O transporte intra-hospitalar de pacientes críticos exige equipes qualificadas e organização constante para garantir a segurança e estabilidade clínica do interno, minimizando riscos e intercorrências. E foi com o objetivo de capacitar toda a equipe envolvida nesse processo que o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou, nesta quinta-feira (25), um treinamento de transporte seguro de pacientes críticos em uso de drogas vasoativas.
O treinamento foi ministrado pela médica intensivista Mariana Gama, coordenadora médica da UTI III da unidade hospitalar, e pelo enfermeiro Fernando de Carvalho Ferreira, socorrista de resgate e motorresgate, com pós em gestão de emergência em saúde pública e em enfermagem aeroespacial. A capacitação teve como público alvo enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, fisioterapeutas e todo o corpo clínico do HMSI.
“Pacientes críticos, pacientes que estão em estado grave na UTI e precisam fazer exames como tomografia e cirurgia, necessitam de um cuidado mais reforçado na hora do transporte, e a gente precisa ter uma equipe capacitada e organizada para fazer esse transporte. E esse foi o objetivo do nosso curso, capacitar toda a equipe para fazer o transporte que leve e traga o paciente com segurança de volta para a UTI”, explicou a médica Mariana Gama.
Durante o treinamento foram abordados tópicos envolvendo orientações sobre os cuidados para garantir a segurança do paciente durante o transporte, desde a forma como coloca e retira ele da maca, desafios e principais técnicas, além de abordar prática de fluxos e análise de trajetos, priorizando a segurança dos pacientes conforme o grau de gravidade e a distância percorrida.
O maqueiro Anderson Fábio da Cruz Melo Alves disse que o treinamento trouxe um aprendizado e cuidado maior dos profissionais em relação ao transporte seguro dos pacientes, que devem ser transportados sempre em macas ou cadeira de roda. “No treinamento aprendemos mais como melhor transportar os pacientes”, disse.
Realizado no auditório do Centro de Estudos do Santa Isabel, o treinamento foi organizado pela Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMSI.