Detran-SP intensifica fiscalização contra desmontes e Centros de Formação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) faz uma série de fiscalizações contra irregularidades em desmontes – os populares desmanches – e em Centros de Formação de Condutores (CFC), no interior de São Paulo. Na segunda-feira (29), foram três operações em conjunto com a polícia.

Na região de São José dos Campos, em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o Detran-SP realizou mais uma fase da Operação Desmanche. Foram fiscalizados 12 estabelecimentos, sendo um autuado por comercializar peças sem rastreabilidade. Outro local acabou autuado e lacrado por funcionar sem autorização. Em um desses pontos, o proprietário e o sócio foram presos em flagrante pelo crime de “receptação qualificada”, que se enquadra no artigo 180 do Código Penal.

“O sucesso recente das operações tem sido resultado da colaboração entre o Detran-SP e a Polícia Civil. A sinergia entre as instituições, possibilitada pelo cruzamento de dados e pela inteligência conjunta, tem sido fundamental para garantir a eficácia das ações. Isso tem levado à autuação, lacração e, em alguns casos, à prisão dos responsáveis por atividades criminosas”, diz Eduardo Gomes, superintendente do Detran-SP em São José dos Campos.

“É certo que essas operações continuarão sendo conduzidas de forma integrada na região com os órgãos de segurança. Dessa maneira, o Detran-SP continuará desempenhando um papel crucial na redução dos índices de criminalidade e na promoção de um dos nossos valores fundamentais: a integridade”, complementa Gomes.

Já na região de São José do Rio Preto, a operação, em conjunto com a Polícia Militar e a Cetesb, fiscalizou 14 locais. Um deles foi lacrado e autuado e outros quatro foram autuados por estarem trabalhando sem documentação necessária ou por venda de peças em desacordo com as normas do Contran.

“As fiscalizações de desmanche são indispensáveis para combater o roubo e o furto de veículos, já que impedem que peças sem procedência sejam comercializadas”, reforça Amanda Couto, superintendente do Detran-SP em São José do Rio Preto.

Na região de Campinas, em parceria com a Polícia Militar, a mobilização foi no local de exame prático de direção veicular no município de Hortolândia. Agentes fiscalizaram dez motos dos Centros de Formação de Condutores (CFC), destinadas ao exame de trânsito para obtenção de CNH “A”. Duas autuações foram aplicadas. Uma delas, porque o instrutor estava exercendo a atividade com a CNH cassada. Ele acabou suspenso das atividades e o CFC será responsabilizado pela infração.

Nos exames das categorias A e E, seis veículos foram fiscalizados. Todos eles autuados por estarem com equipamento obrigatório (tacógrafo) inoperante. “O Detran-SP está cada vez mais presente nas fiscalizações junto a todos os agentes regulados e delegados. A finalidade principal é a entrega de serviços de qualidade ao cidadão paulista, sempre de forma legal e transparente”, conclui Anderson Cervantes, superintendente do Detran-SP em Campinas.

Irregularidades no radar

De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 528 ações de fiscalização, ante 249 no mesmo intervalo de 2023, um aumento de mais de 100%. A mudança de postura fica ainda mais clara quando se toma um dado um pouco mais antigo: no ano de 2022 inteiro, foram feitas 325 operações contra desmontes, praticamente o mesmo número computado até abril.

O endurecimento na fiscalização é marca da atual gestão do Detran-SP. Ao lado da digitalização, tem o objetivo de elevar a eficiência dos serviços oferecidos diretamente pelo órgão ou por empresas delegadas. Em dezesseis meses de gestão, foram 1.700 ações contra desmontes.

Além da Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil e a Vigilância Ambiental são parceiras nessas operações. Os desmontes autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo Detran-SP e ficam sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal 12977/2014, que vão de multa a interdição do estabelecimento e à perda do material nele encontrado.

Consulte antes de contratar

É fundamental o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Detran-SP antes de efetuar qualquer serviço. A busca pode ser feita em www.detran.sp.gov.br, na aba “Empresas Credenciadas”. Para consultar, acesse https://encurtador.com.br/iptx0. Caso a empresa não seja encontrada na pesquisa, o local deve ser evitado. As peças também podem ser consultadas pelo site do Detran-SP, basta acessar https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/servicos/autopecas. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.

Caso o cidadão desconfie de que um local seja irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, pelo site www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran-SP, a manifestação deve ser encaminhada para a ouvidoria do órgão. O link é www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx

Trabalho contínuo

O Detran-SP participa constantemente de ações de fiscalização em todo o território paulista, com o objetivo de combater a venda de peças oriundas de veículos fruto de crimes, como roubo e furto, e também valorizar o comerciante credenciado, punindo aqueles que alimentam comércio ilegal de peças.

A autarquia passou também a privilegiar a atuação em cooperação com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Corregedoria Geral do Estado, no combate aos desvios de conduta e na promoção de melhores serviços à sociedade paulista.

Em dezembro de 2023, o Governo de São Paulo anunciou a criação de uma área para investigação de crimes e fraudes decorrentes das atividades de trânsito na sua 4ª Delegacia de Polícia para o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania “Dr Luiz Lasserre Gomes” (DPPC).

A unidade, mantida pela Polícia Civil, com o apoio do Detran-SP, passa a ser chamada de Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Administração e Fraudes decorrentes das Atividades de Trânsito, Combate à Corrupção e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores. A estrutura é responsável por apurar fraudes e investigar possíveis crimes decorrentes das atividades relacionadas ao trânsito.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Descoberta de Luzia, um dos esqueletos mais antigos das Américas, completa 50 anos

Há exatos 50 anos, Minas Gerais se tornava protagonista da história que mexeu e ainda mexe com a ciência mundial: a descoberta dos restos de Luzia, um dos esqueletos mais antigos já encontrados nas Américas.

 

Robson Santos / Sisema

Foi em 1974, na região de Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que os primeiros ossos de Luzia foram achados, durante as escavações lideradas pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire.

Meio século depois, o local tem a proteção do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e atrai pesquisadores do mundo todo.

Desde a descoberta, o espaço permanece intocado e é parte da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, composta por vários sítios arqueológicos em uma área de 33,7 hectares.

“A principal proteção é a restrição de visitas a pesquisadores e estudiosos, além do cercamento para evitar a presença de animais de grande porte por aqui”, comenta o gerente da unidade, José Roberto da Costa.

Localizada em uma propriedade particular, parceira do IEF, a unidade autoriza as visitas técnicas, somente com acompanhamento do instituto, para a segurança do sítio arqueológico.

O local possui ambientes intactos, pinturas e gravuras espalhadas em suportes rochosos, como testemunhos da memória pré-colonial.

“A descoberta de Luzia é um dos marcos da arqueologia, e representa o contexto do povoamento do nosso continente”, comenta o arqueólogo do IEF, Leandro Vieira.

 

Robson Santos / Sisema

Descoberta

Atraída pelos achados de Peter Lund em Lagoa Santa, no século 19, e também pelas pinturas rupestres da região, a francesa Annette Laming-Emperaire liderou, na década de 1970, a missão Franco-Brasileira, com aproximadamente 25 arqueólogos, para escavar Lapa Vermelha.

O arqueólogo francês e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), André Pierre Prous, participou desse trabalho.

“A região foi escolhida pela perspectiva de se encontrar ali as coisas intactas e preservadas, graças ao tipo de solo e a pouca ocupação do lugar”, conta Prous.

Ele relata que o trabalho foi autorizado com a condição de se tornar uma escola de escavação para arqueólogos no Brasil, já que não havia tantos profissionais no país naquela época. Participaram pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, entre outros.

Robson Santos / Sisema

Em 1973, a equipe localizou as primeiras pinturas rupestres, que chamaram a atenção da arqueóloga francesa.

“Em 1974, encontramos os primeiros ossos da Luzia como braços, bacia, pernas. Eles estavam espalhados pelo sítio arqueológico”, relembra Prous.

O crânio foi achado em 1975, em uma cavidade mais profunda. Estima-se que Luzia viveu na região há cerca de 11 mil anos.

A mulher Luzia

Luzia foi identificada como uma mulher jovem de 20 anos, encontrada sem outros vestígios humanos e próxima a uma cavidade, sem uma explicação clara para sua morte. 

“Ela pode ter fugido de alguma coisa, pode ter se escondido de algo. Não tem marcas nos ossos que indiquem que ela fugiu de uma fera. Mas o motivo é irrelevante em termos de reconstituição do povoamento das Américas”, diz André Prous.

Por outro lado, uma das hipóteses para a vida dessa mulher, segundo Leandro Vieira, é a de que “ela pertencia a grupos nômades, chamados de caçador-coletor, um tipo de sociedade que vivia exclusivamente da caça, coleta e pesca, sendo muito dependentes da natureza”.

De acordo com Prous, uma das maiores contribuições da Luzia “foi ter ajudado a aumentar o interesse pela pré-história brasileira, por ter cunhado uma figura icônica, facilmente lembrada por todos”.

 

Robson Santos / Sisema

Crânio

O crânio de Luzia ficou guardado por 20 anos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, instituição parceira da missão Franco-Brasileira.

Em 1995, os cientistas começaram a estudar a morfologia do esqueleto e, em 1998, pesquisas do bioantropólogo Walter Neves revelaram que as características do crânio lembravam as dos atuais africanos e aborígenes da Austrália.

Walter Neves foi quem batizou Luzia, em homenagem a Lucy, esqueleto de 3,5 milhões de anos achado na Etiópia, em 1974.

Em 1999, o antropólogo forense britânico Richard Neave fez a reconstrução artística do rosto de Luzia, com traços negroides.

A peça estava no Museu Nacional quando a instituição pegou fogo, em 2018. No entanto, 80% dos fragmentos foram reencontrados pelas equipes de resgate. Atualmente, há uma réplica de Luzia no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte.

Apesar de a imagem de Luzia, com traços negroides, ser popularmente conhecida, novos estudos, com base em técnicas de arqueogenética, abrem a discussão para outras teorias sobre a origem de Luzia.

entenda a importância da higienização das mãos – CGNotícias

Esfregar as mãos por um minuto até os punhos. É assim que os profissionais de saúde devem fazer para higienizar corretamente as mãos com água e sabão, a recomendação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o aumento dos casos de gripe em Campo Grande, medidas simples ajudam, e muito, a controlar a epidemia.

Durante a pandemia de Covid-19, a higienização das mãos ganhou destaque no mundo todo como uma das principais formas de prevenção da doença. A atitude, que é considerada básica e essencial, é muito incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007.

O órgão instituiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, e que nesse ano é comemorado no domingo. Essa também é a data em que tem início a campanha para incentivar a forma correta de higiene.

A gerente técnica da Coordenadoria de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Alessandra Lyrio, conta que a Secretaria de Saúde está sempre de olho nos profissionais que trabalham nas Unidades de saúde. “A vigilância sanitária, quando passa nos postos, sempre verifica se tem lavatório para as mãos. A gente orienta e também supervisiona, é importante que os profissionais sejam capacitados e também observados e tenham um feedback para que eles vejam a importância de tudo isso.”

A Sesau segue as recomendações da Anvisa, que por sua vez adota as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Um dos destaques são os cinco momentos do paciente que define uma lista de ações e de procedimentos focando nos momentos essenciais para a higiene antes e depois de tocar no paciente.

O ambiente também pode variar consideravelmente de acordo com a unidade, o tempo de permanência e o tipo de atendimento prestado, segundo a OMS. Ainda de acordo com a organização, as infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde.

“A higienização das mãos é que interrompe a cadeia de transmissão de doenças”, alerta Alessandra. Ela também chama a atenção para a desinfecção de outros instrumentos. “Os objetos que são compartilhados, que são utilizados em mais de um paciente, tais como estetoscópio, termômetro e oxímetro, é superimportante que seja reforçada a limpeza e a desinfecção entre um paciente e outro, juntamente com a higienização das mãos”.

Além da água e sabão, as mãos também podem ser higienizadas com álcool gel, mas para isso devem estar limpas, explica Alessandra. Se o profissional for ao banheiro ou mudar de um ambiente para outro, por exemplo, as mãos vão precisar da desinfecção correta com água e sabão.

“O álcool gel deve ser utilizado entre um procedimento e outro na presença do paciente”. O tempo de higienização é menor, 30 segundos são suficientes para esfregar entre os dedos, o dorso das mãos, a palma, o polegar e os punhos. “É preciso friccionar o álcool gel nas mãos até o produto evaporar, e eu não posso secar no jaleco, no papel toalha e até mesmo na roupa”, conclui.

#pratodosverem   Na matéria há uma foto que mostra, em um plano fechado, as mãos de uma pessoa, durante o processo de lavagem das mãos, com água e sabão. 

Sessão da Tarde exibe HOJE, SEXTA (03/05) na Globo ‘Roubo nas Alturas’

Por MRNews

COnfira a programação da Globo  hoje, 03/05/2024 e que horas começam os filmes de hoje. 

Sexta-feira, 03/05/2024

04:00 Hora Um

06:00 Bom Dia Praça

08:30 Bom Dia Brasil

09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

10:35 Mais Você

11:45 Praça TV – 1ª Edição

13:00 Globo Esporte

13:25 Jornal Hoje

14:45 Cheias de Charme

15:25 Sessão da Tarde – Roubo Nas Alturas

17:10 Vale A Pena – Alma Gêmea

17:35 Vale a Pena Ver de Novo – Paraíso Tropical

18:30 No Rancho Fundo

19:15 Praça TV – 2ª Edição

19:45 Família é Tudo

20:30 Jornal Nacional

21:20 Renascer

22:25 Globo Repórter

23:15 Tributo

00:30 Jornal da Globo

01:20 Conversa com Bial

02:00 Família é Tudo

02:40 Corujão I – Linha Reta

 

Sexta-feira, 03/05/2024

**Sexta-feira, 03/05/2024: Uma Noite de Emoções Cinematográficas**

 

Prepare-se para uma sexta-feira repleta de entretenimento e diversão com os filmes que serão exibidos na Sessão da Tarde e no Corujão. Confira abaixo a programação do dia:

 

**Sessão da Tarde – Roubo nas Alturas**

– **Título Original:** Tower Heist

– **País de Origem:** Americana

– **Ano de Produção:** 2011

– **Diretor:** Brett Ratner

– **Elenco:** Ben Stiller, Eddie Murphy, Casey Affleck, Alan Alda

– **Classe:** Comédia

 

Prepare-se para muitas risadas com “Roubo nas Alturas”. Quando o bilionário ocupante da cobertura de um importante prédio de Nova York é preso por fraude, a vida dos funcionários do edifício vira de cabeça para baixo. Em uma tentativa de reaver o que lhes foi tirado, eles se unem em um plano ousado para recuperar o que lhes é de direito. Uma comédia inteligente e cheia de reviravoltas.

 

**Corujão I – Linha Reta**

– **Título Original:** The Hummingbird Project

– **País de Origem:** Belga

– **Ano de Produção:** 2022

– **Diretor:** Kim Nguyen

– **Elenco:** Salma Hayek, Alexander Skarsgård, Jesse Eisenberg, Sarah Goldberg, Michael Mando

– **Classe:** Drama, Thriller/Suspense

 

Prepare-se para uma noite de suspense com “Linha Reta”. Dois operadores de alta frequência unem forças contra seu antigo chefe em uma corrida contra o tempo para se tornarem ricos. Em meio a jogos de poder e rivalidades, eles embarcam em uma jornada perigosa e cheia de desafios. Uma trama envolvente que prende a atenção do espectador do início ao fim.

 

Prepare a pipoca, acomode-se no sofá e embarque em uma jornada cinematográfica cheia de emoções nesta sexta-feira.

Sessão da Tarde

 

Roubo nas Alturas

Título Original: Tower Heist

País de Origem: Americana

Ano de Produção: 2011

Diretor: Brett Ratner

Elenco: Ben Stiller, Eddie Murphy, Casey Affleck, Alan Alda

Classe: Comédia

A vida dos funcionários de um importante prédio de Nova York vira de cabeça

para baixo quando o bilionário ocupante da cobertura é preso por fraude.

 

Corujão I

 

Linha Reta

Título Original: The Hummingbird Project

País de Origem: Belga

Ano de Produção: 2022

Diretor: Kim Nguyen

Elenco: Salma Hayek, Alexander Skarsgård, Jesse Eisenberg, Sarah Goldberg,

Michael Mando

Classe: Drama Thriller/Suspense

Dois operadores de alta frequência se juntam contra seu antigo chefe em um

esforço para ficarem ricos.

Prefeitura de Sorocaba anuncia a revitalização da área de lazer da Praça do Truco – Agência de Notícias



3 de maio de 2024

15:40

Por: Luís Gustavo Adabro

Fotos: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), anunciou, nesta sexta-feira (3), a revitalização da área de lazer da Praça do Truco, localizada na Avenida Dr. Artur Bernardes, no Jardim Maria da Carmo, Zona Norte da cidade. O prazo para a conclusão das obras é de até 90 dias.

A iniciativa municipal faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e é realizada por meio de medida compensatória, em parceria com o Max Atacadista, do Grupo Muffato.

A obra está sendo executada pela MD Construção e Empreendimentos, sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos e Obras. Os trabalhos tiveram início, nesta sexta-feira (3), com a limpeza do espaço público e os trabalhos de paisagismo.

A área de lazer contará com a revitalização do banheiro e da academia ao ar livre, bem como um novo playground e iluminação com tecnologia em LED. Essas melhorias têm como objetivo proporcionar lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática de atividade física, garantindo mais qualidade de vida aos moradores.

Operação Cidadania Segura acontece na região central

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal tem intensificado nos últimos meses a presença na área central da cidade, por meio do patrulhamento comunitário, com agentes a pé ou de bicicleta. Nesta quinta-feira (2), uma nova operação do São José Unida aconteceu na região, como parte das ações que visam fortalecer a segurança pública. 

Denominada Operação Cidadania Segura, a iniciativa envolveu a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e contou com participação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura, com equipes dispostas a oferecer assistência às pessoas em situação de rua e identificar indivíduos procurados pela justiça.

Durante a operação, sete pessoas em situação de rua aceitaram ajuda e foram encaminhadas para receber atendimento no Centro Pop da Prefeitura.

Ações Integradas 

Na prática, enquanto os agentes de segurança monitoram a região e realizam abordagens em situações suspeitas, policiais consultam em tempo real no 1º DP se o indivíduo tem passagem criminal, agindo de forma rápida e eficaz para garantir a segurança da comunidade. A integração entre o trabalho de campo e o sistema de informações permite uma resposta mais ágil e precisa às ocorrências, contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade.

População aprova

As autoridades de segurança realizam regularmente operações especiais na cidade, visando a prevenção de crimes contra a vida, o patrimônio e contra o tráfico de drogas. Tais ações resultam em detenções em flagrante, captura de procurados, apreensão de drogas e armas de fogo e têm sido bem recebidas pelos moradores.

Segundo os dados da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), tanto a Guarda Civil Municipal quanto a Segurança Pública desfrutam de uma aprovação de mais de 80% da população, o que evidencia o elevado nível de confiança e contentamento dos cidadãos com os serviços prestados por essas instituições.

A presença ostensiva dos agentes de segurança tem feito toda a diferença”, afirma Fabio Shibata Cassi, comerciante na região central. 

Ação e Acolhimento

Diante da presença de moradores em situação de rua ou de usuários de drogas, é fundamental agir com responsabilidade social. Ao identificar tais casos, os munícipes podem contatar imediatamente o número 153, para solicitar ao Apoio Social o atendimento necessário. 

Cada ligação pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa de apoio. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Festa da Linguiça de Maracaju fortalece cultura regional e beneficia a população – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A tradicional Festa da Linguiça de Maracaju fomenta a cultura regional de Mato Grosso do Sul, além da gastronomia e economia, beneficiando a população do município.

O governador, Eduardo Riedel, e a primeira-dama, Mônica Riedel, participaram da festa neste sábado (5). “É muito gratificante o Poder Público incentivar e ajudar a Festa da Linguiça, que é uma tradição e remete a origem do município. Tudo é realizado em prol de uma cultura que é genuína de Maracaju. O governo do Estado estará sempre presente, porque reforça nossa história e cultura. Além disso, ajuda a sociedade local”, disse o governador.

O lucro obtido com a realização da festa é destinado a entidades assistenciais que prestam algum tipo de serviço para a sociedade. O hospital da cidade, Apae, casas de amparo à idosos, crianças e adolescentes, banco de auxílio a cadeirantes são alguns dos segmentos assistidos com recursos do evento.

“É uma experiência muito boa, como gestor poder contribuir. Porque eu trabalhei em várias edições, acompanhei a evolução e o crescimento da festa e o que ela se tornou para Maracaju, e o Estado. Podemos contribuir para manter a estrutura, vendo o resultado, de fomento a economia local, e com o lucro revertido para as entidades filantrópicas, então em todos os aspectos a festa é muito positiva”, disse o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.

 

A festa, realizada entre 3 e 5 de maio, faz parte da “Rota MS Gastronômica”, com várias atrações culturais organizadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A ação da gestão estadual tem como objetivo potencializar a vocação natural de cada município, chamando a atenção para suas festas tradicionais.

Este ano, na 28° edição da festa que ocorre há 30 anos (com suspensão em 2020 e 2021 por conta da pandemia), foram produzidas aproximadamente 20 toneladas de linguiça. A previsão dos organizadores era de reunir 40 mil pessoas durante os dias de festa, com estimativa de que para cada real movimentado, outros R$ 7 giram em consumo e serviços no comércio de Maracaju.

Durante todo o evento, foi realizada exposição e comercialização do artesanato sul-mato-grossense no estande do Governo do Estado. E também é realizada a emissão da Carteira Nacional do Artesão, neste domingo (5), a partir das 10h.

História

A festa nasceu em 1994, de um projeto do Rotary Club que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Com o passar dos anos, a gastronomia se juntou a outros atrativos, como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, fazendo da festa um dos principais eventos turísticos do Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o evento é considerado um dos maiores e mais importantes da gastronomia regional. A iguaria é temperada com “laranja azeda”, com selo “anti-fake” de indicação geográfica emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o que garante desde 2016 ao prato a proteção contra falsificações de origem e produção. Além disso, em um dos dias da festa, a linguiça faz parte da merenda escolar na cidade.

Em 2019, foi firmado um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que deu status especial à iguaria, que agora integra a lista de 220 itens protegidos pelo Mercosul. Dentre os itens estão o queijo Canastra de Minas Gerais, Mel do Pantanal e a Cachaça.

No ano passado, passaram pelo Parque de Exposições em torno de 35 mil pessoas, com consumo e comercialização de 10 toneladas de linguiça. Toda a renda foi destinada às entidades sociais e assistenciais do município, entre elas, o Hospital Soriano Corrêa da Silva e projetos sociais da PM (Polícia Militar).

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Prefeito celebra programa Pé-de-Meia na Paraíba e defende extensão do benefício para alunos do Fundamental

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, celebrou o programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, lançado nesta sexta-feira (3) no âmbito da Paraíba para beneficiar cerca de 54 mil estudantes do ensino médio com incentivo financeiro no valor de R$ 200. Durante cerimônia realizada no Teatro Pedra do Reino, o gestor municipal esteve ao lado do governador João Azevêdo e do ministro da Educação, Camilo Santana, onde disse que essa iniciativa garante uma perspectiva melhor para os estudantes e ainda defendeu que o programa também seja colocado em prática para beneficiar o ensino fundamental, de responsabilidade dos municípios.  

Cícero Lucena adiantou que por se tratar de um ano eleitoral e as prefeituras não podem criar projetos dessa natureza, essa pauta foi encaminhada para o Governo Federal, por meio do deputado Mersinho Lucena. “Eu acredito, como o deputado Mersinho tem defendido, que esse programa também possa ser estendido para o ensino fundamental, que na rede municipal também tem jovens na mesma faixa etária. Demonstra que os gestores públicos, independente do nível, têm que ter o olhar, à preocupação de proporcionar as melhores condições para os nossos jovens, no sentido de ter uma garantia de um futuro melhor”, afirmou o prefeito.  

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além dos depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno.  

“Os investimentos na Educação, quando bem feitos, trazem o retorno quase que de imediato. Aqui na Paraíba estamos implantando diversos programas, inclusive, em parceria com os municípios, como o Paraíba Alfabetiza Mais, que alfabetiza as crianças na idade certa – até sete anos. A Educação é um sistema que deve ser entendido, que ela vem da base até a universidade e, enquanto sistema, todos os entes públicos são responsáveis”, afirmou o governador João Azevêdo.  

De acordo com o Governo Federal, para receber a poupança do ensino médio, o aluno não precisa fazer qualquer cadastro, basta apenas ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do Programa Bolsa Família, que será prioridade nesse início do incentivo financeiro-educacional. O Pé-de-Meia deve beneficiar, neste ano, em todo o Brasil, cerca de 2,5 milhões de estudantes. O investimento do Ministério da Educação (MEC) previsto para 2024 será de R$ 7,1 bilhões.   

“É importante lembrar que no último censo, 69 milhões de brasileiros, quase um terço do Brasil, não concluíram o ensino básico. Então, o objetivo do programa Pé-de-Meia, que nós viemos aqui hoje lançar em parceria com o Governo do Estado, é exatamente um dos pilares para apoiar outras políticas públicas, é o apoio direto para o aluno. Nós estamos aqui hoje, é o último dia do pagamento da segunda parcela hoje, exatamente dia 3 de setembro, para os aniversariantes do mês de novembro e dezembro. A Caixa Econômica está pagando hoje. Então, nós estamos dando R$ 200 durante 10 meses, que são os meses do ano letivo do ano escolar, para os alunos que estão regularmente matriculados no ensino médio aqui na Paraíba”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.  

Pagamento – O MEC iniciou, no dia 25 de abril, o pagamento do segundo incentivo financeiro-educacional do Pé-de-Meia referente à frequência no mês de fevereiro dos estudantes do ensino médio público.       

A parcela do Incentivo-Frequência, no valor de R$ 200, foi depositada neste 3 de maio, conforme o mês de nascimento do beneficiado, em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal . Caso o estudante participante do programa seja menor de idade, para sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, será necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize o estudante a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. Em caso de dúvidas, basta acessar os canais digitais do MEC ou o aplicativo ‘Jornada do Estudante’.