AO VIVO

Mês do Idoso tem gincanas, bailes e ações de saúde nos CRAS e CCIs – CGNotícias

Durante o mês de outubro, a Prefeitura Municipal promoveu diversas atividades voltadas à valorização da pessoa idosa. A programação ocorreu nos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Convivência de Idosos (CCIs), com ações de saúde, lazer, cultura e integração.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), a agenda especial incluiu gincanas, bailes, oficinas, concursos de beleza e atividades esportivas. A proposta foi fortalecer vínculos, estimular a memória e promover o bem-estar físico e emocional.

“As atividades desenvolvidas pelos Centros de Convivência do Idoso da SAS vão muito além do entretenimento. Elas são a base do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma política pública essencial que oferece um ambiente seguro e estimulante. Ao promover a prática esportiva adaptada, o engajamento cultural, interação social e o cuidado com a saúde, os CCIs combatem o isolamento social, um dos maiores desafios enfrentados pelos idosos”, comentou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.

Destaques no CCI Jacques da Luz

No CCI Jacques da Luz, 111 idosos participaram de uma programação intensa, com gincanas, aulas de dança, concursos e eventos festivos. A terceira edição da Gincana da Melhor Idade foi o ponto alto das atividades.

A programação termina nesta semana com o concurso de beleza Miss e Mister Bela Idade 2025, nesta quarta-feira (29).

Além do voleibol e atletismo adaptado, houve jogos cooperativos, bocha e premiações. Cada presença contava pontos para as equipes, que receberam nomes em homenagem a idosos que deixaram legado na unidade.

Outro momento de destaque foi o Baile Brega, com figurinos inspirados nos anos 80 e 90. As atividades físicas respeitaram os limites dos participantes, promovendo inclusão e saúde.

Houve também encontros intergeracionais com crianças do Cras Moreninhas. “A troca de saberes é mútua, por isso sempre buscamos unir as gerações em nossas ações”, explicou o coordenador do CCI, Hemerson Mota.

A saúde foi foco de uma blitz em parceria com a UBSF da região, com aferição de pressão, glicemia, peso e altura. Estagiários de Medicina da UFMS também participaram com a Oficina da Memória, que utiliza música como ferramenta de estímulo cognitivo.

Concurso celebra autoestima no CCI Vovó Ziza

No CCI Vovó Ziza, que atende cerca de 300 idosos, o destaque foi o Concurso de Beleza da Melhor Idade. O evento promoveu autoestima, integração e valorização da pessoa idosa.

Com 38 participantes de diferentes faixas etárias, o concurso contou com apoio de profissionais de beleza e comércio local. A programação incluiu maquiagem, desfile, almoço e apresentações culturais.

Ivone da Ávila, 67 anos, foi uma das vencedoras. Ela relata a emoção de participar. “Para mim, foi emocionante e surpreendente, até porque, sinceramente, eu não queria participar de jeito nenhum. Até o último instante eu resisti, porque sou muito tímida, muito envergonhada. Pensei: ‘Capaz que eu vou desfilar e passar nessa passarela aí’. Mas, enfim, me ajeitei e fui.”

Ela destaca a importância da experiência.“A vida é para ser celebrada em qualquer momento. Espero ser um incentivo para que outros idosos também participem. É algo legal, interessante, entusiasmante. A gente se sente valorizado, um verdadeiro incentivo para o nosso dia a dia.”

Parcerias ampliam ações nos CRAS

No Cras Canguru, em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV) e os Cras Vila Gaúcha e São Conrado, foi realizado um circuito de atividades. A programação contou com baile, bingo e integração com o grupo de idosos do Cras Aero Rancho.

A colaboração com a LBV foi essencial para ampliar o alcance das ações. As atividades foram organizadas em formato de circuito, envolvendo diversas regiões e mais participantes.

O encerramento do circuito acontece nesta quinta-feira (30), na Associação de Moradores da Vila Gaúcha. O evento terá apoio do Posto de Saúde local, com foco na saúde da pessoa idosa.

As ações promovidas ao longo de outubro reafirmam o compromisso da Rede de Assistência Social com o envelhecimento ativo e saudável. Ao integrar lazer, cultura, esporte e cuidados com a saúde, os equipamentos sociais fortalecem vínculos e promovem qualidade de vida para a terceira idade.

#ParaTodosVerem As imagens são dos eventos que ocorreram durante o mês de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *