Fapesp: estudo mostra como agrotóxicos afetam abelhas nativas

O grupo de abelhas alimentado com solução contaminada caminhou menos, se movimentou mais lentamente e apresentou alterações morfológicas no corpo gorduroso

Estudo conduzido por pesquisadores das universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal de São Carlos (UFSCar) e Federal de Viçosa (UFV) revelou como três pesticidas comumente utilizados na agricultura – imidacloprido, piraclostrobina e glifosato – afetam a espécie de abelha nativa sem ferrão Melipona scutellaris: sozinhos ou em combinação, os compostos modificam a atividade locomotora dos animais e reduzem suas defesas. Os resultados do trabalho foram publicados recentemente na revista científica Environmental Pollution.

O uso indiscriminado de agrotóxicos e suas consequências para a sobrevivência das abelhas são um tema cada vez mais debatido e estudado em todo o mundo. No entanto, a maioria dos trabalhos científicos relacionados envolve espécies europeias e norte-americanas. Aqui no Brasil, o foco tem sido espécies nativas sem ferrão, como a Melipona scutellaris, que desempenham papel vital na polinização de diversas plantas silvestres e culturas com relevância econômica.

Neste trabalho, conduzido no âmbito do Programa BIOTA-Fapesp e apoiado por meio de dois projetos (17/21097-3 e 21/09996-8), um grupo de pesquisadores avaliou os efeitos subletais – ou seja, que não causam a morte – dos pesticidas imidacloprido, piraclostrobina e glifosato no comportamento, na morfologia e na fisiologia da espécie. Para isso, em laboratório, expuseram oralmente os animais às substâncias de forma isolada e em combinação por 48 horas e, em seguida, compararam os resultados aos de um grupo-controle.

O perigo desses agrotóxicos para as abelhas ficou claro: o grupo alimentado com solução contaminada caminhou menos, se movimentou mais lentamente e apresentou alterações morfológicas no corpo gorduroso, órgão relacionado ao sistema imunológico desses insetos.

“Observamos que, tanto em combinação quanto isolados, os agrotóxicos interferiram seriamente no comportamento das abelhas, causaram danos no corpo gorduroso e comprometeram as atividades tanto de proteínas importantes para o sistema imune quanto para a sobrevivência celular”, conta Cliver Fernandes Farder-Gomes, pesquisador do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar e primeiro autor do estudo.

Segundo Farder-Gomes, tais resultados indicam que, mesmo que essas abelhas sobrevivam à exposição, elas passarão a ter sistemas imunes deprimidos, que não funcionam adequadamente no combate a bactérias, o que pode aumentar a propensão a infecções.

“A mortalidade das abelhas sempre causa um choque, mas é importante lembrar que, muitas vezes, sobreviver aos agrotóxicos pode ser ainda mais problemático porque enfraquece e diminui as colmeias, impactando não só a produção de mel como a de frutas e legumes, por conta do déficit de polinização”, destaca Roberta Cornélio Ferreira Nocelli, professora do CCA-UFSCar, coordenadora do grupo de trabalho para o desenvolvimento de métodos para testes de toxicidade em abelhas nativas brasileiras junto à Comissão Internacional para as Relações Planta-Polinizador (ICPPR, na sigla em inglês) e coautora do trabalho.

Políticas públicas

Para complementar esses resultados e estabelecer um panorama completo dos malefícios dos três pesticidas, os pesquisadores pretendem agora analisar sua influência na expressão de outras proteínas e também testar a ação das substâncias em espécies distintas de abelhas nativas.

De acordo com Osmar Malaspina, professor do Instituto de Biociências (IB) da Unesp de Rio Claro, a ideia é que, por revelar impactos com consequências de longo prazo tanto na biodiversidade quanto na segurança alimentar, o estudo realizado por Farder-Gomes dê suporte aos órgãos públicos para o estabelecimento de políticas mais restritivas, como tem acontecido nas últimas décadas com outras pesquisas do Grupo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (Leca) e o Grupo de Pesquisa Abelhas e os Serviços Ambientais (Asas), liderados por ele e por Nocelli.

“Nossos mais de 80 artigos e livros, entre outros trabalhos, têm sido utilizados ao longo dos anos, principalmente pelo Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], para restringir o uso de agrotóxicos – foi o caso, por exemplo, do inseticida fipronil, que tem sido o maior responsável pela mortalidade de abelhas”, diz Malaspina.

Nocelli faz questão de destacar que não se trata de comprometer a agricultura brasileira – pelo contrário, a função dos estudos científicos é melhorá-la. “Nosso objetivo é sempre pensar em uma produção agrícola mais sustentável, harmonizando agricultura e conservação, pois só assim teremos segurança alimentar no futuro”, finaliza.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Polícia Civil inaugura sede da Delegacia de Mulheres em Unaí

O enfrentamento da violência doméstica e familiar em Unaí, região Noroeste do estado, acaba de ganhar reforço com a inauguração da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), nesta sexta-feira (17/5), e a entrega de uma nova viatura à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para os trabalhos de investigação de crimes dessa natureza no município.

Presente na solenidade, a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, destacou a importância da Deam para as mulheres do município.

“Temos aqui uma estrutura muito adequada para recepção das mulheres que, infelizmente, venham a ser vítimas de violência doméstico-familiar”, disse.

A delegada acrescentou ainda que o espaço também irá acolher crianças e adolescentes vítimas de violência, com atendimento multidisciplinar.

A delegacia está sediada na Rua Aldeia, 865, bairro Nossa Senhora do Carmo.

 

PCMG / Divulgação

Deam em Unaí

Além de lidar com questões ligadas à violência de gênero, a Deam em Unaí tem a atribuição de investigar crimes sexuais contra menores de idade.

Dessa forma, a unidade está empenhada em oferecer um espaço seguro e acolhedor para que as vítimas possam denunciar os casos de violações, buscar apoio e receber atendimento especializado por profissionais capacitados.

A concretização da Deam na cidade é resultado de esforços conjuntos da administração da Polícia Civil, por meio de recursos provenientes da Vara de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Minas Gerais, Convênio com a Prefeitura de Unaí e Secretaria Nacional de Segurança Pública, além da doação do Conselho Rural de Segurança Pública de Unaí e emenda parlamentar.

Viatura

O novo veículo descaracterizado repassado à Deam em Unaí foi destinada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e representa um importante recurso para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e os demais crimes de atribuição da unidade policial especializada.

Dia do médico de família e comunidade: o cuidado que transforma – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Parte do trabalho do médico Sérgio Zanini é se deslocar pelas ruas de Rio das Pedras até a casa de seus pacientes – Prefeitura do Rio

O cuidado voltado para um olhar coletivo, para quem mais precisa, na busca por uma sociedade menos desigual e com mais saúde para todos. Neste 19 de maio, Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) reconhece o compromisso e a importância daqueles que levam o cuidado, escutam, examinam e confortam uma população de diversas matizes e contextos, com a missão de fazer valer, na prática, o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Parte do trabalho do médico Sérgio Zanini é se deslocar pelas ruas de Rio das Pedras, na Zona Oeste, até a casa de seus pacientes. Por 30 anos, Sérgio, hoje com 60, exerceu outra especialidade: foi chefe do serviço de cirurgia plástica no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, onde operava crianças nascidas com fissura labiopalatina. Apaixonou-se, no entanto, pela medicina de família e comunidade, ofício que remontava à profissão de seu pai, clínico geral, com quem descobriu que queria ser médico. Não deu outra: trocou de especialidade há oito anos, e hoje trabalha na Clínica da Família Helena Besserman Vianna.

– Ser médico de família e comunidade para mim é sair do anonimato. Não me refiro propriamente a ser conhecido ou mesmo reconhecido, mas esta é a sensação que tenho todas as manhãs quando saio do meu mundo e me embrenho em um cenário que pouco ou quase nada tem a ver com a minha realidade. É ter o privilégio de ser modificado a cada ato de cuidado, exercendo a profissão que escolhi, cuidando mais proximamente de pessoas, seja apenas em ouvir e ser sensível, ou em um toque, uma receita, uma oração, ou, com muita sorte, um abraço. É um privilégio que pode ganhar proporções fascinantes.

O médico de família e comunidade é uma peça fundamental da estratégia de saúde da família, fio condutor da saúde pública no município do Rio de Janeiro. Atualmente a cidade conta com 1.295 equipes de saúde da família, que incluem ainda enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. São 238 unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) espalhadas pelo território, com o propósito de identificar e sanar dores e desigualdades no acesso à saúde. Este ano, o Rio voltou à marca de 70% da população coberta pela Atenção Primária.

Categoria:

  • 19 de maio de 2024
  • Marcações: Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade Médico de família saúde

    Sessão da Tarde exibe Hoje, Terça (14/05) na Globo ‘Os Pinguins do Papai’

    Por MRNews

    COnfira a programação da Globo  hoje, 14/05/2024 e que horas começam os filmes de hoje. 

    Terça-feira, 14/05/2024

    04:00 Hora Um

    06:00 Bom Dia Praça

    08:30 Bom Dia Brasil

    09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

    10:35 Mais Você

    11:45 Praça TV – 1ª Edição

    13:00 Globo Esporte

    13:25 Jornal Hoje

    14:45 Cheias de Charme

    15:25 Sessão da Tarde – Os Pinguins do Papai

    17:10 Vale a Pena Ver de Novo – Alma Gêmea

    18:30 No Rancho Fundo

    19:15 Praça TV – 2ª Edição

    19:45 Família é Tudo

    20:30 Jornal Nacional

    21:20 Renascer

    22:25 Encantado’s

    23:00 Sob Pressão

    23:45 Profissão Repórter

    00:25 Jornal da Globo

    01:15 Conversa com Bial

    01:55 Família é Tudo

    02:35 Comédia Na Madruga I

    03:20 Comédia Na Madruga II

    Terça-feira, 14/05/2024

     

    Sessão da Tarde

     

    Os Pinguins do Papai

    Título Original: Mr. Popper’s Penguins

    País de Origem: Americana

    Ano de Produção: 2011

    Diretor: Mark Waters

    Elenco: Jim Carrey, Carla Gugino, Madeline Carroll, Ophelia Lovibond, Angela

    Lansbury, Maxwell Perry Cotton

    Classe: Comédia

    Sonhando com uma promoção, Tom Popper acaba ignorando os filhos. Após a

    morte do pai, ele ganha cinco pinguins, que o ajudarão a se aproximar dos filhos.

     

    Terça-feira, 14/05/2024: Destaque na Programação da Globo

     

    **Sessão da Tarde – “Os Pinguins do Papai”**

    Prepare-se para uma tarde repleta de diversão com o filme “Os Pinguins do Papai” na Sessão da Tarde. Esta comédia encantadora conta a história de Tom Popper, interpretado por Jim Carrey, um homem que sonha com uma promoção, mas acaba negligenciando seus filhos. No entanto, tudo muda quando ele herda cinco pinguins do seu falecido pai. Esses pinguins acabam transformando sua vida e o ajudando a se reconectar com seus filhos de uma maneira inesperada e hilariante.

     

    **Título Original:** Mr. Popper’s Penguins

    **País de Origem:** Estados Unidos

    **Ano de Produção:** 2011

    **Diretor:** Mark Waters

    **Elenco:** Jim Carrey, Carla Gugino, Madeline Carroll, Ophelia Lovibond, Angela Lansbury, Maxwell Perry Cotton

    **Classe:** Comédia

     

    Não perca esta história encantadora que promete arrancar muitas risadas e aquecer o coração. Uma ótima opção para curtir com toda a família durante a tarde.

    Prefeitura de Sorocaba reúne moradores do Jardim Abatiá para orientações a respeito da regularização fundiária dos seus imóveis

    Fotos: Carlos Sales

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária(Sehab), reuniu, na manhã de sábado (18), um grupo de moradores do Núcleo Habitacional Jardim Abatiá II (Fase 2), na Casa do Cidadão Zeladoria do Jardim Ipiranga. O objetivo foi esclarecer dúvidas e orientar os moradores de como devem prosseguir para concluir com a regularização fundiária dos seus imóveis, por meio do programa Casa Digna Sorocaba.

    Instituído pelo Decreto Municipal nº 26.065, de 11 de janeiro de 2021, a iniciativa tem como intuito amparar as famílias sorocabanas que mais precisam ao direito da moradia digna. Por meio da regularização fundiária, a Prefeitura garante o direito social à moradia, a segurança jurídica do morador e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

    A Sehab já concluiu o processo de regularização fundiária do Jardim Abatiá I e do Jardim Abatiá II (Fase 1), entre 2022 e 2023, e 50 famílias já receberam os seus títulos de propriedade registrados em cartório.

    Os munícipes que não puderem comparecer no sábado (18) poderão reagendar o atendimento na Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, localizada na Rua Souza Pereira, 448, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3212-7287.

     

    Festa do Mineiro: artesanato atrai bom público no fim de semana

    João Paulo Sardinha


    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    * Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro

    Quem chega à Festa do Mineiro, que acontece neste fim de semana, no Parque da Cidade, percebe de cara que o evento é especial. Logo na entrada, a feira de artesanato oferece obras produzidas por 50 artesãos da cidade. Uma combinação de talento e criatividade que resulta em peças originais, fortalecendo a identidade cultural da região.

    Esse emaranhado de cores e formas tem encantado a todos os frequentadores, que ainda podem dançar ao som da viola e prestigiar a culinária mineira.

    Em cada espaço da feira de artesanato, os artesãos apresentam peças confeccionadas e lapidadas com variados materiais. Difícil é sair sem levar nada para casa.

    Bom para os artesãos, que comemoram a oportunidade de venderem suas peças.

    “Estou participando pela primeira vez da Festa do Mineiro. Já sou artesã há mais de 20 anos e estou adorando a oportunidade de participar. Tenho recebido muitos elogios e estou vendendo bem”, contou a artesã Leni Fátima de Andrade Bassi, de 66 anos.

    A manicure Ana Cláudia, de 40 anos, prestigiou o espaço do artesanato na manhã deste domingo. “Acho incrível poder conhecer os trabalhos e outros lugares pela cultura. Muito interessante”, disse. “Estou achando a coisa mais linda, muito delicado. Fica perfeito na nossa casa”, completou a vendedora Nathália, de 31 anos, que mora na cidade há apenas três meses.

    Festa do Mineiro

    A 22ª Festa do Mineiro, que começou no sábado (18), termina na noite deste domingo (19). São dois dias de shows musicais, barracas de artesanatos, brincadeiras para a criançada e muita comida típica.

    O show de encerramento terá a dupla Matheus Minas e Leandro, a partir das 18h30.

    O evento, que atrai milhares de pessoas no fim de semana, valoriza e preserva a cultura de Minas Gerais, trazida pelos migrantes mineiros que se estabeleceram em Santana, na região norte da cidade.

    A Festa do Mineiro é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


    MAIS NOTÍCIAS

    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    Estudo da USP mostra medicamento promissor no tratamento da dependência de drogas

    A doxiciclina, um antibiótico barato, amplamente utilizado desde a década de 1960 e com efeito neuroprotetor, mostra-se também promissora no tratamento de transtornos por uso de substâncias. É o que revelaram cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ao realizar testes com animais de laboratório.

    Responsável pelo estudo, Amanda Juliana Sales, pesquisadora do Departamento de Farmacologia da FMRP, conta que tratou mais de 300 camundongos – em experimentos que avaliam o potencial de abuso da cocaína e da morfina – com subdoses da doxiciclina e, como resultado, verificou que as administrações reduziram os efeitos recompensadores das drogas de abuso em animais.

    Esta é a primeira vez que se observa a possível ação do medicamento contra a dependência química. Mesmo que ainda não haja “nenhum estudo conduzido em humanos com transtornos por uso de substâncias investigando o efeito da doxiciclina”, informa Amanda, as evidências mostram que o medicamento é muito mais que um simples antibiótico e, pela segurança de baixas dosagens e dos resultados obtidos agora, poderia “ser redirecionado para o tratamento” desses transtornos.

    Apesar de promissor, “trata-se de um estudo pré-clínico realizado exclusivamente em camundongos machos”, diz a pesquisadora, antecipando que já estão ampliando o estudo com fêmeas. Estão também aprofundando as investigações sobre os prováveis mecanismos de ação da doxiciclina e de outro fármaco de estrutura similar, a demeclociclina, além de outros derivados sintéticos desprovidos de atividade antibiótica.

    O estudo desses compostos está sendo realizado em conjunto com o Institute Paris Brain, ICM – Institut du Cerveau et de la Moelle épinière, Salpetriére Hospital, França. Os medicamentos investigados, em doses não antimicrobianas, têm mostrado efeitos neuroprotetores no cérebro. “Nosso objetivo é avaliar a ação dessas drogas nos efeitos reforçadores associados ao uso de drogas de abuso”, acrescenta, ao enfatizar a necessidade de estudos “que expliquem a neurobiologia da dependência de drogas para alcançar possíveis novos tratamentos mais rápidos e eficazes”.

    Ação neuroprotetora contra desafio global
    Amanda Sales conduziu os estudos nos laboratórios dos professores da FMRP, Felipe Villela Gomes e Francisco Silveira Guimarães, e da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Elaine Del Bel, nos quais testou os efeitos de baixas doses de doxiciclina, administradas entre um e três dias, em camundongos machos previamente expostos à morfina ou à cocaína, duas drogas de abuso comuns. Como resultado, verificou que a doxiciclina reduz os efeitos recompensadores e os comportamentos associados ao uso dessas drogas.

    As propriedades da doxiciclina, uma droga que atravessa a barreira hematoencefálica e inibe a ação das metaloproteinases (enzimas importantes na reparação de tecidos celulares) no cérebro, têm sido investigadas como um tratamento potencial nos distúrbios cerebrais.

    O fato justifica os testes realizados sobre os efeitos reforçadores das drogas de abuso e a potencial aplicação nos transtornos por uso de substâncias que apresentam poucos tratamentos farmacológicos disponíveis. A pesquisadora informa que o aumento das metaloproteinases no cérebro está relacionado com alterações neuroplásticas, sugerindo que essas enzimas exercem um papel na dependência de drogas.

    “Drogas de abuso, como a cocaína, produzem efeitos como euforia, alteração da percepção e alívio da disforia, que é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, incluindo sentimentos de tristeza, pesar e angústia. O uso repetido da droga ocorre como busca por esses efeitos”, afirma.

    Como grande parte dos avanços no entendimento dos efeitos do uso de substâncias foi alcançada por estudos pré-clínicos utilizando modelos animais, Amanda e seus colegas optaram por modelos que reproduzem respostas comportamentais ao uso de drogas de abuso: a preferência condicionada ao lugar (que mede o tempo de permanência do animal no ambiente em que foi exposto à droga de abuso) e a sensibilização locomotora (que avalia o aumento da atividade locomotora após o uso repetido da droga).

    Após os tratamentos com a doxiciclina, os pesquisadores observaram que houve redução da preferência condicionada ao lugar induzida pela morfina, atenuando seus efeitos recompensadores, sem que, na dose testada, houvesse alteração do efeito analgésico benéfico da morfina. “Resultado semelhante foi observado com a doxiciclina em animais condicionados ao lugar com a cocaína”, pontua a pesquisadora, informando que a doxiciclina também “preveniu a hiperlocomoção e a sensibilização locomotora em animais tratados com cocaína”.

    Para Amanda Sales, os resultados do estudo têm grande impacto, já que o transtorno por uso de substâncias “representa um desafio global à saúde pública, com a necessidade urgente de tratamentos mais eficazes”. Nessa condição, o indivíduo é incapaz de interromper o uso compulsivo dessas substâncias potencialmente abusivas, como psicoestimulantes, álcool e drogas ilícitas, com “prejuízos cognitivos, afetivos e de personalidade, além de problemas legais, sociais, familiares e disfunções clinicamente significativas”, acrescenta.

    Agência Minas Gerais | Governo de Minas vistoria ônibus que operam linhas intermunicipais do Sul do estado

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), realizou, na quinta e na sexta-feira (16 e 17/5), o desdobramento da operação Ponto Final, para averiguar as condições técnicas de operação da empresa Gardênia, que possui a concessão de linhas intermunicipais no Sul de Minas.

    As equipes de fiscalização visitaram a garagem da empresa, em Belo Horizonte, para verificar se os problemas encontrados nos veículos retirados de circulação no mês de abril foram solucionados e, também, para vistoriar outros ônibus que ainda não haviam passado por inspeção.

    Dos 20 veículos fiscalizados nesses dois dias de operação, dez foram retirados de operação por apresentarem inconformidades em itens de segurança e manutenção. 

    Outros dois veículos já se encontravam baixados no Sistema de Gestão do Transporte Intermunicipal (SGTI), três não estavam registrados no SGTI e, portanto, não possuem autorização para operar no transporte intermunicipal de passageiros em Minas Gerais, e três veículos estacionados na garagem já haviam sido retirados de operação nas ações anteriores e permaneciam na mesma situação irregular.

    De acordo com o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal e Metropolitano do Estado de Minas Gerais (RSTC), os ônibus retirados de circulação só podem retornar ao serviço após serem apresentados para vistoria do DER-MG. 

    Garagem da empresa Gardênia, em BH (Seinfra / Divulgação)

    “Esta nova etapa da Operação Ponto Final vai complementar os autos do procedimento administrativo, que está em curso, para apurar se a empresa tem condições de continuar operando”, reforça o diretor de Regulação dos Contratos de Transporte Coletivo da Seinfra, Eriênio de Souza.

    Para garantir o atendimento à população, as viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigido.

    Ponto Final

    A operação Ponto Final foi motivada pela quantidade de reclamações dos passageiros sobre as condições de manutenção dos ônibus e falhas na operação da empresa Gardênia. 

    Na primeira fase da operação, realizada nos dias 10, 11 e 12/4, 12 veículos foram autuados por problemas encontrados em itens de conforto e segurança, e, ainda, por descumprimento dos quadros de horários, nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas.

    Na segunda fase, realizada nos dias 29 e 30/4, foram emitidas 44 autuações, com a retirada de circulação de 13 veículos da empresa. As abordagens foram realizadas simultaneamente no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte (Tergip) e na rodoviária de Pouso Alegre.

    Procon Carioca notifica empresas responsáveis pelo shows de Ivete Sangalo e Ludmilla – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    O Procon Carioca notificou as empresas BPC Participações e Produções Artísticas e Eventim a prestarem esclarecimentos – Divulgação

    O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou as empresas BPC Participações e Produções Artísticas e Eventim a prestarem esclarecimentos, no prazo de 48 horas, em relação à comercialização de ingressos para as turnês das cantoras Ivete Sangalo e Ludmilla. O objetivo é apurar possível violação ao Código de Defesa do Consumidor devido à ausência de informação clara sobre os desdobramentos em decorrência do cancelamento para os consumidores que já adquiriram os ingressos.

    O show Ivete Sangalo 3.0 – A Festa – Rio de Janeiro estava programado para ocorrer em 12 de abril de 2025, no Estádio Nilton Santos. Em 15 de maio, porém, a notícia do cancelamento do show foi amplamente divulgada por diversos meios de comunicação e nas redes sociais da cantora. Na mesma data foi anunciado que o show Ludmilla: In the house tour, inicialmente programado para ocorrer em 25 de maio de 2024, na Farmasi Arena, também havia sido cancelado.

    A diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, ressalta que as empresas optaram por realizar a venda de milhares de ingressos de forma antecipada e, sem explicações suficientes, cancelaram os eventos.

    – As empresas limitaram-se a informar sobre a indisponibilidade dos ingressos no site de vendas, sem divulgar como seria realizado o atendimento aos consumidores que já compraram os ingressos.

    O orgão solicita ainda que as empresas informem como se dará o ressarcimento de eventuais prejuízos do público vindo de outras cidades e estados para o show, em relação à hospedagem e passagens aéreas ou rodoviárias. Diante disso, o Procon Carioca notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos visando garantir os direitos dos consumidores que já adquiriram os ingressos.

    As empresas terão que informar ao órgão quantos consumidores adquiriram os ingressos para o show das cantoras, quais foram os motivos específicos que levaram ao cancelamento das turnês e quais serão os meios utilizados pela organização do evento para informar e ressarcir os consumidores.

    Tudo precisa ser apresentado de forma detalhada, incluindo o plano de contingência que será aplicado e quais serão as condições e prazos estabelecidos para devolução dos valores.

    Caso o consumidor tenha dificuldades de solução junto à organização dos shows, poderá buscar auxílio do órgão registrando reclamação nos canais de atendimento disponibilizados pelo Procon Carioca.

    Canais de atendimento do Procon Carioca

    Portal: proconcarioca.prefeitura.rio
    Instagram: @proconcariocaoficial
    Facebook /Twitter: @proconcarioca
    Atendimento presencial:
    De segunda à sexta das 9h às 16h no Centro Administrativo São Sebastião (CASS) – térreo, dentro da agência 1746 – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.

    Categoria:

  • 18 de maio de 2024
  • Marcações: cancelamentos empresas Ivete Sangalo Ludmilla Notificação Procon Carioca shows

    Prefeitura de Sorocaba realiza atendimentos ao público no Carandá neste sábado (18) – Agência de Notícias

    A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã deste sábado (18), atendimentos à população no Residencial Carandá. Entre os serviços à disposição dos munícipes, estavam equipes do Concilia Sorocaba, orientando sobre como solucionar débitos tributários e outros direitos do munícipe; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, abordando o uso consciente da água; da Secretaria da Educação (Sedu), com os projetos Gibiteca e Carreta Literária; da Cidadania (Secid), com Cadastro Único; e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), com doação de mudas.

    Além destes, também houve serviços de aferição de pressão arterial e exames de glicemia; atendimento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Móvel, ligado à Secretária de relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert); Procon Móvel, da Secretaria de Governo (Segov); e Casa do Cidadão, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

    Desde as 8h, o PAT Móvel atendeu a assuntos relacionados a vagas de trabalho e qualificação profissional, enquanto a unidade itinerante da Casa do Cidadão Zeladoria ofereceu todos os atendimentos que as unidades fixas têm no município. Além disso, o Procon Móvel esteve presente solucionando e garantindo os direitos da população.

    A moradora Karen Nikole, de 21 anos, aprovou a ação. “Vocês precisam voltar mais vezes. Os serviços ajudam muito a população, principalmente, porque nosso bairro, que é mais afastado, fica mais longe de serviços como o PAT e a Casa do Cidadão”, afirmou.

    “Achei maravilhoso esse evento que a Prefeitura trouxe aqui para o bairro”, disse Vanusa de Moraes, de 38 anos de idade.

    A ação, que perdurou até as 12h, também contou com o patrulhamento das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), garantindo a segurança e o bem-estar da população presente na região atendida, que fica na Zona Norte.

     

    Fotos: Michelle Alves