Os novos modelos de preservativos do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão disponíveis nas unidades que compõem a Rede Municipal de Saúde da Capital. Com embalagens mais modernas e designer diferenciado, as novas versões fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde para estimular o uso de preservativos e ampliar as formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A partir de agora a população pode ter acesso, de forma gratuita, aos modelos ‘tex’, versão texturizada, e ‘sensi’, versão mais fina, com a mesma eficácia de proteção dos modelos anteriores. Até então o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a externa (popularmente conhecida como preservativo masculino), feita de látex, e a interna (popularmente conhecida como preservativo feminino), de látex ou borracha nitrílica.
“A chegada dos novos modelos amplia a oferta de meios de prevenção de ISTs em nossa Rede; antes tínhamos dois tipos de preservativos, agora passamos a ter quatro. É importante destacar que as versões novas foram criadas com foco na proteção, então a população pode ficar tranquila, pois a eficácia da camisinha segue garantida independente se o modelo é texturizado ou mais fino”, explica a chefe do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jéssica Mendonça.
Jéssica explica também que os novos modelos chegam para estimular o uso do preservativo pela população, sobretudo por parte dos jovens, ao atender as diferentes preferências da população para tipos de camisinhas. “Na última Pesquisa Nacional de Saúde feita, 59% das pessoas com mais de 18 anos disseram não usar preservativo. Isso é preocupante, pois as infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Abrir mão do uso do preservativo nas relações expõe a pessoa e os parceiros com as quais ela se relaciona. Priorizar a prevenção e o uso da camisinha em todas as relações sexuais é a forma mais eficaz de proteção”, comenta a chefe do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais da SMS.
Em João Pessoa, a SMS realiza, de forma contínua, a distribuição de preservativos em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde, como Unidades de Saúde, Policlínicas Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais Municipais e até em serviços administrativos, como na sede da SMS, da Prefeitura de João Pessoa e em outras secretarias da administração municipal.
Uma parceria com outros serviços também oferta os preservativos em várias localidades como linhas de trem, barzinhos e Organizações Não Governamentais (ONGs). Em todos os locais, serviço público ou não, o acesso é realizado de forma espontânea, ficando o item disponível na recepção e podendo o usuário pegar à vontade. São ofertados preservativos externos e internos (popularmente conhecidos como camisinha masculina e feminina, respectivamente) e gel lubrificante.
Estudo – A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2019, mostrou que das pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes, e 59% dos entrevistados relataram não usar nenhuma vez.
Testagem – Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode realizar os testes rápidos para a detecção de ISTs, entretanto, em alguns casos, é possível que o resultado seja um falso negativo devido ao que os especialistas chamam de janela imunológica – período entre a infecção por um agente infeccioso e a detecção de anticorpos no organismo.
Os testes rápidos estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde e podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou no Serviço Especializado para Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo de almoço.
O SAE/CTA está localizado na Rua Alberto de Brito, número 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número de telefone: 3213-7592.