AO VIVO

GCM de Sorocaba lança Operação “Centro + Seguro” nesta sexta-feira (10) – Agência de Notícias



10 de outubro de 2025

16:52

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

Fotos: Renan Tonet

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) fez o lançamento da Operação “Centro + Seguro”, nesta sexta-feira (10), na Praça Coronel Fernando Prestes. Na ocasião, houve ainda ato comemorativo ao Dia Nacional da Guarda Civil Municipal.

A Operação “Centro + Seguro” visa reforçar o patrulhamento preventivo na área central da cidade, especialmente com a proximidade das festividades de fim de ano. A iniciativa inclui o aumento do efetivo e operações semanais em horários estratégicos, para garantir maior sensação de segurança aos lojistas e à população que frequenta o comércio local.

A GCM vai atuar, até o fim do ano, com equipes em viaturas, fazendo rondas pelas ruas centrais da cidade, e patrulhamento preventivo em pontos fixos. Uma das bases móveis e o ônibus da Corporação permanecem posicionados na Praça Coronel Fernando Prestes.

A antecipação dessa operação de fim de ano, que normalmente começa em dezembro e com o apoio da Polícia Militar (PM), será possível devido à incorporação, em agosto passado, de 97 novos GCMs. “Eles já estão atuando e reforçam também esse efetivo no Centro. Em dezembro haverá nova intensificação no patrulhamento, com a PM, para atender o público que prestigiar as tradicionais festividades de Natal na Praça Central”, comentou o comandante-geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra, durante o ato.

Outros 50 GCMs, que estão em treinamento na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Corporação e estarão prontos para atuar até o fim do ano, também participaram da solenidade. “Nossa proposta era chamar 300 novos GCMs até o fim do atual mandato, mas conseguimos antecipar e, nesses dois primeiros anos, todos eles já estarão atuando. Em dezembro devemos chamar mais 100 e outros 50 em 2026”, comentou o prefeito Rodrigo Manga, durante o evento.

Como iniciativa-piloto do programa “Centro+Seguro”, na última quinta-feira (2), a Sesu já havia realizado uma megaoperação integrada no Centro, quando 87 veículos foram fiscalizados, houve 19 autuações de trânsito e sete apreensões por apresentarem irregularidades, mais vistoria em pousadas e abordagem para oferta de apoio social. “Mais operações do tipo vão ocorrer e servem para reforçar a atuação integrada entre os órgãos da Prefeitura, em compromisso com a segurança pública”, adiantou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

 

Dia Nacional da Guarda Civil Municipal

Durante a cerimônia na Praça Central, também foram homenageados os GCMs que se destacaram em 2025, pelo apoio fundamental a serviços públicos essenciais, como o atendimento às solicitações do aplicativo Protege Mulher, suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), participação nos programas HumanizAção e “Tô de Boa…. Drogas nem Pensar”, além das reuniões dos Conselhos de Segurança Comunitária (Consegs).

A GCM de Sorocaba conta com 447 integrantes, já incluindo os 97 recém-formados. A valorização da Corporação, por parte da Administração Municipal, é evidente não só pela realização de concurso público de ingresso, que não ocorria desde 2011, como pela adoção de um plano de carreiras, aquisição de novas viaturas e equipamentos.

“O efetivo da GCM é recorde e estamos ampliando a quantidade de bases, a atender ainda Aparecidinha, Éden, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias e a região do Parque das Águas”, disse o prefeito. “Quem ganha é a população. A GCM se consolida como força de segurança atuante, unindo autoridade e humanidade, sempre em parceria com as outras polícias”, complementou Davi Dutra.

Também marcaram presença no ato na praça central, os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Cleber Fernandes (Recursos Humanos), Thiago Delmonde (Comunicação), Fernando Marques (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), Evandro Bueno (Gabinete Central e Ouvidora-geral do Município), Hudson Pessini (Turismo) e Vitor Mosca (Esporte e Qualidade de Vida); o comandante operacional da GCM de Sorocaba, Leandro Oliveira; o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton César, e a delegada Marta Cardum, da Delegacia Secional de Sorocaba.

A data de 10 de outubro remonta ao período do Império, quando, em 1831, o regente Feijó autorizou a criação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes no Rio de Janeiro e em outras províncias, para manter a tranquilidade pública e auxiliar a justiça. A data foi oficialmente instituída pela Lei Federal nº 12.066/2009, que estabeleceu a celebração nacional do Dia da Guarda Municipal.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *