A encenação do Auto de Natal do Colégio Marista Pio X acontece neste sábado (13), em frente à Praça da Independência. Esta é a 27ª edição do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). A peça já se tornou tradicional no calendário cultural de fim de ano da Capital, e a estimativa da organização é reunir mais de duas mil pessoas. A apresentação começa às 19h, com acesso gratuito.
“O Auto de Natal do Colégio Marista Pio X não é apenas um evento, é um momento marcante na cidade de João Pessoa que mostra exatamente o sentido do que é o Natal. Ali, há várias décadas, alunos, professores e profissionais se dedicam a recriar o nascimento do Menino Jesus de maneira que toque o coração da população. Nós, da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa, nos esforçamos para cuidar e abraçar esse projeto. O prefeito Cícero Lucena sempre nos orienta no sentido de que nesses momentos é que as pessoas percebem o valor do governo municipal, uma gestão que cuida do maior número possível das culturas”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Este ano, o tema é ‘Coração de José, Família Sagrada’, trazendo uma releitura do nascimento de Jesus a partir da visão de São José. Estão envolvidas cerca de 300 pessoas entre estudantes, professores, ex-alunos e colaboradores, que se dividem entre atuação, canto, coreografias, apoio técnico e produção.
O espetáculo é dirigido por Lia Sena, com uma proposta que busca aproximar o público da identidade cultural do Nordeste. Por isso, na peça, foram incluídos ciranda, dança de reis e outras manifestações da região, simbolizando a forma como as famílias nordestinas vivem o Natal.
A diretora do Colégio Marista Pio X, Elizabeth Cocentino, afirma que o Auto de Natal é uma expressão da missão marista: educar para a vida, a fé e a solidariedade. “Há 27 anos, esse espetáculo celebra o nascimento de Jesus com arte e espiritualidade, reforçando valores como fraternidade e esperança. É um momento que une nossa comunidade educativa e reafirma nossa identidade cristã e marista. É um projeto pedagógico que se transforma em um cartão postal natalino para João Pessoa”.
Ela garante que o público pode esperar uma apresentação emocionante, que valoriza a cultura paraibana e a mensagem do Natal, desta vez, contada sob o olhar de José. O espetáculo reúne teatro, música, dança e arte circense em uma encenação feita por estudantes da Educação Básica.
Elizabeth Cocentino destaca ainda que o Auto de Natal é uma experiência que encanta e renova a esperança. “O Auto de Natal é fruto de um trabalho colaborativo. Estudantes participam das apresentações artísticas, educadores atuam na direção e preparação, e as famílias apoiam nos bastidores. Esse envolvimento fortalece vínculos e transforma o projeto pedagógico em uma experiência única e comunitária”, acrescenta.
