Estudantes do IFSP são premiados na Febrace 2024 – IFSP

Dois projetos conquistaram medalhas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia; seis trabalhos concorreram como finalistas e apresentaram trabalhos

A 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do Brasil, premiou dois projetos de estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), dos campi Bragança Paulista e Campinas.

Realizada entre os dias 18 e 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP), a Febrace contou com a exposição de 226 projetos finalistas, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados e do Distrito Federal.

Os trabalhos finalistas foram selecionados entre 2.900 projetos inscritos, um número recorde nos 22 anos da feira Grande parte deles está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que busca soluções para problemas complexos que afligem o planeta e as comunidades nas quais os estudantes estão inseridos.

Franciele e o prof. Rafael Prearo, do Campus Bragança PaulistaConquistando o primeiro lugar na área de Ciências Humanas, o projeto ‘Registro de “preto” e “negro” em dicionários de língua portuguesa’ foi desenvolvido pela estudante Franciele de Souza Meira, do Campus Bragança Paulista, sob a orientação do professor Rafael Prearo Lima.

O objetivo do trabalho foi realizar um percurso histórico dos termos “preto” e “negro” em dicionários de língua portuguesa para reconhecer as marcas ideológicas encontradas nesses verbetes. Os resultados indicam primeiramente que as definições são ideologicamente marcadas por um tom racista quanto às entradas de “preto” e “negro”, fruto de um discurso pró-escravidão da época de publicação dessas obras. Assim, foi possível constatar como os discursos presentes na sociedade incidem na produção de verbetes. Em segundo lugar, apesar do longo período de mais de dois séculos entre as obras, constatamos que os registros mantiveram as mesmas ideias.

A inspiração para o projeto veio a partir do interesse de Franciele pelas disciplinas de História e Sociologia, principalmente nos temas voltados às questões raciais. E a dedicação valeu a pena! “Participar da Febrace foi sensacional! Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, de diferentes partes do Brasil, e ver muitos projetos excelentes. Conseguir ganhar em primeiro lugar em Ciências Humanas é indescritível, ainda mais sabendo o quanto a Febrace é uma feira grande e de peso!”, conta a estudante.

Confira a apresentação do projeto

Saiba mais em virtual.febrace.org.br/2024/HUM/4172 

Também medalhista, o projeto “AID health diabetics: sistema portátil para refrigeração de insulina”, das alunas Giovana Rocha dos Santos e Letícia Petitto, do Campus Campinas, obteve o terceiro lugar na área de Engenharia, e teve a orientação e coorientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortoloti, respectivamente.

Giovana Rocha dos Santos e Letícia Petitto, alunas do Campus CampinasO projeto desenvolveu uma tecnologia semicondutora das células Peltier para auxiliar e facilitar o transporte e refrigeração de insulina. Um protótipo foi idealizado para ser portátil e manter o medicamento entre uma temperatura de 2ºC a 8ºC, com previsão de resfriamento do sistema em até 20 minutos, mantendo a temperatura sem energia elétrica por até quatro horas. O público-alvo são pessoas que precisam fazer o uso diário de insulina e normalmente não possuem condições adequadas para o armazenamento fora de suas residências, seja no trabalho, em visita, ou mesmo em viagens.

“A participação em feiras e na iniciação científica representa um importante passo na minha jornada acadêmica, pois me permite desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de contribuir para a construção do meu currículo, crescimento pessoal e profissional. Tudo isso me motiva a continuar entusiasmada para explorar esse mundo fascinante e contribuir para avanços significativos no campo da ciência e da engenharia”, relata a medalhista Letícia Petitto.

Confira a apresentação do projeto

Saiba mais em virtual.febrace.org.br/2024/ENG/3911

 

Confira outros projetos do IFSP finalistas na Febrace

Aid Tech! Dispositivo microcontrolado de auxílio a acamados utilizando o Protocolo De Manchester virtual.febrace.org.br/2024/ENG/3602
Estudantes: Gabrielly Andrade Garcia Rodrigues, Isadora Alves dos Santos, Maira Beatriz Linhares
Orientadores: Edson Anício Duarte (Orientação), João Alexandre Bortoloti (Coorientação)
IFSP – Campus Campinas
Área: Eletrônica
Projeto da Feira: Bragantec – Feira de Ciência e Tecnologia

As Fantásticas Histórias de Malba Tahan em Libras: possibilidades de tradução, contação de História e Matemática  virtual.febrace.org.br/2024/HUM/5976  
Estudantes: Mariana Paiva Mendes, Braian Azevedo Alcini Ribeiro,
Orientadores: Douglas Daniel (Orientação), Elaine Jeremias Pereira Costardi (Coorientação)
IFSP – Campus Registro
Área: Humanidades

Desenvolvimento da automatização com IOT da Hortif: horta comunitária do IFSP/RGT
virtual.febrace.org.br/2024/AGR/3942 
Estudantes: Murilo de Oliveira Lima, Murilo Gomes de Camargo, Yan Gabriel de Oliveira Albuquerque
Orientadores: Raphael de Abreu Alves e Sila (Orientação), Rodrigo Andrade da Cruz (Coorientação)
IFSP – Campus Registro
Área: Engenharia Agrícola
Projeto da Feira: MOCITEC – Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul Câmpus Charqueadas

Relações sexuais entre pessoas designadas mulher ao nascer: desenvolvimento de preservativo e contribuições teóricas no campo das Ciências Sociais
virtual.febrace.org.br/2024/SAU/4674 
Estudantes: Isadora Ribeiro Vital, Hevely Pereira de Oliveira,
Orientadores: Marcela Loureiro Alves (Orientação), Alana Melo dos Santos (Coorientação)
IFSP – Campus Suzano
Área: Saúde Coletiva
Projeto da Feira: FECCIF – Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP

Sobre a Febrace
Promovida desde 2003 pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Saiba mais em febrace.org.br 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *