AO VIVO

Secretaria de Saúde faz ação de combate à dengue no Sambódromo e arredores – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equipes concluíram o conjunto de atividades de prevenção para o início oficial do Carnaval – Marcos Vinícius/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (11/2), uma ação de controle do Aedes aegypti e prevenção de dengue, zika e chikungunya no Sambódromo e nas ruas e residências do entorno. O local é considerado ponto estratégico, com vistorias regulares dos agentes ao longo do ano. Às vésperas do Carnaval, a ação é intensificada, como parte do cronograma de preparação da cidade para a festa popular.

As equipes concluíram o conjunto de vistorias iniciado semanas antes dos ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo, como também em todo o território do município envolvido na festa carnavalesca – incluindo circuitos dos blocos de rua, praças, áreas com bailes populares, entre outros locais. As ações de combate ao mosquito transmissor das arboviroses também acontecem permanentemente no município ao longo de todo o ano.

– Esse é um trabalho muito importante, principalmente nos locais de grande concentração de pessoas. O Carnaval é um grande evento que recebe pessoas de vários lugares do mundo. Nosso objetivo é mitigar possíveis riscos à saúde pública e garantir uma festa com mais segurança e proteção – informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Ações educativas e de mobilização social são realizadas nos territórios para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746.

Em 2026, até o dia 7 de fevereiro, já foram realizadas 1.042.300 vistorias a imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 138 mil depósitos que poderiam servir de criadouros de mosquitos. Em 2025, foram 12.297.072 visitas a imóveis e 1.684.674 recipientes foram tratados ou eliminados.

Categoria:

  • 11 de fevereiro de 2026
  • Marcações: aedes aegypti arboviroses chikungunya combate à dengue dengue Sambódromo zika

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *