Agência Minas Gerais | Governo de Minas realiza ação com atendimento gratuito e oferta de diversos serviços essenciais à população

Nesta sexta-feira (22/8), o Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, começará a maratona de atendimentos gratuitos e ofertas de serviços essenciais para a população mineira.

É o “Mutirão Cidadão: Uma praça de serviços procê: identidade, certidão, vacinas, reclamações”que mensalmente levará a algum município um leque de serviços básicos, como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), de certidões de nascimento e casamento, vacinação, atendimento presencial para registro de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, além de orientação sobre direitos e o funcionamento das políticas públicas, fortalecendo a relação entre o cidadão e o poder público.

A presença simultânea de diversos órgãos públicos e serviços permite que o cidadão seja atendido de forma mais completa e resolutiva, com acesso a mais de um serviço no mesmo dia, em um ambiente acolhedor e com profissionais preparados. 

Ao concentrar diversos serviços em um só local, o cidadão evita a necessidade de procurar instituições separadamente em dias e endereços distintos, o que muitas vezes envolve filas, burocracia e deslocamento.

Além disso, o contato direto com as ouvidorias, como a Ouvidoria-Geral do Estado, Cemig e Copasa, aproxima o cidadão do Estado, fortalecendo a transparência, a escuta qualificada e o controle social. A população passa a entender melhor seus direitos, aprende como registrar manifestações, e sente-se mais representada.

A abordagem integrada também contribui para a dignidade e o fortalecimento da cidadania, pois trata cada pessoa de forma respeitosa, considerando suas diferentes realidades e necessidades. Mais do que oferecer serviços, o mutirão promove acolhimento, empatia e inclusão, valores fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária.

“É uma importante ação de inclusão social e cidadania, pois documentos como identidade, certidões e acesso à ouvidoria são fundamentais para o exercício da cidadania. Sem esses registros, pessoas ficam excluídas de direitos básicos, como benefícios sociais, matrícula escolar ou emprego formal. O mutirão promove a regularização e inclusão dessas pessoas na sociedade”, afirmou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

Primeira ação do Mutirão Cidadão

A primeira parada do Mutirão Cidadão será no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no Parque Ecológico Municipal Milton Augusto Guimarães, das 9h às 16h, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves.

Na ação, a Polícia Civil de Minas Gerais vai distribuir senhas para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), enquanto a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) realizará agendamentos para os cidadãos que não conseguirem solicitar o documento na hora.

No âmbito eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) apoiará os cidadãos na atualização cadastral, emissão de título de eleitor, coleta de biometria, além da emissão de certidões e segunda via de documentos.

No campo social, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) oferecerá a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Já o Cartório de Registro Civil do Estado de Minas Gerais estará disponível para emitir certidões de nascimento e casamento.

Além disso, a Defensoria Pública de Minas Gerais oferecerá consultorias jurídicas, enquanto o Sine e o Procon disponibilizarão atendimentos com orientações profissionais, defesa do consumidor e encaminhamentos para vagas de emprego.

Paralelamente, a Secretaria de Estado de Saúde marcará presença com o Vacimóvel, promovendo campanhas de vacinação, e a Fundação Hemominas fará agendamento para doação de sangue. O município fará o atendimento para aferição de pressão arterial e glicemia e orientação nutricional para os cidadãos que desejarem cuidar da saúde.

A Polícia Militar de Minas Gerais prestará orientações importantes sobre prevenção à violência doméstica, combate ao uso de drogas e segurança no trânsito e também serão oferecidas informações sobre programas sociais, como o CadÚnico, Família Acolhedora e outros serviços de assistência à população.

Por fim, para quem quiser registrar reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios poderá ser atendimento pelas ouvidorias presentes: a Ouvidoria Muncipal, Cemig, Copasa e o ônibus da OGE/MG, que estará estacionado em local estratégico do parque. Todas as equipes também estarão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas dos cidadãos.

Confira o cronograma das cidades que receberão a ação

 

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