Fapesp: expansão das ciclovias não aumentou número de ciclistas na capital paulista

Entre os poucos entrevistados que declararam usar a bicicleta como meio de transporte, apenas 13% eram do sexo feminino

O uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo tinha prevalência por volta de 5% em 2015, quando um levantamento com 1.500 pessoas foi conduzido por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Cinco anos depois, a despeito do aumento de 67,7% dos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na capital, a prevalência de ciclistas nessa amostra não sofreu grandes alterações.

Os dados foram divulgados em janeiro na revista científica Preventive Medicine Reports. No artigo, os autores sugerem que, além do investimento em infraestrutura viária, é preciso implementar políticas públicas voltadas a um público que ainda faz pouco uso desse modal: as mulheres.

“Garantir espaço para os ciclistas é só a primeira parte do processo. Os dados mostram que também são necessárias políticas públicas que incentivem o uso de bicicletas. No caso de São Paulo, as políticas precisam ser, sobretudo, voltadas para mulheres, de meia-idade, que moram nas periferias – o perfil que segue sem ter acesso à bicicleta”, afirma Alex Florindo, professor da EACH-USP.

Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o grupo coordenado por Florindo comparou o uso da bicicleta na cidade em dois períodos: entre os anos de 2014 e 2015 e, depois, entre 2020 e 2021. A partir de uma amostra de quase 1.500 pessoas, os pesquisadores identificaram um perfil muito característico daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte: na maioria são homens, mais jovens, mantêm um estilo de vida ativo – fazem atividade física como um hábito de lazer – e possuem bicicleta própria.

“Com esse estudo longitudinal, confirmamos que, além de ser um modal pouco utilizado, homens têm mais chance do que as mulheres de usar bicicleta na cidade de São Paulo. Entre os poucos que declararam usá-la como meio de transporte na nossa pesquisa, apenas 13% eram do sexo feminino”, afirma Margarethe Thaisi Garro Knebel, doutoranda da USP e primeira autora do artigo.

“Vale destacar que um conjunto de estudos realizados em todo o mundo mostra a importância de políticas públicas que valorizem o uso da bicicleta. Isso porque a prática favorece a saúde pública, a igualdade de gênero, o acesso a serviços e cria empregos. Fora o fato de ser um modo de deslocamento energeticamente eficiente e fundamental para descarbonizar o ar”, completa.

O artigo recentemente publicado é fruto do projeto de doutorado de Knebel, que investigou os fatores (individuais, sociais, demográficos e ambientais) determinantes para o uso de bicicletas como meio de transporte em São Paulo. Os pesquisadores estão agora finalizando a terceira etapa da coleta de dados, com informações sobre os anos de 2023 e 2024.

E o lazer?

Em outro estudo publicado na revista Estudos Avançados da USP, o grupo coordenado por Florindo analisou, com base na mesma coorte, como o fato de residir nas proximidades de ciclovias contribui para a prática de atividades físicas no lazer. Os autores também discutem quanto essas práticas podem prevenir doenças graves como a hipertensão arterial e o impacto para a saúde de ter espaços disponíveis no entorno.

Vale destacar que a hipertensão arterial é um dos tipos de doenças cardiovasculares mais prevalentes no Brasil. Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o problema atinge 26,3% da população com 18 anos ou mais que vive nas capitais brasileiras e no Distrito Federal.

A partir de entrevistas e de dados de georreferenciamento, os pesquisadores constataram que morar a até um quilometro de distância de ciclovias incentiva a mudança de hábitos para a prática de atividades físicas no lazer.

“O ambiente nas cidades tem forte influência na saúde e no comportamento das pessoas. Ressaltamos que, em cidades como São Paulo, as ciclovias não são utilizadas somente para o uso da bicicleta como transporte, mas também para práticas de exercícios físicos como caminhadas, corridas e o próprio uso da bicicleta como lazer”, destaca Florindo à Agência FAPESP.

O estudo aponta aumento tanto na hipertensão (de 26,2% para 35,6%) quanto na prática de atividade física no lazer (de 36,4% para 47,6%) entre os anos de 2014/2015 e 2020/2021. “Outra constatação é que, embora as ciclovias sejam importantes para as práticas de atividade física no lazer, a maioria dessas estruturas ainda está nas regiões centrais da cidade de São Paulo”, afirma o pesquisador.

“No entanto, todo esse cenário que apresentamos no estudo levou mais uma vez à desigualdade. Mulheres e pessoas menos escolarizadas são os que menos têm acesso às práticas de atividades físicas no lazer e maior prevalência de hipertensão. Isso reforça a ideia de ampliar o acesso a espaços públicos como ciclovias nas periferias, onde vivem pessoas de menor nível socioeconômico. As políticas públicas de promoção desses domínios das atividades físicas precisam ser focadas nesses aspectos”, ressalta.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Governo de Minas investe mais de R$ 17 milhões na defesa agropecuária do estado

O ano de 2024 é decisivo para o Governo de Minas Gerais que, em 2025, apresentará à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), um pleito para que o estado seja reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. Até o ano que vem, serão investidos mais de R$ 17 milhões em serviços de rastreamento de frota, treinamentos, ações educativas e compra de equipamentos diversos para o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pelo monitoramento e defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais.

Neste ano, está prevista a compra de 25 drones para monitoramento de áreas de difícil acesso e rodovias, com o valor de R$ 600 mil. “A ideia é que consigamos ver onde muitas vezes não conseguimos chegar. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor e, por isso, seguimos o exemplo do Mato Grosso do Sul que já utiliza, com sucesso, esses aparelhos em suas ações”, revela Guilherme Negro, médico veterinário e diretor técnico do IMA. Os drones vão permitir que os fiscais do órgão consigam mapear as áreas de maior risco para a sanidade animal de Minas Gerais com agilidade.

Também serão adquiridos sistemas de rastreamento de veículos para que, caso haja uma emergência sanitária, os técnicos mais próximos do local possam atender a propriedade de forma ágil, garantindo que a possível doença seja contida com eficiência. “Poderemos chegar mais rápido a esses locais e atender suspeitas relativas, não só à área animal, mas também vegetal, ou seja, estaremos muito mais preparados para atuar”, completa o diretor técnico.

Além da compra de equipamentos, estão previstos treinamentos para o corpo técnico do IMA. Já em 2023, foram treinados mais de cem profissionais para a identificação de doenças vesiculares, como a febre aftosa, além de pragas da área vegetal, como o cancro cítrico.

Também em 2024, o IMA vai firmar convênio com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o desenvolvimento de um novo software de defesa agropecuária. O novo sistema, que utilizará inteligência artificial, vem substituir o Sidagro, com mais recursos e agilidade no processamento de dados, o que vai permitir extrair informações com rapidez para a tomada de decisões, além de oferecer ao produtor rural acesso a uma quantidade maior de serviços digitais.

Histórico do pleito

Em 2021, os investimentos para o pleito se iniciaram com a compra de equipamentos para modernizar e preparar as unidades do IMA. Foram adquiridos computadores de mesa, licenças de softwares, aparelhos telefônicos, entre outros. Já em 2022, houve a aquisição de kits de atendimento, compostos por veículos e equipamentos de informática, como tablets e notebooks, para as 21 coordenadorias regionais e 186 escritórios seccionais do IMA espalhados pelo estado. Ao todo, foram investidos mais de R$ 45 milhões.

Dando sequência às ações para o pleito à OMSA, em 2023, Minas Gerais foi autorizado pelo Mapa a suspender a imunização dos rebanhos do estado contra a febre aftosa. De lá pra cá, o IMA vem cumprindo uma série de exigências e passando por auditorias periódicas do Ministério, todas elas com sucesso.

Retirada da vacinação

Até 2022, os produtores mineiros de bovinos e bubalinos tinham de vacinar seus animais contra a febre aftosa em duas etapas, nos meses de maio e novembro. “As campanhas de vacinação contra a doença já vinham sendo realizadas há mais de quarenta anos em nosso estado e, desde 2001, somos reconhecidos como livre da doença com vacinação, o que já era um marco”, conta Guilherme Negro, diretor técnico do IMA.

Com a suspensão da vacinação, no ano passado, os produtores passaram a ter de manter seus dados de rebanho atualizados no instituto. São requeridas informações sobre quantitativos de animais, declaração de nascimentos e mortes, além de atualização cadastral das propriedades. Também são exigidas a comprovação da vacinação contra brucelose, para bezerras de 3 a 8 meses de idade e a informação sobre a vacinação contra raiva dos herbívoros.

A chamada Campanha de Atualização de Rebanhos, acontece nos meses de maio e junho, desde 2023. Além de bovinos e bubalinos, outras espécies precisam ser cadastradas no IMA e terem seus dados atualizados. São elas: galinhas, peixes, abelhas, ovinos e caprinos.

“O produtor rural sempre foi, e sempre será, a peça fundamental nesse processo, pois ele é quem está no dia a dia com os animais. O produtor é quem muitas vezes vai notar o aparecimento de doenças, por isso tem de fazer sua parte, que é notificar ao IMA para que possamos deslocar um médico veterinário para que sejam tomadas as ações necessárias”, completa Negro.

A retirada de vacinação no ano de 2023 foi responsável por uma economia de mais de R$ 700 milhões ao ano para o setor produtivo mineiro, considerando os gastos com imunizantes e pessoal para aplicação, segundo estimativa da Seapa.

Promovendo segurança e responsabilidade nas festividades – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Hoje (08), tivemos uma blitz educativa do carnaval na Av. Dr João Batista Rangel Camargo, com o objetivo de conscientizar os foliões sobre a importância da segurança e responsabilidade durante as festividades.

Foi uma manhã de orientação sobre o uso do transporte seguro, a importância da não ingestão de bebidas alcoólicas ao dirigir, e a prevenção de acidentes.

Amanhã, das 09 às 11h, teremos mais uma blitz educativa na Avenida Ariberto da Cunha, com a mesma proposta de promover a conscientização e garantir um carnaval mais seguro para todos.

Vamos juntos curtir o carnaval com alegria e segurança!

Equipes do “HumanizAção” acolhem 21 pessoas em situação de rua neste sábado (10) – Noticias

As equipes do programa “HumanizAção” realizaram, neste sábado (10), em diferentes pontos da cidade, ações de abordagem social especializada a pessoas em situação de rua. Ao todo, as equipes prestaram atendimentos a 48 pessoas, sendo que 21 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Na entidade, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e outros cuidados de higiene.

Ao longo do dia, foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Praça Mãe Preta, Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Mosteiro São Bento, Praça Pio XII, Avenida Antonio Carlos Comitre, Rua Altino Arantes, Rua Aparecida, Rua Rio de Janeiro, Avenida São Paulo, Rua João Pinto, Rua Sete de Setembro, Largo do Divino, Parque Carlos Alberto de Souza, Praça dos Bombeiros, Praça Nove de Julho, Praça do Barco, Praça Dom Tadeu Strunck, Praça Castro Alves, Rua João Batista Del Mastro, Avenida General Osório, além de imediações do Terminal São Paulo, Clube do Idoso, Ginásio Municipal de Esportes, Área de Transferência Nogueira Padilha, Mercado Municipal, Rodoviária, UPH Zona Oeste, Praça da Juventude e PA Laranjeiras.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, acessível 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

BRASIL NÃO VAI ÀS OLIMPIADAS NO FUTEBOL E VASCO PERDE JUAN SFORZA

Uma reviravolta nos planos do Vasco de Gama deixou os fãs perplexos, com a notícia de que um de seus jogadores-chave estará ausente durante as Olimpíadas de Paris. A ausência do jogador representa um desfalque significativo para o time, que agora terá que ajustar sua estratégia para lidar com essa perda durante o evento esportivo de grande destaque.

SIGA NOSSO CANAL DO WHATSAPP AGORA

Enquanto isso, no cenário internacional, o Brasil enfrenta um momento de desapontamento ao ficar fora da competição olímpica. Enquanto isso, a Seleção Argentina, liderada por Juan Sforza, está pronta para brilhar nas Olimpíadas, trazendo consigo a esperança e o fervor dos torcedores argentinos. Com um elenco determinado e motivado, a Argentina busca representar seu país com orgulho e determinação nas competições internacionais.

 

SIGA-NOS NO WHATSAPP COM MAIS NOTICIAS –>

Vegetti intensifica treinos visando sequência de clássicos após preservação contra o Audax

Após ser preservado no último jogo contra o Audax, o atacante argentino Vegetti tem se dedicado intensamente aos treinamentos para garantir sua plena recuperação e estar apto para a sequência de clássicos desta semana. Nos últimos dias, o jogador treinou de forma separada do restante do elenco, focando na sua reabilitação física e técnica.

A preservação de Vegetti contra o Audax foi uma medida preventiva adotada pela comissão técnica, visando a sua total recuperação e evitando possíveis complicações físicas. Agora, com a proximidade dos importantes confrontos pela frente, o atacante tem redobrado seus esforços nos treinos, demonstrando determinação em retornar às melhores condições físicas.

Embora ainda não haja uma confirmação oficial, há chances de que Vegetti seja relacionado para a partida contra o Fluminense. A definição sobre sua participação só será anunciada na terça-feira, véspera do jogo, durante o último treino antes da partida. A presença do jogador na lista de relacionados será um sinal positivo de sua evolução e disposição para contribuir com a equipe nos desafios que se aproximam.

A expectativa dos torcedores é grande para contar com a presença de Vegetti nos próximos confrontos, confiantes em sua capacidade de desequilibrar e fazer a diferença dentro de campo. Resta aguardar o desenrolar dos treinamentos e a decisão final da comissão técnica para saber se o atacante estará disponível para os embates decisivos que se aproximam.

 

Compartilhe isso:

Galinha e Pirô arrastam multidão no Carnaval de São José

Paula Paz


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Fantasia, muito protetor solar e alegria de sobra no sol escaldante do feriado de Carnaval. Foliões que saíram de casa no sábado (10) e no domingo (11) coloriram as ruas nos desfiles dos blocos Pirô Piraquara e Galinha D’Angola.

Na manhã deste domingo, o Galinha D’Angola arrastou milhares de foliões pelas ruas da região central. Crianças, adultos e idosos se divertiram com o tradicional bloco que comemora 10 anos.

Evandra, Priscila e Guilherme Pelassa marcaram presença no bloco. Mãe, tia e sobrinho puderam se divertir em família. “Desde 2020, não participávamos de nenhum bloco. Estamos animados”, disse Evandra.


Evandra, Priscila e Guilherme colocaram o bloco na rua neste domingo. Foto: Cláudio Vieira / PMSJC

Sábado

O Pirô, que já havia feito a abertura  oficial do Carnaval na quinta-feira, voltou às ruas do centro no sábado. Os icônicos bonecões, acompanhados da cativante ala das baianas e da vibrante Banda de Santana, saíram da travessa Chico Luiz, ao lado do Mercadão, e percorreram as ruas Sebastião Humel, Vilaça, avenida São José e Praça Afonso Pena.

Pirô arrastou milhares de foliões ao centro de São José no sábado. Foto: Paulo Amaral / FCCR

Trânsito

Os agentes da Mobilidade acompanharam e organizaram os blocos durante todo o percurso orientando os motoristas.

Agentes da Mobilidade no desfile deste domingo. Foto: Cláudio Vieira / PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Portal para Notícias de Esportes e Brasil

Por MRNews

Nos dias de hoje, a internet é um vasto oceano de informações, onde encontrar fontes confiáveis e relevantes pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, há um farol de luz brilhante na vastidão cibernética: TrueNet.com.br. Este site se destaca como uma fonte confiável de notícias, especialmente quando se trata de esportes e assuntos relacionados ao Brasil.

A Verdadeira Internet em Foco

TrueNet.com.br é mais do que apenas um site de notícias; é um portal que busca trazer informações precisas e relevantes para seus usuários. Em um ambiente onde a desinformação é abundante, TrueNet se destaca ao priorizar a veracidade das informações fornecidas.

Cobertura Abrangente de Esportes

Com o esporte desempenhando um papel fundamental na cultura brasileira e global, True Net se compromete a fornecer uma cobertura abrangente e detalhada de eventos esportivos. Seja futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte, os usuários podem contar com TrueNet para as últimas notícias, análises e destaques dos jogos mais emocionantes.

Além das notícias sobre os grandes eventos esportivos, TrueNet.com.br também se destaca ao abordar questões mais amplas dentro do mundo dos esportes, como o impacto social e político, a igualdade de gênero e a ética esportiva.

Foco no Brasil

Como um site baseado no Brasil, TrueNet.com.br dedica uma seção significativa de seu conteúdo para questões nacionais. Seja política, economia, cultura ou entretenimento, os usuários encontrarão uma variedade de artigos e reportagens sobre os eventos e tendências que moldam o país.

Além disso, TrueNet não apenas relata as notícias, mas também busca oferecer insights e análises aprofundadas sobre os assuntos que impactam diretamente a vida dos brasileiros.

Compromisso com a Verdade e Integridade

Em um mundo onde as notícias falsas e a desinformação se espalham rapidamente, TrueNet.com.br se destaca como um farol de integridade jornalística. Cada artigo e reportagem são cuidadosamente verificados para garantir que apenas informações precisas e confiáveis sejam compartilhadas com o público.

Além disso, TrueNet se compromete a manter altos padrões éticos em todas as suas práticas jornalísticas, garantindo a transparência e a imparcialidade em seu trabalho.

Em um cenário digital repleto de informações duvidosas, TrueNet.com.br surge como uma lufada de ar fresco, oferecendo uma fonte confiável e confiável de notícias sobre esportes e o Brasil. Com um compromisso inabalável com a verdade e a integridade jornalística, este site se destaca como um recurso indispensável para aqueles que buscam se manter informados de maneira precisa e confiável. Ao explorar TrueNet.com.br, os usuários podem navegar pela verdadeira internet e encontrar as informações de que precisam para entender o mundo ao seu redor.

Campus Jacareí abrirá cursos de Arquitetura e Ciências da Computação   – IFSP

Cursos superiores gratuitos serão ofertados a partir de 2025 

O Campus Jacareí do IFSP celebrou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, dez anos de existência com a inauguração de um novo bloco de salas de aula e laboratórios, bem como com  o anúncio de novos cursos e investimentos para os próximos anos.  

Da esquerda para a direita: Reitor Silmário, professora Débora, professora Michele e diretor-geral WagnerA abertura dos bacharelados em Arquitetura e Urbanismo e em Ciências da Computação, além de mais uma turma do curso Técnico em Informática, será possível com a nova estrutura inaugurada. O bloco possui um laboratório para os cursos da área de Design e Arquitetura, um laboratório para aulas de Ciências e cinco salas de aula.  

Para quem aguarda os novos cursos, a notícia é muito bem-vinda. Meirielle Santos Barbosa ingressou no Campus Jacareí em 2017 para o curso Técnico em Design de Interiores. Em seguida, cursou o tecnólogo na área, concluído em 2022. Ela, que trabalha na cantina do campus, além de trabalhar na área de Design, acompanhou toda a obra do novo bloco e já está se preparando para participar do processo seletivo para o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. “Estou animada e com frio na barriga. Quero ter a matrícula 001”, brinca.  

O reitor Silmário Batista dos Santos lembrou que há dois anos esteve no Campus Jacarei para uma conversa com servidores e alunos. “Recebemos críticas. Saí daqui pensando em como amenizar as dificuldades e oferecer melhor estrutura para a comunidade local”, observou. Ele prometeu que até o fim da sua gestão, em abril de 2025, voltará ao campus para entregar o restaurante estudantil, uma das demandas dos estudantes, e trabalhará para viabilizar a construção de um auditório e uma biblioteca.  

Durante seu discurso, o reitor relatou a importância do estudo formal na sua vida. “Trabalhei na roça, engraxei sapato e hoje,  graças ao apoio de professores encantadores que tive desde o ensino fundamental, sou reitor. O ensino é transformação. O IFSP transforma vidas e toda uma sociedade”.  

Entre os aplausos dos estudantes, destacou-se a emoção da Isabella Teodoro, aluna do sexto período do curso de Pedagogia e mãe de cinco filhos. “Sempre tive o sonho de estudar, mas me faltaram oportunidades. A vida da maioria dos alunos é dura, marcada pela escassez de recursos financeiros e pela vulnerabilidade social”, avalia Isabella. Ela conta que se emocionou com a fala do reitor por saber que ele também passou por dificuldades e conquistou êxito na sua carreira e por sua empatia.  

A futura professora diz que teve seus dois últimos filhos durante a graduação e sempre contou com o apoio dos servidores do campus. “Os professores me deram todo o suporte durante a licença-maternidade, a psicóloga se preocupa não apenas com a saúde mental, mas também social dos estudantes”. Isabella diz ter recebido ajuda de servidores para continuar estudando. “Se eu tenho a perspectiva de me tornar professora, de ter um salário, de não deixar meus filhos dormirem com fome e ser exemplo para outros membros da minha família é porque tenho essa oportunidade no IFSP”, emociona-se.   

Recursos  

O novo bloco pedagógico do Campus Jacareí foi construído em 2023 e custou R$ 3,8 milhões. O montante foi levantado por meio de verbas parlamentares dos deputados federais Alencar Santana, Marcio Alvino, Paulo Teixeira e Ivan Valente, totalizando R$ 1 milhão, e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que ofereceu o valor restante.  

O diretor-geral do campus, Wagner Ferraz Castro, bem como o reitor, Silmário, destacaram a importância do apoio dos parlamentares para a melhoria e expansão da unidade, sobretudo “no cenário de dificuldade orçamentária dos últimos 10 anos”, acenou o reitor.  

O prefeito de Jacareí, Izaias José de Santana (PSDB), presente na inauguração, foi cumprimentado por Silmário e Wagner pela parceria com a Instituição. A administração municipal oferece aos alunos do Campus Jacareí o vale-refeição. “É o único campus do IFSP que recebe alimentação da prefeitura neste formato. É R$ 1 milhão por ano investido sem obrigatoriedade”, apontaram os gestores do IFSP.  

Projeto novo bloco 

A necessidade de uma estrutura melhor para os alunos dos cursos de Design de Interiores foi tema da tese de doutorado da professora Débora Cristina Rosa Faria da Costa. Ciente das demandas do curso, ela e a docente Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta, ambas arquitetas e docentes da área de Design, contribuíram para o projeto do novo bloco junto à Diretoria de Infraestrutura e Expansão (DIE) da Pró-Reitoria de Administração (PRA). “Lutamos para que não fosse usado o projeto padrão do bloco de salas, pois não atenderia as nossas necessidades”, avalia.  

Silmário exaltou o ineditismo da ação: “é importante quando o demandante sabe o que precisa e tem condições técnicas para executar. Isso otimiza recursos e traz um resultado muito melhor para toda a comunidade do campus. Nossa gestão prima pela participação, e essa ação articulada aqui no campus foi bastante significativa”.  

O IFSP oferecerá o primeiro curso gratuito de Arquitetura e Urbanismo da região do Vale do Paraíba. Débora relata que é a concretização de um sonho, tanto da comunidade interna quanto externa ao campus, a qual opinou, por meio de audiência pública, a instalação do novo curso com 85% de aprovação. 

Novos cursos 

A previsão é que, a partir de 2025, o curso de Tecnologia em Design de Interiores seja substituído pelo Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema seja transformado no Bacharelado de Ciência da Computação. O curso Técnico em Informática também ganhará uma nova turma.  

Hoje, o Campus Jacareí atende 1.400 alunos. Com a expansão, poderá receber até 1.600 estudantes. Todos os cursos de graduação da unidade são avaliados com a nota máxima pelo Ministério da Educação.  

Saiba mais sobre o campus aqui.  

Autoridades presentes

Também acompanharam a solenidade de inauguração: o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, representando o deputado Marcio Alvino; o assessor Adenilson Marins, representando o deputado Alencar Santana; o secretário municipal de Governo e Planejamento, Celso Florêncio; o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Arildo Batista; a chefe de Gabinete da Prefeitura de Jacareí, Juliana Dualibi; e o diretor de Atividade Industrial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Walker Ferraz.

João Pessoa contará com três pontos móveis de vacinação nesta segunda-feira de Carnaval

Com objetivo de não interromper o cuidado preventivo, garantido pela Prefeitura de João Pessoa, a Secretaria de Saúde decidiu manter, nesta segunda-feira (12) a assistência com vacinação nos três pontos móveis da Capital. A estratégia tem como objetivo garantir o cuidado das pessoas que não conseguem tempo para ir até uma sala de vacina durante a semana e ainda, levar essa assistência aos turistas que visitam a cidade e precisam se vacinar.

Para facilitar o acesso, os serviços funcionarão nos seguintes locais: No Shopping Sul, no bairro dos Bancários, no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230 e, no Shopping Tambiá, no período das 12h às 18h.

Os imunizantes que protegem contra a Covid-19 podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais, de acordo com as recomendações e orientações do Ministério da Saúde.

Outras vacinas – Já o Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, estará aberto nesta segunda-feira, no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes com perfurocortantes. Já no caso da antirrábica, são para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

Documentação – Para ter acesso as vacinas, o usuário deve apresentar um documento oficial com foto e a Caderneta Nacional de Vacinação ou o Cartão de Vacina.

Saiba os locais para vacinação neste segunda (12):

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 18h

Serviço: Vacinação

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 18h

Serviço: Vacinação

Shopping Sul

Horário: 12h às 18h

Serviço: Vacinação

Centro de Imunização (aberto aos sábados, domingos e feriados) Horário: 8h às 12h. Serviço: Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência. Pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfuro cortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

II Festival de Artes de Nova Iguaçu terá remuneração para artistas selecionados

II Festival de Artes de Nova Iguaçu terá remuneração para artistas selecionados




Depois do sucesso de público e crítica em 2023, a segunda edição do Festival de Artes de Nova Iguaçu, que será realizada no primeiro semestre deste ano, promete entregar ainda mais entretenimento, cultura e lazer aos espectadores. E para garantir a qualidade dos espetáculos, os artistas selecionados pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), órgão ligado à Prefeitura, serão remunerados. Quem desejar se apresentar no II Festival de Artes deve se inscrever em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes/ até o dia 18 de fevereiro.

Este ano o maior evento artístico da cidade acontece nos meses de março, abril e maio com apresentações do ‘Festival de Teatro’, ‘Mostra de Artes Visuais’, ‘Circuito de Sarau’, ‘Música na Praça’ e ‘Encontro de Cultura Tradicional’. As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, gerando renda para os trabalhadores. É o que destaca o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

“Eventos como o Festival de Artes de Nova Iguaçu fortalecem não só a cultura como a economia da cidade como um todo. Como ocorreu na primeira edição, as apresentações vão acontecer em vários pontos do município atraindo o público para as regiões e gerando trabalho não só para os artistas e produtores culturais, mas também para profissionais de palco, som, iluminação, eletricidade, gastronomia, artesanato e comércio”, afirmou Miguel Ribeiro.

O ‘Festival de Teatro’ contará com espetáculos teatrais e circenses em espaços como o Teatro Sylvio Monteiro, localizado no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro, e as salas de apresentação das Praças CEU. A ‘Mostra de Artes Visuais’ contará com exposições incluindo produções cinematográficas e artes plásticas de censura livre em espaços públicos. Esse ano, a temática será a produção de arte urbana iguaçuana, levando em consideração não só artes visuais tradicionais, como pinturas em telas, como também artes visuais contemporâneas como graffiti, bomb e muralismo em espaços públicos.

O ‘Circuito de Sarau’ vai trazer declamações de poesias, performances de sarau, slam, intervenções poéticas e rodas de conversa, com o objetivo de incentivar a produção literária iguaçuana. Já o ‘Música na Praça’ terá shows musicais em unidades regionais descentralizadas do município, visando a democratização do acesso da população aos shows e incentivando a produção da classe artística musical de Nova Iguaçu.

Por fim, o ‘Encontro de Cultura Tradicional’ vai oferecer música e dança de coletivos culturais iguaçuanos em locais públicos com o objetivo de celebrar a cultura tradicional, regional e folclórica, como grupos de folia de reis, bumba meu-boi, rodas de capoeira, quadrilhas juninas, além de flash mobs e performances de charme. Todas as apresentações serão gratuitas.

Os artistas selecionados serão remunerados da seguinte forma: Saraus – R$ 1.000,00, Exposições – R$ 1.500,00, Música na Praça – R$ 2.000,00 (Individual), R$ 3.000,00 (Dupla/Trio) e R$ 5.000,00 (Banda/Grupo/Coletivo), Folguedos – R$ 5.000,00, Apresentações Teatrais – R$ 5.000,00.

O Festival de Artes é uma realização da FENIG e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). O edital de chamamento para credenciamento de propostas de apresentações artísticas para a edição 2024 do Festival e o formulário de inscrições até 18 de fevereiro estão disponíveis em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes/.