Secretaria Municipal de Saúde promove curso de acupuntura para médicos da atenção básica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, por meio da Diretoria de Atenção Básica, iniciou, nesta quinta-feira (7), um curso de acupuntura voltado aos médicos que trabalham na atenção primária. A ação conta com a colaboração do Ministério da Saúde (MS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso ainda acontecerá nesta sexta-feira (8) e nos dias 21 e 22 de agosto.

O desenvolvimento do curso teve como ponto de partida um conjunto de experiências municipais exitosas de implementação da acupuntura no contexto da prática dos médicos da atenção básica, onde é fornecido o devido conhecimento para incorporar a prática no seu cotidiano, tornando-a parte das estratégias terapêuticas da Atenção Primária à Saúde (APS).

“Com a implementação da acupuntura nas nossas unidades básicas de saúde, poderemos tratar diversas condições crônicas, como dores e ansiedade, de uma forma mais eficiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas e fortalecendo a capacidade do nosso sistema de saúde”, destacou Rosselle Leite, diretora de Atenção Básica de João Pessoa.

O curso de acupuntura para médicos da Atenção Básica de João Pessoa conta com um total de 63 profissionais inscritos e tem uma carga horária de 200 horas, sendo ministrado nas modalidades semipresencial/EAD (160 horas) e presencial (40 horas). As aulas práticas presenciais estão sendo ministradas na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

Para a médica Bruna Borges, da unidade Espaço Saúde, do bairro Cristo Redentor, o curso despertou bastante interesse. “Eu acho o curso de acupuntura oferecido pela Prefeitura de João Pessoa muito interessante, porque recebemos muitos pacientes com queixas crônicas que já duram muito tempo como, por exemplo, uma dor que não sabe explicar bem e a medicação já não tem tanta eficácia, enfim, esse paciente já é resistente ao uso da medicação e o tratamento com agulhas chega como mais uma alternativa de cura que poderemos oferecer”, enfatizou a profissional.

Capacitação – Ao final do curso, cada participante estará capacitado para conhecer as distintas formas de abordagem do processo ‘saúde-doença’, conforme as diferentes racionalidades médicas, possibilitando a compreensão dos aspectos básicos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), podendo aplicá-los em contextos clínicos selecionados, com a utilização do modelo da Acupuntura Médica Ocidental no tratamento de diferentes situações clínicas.

Além de todas essas vantagens, os participantes também poderão praticar a acupuntura de forma segura e integrá-la às intervenções médicas já utilizadas na Atenção Básica, articulando junto à gestão local a implantação da acupuntura na Atenção Básica, tendo em vista a promoção de acesso e expansão sustentável da oferta de Práticas Integrativas no SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *