Prefeitura apoia capacitação realizada pela Associação Paraibana de Autismo

A Associação Paraibana de Autismo (APA), com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizou, neste sábado (29), o evento ‘Capacitação parental ABA – Fortalecendo famílias atípicas: diálogos multidisciplinares para apoiar educação, bem-estar e cultura’. O evento aconteceu ao longo de todo o dia, no Senac João Pessoa, e teve mais de 250 inscritos.

“Esse tipo de capacitação é muito importante para reafirmar junto aos pais, mães e profissionais o valor da arte e da cultura no processo de inclusão das crianças autistas na sociedade. Nós tivemos um dia inteiro de formação com diversos profissionais da psicopedagogia, da psicologia e da fisioterapia, mostrando às famílias métodos, técnicas e procedimentos, mas também um conjunto de conceitos e de filosofias com as quais pode se acolher melhor as pessoas autistas”, observou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele apresentou uma palestra exatamente mostrando o valor da arte, da cultura e da comunicação nesse processo de inclusão das crianças autistas a partir das experiências desenvolvidas na Prefeitura de João Pessoa, no projeto da Tardezinha Inclusiva, há mais de cinco anos.

“É um projeto desenvolvido pela Funjope, orientado pelo prefeito Cícero Lucena, que ganhou visibilidade além de João Pessoa, sendo desenvolvido também em outras cidades da Paraíba e referência hoje em nível nacional, dado que o prefeito ganhou o Prêmio Orgulho Autista Brasil a partir dessas nossas experiências. Foi realmente um dia muito especial para essas famílias”, acrescentou.

Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo, afirmou que o trabalho aconteceu no Senac, que já apoia a capacitação para familiares de pessoas autistas e profissionais que atuam nessa área.

“Foi um evento de entrada gratuita, acessível, que ensina as pessoas a cuidar de seus filhos, seus pacientes, seus autistas. Então, é um projeto que traz grandes resultados para as famílias. Nós fazemos esse evento há mais de um ano. Nele, as famílias e os profissionais recebem certificados. Os palestrantes são voluntários nesse projeto que recebe o apoio da Prefeitura de João Pessoa. Recebemos famílias de Catolé do Rocha, Pedras de Fogo, Santa Rita, João Pessoa, Cabedelo, porque acolhemos o estado inteiro”, destacou.

Além da psicopedagoga Hosana Carneiro e do diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, participaram a psicopedagoga Isabella Virgínio, o analista ABA Robson Faggiani e o fisioterapeuta Ithalo Filipe.

Simultaneamente à capacitação, ocorreu uma exposição de desenhos do menino Adryan Gabriel, que é autista, e mostrou todo seu talento na mostra. O evento contou ainda com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), AC Social, Senac, Moab Autismo, HC Nutri e Glue Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *