já no Bessa, também no domingo, ‘Carpinteiro Deus’ promete emocionar o público.

“Esses espetáculos foram selecionados no edital da Paixão de Cristo nos Bairros, uma ação que faz parte da nossa política de cultura voltada ao estímulo e ao fortalecimento da cena do teatro comunitário, de base popular em João Pessoa. É fundamental para a política de cultura da cidade, no sentido de acolhermos o maior número possível de culturas locais, valorizar essa diversidade”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta, inclusive, sua alegria em ver de perto esse trabalho: “Eu fico muito contente de poder acompanhar e estimular esse desenvolvimento da nossa cena do teatro, sobretudo, nos bairros. Estamos promovendo o espetáculo da Paixão de Cristo em pelo menos 10 bairros diferentes”, acrescenta.

Bancários e Rangel – Produzida pelo Coletivo de Teatro Retalhos, a peça ‘Paixão em Retalhos Itinerantes 2026’ será encenada na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, na sexta-feira (3), e no sábado (4), na Praça da Amizade, no bairro do Rangel, sempre a partir das 19h.

O espetáculo, que tem 60 minutos de duração, circula há 11 anos pelos bairros da cidade e é inclusivo, contando com intérprete de Libras. A expectativa é de reunir um público médio de 500 pessoas em cada apresentação.

Moreira Júnior, diretor musical e também ator, explica que o elenco é formado por oito atores e atrizes, e é um musical mambembe. Ele observa que ‘Paixão em Retalhos’ conta a história da Paixão de Cristo de maneira diferente, com a chegada do circo à cidade onde os atores e atrizes fazem a contação, ao vivo, com alegria e emoção, da morte à ressurreição.

“Graças ao apoio da Funjope e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, podemos manter este trabalho vivo, celebrando nas comunidades a Paixão de Cristo, valorizando o circo e os profissionais. Sem este apoio seria impossível continuar esta experiência que é partilhada gratuitamente com a população local, beneficiando crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência”, afirma.

Castelo Branco – O espetáculo ‘Paixão de Cristo: um presente de amor’ será apresentado neste domingo (5), a partir das 16h, na Praça José Batista de Melo, Castelo Branco III. A peça é realizada pela Companhia Brincante em parceria com a Biblioteca Comunitária Baobazinho.

Encenado por Edna Diniz e Neiry Karla, o espetáculo ‘Paixão de Cristo: um presente de amor’ ganha vida em uma montagem de teatro de bonecos onde Vovó Zabé narra à pequena Amora e ao público os ensinamentos de Jesus. Através de uma experiência lúdica e interativa – que convida as crianças a oferecerem um ‘sopro de força’ durante o caminho do Calvário – a história da Paixão se transforma em uma lição de bondade e cuidado com o próximo, celebrando a união e a esperança.

“A Funjope desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cadeia criativa da cidade ao investir em políticas de fomento, como os editais de cultura. Mais do que um suporte financeiro, esses mecanismos representam o reconhecimento do fazer artístico e a democratização do acesso à produção cultural, permitindo que artistas e grupos locais desenvolvam seus projetos e levem sua arte a diferentes públicos”, comenta Edna Diniz.

Um exemplo prático e sensível desse incentivo, conforme observa, é a aprovação da proposta de um espetáculo de bonecos para encenar a Paixão de Cristo nos bairros de João Pessoa. “Iniciativas como essa transcendem o entretenimento: ao utilizar a linguagem lúdica do teatro de bonecos, o projeto torna acessível uma narrativa de grande valor simbólico e religioso para comunidades que, muitas vezes, têm pouco acesso aos equipamentos culturais do centro da cidade”, constata.

Edna Diniz acrescenta ainda que, ao descentralizar a cultura e apoiar linguagens diversas, a Funjope reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização dos artistas locais, e destaca que projetos como este não só geram trabalho e renda para a classe artística, mas também promovem a reflexão, a fé e a união comunitária nos quatro cantos de João Pessoa. “O incentivo por meio dos editais é, portanto, a certeza de que a cultura continua viva, pulsante e acessível a todos”, ressalta.

Bessa – O espetáculo ‘Carpinteiro Deus’, do Grupo Semear de Teatro, será encenado neste domingo (5), a partir das 19h30, no Parque Parahyba 4, Bessa. A encenação – que tem 70 minutos de duração – envolve 40 atores e atrizes, e a expectativa é reunir um público de duas mil pessoas.

Com roteiro e direção artística de Márcio Lins e direção geral de Josemberg Pereira, ‘Carpinteiro Deus’ é um espetáculo teatral em dois atos. O ato inicial apresenta um olhar sensível e humano sobre o início do ministério de Jesus, ambientado na carpintaria de José, em Nazaré, onde quase tudo se desenrola. Ali acontecem encontros e reencontros do mestre com grandes protagonistas da história contada.

A montagem constrói uma narrativa simbólica e emocionante, onde personagens bíblicos como Pedro, Maria, Maria Madalena e outros atravessam a história, revelando conflitos, fragilidades e escolhas que dialogam com a realidade atual – dentro da carpintaria.

“A obra combina música, dança e narrativa para contar a história de forma original e inclusiva. O ato final passa pela famosa Via-Crúcis e culmina com as tão esperadas cenas da crucificação e ascensão”, conta o roteirista e diretor Márcio Lins, que comemora: “O edital Paixão de Cristo nos Bairros valoriza a classe artística e promove o resgate da cultura raiz e sólida”, completa.

Paixão de Cristo nos bairros – Este edital incentiva a cultura nas comunidades, a promoção da melhoria e manutenção dos espetáculos, o fortalecimento do turismo interno e consequentemente, a geração de trabalho e renda, impulsionando a economia local.

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

Por MRNews

O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, indiciado pelo feminicídio da soldado Gisele Alves Santana e por fraude processual, foi transferido para a reserva da Polícia Militar (PM) de São Paulo. Na estrutura militar, a medida equivale à aposentadoria. Ele está preso preventivamente desde 18 de março.

A portaria de inatividade foi publicada, nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial do Estado e já passa a ter efeito. Segundo a publicação, Rosa Neto tem direito a proventos integrais, considerando a proporcionalidade do tempo de serviço. O texto aponta “proporcionalidade de 58/60”, o que equivale à remuneração praticamente integral do tenente-coronel.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

Gisele foi encontrada com um tiro na cabeça, em 18 de fevereiro, no apartamento em que o casal morava, na capital paulista. O tenente-coronel, que estava no local, chamou socorro e reportou o caso às autoridades como suicídio. Posteriormente, o registro foi alterado para morte suspeita.

Laudos do Instituto Médico Legal (IML) confirmaram marcas de agressão incompatíveis com suicídio. A família da vítima contestou a versão de suicídio desde o registro da ocorrência.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), a aposentadoria do tenente-coronel não interrompe o processo administrativo que pode levar à demissão, perda do posto e da patente.

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção

Rio de Janeiro e Rondônia não vão reduzir ICMS sobre combustível

Fifa altera horário da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo

A Fifa alterou o horário da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos. O confronto da seleção com o Haiti, que estava marcado para as 22h (horário de Brasília) do dia 19 de junho no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, foi reprogramado para as 21h30.

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília). Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

As mudanças foram realizadas após a definição dos últimos classificados para o próximo Mundial de seleções, que será disputado entre 11 de junho e 19 de julho.

Botafogo oficializa contratação do técnico português Franclim Carvalho

França assume liderança do ranking da Fifa; Brasil cai para 6ª posição

Convocação final

Agora as atenções da seleção brasileira se concentram na convocação final para a Copa do Mundo, que será realizada no dia 18 de maio. Nesta oportunidade o técnico Carlo Ancelotti apresentará a lista final de 26 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos.

Próximos compromissos

Após a convocação a seleção se apresentará no 25 de maio na Granja Comary. Depois, o Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) seleciona novos integrantes

Por MRNews

Inscrições de 6 a 19 de abril; podem se candidatar servidores e estudantes matriculados e egressos

O IFSP publicou, no dia 2 de abril, o Edital nº 60/2026, de seleção de novos integrantes para o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs). O edital tem como objetivo a recomposição do Nugs e disponibiliza 40 vagas, distribuídas entre servidores (docentes e técnico-administrativos) e estudantes (regulares e egressos), com critérios que buscam assegurar diversidade de segmentos e representatividade entre os diferentes campi do IFSP.

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

As inscrições para o edital estarão abertas de 6 a 19 de abril de 2026, por meio de formulário eletrônico, e o resultado final está previsto para 15 de maio de 2026 .

Nugs

O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP tem a finalidade de promover ações com vistas a uma educação inclusiva e não-sexista que propiciem a equidade e a igualdade entre os gêneros, o combate à violência e à discriminação contra as pessoas LGBTQIAPN+, de modo a promover a valorização da diversidade, o respeito pela diferença e a preservação e ampliação dos direitos dessas pessoas.

Saiba mais sobre o Nugs aqui.

Botafogo oficializa contratação do técnico português Franclim Carvalho

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

Edital inclusivo

O edital representa um marco institucional ao prever, de forma explícita, a reserva de vagas para pessoas trans, consolidando avanços nas políticas de ações afirmativas da Instituição.

Entre as ações afirmativas previstas, estão vagas destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI), pessoas com deficiência (PcD) e pessoas trans. A inclusão explícita desse último grupo sinaliza um movimento institucional mais estruturado de ampliação da participação de sujeitos historicamente sub-representados nos espaços de construção de políticas educacionais e ações formativas.

O processo seletivo considera a trajetória das pessoas candidatas em atividades relacionadas às temáticas de gênero, sexualidade, diversidade e direitos humanos, incluindo participação em projetos, formações, coletivos, iniciativas comunitárias e ações de comunicação. A classificação será realizada com base na pontuação dessas experiências, reforçando o caráter engajado e formativo do Núcleo.

O edital representa um marco institucional ao prever, de forma explícita, a reserva de vagas para pessoas trans, consolidando avanços nas políticas de ações afirmativas da Instituição.

A publicação do edital ocorre em um momento simbólico: a celebração dos 10 anos de atuação do Nugs no IFSP. Ao longo dessa década, o Núcleo tem se consolidado como espaço de produção de conhecimento, articulação institucional e promoção de ações voltadas à equidade de gênero e à diversidade sexual.

Mais do que uma chamada pública, o edital reafirma o papel do Nugs como espaço estratégico de diálogo, formação e transformação institucional, agora com um passo mais consistente na consolidação de políticas inclusivas voltadas à diversidade de gênero. 

 

Encontro Nugs

Como parte dessa celebração, será realizado o Encontro do Nugs-IFSP 2026: Uma Década de Resistência, Diálogo e Afeto, entre os dias 25 e 29 de maio, na cidade de São Roque (SP). O evento contará com mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades culturais, promovendo a integração entre comunidade acadêmica e sociedade. Saiba mais aqui.

Documentos

 Edital nº 60/2026

Cronograma

Descrição Data/Período
Publicação do Edital 06 de abril de 2026
Período de Inscrição 06 de abril a 19 de abril de 2026
Avaliação das candidaturas 20 de abril a 10 de maio de 2026
Divulgação do resultado preliminar 11 de maio de 2026
Interposição de recursos 12 a 13 de maio de 2026
Análise dos recursos 14 de maio de 2026
Divulgação da homologação do
resultado final para a constituição do Nugs
15 de maio de 2026

 

Agência Minas Gerais | Governo de Minas vistoria obras do ambulatório de quimioterápicos da Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá

O governador Mateus Simões vistoriou, nesta quinta-feira (2/4), em Ubá, na Zona da Mata, as obras do novo ambulatório de quimioterápicos da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) – primeira unidade de oncologia da cidade.

A estrutura integra o planejamento do Governo de Minas para fortalecer os Serviços de Atenção Especializada (SAE), para que a população possa ter acesso à saúde de qualidade mais perto de casa, sem a necessidade de se deslocar por longas distâncias para realizar os tratamentos.

“Nós estamos falando em mudar completamente a lógica dessa microrregião Ubá, no que diz respeito à assistência oncológica de quimioterapia. Hoje, os pacientes da microrregião precisam ir até Muriaé, muitas vezes com um deslocamento que pode gastar mais de três horas, e voltar para casa”, explicou o governador.

“A gente sabe que, além da despesa que isso representa para os municípios, o desconforto para o paciente é muito evidente. Por mais que a gente tente melhorar os veículos, é um tempo de deslocamento muito grande. Essa obra vai permitir que esses pacientes sejam tratados aqui. Com isso, proporcionamos mais conforto e dignidade para essas pessoas durante esse período difícil”, destacou o chefe do Executivo estadual.

 

Investimento

Foram investidos mais de R$ 15 milhões no ambulatório de quimioterápicos, sendo R$ 13,4 milhões do Governo de Minas e R$ 1,9 milhão da Fundação Cristiano Varela (FCV), considerada um dos maiores complexos oncológicos de Minas Gerais. O novo ambulatório funcionará em dois pavimentos, seguindo o padrão do prédio centenário já existente, com as fachadas históricas preservadas.

O espaço terá quatro consultórios médicos, sala de infusão de quimioterápicos com 16 poltronas, três leitos comuns e um de emergência, sala de coleta de exames laboratoriais, com 4 boxes (uma maca e três poltronas), farmácia de manipulação de quimioterápicos, contendo duas capelas de fluxo laminar, farmácia de atendimento ambulatorial, além de laboratório com processamento interno e salas técnicas.

A CSPD foi criada em 1945, com a denominação de Leprosário Padre Damião. É considerada um centro de referência em atendimento à hanseníase e presta serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá, por meio da regionalização da unidade, com qualidade, humanização e resolutividade, garantindo a reabilitação em nível de complexidade secundária.

 

Gestão da unidade

Em junho de 2024, a Casa de Saúde Padre Damião, que é administrada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entrou em fase de transição para a transferência da gestão dos seus serviços para a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá.

Porém, em função das fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata no fim de fevereiro, este processo foi prorrogado até o fim de 2026, com a Fhemig mantendo o custeio da unidade por mais seis meses, com valores estimados em R$ 7,8 milhões – R$ 1,3 milhão mensais.

A Fhemig também vai manter, permanentemente, o custeio da folha de seus servidores efetivos em exercício na unidade. Em 2025, o valor anual desta folha R$ 15,6 milhões.

 

Governo Presente

A vistoria à Casa de Saúde Padre Damião faz parte da mobilização do Governo de Minas, que transferiu, de forma temporária, a capital do estado para Ubá, dentro da iniciativa Governo Presente.

Essa transferência se repete em 19 cidades mineiras até junho, com o objetivo de reconhecer a importância e valorizar cada uma das regiões mineiras, além de permitir que o governador possa conhecer ainda mais de perto as demandas dos moradores, incluindo cidades ao redor das respectivas capitais temporárias.

Veja aqui as interdições da CET-Rio para as provas de corrida de domingo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A CET-Rio vai atuar em provas de corrida e caminhada neste domingo (5/4). Para viabilizar os eventos esportivos, haverá interdição de trânsito no Aterro do Flamengo, na Enseada de Botafogo, no Centro, em Copacabana e Ipanema.

 

Corrida e Caminhada Olga Kos Rio – Aterro do Flamengo

A Corrida e Caminhada para Inclusão Olga Kos Rio, será realizada no Aterro do Flamengo e na Enseada de Botafogo. Para viabilizar o evento esportivo, a Av. Infante Dom Henrique será interditada a partir das 0h de domingo, horário de fechamento da área de lazer.  A Avenida Nações Unidas será interditada às 4h.

Agentes de trânsito farão o monitoramento do tráfego na Praia do Flamengo, na altura da Praça Cuautéhmoc, orientando o embarque e desembarque e a travessia de pedestres (na altura da Rua Tucumã), além de coibir o estacionamento irregular. A largada dos corredores está prevista para 6h no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A previsão de término da corrida é às 11h.

A operação de tráfego contará com equipes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante a realização do evento esportivo.

Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

Interdição:

0h – Implantação da Área de Lazer do Aterro do Flamengo;

04h – Interdição da Avenida das Nações Unidas em ambos os sentidos (Enseada de Botafogo)

04h – Interdição das Avenidas Infante Dom Henrique e Nações Unidas, sentido Zona Sul (Enseada de Botafogo), a partir da Praça Cuauhtémoque.

 

Corrida Rio Maravilha – Centro

A CET-Rio vai interditar diversas vias da região do Centro da cidade para a realização da corrida “Rio Maravilha Etapa Outono”, que acontece a partir das 7h do próximo domingo (05/04). Para viabilizar o evento esportivo, as avenidas Venezuela e Rodrigues Alves e ruas Tia Ciata e Edgard Gordilho, entre outras vias da Praça Mauá serão interditadas ao tráfego de veículos a partir da 0h.

A operação contará com equipes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal, além de apoiadores de tráfego contratados pela produção para orientar motoristas e garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores da região.

Interdições

Da 0h às 12h:

Avenida Venezuela, entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá;

Rua Tia Ciata, entre a Rua Coelho e Castro e a Avenida Venezuela;

Rua Edgard Gordilho, entre a Rua Coelho e Castro e a Avenida Rodrigues Alves;

Praça Mauá, entre a Rua Sacadura Cabral e a Avenida Rio Branco com a Rua Acre;

Das 04h até a chegada do último corredor:

Rua Arlindo Rodrigues (Via Binário do Porto), pista sentido Rodoviária Novo Rio, entre a saída do Túnel 450 Rio e a Rua Rivadávia Correa;

Avenida Barão de Tefé, entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rodrigues Alves (Calçadão da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde);

Rua Souza e Silva, entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rodrigues Alves;

Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, entre o Museu do Amanhã e a Rua Rivadávia Correa;

Rua Acre, entre a Avenida Marechal Floriano e a Avenida Rio Branco;

Rua Alcântara Machado, toda extensão;

Rua Mairink Veiga, toda extensão;

Avenida Rio Branco, faixa de rolamento da direita, entre a Rua Mairink Veiga e a Praça Mauá;

Praça Mauá, todo entorno do Museu do Amanhã;

Rua Rivadávia Correa, entre a Rua Arlindo Rodrigues e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde;

Rua Edgard Gordilho, entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rodrigues Alves;

Túnel Rio 450, toda extensão.

Proibição de estacionamento

Das 22h de sábado (04) às 12h de domingo (05):

Avenida Venezuela, entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá;

II – Rua Tia Ciata, entre a Rua Coelho e Castro e a Avenida Venezuela;

Rua Edgard Gordilho, entre a Rua Coelho e Castro e a Avenida Rodrigues Alves.

Rua Sacadura Cabral, entre a Avenida Venezuela e a Rua Tia Ciata;

Praça Mauá, entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rio Branco;

Rua Acre, entre a Avenida Marechal Floriano e a Avenida Rio Branco;

Rua Alcântara Machado, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Acre;

Rua Beneditinos, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Acre;

Rua Mairink Veiga, toda extensão;

Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, entre a Praça Mauá e a Rua Silvino Montenegro;

Rua Silvino Montenegro, entre a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde e a Avenida Venezuela;

Avenida Venezuela, entre a Rua Silvino Montenegro e a Avenida Barão de Tefé.

 

Corrida LIVE RUN XPCopacabana e Ipanema

A CET-Rio montou um esquema de trânsito em apoio à corrida LIVE RUN XP, que acontece no próximo domingo (05/04) em Copacabana e em Ipanema, na Zona Sul da cidade. Para viabilizar o evento esportivo, a Avenida Atlântica será interditada às 3h, pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Prado Jr. As largadas acontecem às 6h (10km) e às 6h30 (5km) na altura da Praça do Lido.

Os corredores farão os percursos de 5km e 10km na ida pelo contra fluxo e na volta pelo fluxo pelas seguintes vias: Avenida Atlântica (pista junto à orla da praia), até o Posto 6, Rua Francisco Otaviano (em duas faixas de rolamento); Avenida Vieira Souto, até a Rua Garcia D`Ávila.

A operação de tráfego contará com atuação de equipes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego durante a realização do evento esportivo.

Técnicos da CET-Rio, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

Interdições:

– Av. Atlântica, pista junto à orla da praia, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Prado Jr;

– Av. Vieira Souto, pista junto à orla, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Borges de Medeiros;

Obs: A reversível da Av. Atlântica, pista junto às edificações (entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Princesa Isabel) deverá ser implantada no seu horário normal, a partir das 07h;

– Rua Francisco Otaviano, de duas faixas de rolamento junto ao lado direito da ciclovia, no trecho entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;

Previsão de liberação das vias:

09h – Liberação Av. Francisco Otaviano;

18h – Abertura das pistas da Orla do Leblon, de Ipanema e Copacabana.

 

Categoria:

  • 2 de abril de 2026
  • Marcações: corrida e caminhada Corrida Live Run XP Corrida Rio Maravilha interdição de trânsito Olga Kos Rio

    Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

    Por MRNews

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu, nesta quinta-feira (2), críticas ao sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o Pix, feitas em um relatório do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. Em evento em Salvador (BA), Lula afirmou que o Pix deve ser aprimorado para atender às necessidades dos brasileiros.

    “O Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar o Pix, pelo serviço que ele está prestando a sociedade brasileira”, disse Lula, sobre o sistema do Banco Centra (BC).

    De acordo com o relatório anual do comércio estadunidense, as empresas daquele país temem que Banco Central dê tratamento preferencial ao sistema do Pix, em detrimentos de outros sistemas de pagamentos.

    PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

    CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

    “O Banco Central do Brasil criou, detém, opera e regula o Pix, uma plataforma de pagamentos instantâneos. Nos Estados Unidos, partes interessadas expressaram preocupação com o fato de o Banco Central do Brasil conceder tratamento preferencial ao Pix, que desfavorece os fornecedores de serviços de pagamento eletrônico dos Estados Unidos. O Banco Central exige o uso do Pix por instituições financeiras com mais de 500 mil contas”, diz o documento.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Investigação

    No ano passado, o país governado por Donal Trump abriu uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. Um dos motivos especulados para a medida é de que o BC teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo é da empresa Meta, do empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

    Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores respondeu que o Pix visa a segurança do sistema financeiro, sem discriminar empresas estrangeiras. A defesa brasileira destacou que a administração pelo BC garante neutralidade ao sistema de pagamentos instantâneos e que outros bancos centrais, inclusive o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) testam ferramentas parecidas.

    MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção

    Rio de Janeiro e Rondônia não vão reduzir ICMS sobre combustível

    O Pix foi lançado oficialmente no Brasil no dia 16 de novembro de 2020, mas os estudos para a implementação do novo sistema de pagamento existiam pelo menos desde maio de 2018.

    O Relatório de Estimativa do Comércio Nacional de 2026, dos Estados Unidos, foi divulgado no último dia 31 de março e trata sobre questões de diversos países que podem significar “barreiras” ao comércio exterior dos Estados Unidos.

    Sobre o Brasil, o documento ainda aborda temas como mineração ilegal de ouro, extração ilegal de madeira, as leis trabalhistas brasileiras, legislações sobre plataformas digitais, a Lei Geral de Proteção de Dados, taxa de uso de rede e satélites.

    VLT de Salvador

    Lula participou hoje de entregas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de mobilidade urbana em Salvador, na Bahia, e visitou obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital baiana. Um trecho do transporte público já funciona em testes operacionais.

    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entregas do Novo PAC na área de mobilidade urbana em Salvador – Ricardo Stuckert / PR

    O projeto do VLT concentra R$ 1,1 bilhão de investimentos do governo federal. Também foram autorizados editais e estudos já para a ampliação do sistema sobre trilhos.

    O evento também foi o último ato como ministro do chefe da Casa Civil, Rui Costa, que deixa o cargo nesta quinta-feira. Ele deve disputar uma vaga no Senado nas próximas eleições e, para isso, precisa se desincompatibilizar da função no Executivo. A secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, assumirá o posto.

    Casa do Trabalhador oferece 279 vagas de emprego na segunda-feira (6) – Agência de Notícias



    1 de abril de 2026

    16:57

    Por: Luís Gustavo Adabro

    A Casa do Trabalhador, antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), da Prefeitura de Sorocaba, oferecerá, na segunda-feira (6), 279 vagas de trabalho na cidade.

    Os munícipes podem se candidatar comparecendo à Casa do Trabalhador, no Centro e a sua unidade móvel, sem a necessidade de agendamento prévio, ou ainda na Casa do Cidadão mais próxima de sua residência.

    Para tanto, é necessário que os interessados estejam munidos de carteira de trabalho, CPF e RG. Na Casa do Trabalhador, o munícipe também tem a oportunidade de enviar currículo pelos computadores disponíveis para uso da população.

    A Casa do Trabalhador está localizada na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as Casas do Cidadão. O munícipe que desejar, ainda pode contatar a Casa do Trabalhador pelo WhatsApp: (15) 99149-2474.

    Na segunda-feira (6), das 8h às 11h, a Van do Emprego e Qualificação estará disponível no Terminal São Paulo, que fica na Rua Leopoldo Machado, 259, no Centro e, das 13h às 16h, no Terminal Santo Antônio, localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 733, no Centro.

    Segue, em anexo, todas as vagas de empregos disponíveis na Casa do Trabalhador na segunda-feira (6).

    lista 06-04-2026