AO VIVO

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

Ambiente moderno e adequado, com qualidade no ensino. Com este conceito a SED (Secretaria Estadual de Educação) apresentou as metas da pasta para 2026, durante assinatura do contrato de gestão. Os novos projetos buscam contribuir com o aprendizado dos alunos e assim melhores os índices de educação de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante reunião nesta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Governadoria. Na ocasião também foram assinados os contratos (gestão) da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educação Básica de MS).

Entre as metas está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual. “Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, ressaltou o secretário.

Governador assina contrato de gestão com a Secretaria de Educação

Daher ainda citou a importância de continuar os investimentos para diminuir as reprovações (alunos) nas salas de aula e lançar nos projetos. “Novidades na EJA (Educação de Jovens e Adultos), na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvimento”.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, que coordena o Contrato de Gestão, ressalta que a Educação tem projetos importantes para a gestão e planejamento do Estado neste ano.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, completou.

UEMS

A direção da UEMS também apresentou os projetos e metas para o ano. A sequência de programas importantes de inclusão, assim como continuar a política de atender as demandas da sociedade e fortalecer a educação de ensino superior pública principalmente no interior do Estado.

“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, ponderou o reitor Laércio Alves de Carvalho.

Ele citou a sequência de programas como a “Universidade da Maturidade”, projeto de tecnologia social para o público igual ou superior a 45 anos, assim como o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes, para auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.

“Também temos nosso grande evento que é o Pantanal Tech, que é uma produção científico sustentável do Pantanal, assim como o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que atende jovens da reforma agrária no curso de agronomia”.

No documento também está previsto projetos de fortalecimento na área de educação à distância, que tem o objetivo de oferecer educação pública para quem não consegue ir a universidade de forma presencial.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *