IFSP divulga edital em Libras do processo seletivo para cursos técnicos 2026  – IFSP

São oferecidas mais de 7 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o estado de São Paulo 

O Instituto Federal de São Paulo divulga nesta sexta-feira (3/10) o Edital n.º 211/2025 do processo seletivo para cursos técnicos com ingresso no primeiro semestre de 2026 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições seguem até o dia 20 de outubro. 

Com o objetivo de promover a inclusão e a acessibilidade entre pessoas surdas e com deficiência auditiva e ampliar suas chances de ingressar na Instituição, o IFSP oferece acesso direto e completo às informações sobre inscrições, prazos e etapas da seleção. 

https://www.youtube.com/watch?v=videoseries

Como a Libras é a primeira língua de pessoas que nascem surdas, elas podem encontrar dificuldade para ler e escrever em Português, uma vez que as línguas possuem estruturas gramaticais e vocabulários diferentes. Enquanto na Língua Portuguesa aprende-se por meio da fonética e do som, na Língua de Sinais aprende-se por meio da visão.  

Para a Instituição, a democratização do acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade passa, necessariamente, pelo respeito às diferenças e pela promoção da equidade. “Garantir acessibilidade não é apenas cumprir a lei, mas afirmar o nosso compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva”, reforça o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos.  

Atendimento especializado 

Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem solicitar atendimento especializado para a realização da prova do processo seletivo. Neste processo, podem solicitar tradutor-intérprete de Libras e videoprova em Libras.  

A solicitação deve ser realizada durante o período de inscrição, ou seja, até 20 de outubro, mediante comprovação da necessidade.  

Além de surdos, podem pedir o atendimento especializado para a prova: pessoas com baixa visão e outras deficiências, gestantes, lactantes, idosas, estudantes em classe hospitalar ou outra condição específica.   

Estão disponíveis os seguintes recursos de acessibilidade: prova em braille, tradutor-intérprete de Libras e videoprova em Libras, prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, leitor de tela, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, sala de fácil acesso, apoio para pernas e pés, mesa para cadeira de rodas e mesa e cadeira sem braços. 

O IFSP se compromete a oferecer o apoio necessário para que todos os participantes possam realizar a avaliação em condições de igualdade. 

Sobre o processo seletivo 

Ao todo, são oferecidas 7.402 vagas em 41 cidades do estado de São Paulo no processo seletivo para cursos técnicos gratuitos do IFSP com ingresso no primeiro semestre de 2026.  

Os interessados devem se inscrever até 20 de outubro de 2025, por meio do site concurso.fundacaocefetminas.org.br. Confira aqui o tutorial com o passo a passo de como se inscrever. 

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para cursos integrados e R$ 30,00 para concomitantes e subsequentes. 

Nesta seleção, as vagas estão distribuídas em 41 campi localizados nas cidades de Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Miracatu, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga. 

Mais detalhes sobre vagas, cursos e prazos estão disponíveis na página do processo seletivo: www.ifsp.edu.br/ps2026. 

Modalidades de curso técnico 

Os cursos técnicos são oferecidos em três modalidades diferentes: técnico integrado ao ensino médio, técnico concomitante ao ensino médio e técnico subsequente ao ensino médio.  

Para que você escolha a opção que melhor se encaixa em sua trajetória de estudos, é fundamental entender a diferença entre as modalidades oferecidas: 

Técnico Integrado ao Ensino Médio: ideal para quem está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o aluno cursa o Ensino Médio e o Técnico juntos, no próprio IFSP, em um curso único e com matrícula única. 

Técnico Concomitante ao Ensino Médio: destinado a quem já está matriculado no Ensino Médio em alguma escola e deseja cursar apenas o ensino técnico no IFSP. O estudante fará os dois cursos ao mesmo tempo. 

Técnico Subsequente ao Ensino Médio: voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e busca uma formação profissional ou uma nova qualificação para o mercado de trabalho. Não importa há quanto tempo o candidato concluiu os estudos. A oportunidade é para todas as pessoas! 

Distribuição das vagas 

Metade das vagas de cada curso é reservada a estudantes que fizeram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dentro dessa reserva, há subdivisões que contemplam candidatos de baixa renda, pessoas pretas, pardas e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O candidato que atender aos critérios poderá concorrer em mais de uma dessas listas, desde que faça a opção no momento da inscrição. Quem não indicar nenhuma reserva participará apenas da ampla concorrência. 

Seleção 

A seleção será feita por meio de prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha: 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, baseadas nos conteúdos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A prova será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025 (domingo), no município do campus escolhido, com duração de três horas. 

Acesse aqui o edital em Libras.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *