AO VIVO

Semana de Luta da População em Situação de Rua é marcada por ações de saúde, serviço social e inclusão

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), segue realizando uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A programação, iniciada na segunda-feira (18), já ofereceu rodas de conversa, oficinas culturais, atendimentos de saúde, orientações jurídicas e serviços socioassistenciais, promovendo dignidade, cuidado e inclusão social.

A equipe do Centro Pop organizou uma programação especial com rodas de diálogo e palestras sobre temas que fazem parte do cotidiano desse público, como explicou a coordenadora do Centro, Djailma Costa. “Buscamos abordar temáticas que já surgiram como necessidades deles. E reunir os parceiros do serviço, como a Comunidade Doce Mãe de Deus, o Programa Ruarte, Consultório de Rua, e a Caravana do Cuidar para que, além do acolhimento, eles tenham a resolução de algumas demandas”, comentou.

Nesta quarta-feira (20), os frequentadores do Centro participaram de palestras sobre a prevenção combinada contra tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis, com a equipe do consultório na rua. Houve, ainda, uma conversa sobre saúde mental, a importância do tratamento, medicação e acompanhamento profissional. Como explicou a assistente social do CAPS Caminhar, Ingrid Gandoia.

“Trouxemos a proposta de falar de forma mais descontraída sobre o cuidado com a saúde mental, começando com a pergunta: o que é saúde mental para você? Foi uma forma de quebrar o gelo e estimular a participação. Abordamos a importância desse cuidado para a população em situação de rua, que também tem esse direito garantido, e falamos sobre a rede de serviços disponíveis, como o Consultório na Rua, os CAPS, o Samu e o PASM. Encerramos com uma reflexão, pedindo que cada um citasse em uma palavra o que traz esperança de viver, e surgiram respostas como família, filhos e os profissionais que garantem direitos”, destacou.

Até o final da semana, as atividades continuam. Na sexta-feira (22), a Caravana do Cuidar levará uma rede de serviços itinerantes a quem mais precisa, reforçando o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos e o fortalecimento da cidadania.

Lucas Nascimento, pessoa em situação de rua e liderança social, frequenta o espaço e participa ativamente das atividades. Durante sua fala, compartilhou sua visão do que poderia melhorar para que as pessoas em situação de rua tenham mais qualidade de vida. “É preciso olhar caso a caso, entender as necessidades e garantir serviços de qualidade, com segurança e dignidade. A gente não está lidando com números, estamos lidando com vidas. Não é porque a pessoa está em situação de rua que ela não tem direito garantido”, lembrou.

Sobre o serviço – O Centro Pop, localizado na rua Treze de Maio, nº 508, no Centro da cidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo uma série de serviços para pessoas em situação de rua. No espaço, os usuários contam com atendimento técnico de assistente social e pedagogo, além de encaminhamentos para emissão de documentos como RG e Cartão do SUS, cadastro na habitação e no Sine, acesso ao CadÚnico, encaminhamentos ao CAPS e à Defensoria Pública.

A unidade também garante alimentação diária, com 80 a 100 cafés da manhã, 100 a 120 almoços e 50 a 60 lanches da tarde. Para o cuidado com a higiene pessoal, são disponibilizados banhos com kits completos (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente e creme dental) e estrutura para lavagem de roupas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *