AO VIVO

Prefeitura apoia 10º Arrastão da Consciência Negra Maracastelo, 4ª Festa Nagô e 7ª Marcha da Negritude

O Dia da Consciência Negra, lembrado nesta quinta-feira (20), conta com uma programação especial, que tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) – o 10º Arrastão da Consciência Negra Maracastelo e a 4ª Festa Nagô. O evento é a culminância das oficinas do maracatu, que integram o projeto de pontos de cultura na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A concentração do 10º Arrastão da Consciência Negra Maracastelo será a partir das 15h, na frente do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no Castelo Branco, com saída prevista para acontecer às 16h. O grupo percorre algumas ruas do bairro até a sede do Maracastelo – Avenida São Rafael, nº 596, onde, a partir das 18h, tem início a 4ª Festa Nagô, com apresentações de Coco Juremar, Coco de Roda Novo Quilombo e DJ Bryza.

“Essa ação do Maracastelo tem um valor duplo para nós, da Funjope. Primeiro, porque mostra a importância e o alcance da Política Nacional Aldir Blanc, que nós estamos conseguindo implementar. A PNAB, evidentemente, faz parte de um projeto do governo do presidente Lula e do Ministério da Cultura (MinC), no sentido de toda uma rede de produção e de desenvolvimento das culturas artísticas locais”, inicia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirma que a Funjope mostra sua capacidade de planejamento quando consegue viabilizar esses editais que permitem a realização desse tipo de ação. “Depois, mostra a capacidade do Maracastelo nesse processo de formação. Eles estão investindo e é muito importante que possamos reforçar e dar visibilidade a essas atividades, sobretudo, nesse dia 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra. O Maracastelo é uma referência para todos que trabalhamos com as culturas e culturas populares em João Pessoa”, acrescenta.

Ângela Gaeta, fundadora do grupo Maracastelo e primeira mulher a reger um maracatu em João Pessoa, explica que o evento foi pensado como forma de enaltecer as raízes afro-brasileiras e afro-indígenas do maracatu.

“A cada ano, desde o início do Maracastelo, costumamos fazer o evento para que as pessoas que estamos formando na oficina e os próprios integrantes se conectem com essa história ancestral. No maracatu é importante que a gente olhe para o passado, para poder se projetar para o futuro. Também é uma forma de trazer uma contrapartida para a comunidade que recebe o grupo e já é esperado pelos moradores”, comenta.

A mobilização vai contar com a Nação Estrela Brilhante do Recife (PE), fundada em 1906; apresentação de dois cocos de roda: o Novo Quilombo e o Juremar; além de show com a DJ Bryza, que é integrante do grupo Maracastelo e promete entregar muitas brasilidades. “Estou com expectativa alta. Acho que vai ser um momento muito importante de celebração da cultura negra, de troca, de combate ao racismo através do encantamento, das culturas populares”, comenta a mestra Ângela Gaeta.

A programação completa pode ser conferida no link https://www.instagram.com/p/DRFjnzrkdlu/?igsh=OHp1MW0wcjlpbXV1.

Marcha da Negritude – A Funjope também está apoiando a 7ª Marcha da Negritude Unificada da Paraíba 2025 (MNU/PB). O evento também ocorre nesta quinta (20) e tem concentração a partir das 14h, na Praça Pedro Américo, em frente ao Teatro Santa Roza. Às 15h30, a Marcha segue em direção ao Parque Solon de Lucena, onde acontecem shows. Este ano, o tema é ‘Igualdade e democracia: reparação e justiça social’.

Entre os artistas confirmados estão Jany Santos com o show Afrobrasilidades; Daniel Afrosonoro Samba de Preto Velho; e Maracatu Baque de Raiz. Na programação há ainda oficina de cartazes NEP/FNU; Grafite: Nós por nós; Coletivo Negro em Cena com a intervenção Pretos em Movimentos; e Associação de Capoeira Angola da Paraíba (ACAP), com o Mestre Saruê.

A Marcha da Negritude Unificada da Paraíba é um movimento de resistência, voz e luta contra o racismo estrutural e toda forma de opressão contra o povo negro, e acontece anualmente. Esta é a 7ª edição do evento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *