AO VIVO

Professores de Arte do IFSP compartilham experiências em encontro nacional   – IFSP

 Os servidores também fortaleceram articulações para o ENPAIF 2026, que acontecerá no IFSP 

O IX Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), realizado entre os dias 22 e 26 de setembro em Campina Grande (PB), reuniu docentes de Arte de todo o País e contou com a participação ativa de professores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que contribuíram com discussões, oficinas e apresentações artísticas. 

A presença dos docentes do IFSP também marcou um importante momento de preparação para o X ENPAIF, que será sediado pela própria Instituição em 2026. Durante o encontro, foram fortalecidas as articulações com a Associação Nacional de Professores de Arte da Rede Federal (ANPAIF), ampliando a integração e a representatividade da área no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Participaram do evento as professoras Andrezza Moretti (Campus Sorocaba), coordenadora geral da comissão organizadora do X ENPAIF; Catarina Percinio (Campus Bragança Paulista); Priscili Moura (Campus Campos do Jordão); e os professores Rene Will Gonçalves Bernardes (Campus Registro) e Mauro Ribeiro Chaves (Campus Caraguatatuba). 

Durante o encontro, os docentes do IFSP atuaram em diferentes frentes, mediando apresentações de trabalhos na Encruzilhada 6 – Currículo e Formação em Arte, participando da Mesa Temática “Imediação Cultural: Projeto Cartografias, Ações Poéticas e Pedagógicas” e das oficinas “Roda de Choro: Com Elas” e “Auto histórias audiovisuais de Corpos Dissidentes de Gênero em (Re)existência nos Institutos Federais”. 

Também participaram da Assembleia Nacional da ANPAIF, contribuindo para o fortalecimento coletivo da área de Arte e do ensino, a pesquisa, a extensão em Arte na Rede Federal. 

A participação dos docentes do IFSP no evento contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e reafirmou a relevância da Arte como campo de conhecimento fundamental para a formação integral, o diálogo entre culturas e a promoção dos direitos humanos no âmbito educacional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *