Com o objetivo de melhorar os índices de empregabilidade para os grupos mais vulneráveis da sociedade, a Recode, a Universidade Stanford e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, se juntaram para tentar mudar essa realidade. Depois da criação de Centros de Empregabilidade em três comunidades cariocas, é hora de celebrar os resultados do projeto. Nesta quarta-feira (21/12), das 9h às 12h, Bruno Bueno e Nicole Gonzalez, alunos de Stanford que participaram da iniciativa, o fundador da Recode, Rodrigo Baggio, e o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Arraes, estarão no centro de empregabilidade do Jacarezinho para celebrar os resultados do projeto e fazer uma roda de conversa com algumas pessoas que já conquistaram posições no mercado de trabalho.
Tudo começou em agosto deste ano, quando Bruno e Nicole, em parceria com a Recode, mapearam os principais problemas de empregabilidade que assolam as comunidades do Rio de Janeiro. Nesse estudo, foi constatado que 45% dos moradores desses lugares querem encontrar um emprego ou trabalhos temporários com mais frequência.
– A nossa atuação junto com os parceiros de Stanford nas comunidades tem o objetivo de desenvolver as ODS 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). Queremos reforçar o empoderamento digital e contribuir para gerar transformação social para essas pessoas – explicou Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode. Como resultado, foram criados centros de empregabilidade na Cidade de Deus, em Campo Grande e no Jacarezinho para auxiliar essa população na conquista de posições no mercado de trabalho. Assim que a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, tomou conhecimento do projeto, se juntou às instituições para que a solução pudesse ser implementada em toda a cidade, e, assim, chegar a mais pessoas. – Esta parceria é importante para avançarmos no atendimento aos nossos públicos com maior risco social como mulheres vítimas de violência doméstica e chefes de família, moradores de abrigos municipais, jovens que moram em comunidades, pessoas com deficiência, idosos com baixa renda, pessoas LGBTQIAP+ e refugiados – afirmou o secretário. – A partir das necessidades que identificamos nas comunidades, era importante devolver a eles alguma ação imediata, que resolvesse as questões que apareceram nas pesquisas. Os Centros Empregabilidade foram criados com esse objetivo e a ação deles vai ser potencializada com o apoio da Secretaria de Trabalho e Renda do município Rio – explicou Bruno Bueno, aluno de Stanford que participou do projeto no Brasil junto com Nicole. Ele tem mestrado em Administração Pública na Universidade de Harvard e ela formação em Design de Produtos para Impacto Social e experiência como Engenheira da NASA.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Centros de Empregabilidade empregabilidade parceria Prefeitura do Rio Trabalho e Renda
Notícias
Prefeitura do Rio entrega mais de mil cartões alimentação para idosos em situação de vulnerabilidade alimentar
20 de dezembro de 2022
Parceria entre a Prefeitura do Rio e MUDE inaugura academia a céu aberto em Ipanema
20 de dezembro de 2022
Prefeitura entrega reforma de dois campos de futebol na Lagoa
20 de dezembro de 2022
Nave do Complexo do Alemão comemora 11 anos envolta na magia do Natal
20 de dezembro de 2022
Estação Campinho, no corredor Transcarioca, é reaberta após passar por reformas
20 de dezembro de 2022
< Voltar