ESPORTES

Prefeitura de Sorocaba retoma atividades cívicas e culturais das fanfarras na rede municipal de ensino – Agência de Notícias – JORNAL DE LIMEIRA

Após muitos anos de interrupção, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), retomará, no próximo mês de maio, as atividades cívicas e culturais das fanfarras, por meio do projeto “Educasom”, na rede municipal de ensino. As escolas receberão recursos pelo Fundo Rotativo da Escola (FRE), que contemplará a aquisição de instrumentos musicais, como: surdo, caixa, repique, bombo, pratos, entre outros, além de materiais didáticos para o ensino de teoria musical, uniformes e acessórios para apresentações e aulas com instrutores capacitados.

“Voltar a ofertar o contato com a musicalização, algo tão rico no desenvolvimento integral dos estudantes, demonstra, mais uma vez, que o Fundo Rotativo da Escola é uma política pública de sucesso”, relata a gestora de Desenvolvimento Administrativo, Maria Angélica Martins Alves Porto, responsável pela implementação do FRE.

O FRE é embasado na Lei 12.277, de 8 de janeiro de 2021, que foi regulamentada pelo Decreto 27.407, de 18 de novembro de 2022. A verba é oriunda do Município, da Fonte 1, partindo de um investimento que abarca os 25% de arrecadação municipal, conforme determinado pela Constituição Federal de 1988. Trata-se de um recurso financeiro para ser utilizado da melhor forma e em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APMs) de cada instituição educacional.

O “Educasom”, que se enquadra nos recursos contemplados pelo FRE, terá duração de um ano, podendo sempre renovar por igual período, e contará com encontros semanais. O projeto será realizado, inicialmente, com estudantes do 6º ao 9º ano, das cinco escolas de Ensino Fundamental anos finais: E.M. “Achilles de Almeida”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas”, E.M. “Leonor Pinto Thomaz” e E.M. “Matheus Maylasky”. “Para o próximo ano, o projeto será ampliado para mais unidades escolares”, adianta o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Serão realizadas aulas expositivas, atividades práticas, ensaios e apresentações em eventos escolares e na comunidade, tais como festividades, desfiles cívicos e culturais, eventos esportivos, entre outros. Os alunos receberão todas as orientações quanto à técnica e afinação do instrumento, bem como a importância da postura e respiração na execução musical.

Os estudantes terão a oportunidade de conhecer e estudar os diferentes gêneros musicais que podem ser trabalhados em uma fanfarra, tais como: marchinhas, sambas, músicas populares, entre outros.

“O projeto desenvolverá a educação musical dos alunos, sendo avaliados aspectos, como afinação, ritmo, postura, disciplina e trabalho em equipe. Com isso, a valorização da cultura e tradição das fanfarras será retomada, além de proporcionar a participação coletiva da comunidade escolar”, conclui o secretário da Sedu.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *