“Turismo Vai à Escola” fortalece ensino na E.E. “Prof. Aggêo Pereira do Amaral” – Agência de Notícias



1 de abril de 2026

16:23

Por: Roberto Menna/ Secom

Fotos: Setur

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), realizou, na terça-feira (31), mais uma edição do projeto “Turismo Vai à Escola”, desta vez na Escola Estadual “Professor Aggêo Pereira do Amaral”, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul. A atividade foi direcionada aos professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, reunindo mais de 50 educadores da unidade.

A ação foi conduzida por técnicos da Setur, que apresentaram as diversas áreas de atuação do turismo, destacando seus impactos econômicos, sociais e culturais no município. Além da explanação, os participantes também integraram dinâmicas que tornaram o encontro ainda mais interativo e produtivo.

O projeto tem como objetivo inserir o tema do turismo no ambiente escolar, aproximando educadores e estudantes das potencialidades de Sorocaba, valorizando o patrimônio local e reforçando sua importância como ferramenta de desenvolvimento. Ao dialogar diretamente com os professores, a iniciativa amplia o alcance do conhecimento, permitindo que o conteúdo seja posteriormente trabalhado em sala de aula com os alunos.

A professora articuladora da escola, Roberta Gonçalves Almeida, destacou a relevância da ação para o ambiente educacional. “Essa ação é válida ao ambiente escolar pois, junto das nossas aulas, a gente pode mostrar a importância da nossa história e também a importância que eles têm dentro desse contexto e o que vão deixar para o futuro. Dentro dessa parceria, ficamos muito felizes com essa conversa e os frutos que podem render dela”, afirmou.

As instituições de ensino que tiverem interesse em receber o projeto “Turismo Vai à Escola” devem buscar informações na Casa do Turista, sede da Setur, pelo telefone: (15) 3233-2043 ou e-mail: turismo@sorocaba.sp.gov.br.

Moraes aumenta restrição para voos de drones na casa de Bolsonaro

Por MRNews

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (2) aumentar para 1 quilômetro a área de restrição para voos de drones nas proximidades da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

A medida foi tomada após pedido da Polícia Militar, que é responsável pela vigilância da residência por 90 dias, período em que o ex-presidente cumprirá prisão domiciliar.

Na semana passada, Moraes proibiu voos de drones no raio de 100 metros da casa e autorizou a prisão de quem operar o aparelho.

Luto; faleceu filho de Chico Anysio; Bruno Mazzeo prestou uma homenagem ao irmão

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

Na manhã de hoje, a PM pediu a ampliação da proibição para aumentar a segurança da área e evitar o monitoramento indevido da casa.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Diante da solicitação, o ministro autorizou a ampliação da restrição.

“Mostra-se adequada a recomendação do BavOp [Batalhão de Aviação Operacional] pela ampliação do perímetro de restrição para o raio mínimo de 1 quilômetro, compatível com a realidade operacional e com o nível de proteção exigido no caso concreto”, decidiu.

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

Bolsonaro cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista. 

 

IFSP e INPI fortalecem parceria para ampliar inovação e desenvolvimento regional em São Paulo – IFSP

Articulação entre as instituições busca transformar conhecimento acadêmico em soluções práticas, com foco em propriedade industrial, capacitação e valorização de produtos regionais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) recebeu, recentemente, a visita da superintendente regional Sudeste do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Camila Chaves Santos. O encontro teve como objetivo ampliar a cooperação entre as instituições e consolidar estratégias voltadas à integração entre produção acadêmica e proteção da propriedade industrial.

Reconhecido por sua ampla presença no estado, o IFSP desponta como um parceiro estratégico para a disseminação da cultura de proteção intelectual. Sua capilaridade permite alcançar regiões que, muitas vezes, carecem de suporte técnico especializado, potencializando o impacto das ações do INPI em todo o território paulista.

Durante a agenda, Camila Chaves Santos destacou a relevância da atuação do IFSP no ecossistema de inovação. Segundo ela, a parceria já apresenta resultados consistentes e reúne condições para avançar ainda mais. “A atuação conjunta do INPI em São Paulo com o IFSP tem se mostrado relevante para o avanço da propriedade industrial no estado. Com presença em diversas regiões, o IFSP contribui com sua estrutura e conhecimento técnico em iniciativas como Indicações Geográficas e projetos de desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

A partir das discussões, foram estruturadas frentes de atuação que buscam transformar o potencial acadêmico em benefícios concretos para a sociedade. Entre os eixos prioritários está o fortalecimento das Indicações Geográficas (IG), com foco na identificação e no suporte técnico a produtos regionais cuja qualidade e identidade estão diretamente associadas à sua origem — fator que amplia seu valor de mercado e fortalece economias locais.

No campo do desenvolvimento tecnológico, a parceria prevê a oferta de mentorias e análises de patenteabilidade para projetos desenvolvidos por estudantes e servidores. A iniciativa visa assegurar que as inovações geradas nos campi sejam devidamente protegidas e possam alcançar aplicação prática.

A colaboração também abrange ações de educação e capacitação, com a realização de cursos e workshops sobre propriedade industrial voltados à comunidade acadêmica e a empreendedores. Além disso, o foco no desenvolvimento regional pretende estimular a inovação diretamente nos polos produtivos onde o IFSP atua, ampliando o acesso às ferramentas do INPI e promovendo a descentralização dessas oportunidades.

Para o diretor executivo da Inova IFSP, Eder Sacconi, a parceria representa um avanço significativo. “A união entre o conhecimento técnico-científico do IFSP e a autoridade reguladora do INPI promete ampliar o alcance das políticas de inovação. Ao facilitar o acesso a registros de marcas e patentes, as instituições não apenas protegem a propriedade intelectual, mas também fomentam a competitividade das regiões onde o IFSP está presente”, destacou.

A expectativa é que a iniciativa contribua para reduzir a distância entre a produção acadêmica e sua aplicação industrial, fortalecendo o desenvolvimento tecnológico e impulsionando o crescimento econômico e social no estado de São Paulo.

Em noite de estreia, prefeito Leo Bezerra convida população a se emocionar com o espetáculo Paixão de Cristo – Ele vive!

O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, convidou a população para acompanhar o espetáculo Paixão de Cristo – Ele vive!, neste final de semana, com apresentações gratuitas no Centro Cultural São Francisco. O gestor da Capital acompanhou a noite de estreia, nesta quinta-feira (2), quando a morte e a ressurreição de Cristo foram encenadas para uma multidão que lotou o Centro Histórico.

Nesta sexta-feira (3), serão duas sessões: às 18h e às 20h30. Já no sábado (4), haverá apresentação única, às 19h. A ‘Paixão de Cristo – Ele Vive’ reúne no elenco o ator Bruno Fagundes como Jesus, a atriz e cantora Lucy Alves como Maria, e a cantora Wanessa Camargo interpretando o anjo. O espetáculo tem duração de 1h50, direção do paraibano Everaldo Vasconcelos e participação da Companhia Municipal de Dança. Leo Bezerra, acompanhado da primeira-dama Bruna Nóbrega, ressaltou a estrutura e a organização da Prefeitura para oferecer um espetáculo que emociona o público.

“Gostaria de convidar a todos para se juntarem a nós na celebração da Paixão de Cristo, um momento de profunda importância para todos. Uma apresentação memorável. Tragam suas famílias. A apresentação de hoje foi a primeira e nesta sexta teremos duas sessões. Venham apreciar conosco a Paixão de Cristo no Centro Cultural São Francisco, com toda a segurança e comodidade que a Prefeitura de João Pessoa está oferecendo”, destacou Leo Bezerra.

Maria de Nazaré – A paraibana Lucy Alves disse que atuar como Maria está sendo um desafio estimulante e gratificante. Ela também exaltou a experiência de a peça ser encenada no Adro da Igreja de São Francisco — um lugar de profunda espiritualidade e energia para ela. “É maravilhoso estar aqui, neste espaço que simboliza o renascimento e o retorno, e transmitir essa mensagem ao mundo. Este local emblemático, um dos principais cartões-postais da nossa cidade, possui uma história rica e uma beleza singular. É emocionante testemunhar essa história, que ressoa profundamente em nossas vidas”, expressou.

Jesus Cristo – Um sentimento compartilhado pelo ator Bruno Fagundes. Segundo ele, Jesus vai emocionar o público que comparecer para assistir ao espetáculo. “Primeiro, eu estou muito grato e honrado por ter sido escolhido e por poder estar aqui. Espero, humildemente, fazer jus a toda a expectativa. É o maior personagem da História e o maior espetáculo que existe, por isso estou muito entusiasmado. Espero que as pessoas possam aproveitar bastante cada noite de espetáculo”, afirmou o ator.

Anjo – A cantora e atriz Wanessa Camargo agradeceu a oportunidade de estar em João Pessoa, contracenando com artistas talentosos da Paraíba. Ela definiu o papel como uma responsabilidade, mas encara o desafio com leveza. “Esse momento tem me fortalecido espiritualmente, tornando a experiência ainda mais emocionante. Consciente da importância de cada detalhe, como a memorização do texto, a execução musical e as entradas em cena, desejo profundamente que minhas emoções se conectem à narrativa e ao público”, ressaltou Wanessa Camargo.

Produção e novidades – A produção envolve aproximadamente 120 profissionais de teatro e dança, com especialidades em cenografia, iluminação, maquiagem, sonorização e montagem. O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, disse que, a cada ano, a Prefeitura procura introduzir novidades, não apenas com novos atores e atrizes, mas também por meio da atualização do texto. “Em 2026, por exemplo, teremos uma nova passagem da personagem Jezabel, que não esteve presente na edição anterior, e novas cenas com Madalena. Podemos, então, esperar um espetáculo grandioso”, destacou.

Luto; faleceu filho de Chico Anysio; Bruno Mazzeo prestou uma homenagem ao irmão

Por MRNews

Luto na família Anysio: irmão de Bruno Mazzeo emociona ao se despedir de Duda Anysio

A morte de Duda Anysio, filho do inesquecível humorista Chico Anysio, causou forte comoção nas redes sociais na última quarta-feira (1º). A notícia rapidamente repercutiu entre fãs, amigos e admiradores da tradicional família de artistas, que prestaram diversas homenagens e mensagens de apoio neste momento de dor.

Despedida emocionante de Bruno Mazzeo

O ator Bruno Mazzeo, irmão de Duda, utilizou suas redes sociais para comunicar a perda e prestar uma homenagem tocante. Em uma mensagem breve, mas carregada de emoção, ele afirmou que o irmão “descansou” e imaginou um reencontro simbólico com o pai, mencionando que Duda estaria jogando botão com Chico Anysio em outro plano.

A publicação sensibilizou milhares de seguidores, que responderam com palavras de carinho, solidariedade e conforto à família. A despedida pública evidenciou o laço afetivo entre os irmãos e reforçou o impacto da perda.

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

Família marcada pelo talento e união

Chico Anysio, um dos maiores nomes do humor brasileiro, construiu ao longo da vida uma família numerosa, com filhos de diferentes relacionamentos. Entre eles, destacam-se nomes conhecidos do público, como Nizo Neto e Rico Rondelli.

Duda Anysio, que foi adotado pelo humorista, sempre fez parte desse núcleo familiar e era querido por todos. Após sua morte, outros familiares também se manifestaram nas redes sociais, demonstrando a dor da perda e prestando suas últimas homenagens.

Trajetórias e legado da família Anysio

Do relacionamento de Chico com Nancy Wanderley nasceu Lug de Paula, conhecido pelo personagem Seu Boneco. Ao longo dos anos, cada integrante da família seguiu seu próprio caminho, muitos deles ligados ao meio artístico, mantendo viva a influência e o legado do patriarca.

A morte de Duda Anysio reforça não apenas o sentimento de luto, mas também a união entre os membros dessa família tão representativa para a cultura brasileira. A homenagem feita por Bruno Mazzeo simboliza o carinho, o respeito e a conexão que permanecem mesmo diante da despedida.

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção


Tags: #Luto #Famosos #ChicoAnysio #BrunoMazzeo #Celebridades #FamíliaAnysio

Rio de Janeiro e Rondônia não vão reduzir ICMS sobre combustível

Por MRNews

Apenas os estados do Rio de Janeiro e de Rondônia indicaram que não vão aderir à proposta de subsídio ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel importado, apresentada pelo governo federal. A informação é do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em entrevista a jornalistas, nesta quinta-feira (2).

Segundo ele, 90% dos estados já aderiram à subvenção e dois ou três ainda avaliam a proposta e devem dar a resposta hoje ou amanhã (3). A medida busca conter a alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio.

De caráter temporário e excepcional, a proposta prevê um subsídio total de R$ 1,20 por litro de diesel importado por dois meses. Segundo o Ministério da Fazenda, o impacto fiscal total é estimado em R$ 3 bilhões, R$ 1,5 bilhão por mês.

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

O custo será dividido igualmente entre o governo federal e os estados, com R$ 0,60 arcado pela União e R$ 0,60, pelas unidades da federação. A equipe econômica apresentou a proposta aos estados após resistência dos governadores em zerar o ICMS sobre a importação do combustível.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A nova ajuda se soma a outras medidas anunciadas pelo governo no último dia 12: o subsídio de R$ 0,32 por litro a produtores e importadores e o corte no PIS e Confins sobre a importação e comercialização do diesel.

Com o PIS e Cofins zerado para o diesel, o governo espera perder R$ 20 bilhões em arrecadação. Já a subvenção ao diesel deve ter um impacto de R$ 10 bilhões no caixa da União.

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção

Alckmin reuniu a imprensa para apresentar um balanço da sua gestão à frete do MDIC. Ele vai disputar a reeleição para a Vice-Presidência em outubro, na chapa encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, pode seguir na cadeira da Vice-Presidência, mas precisa se desincompatibilizar da função de ministro do Executivo.

Ouça na Radioagência Nacional:

 

Agência Minas Gerais | Nota à imprensa

O governador Mateus Simões agradece a eficiente atuação de Marcelo Aro no Governo de Minas. 

Em 2023, à frente da Secretaria de Estado de Casa Civil, realizou entregas importantes como a implementação do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais). Em 2025, assumiu o compromisso de fortalecer as relações entre o Poder Executivo, Legislativo e outras instituições. Além de reforçar a integração entre as várias áreas do Governo de Minas. A exoneração de Marcelo Aro foi publicada nesta quinta-feira a pedido. 

Como secretário de governo desde fevereiro de 2025, Aro também teve participação fundamental nas articulações para adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para pessoas com doenças raras. 

 “Marcelo Aro tem uma trajetória de sucesso na vida pública e sua experiência contribuiu para avanços. Além disso, a sua habilidade de diálogo nos permitiu não somente ampliar o debate com a Assembleia Legislativa, mas aproximou o Governo dos municípios, o que contribuiu para que pudésemos atuar de maneira mais efetiva para atender as reais necessidades dos mineiros”, destacou o governador Mateus Simões. 

O novo secretário de Governo será Castellar Modesto Guimarães Neto, que já vem atuando como consultor na articulação política, assessoramento e suporte técnico na Segov, desde fevereiro de 2025. Castellar é ex-senador da República por Minas Gerais, foi Secretário de Governo de Belo Horizonte e tem formação em Direito, com especialização em Direito Penal e Política Criminal.

Em noite de Marlon Freitas, Palmeiras derrota Grêmio

Em noite do volante Marlon Freitas, o Palmeiras derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 1, na noite desta quinta-feira (2) na Arena Barueri, e chegou aos 22 pontos, mantendo a liderança isolada do Campeonato Brasileiro.

Jogando na condição de mandante, o Verdão foi superior na etapa inicial e abriu o marcador aos 43 minutos do primeiro tempo, com Marlon Freitas de cabeça após a bola ser levantada na área por Andreas Pereira.

Aos oito minutos da etapa final, o Grêmio (que fechou a 10ª rodada da competição com 11 pontos) chegou a ensaiar uma virada graças a um belo gol do artilheiro Carlos Vinícius. Porém, a noite era mesmo de Marlon Freitas, que, aos 26, aproveitou bola que sobrou da entrada da área para acertar chute colocado para definir o marcador.

Outros jogos:

Santos 2 x 0 Remo
Chapecoense 0 x 4 Atlético-MG
Bragantino 3 x 0 Flamengo

França assume liderança do ranking da Fifa; Brasil cai para 6ª posição

Brasileiro feminino: Bahia derrota América-MG e assume 3ª colocação

CGU recorre à IA para facilitar acesso à plataforma Fala.BR

Por MRNews

 A Plataforma Fala.BR, principal canal de ouvidoria do governo federal, terá um novo formato, a partir de segunda-feira (6). Gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema passará a empregar Inteligência Artificial (IA) para facilitar o acesso dos cidadãos, reduzindo dúvidas e tornando o processo mais rápido e acessível.

Segundo a Ouvidoria-Geral da União (OGU), a interface mais simples será especialmente benéfica para aqueles que utilizam a plataforma em telas menores, por meio de dispositivos móveis, e que hoje representam a maioria dos usuários do Fala.BR.

O novo sistema será capaz de identificar automaticamente se a mensagem enviada por qualquer cidadão é um elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia, registrando-a corretamente. Além disso, em breve, a tecnologia também conseguirá sugerir ao cidadão a classificação da demanda por “assunto”, “órgão destinatário” e “serviço público”.

Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA

PM aposenta tenente-coronel preso por suspeita de feminicídio em SP

De acordo com a CGU, as mudanças vão reduzir erros no registro, uma vez que, hoje, é o usuário quem precisa identificar a natureza de sua interação, escolhendo as classificações em uma lista com várias opões.

“A aplicação de IA no Fala.BR vai permitir que o acesso às ouvidorias do governo do Brasil seja ainda mais fácil”, afirma o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho.

“Queremos que a população consiga falar com a administração federal de forma simples e ágil, porque as manifestações dos cidadãos são insumos para melhorarmos a infraestrutura e os serviços públicos; nas escolas, hospitais e estradas, por exemplo”, acrescentou o ministro, destacando que a participação social é um “pilar fundamental de um país forte”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção

Rio de Janeiro e Rondônia não vão reduzir ICMS sobre combustível

Em nota, a ouvidora-geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, também destacou a expectativa de que as facilidades possibilitem e estimulem a maior participação social.

“O novo formato reduz dúvidas e torna o processo mais rápido e acessível, inclusive para usuários com menor familiaridade digital. Como resultado, há um estímulo à participação social, já que o cidadão encontra menos barreiras para se comunicar com o poder público, além de ter uma experiência mais simples, eficiente e confiável ao utilizar os serviços de ouvidoria”, sustenta Valdirene.

O sistema também passou por melhorias que contemplam a gestão das informações prestadas pelas ouvidorias de órgãos públicos. “Agora é possível que as ouvidorias incluam os seus relatórios de gestão diretamente no Fala.BR, facilitando a divulgação de suas atividades e de seus avanços em um único lugar. Isso otimiza a capacidade das ouvidorias de responder de forma mais assertiva para o cidadão”, afirmou o coordenador de Dados e Sistemas de Ouvidoria da CGU, Fernando Simões Vassoler.

Acesso

O Fala.BR, ou Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, está em operação desde 2019. Por meio do sistema, os cidadãos podem enviar quaisquer tipos de manifestações para o governo federal e para estados e municípios que aderem à ferramenta. Na plataforma, os solicitantes podem acompanhar a tramitação das manifestações, com prazos definidos para o recebimento de respostas dos órgãos responsáveis.

Além de municiar a administração pública com informações sobre as prioridades da população, manifestações feitas pelos cidadãos por meio do Fala.BR também podem contribuir no combate à corrupção. Recentemente, uma operação contra desvios de recursos da educação em um município baiano, realizada pela CGU e pela Polícia Federal (PF), teve origem em uma manifestação feita pela plataforma.

*Com informações da Ascom/CGU

Encontro reúne gestantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz – Agência de Notícias

Na manhã desta sexta-feira (1º de abril), o programa Criança Feliz, com apoio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Nova Esperança e da UBS Nova Esperança, realizou o 5º Encontro de Gestantes na sede da Pastoral do Menor do bairro.

A ação, envolvendo a Secretaria da Cidadania (Secid) e a Secretaria da Saúde (SES), teve como objetivo principal promover o empoderamento da gestante, por meio do conhecimento sobre as mudanças na gestação e o preparo para a maternidade, planejamento familiar, responsabilidade, afeto e desenvolvimento infantil.

Na ocasião, as equipes multiprofissionais abordaram diferentes temas, como orientação e troca de experiências sobre gravidez, parto e pós-parto, fortalecendo o pré-natal e cuidados com o recém-nascido. As gestantes, por exemplo, aprenderam mais sobre dicas de amamentação, banho e troca de fraldas e foram orientadas a respeito de modificações no próprio corpo, alimentação saudável, vacinas e tipos de parto.

O encontro também proporcionou acolhimento emocional e fortalecimento da rede de apoio, por meio da interação com outras gestantes e profissionais de saúde, criando vínculos.

O Cras está localizado na Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15, no Jardim Nova Esperança. Mais informações pelo WhatsApp: (15) 3221-6108 ou pelo telefone: (15) 3212-6108.