ESPORTES

Palestra encerra campanha de prevenção à dependência de álcool e outras drogas em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 Evento foi realizado na E.E. Ruth Ramos, outras três ações foram feitas em escolas em junho

 Cerca de 80 jovens participaram da última palestra da Campanha de Conscientização e Prevenção à Dependência de Álcool e Outras Drogas na tarde da última terça-feira (28). O evento foi realizado na Escola Estadual (E.E.) Professora Ruth Ramos Cappi pela Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara Municipal de Limeira, com apoio da Comissão de Saúde da Casa e da Diretoria Regional de Ensino.

 A vice-presidente da Câmara e da Comissão de Saúde, vereadora Lu Bogo (PL) fez a abertura do evento ressaltando aos jovens a importância do aprendizado. “Aprendam para vocês e levem essas informações para seus amigos e parentes também”, aconselhou e concluiu: “aproveitem o momento de vocês [a adolescência] porque passa rápido, aprendam o que puderem, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de vocês”.

 A palestra foi ministrada pela médica neurologista e especialista em Dependência Química, Mayra Costa, que também é autora da Resolução Nº 644/2016 que instituiu a campanha.

 A médica explicou que dependência química é uma doença física, espiritual e mental progressiva e incurável. Citou os diferentes tipos de drogas: estimulantes, depressoras e perturbadoras. Contou que o consumo de bebida alcoólica chega a quase 50% da população brasileira e que 18% da população nacional é dependente do álcool.

 Mayra ressaltou que, apesar de lícito, o álcool é o que mais abre porta para outras drogas. Segundo a médica, ele é responsável por 80% dos acidentes de trânsito, 70% dos atos de violência física, verbal ou sexual, 45% das separações, 40% das internações psiquiátricas, 64% dos homicídios, 40% dos assaltos, 80% dos suicídios, 60% dos afogamentos, 30% dos acidentes de trabalho e é a terceira causa de mortes no mundo.

 A palestrante também fez uso de imagens de acidentes de trânsito causados por pessoas alcoolizadas e de órgãos afetados por doenças decorrentes do abuso do álcool como forma de impactar os alunos quanto aos problemas ocasionados pelo vício.

 Na palestra também foram abordados outros tipos de drogas, como os solventes, maconha, êxtase, LSD, cogumelos, opiáceos, cocaína e o cigarro [nicotina], ela destacou os malefícios causados pelo uso do narguilé. “Uma única sessão corresponde a fumar 100 cigarros ao mesmo tempo, é tão tóxico, é como você colocar a boca em um escapamento de carro e aspirar toda aquela fumaça”, alertou.

 Para encerrar, Mayra falou sobre a importância de buscar ajuda para sair do vício, seja na rede pública de saúde ou nos grupos de auto-ajuda como alcoólicos anônimos, por exemplo.

 Campanha

 A campanha contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação e da Diretoria Regional de Ensino e é organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela Comissão de  Saúde da Câmara, formada pelos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.

 Além deste evento, a Câmara realizou duas palestras no dia 14 de junho para cerca de 570 alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da E.E. Professora Margarida Paroli Soares, e uma palestra direcionada a pais de alunos e servidores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, no dia 21 de junho. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *