ESPORTES

Ex-aluna do IFSP é primeira mulher da América Latina a receber o título UiPath MVP – IFSP – Portal Institucional – JORNAL DE LIMEIRA


Ex-aluna do IFSP é primeira mulher da América Latina a receber o título UiPath MVP 

Premiação reconhece os profissionais mais valiosos do mundo na área de RPA

Compartilhar   WhatsApp   Tweetar  

Bruna Cavalcanti Bruno, ex-aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Cubatão, é a 1ª mulher da América Latina e, consequentemente brasileira, a receber o título de MVP — Most Valuable Professional — Profissional Mais Valioso, em português, concedido pela UiPath, empresa romena sediada em Nova Iorque (EUA), que é líder mundial no segmento de Engenheira de Automação de Processos Robóticos. A Cerimônia de premiação acontecerá no mês de agosto, em Seattle, nos Estados Unidos. 

Bruna contou que recebe a conquista do título de MVP como a recompensa pelo esforço e dedicação de toda a sua vida, tanto acadêmica quanto profissional. Além da formação em ADS, ela tem MBA em Inteligência Artificial e Big Data pelo ICMC/USP, onde foi bolsista 100%. Bruna trabalha como RPA Engineer (Engenheira de Automação de Processos Robóticos) na empresa Flex Instituto de Tecnologia (FIT), sediada em Sorocaba. Ela relatou que o seu trabalho consiste na criação de robôs virtuais para automatizar processos dentro de empresas do Brasil e do mundo. “A gente que trabalha com RPA pode utilizar diversas ferramentas diferentes para criar os bots. A que eu utilizo é a UiPath, que é considerada líder global nesse segmento”, explicou. 

Segundo Bruna, títulos de MVP geralmente são muito desejados dentro da área de tecnologia, abrem portas para que o profissional consiga oportunidades internacionais. Ser MVP já tem um peso na carreira, mas ser a 1ª mulher da América Latina, dá um peso ainda maior. É realmente incrível!”, contou. Além da dedicação aos estudos e na sua área de atuação, ela revelou que também investiu no inglês para ter mais chances no processo de seleção para MVP. “Em novembro do ano passado fiz um intercâmbio em Brighton, na Inglaterra, para estudar inglês durante quatro semanas em um curso intensivo. Eu fiz esse investimento pois, como se trata de um título internacional, todo o processo seletivo é em inglês”.  

Estudar no Instituto Federal faz diferença! 

Bruna reunida com alunos do Câmpus CubatãoBruna afirmou que a sua trajetória no IFSP, marcada por muito estudo e network, teve importância decisiva para o seu ingresso no mercado. “Lá (no curso de ADS) eu pude estudar temas de relevância para a minha carreira e também pude me conectar com professores e alunos que fizeram grande diferença no meu aprendizado. Foram três anos incríveis de curso que, muito além do estudo, me proporcionaram momentos inesquecíveis”, afirmou. 

A primeira MVP brasileira afirmou que ser estudante de um Instituto Federal é um privilégio. “Se eu pudesse dizer algo aos estudantes do IFSP, eu diria que eles estão no melhor lugar que poderiam estar. Isso porque os IFs nos proporcionam um ensino de qualidade, que tem peso no currículo e que, principalmente, nos conecta com pessoas incríveis, extremamente capacitadas. Tudo isso de forma gratuita!” 

 

Sonho de ser professora 

Trabalhar com tecnologia e ser reconhecida como uma das profissionais mais valiosas do mundo na sua área foi, sem dúvidas, algo que trouxe muita realização para Bruna. Mas ela revelou que o seu grande sonho é poder dividir e multiplicar conhecimento, ser professora. “Eu costumo dizer que eu sou uma mulher apaixonada por tecnologia, mas amor mesmo eu sinto é pelas pessoas. Então, o que me faz feliz é poder ajudar as pessoas, ensiná-las, motivá-las, inspirá-las”. 

Bruna contou que apesar de sonhar em se tornar professora, sempre teve pavor de falar em público. No entanto, decidiu que iria superar esse medo, e desde maio de 2021 ministra aulas e palestras sobre RPA, principalmente com UiPath. No mês passado, inclusive, ela esteve no Câmpus Cubatão, onde teve um bate-papo com os estudantes. Bruna disse ainda que pretende criar conteúdos para o YouTube sobre a sua profissão. 

Para saber mais sobre o MVP e todos os benefícios que o profissional tem, acesse: https://community.uipath.com/mvp/. 

A lista com todos os profissionais que foram nomeados este ano está disponível aqui. 

Siga a Bruna nas redes sociais:  

Instagram: https://www.instagram.com/bruckita/  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bruckita/ 

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *