O Rio Réveillon foi oficialmente reconhecido pelo GUINNESS WORLD RECORDS como o Maior Réveillon do Mundo, consolidando a cidade como referência global em celebrações de Ano Novo. A marca foi atingida levando em consideração o número de 2,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana em 2025.
O título foi concedido oficialmente ao prefeito Eduardo Paes, na terça-feira (30/12), no palco principal das comemorações do Réveillon 2026, em Copacabana. A placa comemorativa foi entregue por Camila Borenstein, jurada do Guinness. Também estavam presentes o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere; o presidente da Riotur, Bernardo Fellows; o cenógrafo e sócio da SRCOM, Abel Gomes; e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Caiado.
– É uma honra receber essa validação do Guinness, em relação ao tamanho do nosso réveillon. Sabemos que nenhuma cidade do mundo faz eventos para tantas pessoas e com tanta constância como o Rio de Janeiro. Além dos números, não vamos deixar de ressaltar as qualidades da festa de ano novo, como a alegria dos cariocas e a diversidade musical -, disse o prefeito Eduardo Paes.
O título foi concedido ao evento após análise e validação dos critérios estabelecidos pelo GUINNESS WORLD RECORDS, considerando o número recorde de participantes, a magnitude da programação artística, a extensão territorial do evento e sua relevância cultural.
– A prefeitura do Rio, com o apoio da SRCOM, conquistou esse título após recebermos diversas provas, inclusive com drones, comprovando o número recorde de 2,5 milhões de pessoas no Réveillon. É uma honra dizer que vocês fazem parte do Guinness e que são, mais uma vez, oficialmente surpreendentes -, disse Camila Borenstein, representante do Guinness.
A festa de Réveillon de 2026
Copacabana já respira o clima de Ano Novo. A expectativa é de que mais de 2,5 milhões de pessoas acompanhem a virada na praia — um público superior à população de 22 capitais brasileiras e maior do que a de 99,9% dos municípios do país.
A festa contará com três palcos montados na areia em Copacabana:
● Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace;
● Palco Samba, na altura da Rua República do Peru;
● Palco Leme, dedicado à música gospel.
Pela primeira vez, o Réveillon de Copacabana terá novas dimensões visuais, com estruturas inéditas, mais tecnologia e cenografia renovada. A queima de fogos promete ser histórica: serão 19 balsas distribuídas ao longo da orla — quase o dobro do número utilizado em 2024 — e 12 minutos de espetáculo pirotécnico, o maior já realizado no Rio. Nesta tarde, a Riotur e parceiros realizaram a vistoria técnica das balsas.
O espetáculo contará ainda com um show de 1.200 drones, em homenagem à cidade, com imagens sincronizadas aos fogos de artifício e trilha sonora especial assinada pelo DJ Alok.
Programação musical em Copacabana
A virada do ano no Rio de Janeiro vai exaltar a essência da cidade: festejar. Com 13 palcos distribuídos por diferentes regiões, o evento se consolida como o maior festival musical do país, reunindo grandes nomes da música brasileira.
No Palco Rio (em frente ao Copacabana Palace), se apresentam Gilberto Gil e Ney Matogrosso (convidado especial); Belo e Alcione; João Gomes, com participação especial de Iza; e Alok. A abertura ficará por conta da DJ Cady, e o encerramento será com a G.R.E.S Beija-Flor.
No Palco Amstel Samba (Rua República do Peru), haverá shows de Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão com o Bloco da Preta. A abertura será com a DJ Tamy, e o encerramento com a G.R.E.S Grande Rio.
No Palco Leme, dedicado ao gospel, se apresentam DJ Marcelo Araújo, Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e Grupo Marcados.
Palcos em outras regiões da cidade
Mais de 70 atrações musicais vão animar os 13 palcos espalhados pelo Rio, celebrando a chegada de 2026.
Na Praia do Flamengo, haverá apresentações de Joanna, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, um tributo a Raul Seixas e a G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense.
Na Praia de Ramos, se apresentam Sylvinho Blau Blau, Ana Petkovic, MC Cacau, Balacobaco e a G.R.E.S Vila Isabel.
Em Sepetiba, os shows ficam por conta de Tília, Juninho Thybau, Caju Pra Baixo e G.R.E.S Unidos da Tijuca.
No Parque Madureira, sobem ao palco a Velha Guarda da Portela, Família Diniz, Sombrinha, DJ Michell + Black de Elite, além das escolas Portela e Império Serrano.
No Parque da Penha, se apresentam Dudu Nobre, Michael Sullivan, Thaís Macedo, Pura Batucada e a G.R.E.S Salgueiro.
O Parque Oeste (Inhoaíba) recebe Leandro Sapucahy, Batuke 021, Fróes, Pagodelas e a G.R.E.S Mangueira.
Na Ilha do Governador, a programação inclui Arlindinho, G.R.E.S União da Ilha, Mosquito, Santa Rita e G.R.E.S Viradouro.
Em Pedra de Guaratiba, se apresentam Alex Cohen, MC Bob Rum, Marina Júlia e Délcio Luz.
Em Paquetá, os shows ficam por conta de Ryon Sax, Fogo e Paixão Afromix, Marcos Santos e G.R.E.S Acadêmicos de Niterói.
No Parque Realengo, se apresentam Sambay, Nem da Tia Doca, Nego Álvaro, DJ Rafael Nazareth e a G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel.
Plano Operacional
Uma base avançada do COR-Rio será instalada na orla de Copacabana. A partir de um contêiner duplo equipado com telões, uma equipe de 20 operadores fará o monitoramento exclusivo do bairro, com acionamento imediato de equipes operacionais em caso de emergências. Quatro drones serão utilizados para acompanhar a movimentação nos três palcos e nos acessos ao bairro.
Além disso, mais de 200 representantes de secretarias municipais, órgãos operacionais da Prefeitura, forças de segurança estaduais e concessionárias de serviços públicos estarão de plantão na sede do COR-Rio, na Cidade Nova, acompanhando em tempo real as festas realizadas em toda a cidade.
A Prefeitura do Rio divulgou no dia 26 de dezembro o plano operacional do Réveillon, com detalhes sobre transporte, segurança e serviços essenciais.
Entre as principais alterações de trânsito, o acesso a Copacabana será fechado a partir das 19h para carros particulares e a partir das 21h para táxis e ônibus. A principal forma de acesso ao bairro será o transporte público, incluindo metrô, trens e ônibus, que operarão com esquemas especiais.
A CET-Rio implantará bloqueios e sinalização especial em ruas de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, garantindo a segurança viária do público.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) montou um esquema especial de ônibus, concentrando a operação na região de Botafogo, com ativação do Terminal Enseada de Botafogo e pontos intermediários na Praia de Botafogo para linhas municipais e intermunicipais.
Todos os pontos da cidade com palcos do Réveillon 2026 contarão com monitoramento do COR-Rio. Ao todo, serão cerca de 700 câmeras acompanhando as festas organizadas pela Prefeitura. Somente em Copacabana, serão 307 equipamentos, 67 a mais do que na última edição, monitorando a chegada e saída do público, os bloqueios de trânsito e as ações de vigilância na região.
