CPI do IPTU: Depoimento de servidor entra em contradição com contribuinte
História relatada por servidor municipal é diferente da do contribuinte; CPI avalia se vai convocar contribuinte novamente
Por Grasiele Gerondi Publicado 09/09/2022 Servidor municipal foi convocado, depois de ter sido citado por contribuinte – Foto: Reprodução/ Câmara Municipal
A CPI do IPTU convocou o servidor municipal Robson Roberto Marchi para prestar esclarecimentos nesta sexta-feira (9). Ele foi citado no depoimento do contribuinte Leandro Jacintho, que disse ter subido no segundo andar da Prefeitura para pegar a Certidão Negativa de Débitos e teria reconhecido Robson como o servidor que o entregou o documento.
Mas, o servidor contou no depoimento que ele estava no Protocolo da Prefeitura, ao lado do banco, vendo um documento e, segundo o profissional da Prefeitura, Leandro estava do lado do local em que ele estava conversando com um atendente.
De acordo com Robson, Leandro aparentava estar ofegante e nervoso. O servidor teria pedido para o contribuinte se acalmar e explicar o que estaria acontecendo. Leandro falou que precisava de um documento e que já tinha ido em dois lugares.
Robson, então, teria entendido ser a certidão negativa de débitos, disse que era pública e que qualquer pessoa poderia entrar no sistema da Prefeitura e imprimir. Como Leandro teria dito que não saberia mexer, Robson então subiu ao segundo andar com Leandro, imprimiu o documento e o entregou.
De acordo com o vereador Ceará, a fala de Robson vai contra a do contribuinte, já que ele teria relatado uma situação diferente. Leandro teria dito durante o depoimento que ele ter subido no segundo andar, aguardou e foi chamado por Robson para a entrega do documento.
Os vereadores vão avaliar agora se convocarão o contribuinte para depor novamente na CPI do IPTU.
OPERAÇÃO PARASITAS
Em 23 de junho, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP e a Polícia Civil deflagraram a Operação Parasitas para desarticular um grupo que praticava essas fraudes. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão e os alvos foram servidores e ex-servidores. A irregularidade foi constatada pela própria Prefeitura que alertou os órgãos de investigação.
CPI DO IPTU
A CPI investiga supostos atos de fraudes relativos à transferência irregular de propriedades públicas e privadas e de cancelamentos de dívidas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano.
Ela foi instalada depois da deflagração da Operação Parasitas, com o objetivo de contribuir com a investigação realizada pelo Ministério Público e Polícia Civil. Integram a CPI os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Everton Ferreira (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), Lu Bogo (PL) e Ceará (Republicanos), membros.
Os vereadores também disponibilizaram um endereço eletrônico para que os munícipes posam fazer denúncias. O e-mail é [email protected].
Veja mais
Notícias
1.
Dois tios de Maicon Douglas de Araújo depõem à CPI do IPTU
Limeira
2.
Limeira encerra semana com cinco casos de varíola dos macacos
Limeira
3.
Multivacinação terá novo plantão neste sábado (10) em Limeira
Política
4.
Pablo Marçal gastou R$ 738 mil em candidatura rejeitada pelo TSE
Limeira
5.
Furto de fiação interrompe atividades esportivas no Cecap
Participe da Programação da Educadora
WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm