Alunos de Campo Grande São Premiados em Concurso sobre Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos – CGNotícias

Nesta semana a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realizou a cerimônia de premiação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, edição 2025. O evento ocorreu no auditório do Centro de Formação (Cefor), na sede da Semed, e celebrou os trabalhos de seis alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que se destacaram nas categorias de desenho e redação.

Com o tema “Mudanças Climáticas e a Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos (Repórter do Clima)”, a edição deste ano teve como objetivo incentivar a reflexão crítica sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. O programa, criado pelo Inpev em 2010, visa apoiar instituições de ensino com conteúdos curriculares que abordam a gestão de resíduos sólidos, conectando a realidade da reciclagem no campo com o cotidiano urbano.

A abertura do evento contou com a presença da professora Ana Ribas, chefe da Divisão dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em seu discurso, Ribas ressaltou que a educação é um processo coletivo que envolve tanto a escola quanto a família, destacando a necessidade urgente de formar cidadãos conscientes. “A consciência crítica é fundamental. O que somos? O que consumimos? Hoje estamos discutindo um Plano Nacional de Educação e justiça climática, e isso está diretamente ligado a essas ações”, afirmou a professora, lembrando também das recentes catástrofes climáticas ocorridas no sul do país, que servem como exemplos reais da necessidade de mudança de postura.

Representando o Inpev, João Victor Gênova celebrou a longevidade da parceria com a Semed e explicou a importância de trazer para a cidade o exemplo da logística reversa realizada no campo com embalagens de defensivos agrícolas. Segundo ele, o projeto permite que as crianças compreendam o ciclo dos materiais e a importância do descarte correto. “Recebemos as embalagens do agricultor e realizamos todo o processo para garantir que esse material não fique espalhado no solo, contaminando a água. Quando trazemos isso do campo para a cidade, as atividades se tornam muito mais enriquecedoras”, pontuou Gênova.

Durante a cerimônia, a professora Adriana Passos detalhou os critérios pedagógicos do concurso, que envolveu 33 escolas. Ela enfatizou que a educação ambiental não é exclusiva da disciplina de Ciências, mas um tema transversal que atravessa Língua Portuguesa, Geografia, História e Matemática. Adriana trouxe à tona conceitos como a “Pegada Ecológica” e o “Dia da Sobrecarga da Terra”, alertando que a humanidade já consome mais recursos do que o planeta é capaz de regenerar anualmente. “Se fossemos levar em conta o consumo desenfreado que estamos fazendo em relação à biodiversidade, precisaríamos de mais de três planetas e meio”, alertou a educadora.

O ponto alto do evento foi a premiação dos alunos. Na categoria redação, que desafiou os alunos a atuarem como “Repórteres do Clima”, a vencedora foi Isabela da Silva Brito, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Celina Martins. Para produzir seu texto, Isabela entrevistou sua avó, buscando entender as alterações climáticas ao longo das gerações. “Percebi que o que mais mudou no clima foi o sol, que ficou mais forte. Antigamente chovia mais e, como minha avó morava perto de um rio, ele era mais cheio e abaixava mais devagar”, relatou a aluna.

Na categoria desenho, voltada para os alunos mais novos, o destaque foi Ana Júlia, de 9 anos, da Escola Municipal Adair de Oliveira. Com simplicidade e clareza, a aluna resumiu a mensagem que o programa busca fixar nas novas gerações: “Não cortar as árvores e não jogar lixo”, disse a pequena, demonstrando que a semente da preservação já foi plantada.

Encerrando a solenidade, a secretária adjunta de Educação, Lúcia, reforçou o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade. Ela parabenizou todos os envolvidos e dirigiu-se aos alunos com uma mensagem de esperança. “Esses desenhos e redações que vocês fizeram devem ter um lindo significado em suas vidas, para que, daqui em diante, vocês sejam formadores de opinião, pessoas que lutarão pela educação ambiental. Vocês precisam crescer em um ambiente saudável”, concluiu a secretária adjunta.

#ParaTodosVerem as fotos mostram a premiação dos alunos

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