Defesa Civil participa de workshop sobre Desastres Geológicos

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

Ações e Soluções para Áreas de Risco, foi o tema do 3º Workshop de Desastres Geológicos-Geotécnicos realizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos, nesta quarta e quinta (dias 6 e 7). A Defesa Civil do município, ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão, participou do encontro.

Na ocasião, a unidade compartilhou informações importantes sobre o plano de contingência do município, monitoramento por meio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e estações meteorológicas; além de relatos sobre o apoio prestado a outras cidades em situações de emergência.

Promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), o workshop reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Defesa Civil e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Também estiveram presentes ao evento engenheiros geotécnicos, geólogos, gestores públicos, concessionárias de serviços públicos, empresas fornecedoras de equipamentos e insumos utilizados em obras geotécnicas, como a contenção de encostas.

Soluções

“Procuramos oferecer soluções para prevenir ou, ao menos, reduzir a escala de desastres naturais na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, evitando perda de vidas, moradias e enormes prejuízos a profissionais e empresas”, destacou Ilan Gotlieb, presidente do Núcleo Regional São Paulo da ABMS.

Foram palestrantes: o geólogo Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, diretor da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Harideva Marturano Egas, pesquisadora do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Marcelo Fisher Gramani, tecnologista em Geodinâmica do CEMADEN, e Luiz Antonio Bressani, professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O encontro terminou com uma mesa de debate coordenada pelo presidente da ABMS, Roberto Quental Coutinho.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *