Envelhecer nos Territórios recebe visita do secretário nacional Alexandre da Silva  – IFSP

Programa desenvolvido pelo IFSP na cidade de Santos inicia levantamento para conhecer condições de vida dos idosos 

Na última sexta-feira, 29 de novembro, o Programa Envelhecer nos Territórios, desenvolvido na cidade de Santos pelo IFSP, recebeu a visita do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. A pasta, responsável pela iniciativa, é ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na ocasião, os alunos do curso de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os membros do programa na baixada santista assistiram à aula magna oferecida pelo secretário. 

No mês de agosto, os estudantes deram início à formação teórica do curso, que teve duração de 60 dias e tratou da dialogicidade sobre os conhecimentos de assuntos ligados à pessoa idosa, explicou Mariana Bertolotti Alves Pereira, diretora de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.  

A partir de agora, os estudantes dão início à parte prática do curso, com o levantamento de dados referentes às condições da comunidade de pessoas acima de 60 anos no município, por meio de instrumentos construídos no coletivo dos Institutos Federais, que receberam o programa, e da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa. 

A nova etapa, com duração de 10 meses, foi marcada pela aula magna ministrada pelo secretário Alexandre da Silva, que tratou da importância da formação dos Agentes em Direitos Humanos da Pessoa Idosa pelo IFSP. Ele reforçou o impacto do mapeamento no apoio à gestão para a tomada de decisões e para a criação ou fortalecimento de políticas públicas no município. 

A palestra foi acompanhada pelos alunos e também pelos membros da coordenação do curso, tanto do IFSP quanto da administração municipal: Mariana Bertolotti (representando o reitor Silmário Batista dos Santos), André Viana Antunes Amaral (coordenador do Programa Envelhecer nos Territórios no município de Santos), Gisela Moura (diretora de Extensão do  Campus Cubatão do IFSP), Michelli Analy (diretora Educacional do Campus Cubatão), Luana Duarte (assistente social do Campus Cubatão) e Maria Jeanna (docente do Campus Cubatão). Michelli e Luana são formadoras do Programa Envelhecer nos Territórios no município de Santos, enquanto Maria Jeanna atua como supervisora do programa na cidade.  

 

Saiba mais sobre o programa desenvolvido pelo IFSP na cidade de Santos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *