ESPORTES

IFSP realiza evento de orientação sobre violência contra a mulher – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA

IFSP realiza evento de orientação sobre violência contra a mulher

Público-alvo do evento foram as colaboradoras terceirizadas do Campus São Paulo e da reitoria

Compartilhar   WhatsApp   Tweetar  

A violência doméstica é um problema recorrente e deve ser combatida por toda a sociedade. O IFSP tem um papel fundamental em trazer reflexões, debates e orientações tanto para proteger as mulheres quanto atuar na prevenção das violências.

Pensando nisso, a  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) e o Campus São Paulo realizaram, para as colaboradoras terceirizadas que trabalham no campus e na reitoria, um evento de orientação para não só identificar situações de violência contra a mulher mas também como proceder diante dessas ocorrências.  Um cine debate em parceria com o Festival Entretodos e uma palestra em colaboração com a Guarda Municipal de Suzano foram realizados e, ao final, houve um café de confraternização entre os participantes.

O Festival Entretodos apresentou dois curtas-metragens com temáticas de Direitos Humanos: “Vida Maria”, uma animação de Márcio Ramos, que conta a história de uma menina que precisa abandonar os estudos para auxiliar nos afazeres domésticos, e “Acorda Raimundo… Acorda!”, dirigido por Alfredo Alves, o qual conta um sonho em que Raimundo assume o papel de Maria. Jorge Grinspum do Festival Entretodos mediou o debate com as colaboradoras, destacando a intencionalidade dos produtores e diretores dos curtas ao retratar esses temas.

Jorge trouxe para o debate o fato de que a sociedade brasileira é fundada com base na violência e na opressão dos colonizadores europeus sobre as populações originárias e, em seguida, sobre as que foram sequestradas da África para serem colocadas em situação de escravos. Fazendo um contraponto com os curtas, pontuou que a ancestralidade tem grande influência sobre o modo de vida das pessoas. As colaboradoras participaram ativamente do debate relatando suas histórias pessoais.

A Coordenadora-Geral da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Suzano, GCM CD Jaqueline de Lima Ferreira, com a sua ampla experiência na atuação em casos de violência doméstica, ressaltou a importância da rede de apoio às mulheres que passam por essa situação. O ato de uma escuta qualificada, dar atenção a esses relatos, sem fazer julgamentos, é o primeiro passo para acolher uma pessoa vulnerável. A violência doméstica não é uma escolha, ninguém quer ou escolhe passar por isso, o abusador ou a abusadora sabe atingir o ponto de fragilidade da pessoa, colocando a vítima em condição de dependência.

Jaqueline foi muito abordada ao final da palestra pelas colaboradoras que participaram ativamente do evento e perceberam a importância da temática. Sua palestra ocorreu em tom de conversa, com diversas intervenções das colaboradoras, atentas aos exemplos e às orientações para prevenir esse tipo de violência.

Ao final do evento, a PRX ofereceu um café com o intuito de realizar uma confraternização entre as colaboradoras, os servidores e os palestrantes. O evento buscou fomentar não só o debate como também trazer reflexões e promover ensinamentos acerca da proteção contra casos de violência, além de fortalecer os laços de solidariedade e a união entre a comunidade IFSP.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *