Sandbox seleciona projetos inovadores em São José

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O programa Sandbox de São José dos Campos pré-selecionou seis projetos com soluções inovadoras e impactos positivos e relevantes para a cidade em áreas como meio ambiente, saúde, mobilidade urbana, segurança pública e energia renovável.

Os projetos estão em fase de homologação e vão começar a ser implantados a partir do primeiro trimestre de 2025. O edital de chamamento público recebeu mais de 30 propostas de empreendedores de todo o Brasil.

Criado por lei municipal de 3 de abril de 2023, o programa Sandbox prevê a criação de um ambiente regulatório onde startups e empresas de base tecnológica podem testar soluções inovadoras. A implantação dos projetos não envolve custos para a Prefeitura.

O programa possui abrangência em todo o território da cidade e é gerenciado pelo PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

O Sandbox é um complemento à Lei de Inovação, criada em 2018, com novas ferramentas de gerenciamento e seleção dos projetos inovadores.

“Além de atrair startups e empresas brasileiras de base tecnológica para testarem suas soluções inovadoras, o Sandbox visa fomentar o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em São José e incentivar o desenvolvimento econômico do município, aproximando o setor empresarial do acadêmico, através da realização de parcerias com instituições da região para avaliação das soluções inovadoras”, informa o PIT na apresentação do programa.

Soluções inovadoras

Entre as soluções inovadoras que serão testadas estão projetos como o mapeamento da pegada de carbono do aterro sanitário municipal e a hibridização de ônibus urbanos que transitam pela cidade.

Na mobilidade, será testado um totem para travessia segura de pedestres com avisos sonoros e de luz especial para alertar os motoristas.

Através de uma plataforma avançada de Inteligência Artificial, será testado o sistema que aumenta a segurança das pessoas ao enviar alertas instantâneos sobre anomalias, ações suspeitas ou eventos inesperados em áreas públicas.

Projetos pré-selecionados pelo Sandbox São José










Empresa

Nome do projeto

Área temática

Eixo Temático

Ciclo Experimental

Resumo

Ebrax Indústria e Comércio Ltda.

Totem para travessia segura

Mobilidade Urbana

1 – Transformando cidades: ideias inovadoras para o futuro urbano

6 meses

O totem para travessia segura tem por objetivo ser um dispositivo auxiliar de sinalização que visa promover educação no trânsito, com intuito de salvar vidas e fomentar a cultura de respeito ao pedestre. A inovação se dá pelo design inteligente, fácil programação, autonomia e fácil instalação.

Erione Erival Telecomunicações Comercio e Representações

Inteligência Artificial e Visão Computacional no Monitoramento Urbano

Segurança Pública

1 – Transformando cidades: ideias inovadoras para o futuro urbano

6 meses

A Erione propõe a implementação de uma plataforma avançada de Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional em São José dos Campos, voltada para o monitoramento e segurança urbana. A solução visa identificar e enviar alertas instantâneos sobre anomalias, intrusões ou eventos inesperados em áreas públicas, permitindo respostas imediatas e eficazes por parte das autoridades. Integrando dados de múltiplas fontes, a plataforma oferecerá uma visão detalhada e abrangente das situações monitoradas, contribuindo para uma gestão urbana mais eficiente e uma segurança pública aprimorada, posicionando a cidade na vanguarda das Cidades Inteligentes.

Hybrid E-Controls Tecnologia Automotiva Ltda.

Cidades Sustentáveis: Integração de Mobilidade Limpa e Conservação de Biodiversidade

Mobilidade Urbana

1 – Transformando cidades: ideias inovadoras para o futuro urbano

12 meses

A proposta apresenta uma solução inovadora para transformar a mobilidade urbana e a gestão
de emissões em São José dos Campos. O projeto integra três grandes etapas: hibridização de
um caminhão de lixo e um ônibus urbano, uso de combustíveis de transição energética nas
frotas públicas e transporte público, e compensação das emissões de carbono residuais por meio
de ativos de biodiversidade. Essa abordagem visa reduzir as emissões, melhorar a eficiência
energética e promover a sustentabilidade, posicionando a cidade como líder em inovação
urbana.

Scink Consultoria em Processos Ambientais e Carbon Management Ltda.

Pioneirismo em São José dos Campos: Mapeamento da pegada de carbono do aterro sanitário municipal.

Mobiliário urbano – gestão

2 – Estratégias de excelência: certificando o futuro das cidades inteligentes

6 meses

A proposta visa implementar uma quantificação precisa das emissões de metano por meio de medições diretas no aterro sanitário de São José dos Campos. Isso envolverá o uso de equipamentos de alta precisão, análise estatística dos dados e modelagem de plumas de metano para avaliar as emissões do aterro e seu impacto nas áreas circunvizinhas. A SCINK, uma empresa brasileira, é especializada em tecnologias de medição direta de gases de efeito estufa e soluções inovadoras para a gestão do carbono. Este projeto ajudará a suprir lacunas nas metodologias atuais de medição de metano e poderá servir como modelo de melhores práticas no setor público. Além disso, São José dos Campos contará com o pioneirismo e liderança em tecnologias de gestão dentro do tema das Mudanças Climáticas.

Self Aplicações Tecnológicas para Saúde, Educação e Bem-Estar Ltda.

GAMIFICAÇÃO COM BIOFEEDBACK PARA NEURO DIVERSIDADES

Saúde

1 – Transformando cidades: ideias inovadoras para o futuro urbano

12 meses

A Self está desenvolvendo jogos terapêuticos que incentivam os usuários a praticarem a respiração controlada de maneira divertida e envolvente. Esses jogos são conectados a sensores fisiológicos que monitoram em tempo real a execução correta do exercício respiratório. Os usuários são recompensados no jogo ao realizar a atividade corretamente e enfrentam penalidades caso contrário. Direcionados para crianças com Neurodiversidades, como Autismo e TDAH, os jogos visam não apenas promover a respiração controlada, mas também aprimorar o foco e a atenção. Com uma interface lúdica, colorida e amigável, os jogos apresentam tarefas pontuais, como corridas de carro, jogos da memória e tiro ao alvo, entre outros. O teste na unidade pública envolve a implementação e avaliação de uma solução. O objetivo é avaliar a eficácia, a aceitação e a integração da tecnologia no ambiente clínico da unidade pública.

Tecsus Tecnologias para a Sustentabilidade S.A

Gestão de Utilidades para Energia

Mobiliário urbano – gestão

2 – Estratégias de excelência: certificando o futuro das cidades inteligentes

6 meses

A proposta de Gestão de Utilidades para Energia combina a telemetria de energia com a gestão automatizada de faturas para promover uma gestão eficiente dos recursos energéticos nos prédios públicos de São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *