AO VIVO

Programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa será referência para Matola, em Moçambique

Uma comitiva da cidade de Matola, em Moçambique, visitou nesta sexta-feira (14) a Secretaria de Habitação Social de João Pessoa para conhecer o programa habitacional colocado em prática pela gestão municipal. A intenção é iniciar um intercâmbio com o objetivo de colher informações para a criação de um programa semelhante na cidade africana, que atualmente tem mais de um milhão de habitantes. O secretário de Participação Popular (SEPP), Thiago Diniz, é o representante da Prefeitura que está acompanhando a comitiva africana durante as visitas aos projetos nas áreas de Habitação, Saúde, Educação, Planejamento, entre outros setores da gestão.

A comitiva moçambicana é formada pelo diretor de Planificação e Orçamentação participativa, Dénice Paulo Jabô; o chefe de Serviços para Planificação, Cleber Zenedite Monteguma; e a técnica para a área de Orçamentação Participativa, Alice Inhanga. O programa de habitação de João Pessoa foi apresentado pela secretária Socorro Gadelha, que fez uma exposição sobre o que a Prefeitura tem feito no setor, principalmente nos programas de interesse social, como construção de moradias, reformas, regularização fundiária, compra assistida e o trabalho de assistência social às famílias beneficiadas. “Pra nós é gratificante saber que o nosso trabalho tem sido referência para outros municípios brasileiros e agora vai ser modelo para cidade de Matola,em Mocambique”, comentou.

Dénice Paulo Jabô, chefe da comitiva moçambicana, considerou o programa habitacional pessoense extraordinário, ressaltando que esse foi o primeiro passo para criar um semelhante na cidade de Matola. “Agora, vamos estudar e analisar as informações que recebemos, pois o que fizemos foi construir o alicerce de um intercâmbio entre as cidades de Matola e João Pessoa, que a partir de agora se tornam coirmãs. Esse foi o primeiro passo para a realização de outros encontros aqui no Brasil ou na Africa”, garantiu.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, disse que a visita da comitiva moçambicana foi de grande importância, pois mostra que o programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa é uma referência no Brasil e agora vai servir de exemplo e base para um projeto na cidade de Matola.  

“A visita dos moçambicanos mostra a eficiência do que a gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra estão fazendo no setor habitacional. Mostramos o nosso trabalho, que começa com a seleção das famílias beneficiadas, continua com um programa pós-ocupacional e que também atender famílias que vivem em moradia em condições precárias e recebem ajuda financeira para uma reforma. Tem ainda aquelas que recebem isenção de impostos para facilitar a compra de um imóvel e presta assistência para quem é retirado de áreas de risco na compra de uma nova moradia”, explicou.

Thiago Diniz, secretário de Participação Popular, que acompanha a comitiva, disse que a visita dos moçambicanos tem sido muito importante, pois deixa João Pessoa como referência para outras cidades do mundo, mostrando “como nós tratamos setores como planejamento, finanças, saúde, educação e habitação”. “Foi muito importante a troca de informações com a comitiva da cidade de Matola, que tem mais de um milhão de habitantes e fica situada na região sul de Moçambique. Outros encontros serão acertados”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *