Milei autoriza entrada de militares dos EUA na Argentina

Por MRNews

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou a entrada de militares norte-americanos no país. A autorização foi concedida por meio de um decreto presidencial.

De acordo com a agência de notícias Telesur, as tropas irão participar de exercícios militares em parceria com Chile e Argentina.

O primeiro, chamado “Solidariedade”, será realizado entre 6 e 10 de outubro, em Puerto Varas, no Chile. O objetivo é treinamento para situações de desastres naturais, conforme prevê acordo de cooperação entre os países, firmado em 1997.

DPU denuncia ilegalidade da “gratificação faroeste”

São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

O outro exercício, denominado “Trident”, ocorrerá na Argentina, no período de 20 de outubro e 15 de novembro, nas bases navais de Mar del Plata, Usuaia e Puerto Belgrano, para simulações de defesa naval e assistência humanitária. 

A decisão de autorizar a entrada dos militares dos Estados Unidos causou divergências. Já que a Constituição exige aval do Congresso para entrada de tropas estrangeiras no país. 

O governo argentino alega ter recorrido ao decreto, de forma excepcional, pois o projeto de lei que trata da medida está no Parlamento, mas não foi apreciado até o momento

A Comissão Bicameral Permanente deve analisar a validade do decreto nos próximos dias, conforme a Telesur. 

Anac orienta passageiros que perderam voos no Santos Dumont

Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio

A medida foi adotada após o governo de Donald Trump ter anunciado que irá fornecer auxílio financeiro a Milei. 

 * Com informações da Telesur

Evento em homenagem ao Dia da Pessoa Idosa – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa promove nesta quarta-feira (01) um evento especial em celebração ao Dia da Pessoa Idosa.

📍 Local: Igreja da Cidade – Rua Prof. Sílvio Marcondes Coelho, nº 214, Chácara Selles
⏰ Horário: 14h

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Assistência Social, além da parceria do CREAS, CRAS e das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.

A programação será diversificada e terá como destaque o show do cantor guaratinguetaense André Moraes.

✨ O evento é gratuito e aberto a toda a população, reforçando o compromisso com a valorização, o respeito e a inclusão da pessoa idosa na vida comunitária.

Prefeitura fortalece gestão com monitoramento estratégico de contratos – CGNotícias

A prefeita Adriane Lopes se reuniu na manhã desta terça-feira (30) com 13 secretarias municipais para acompanhar de perto o andamento do Planejamento Estratégico e dos Contratos de Gestão assinados no início de 2025. O encontro teve como objetivo monitorar o cumprimento das metas estabelecidas, reforçando o compromisso da gestão com os resultados que impactam diretamente a população de Campo Grande.

Participaram da reunião representantes da Agetec, Agetran, Emha, Planurb, SAS, Sefaz, Semades, Semadi, Semed, Seppe, Sesau, Sesdes e Sisep. Durante o encontro, foram apresentados relatórios parciais sobre o desempenho das pastas e os avanços alcançados até o momento.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes, o diálogo constante com a equipe é fundamental para manter a cidade em ritmo de desenvolvimento.

“Estamos trabalhando pelo melhor para Campo Grande, nossas equipes estão empenhadas, queremos garantir que cada secretaria cumpra com seu plano estratégico e, assim, com o plano de governo e o contrato de gestão que todos assinaram conosco. Em dezembro teremos grandes novidades para Campo Grande, mas até lá seguimos com muito trabalho, dedicação e compromisso com a nossa cidade”, destacou a prefeita.

Cada pasta teve a oportunidade de apresentar avanços e desafios, permitindo uma análise integrada e colaborativa. O trabalho intersetorial fortalece o conceito de que a administração pública precisa caminhar de forma sincronizada, somando esforços e evitando a fragmentação de políticas públicas.

A secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Catiana Sabadin, ressaltou que o monitoramento dá consistência ao planejamento, garantindo que ele não fique apenas no papel, mas seja uma ferramenta de transformação real.

“A reunião foi essencial para acompanhar e controlar a execução das estratégias. Esse processo evita desperdícios, garante o alinhamento intersetorial e fortalece a confiança da população, que percebe uma gestão integrada, transparente e comprometida com resultados concretos. É uma visão holística que dá consistência e credibilidade ao planejamento da Prefeitura”, destacou.

Ainda segundo Catiana, a iniciativa não é apenas uma tarefa administrativa, mas sim uma forma de transformar a cidade em um espaço mais dinâmico, justo e preparado para o futuro. “O encontro reflete a maturidade da gestão que planeja, acompanha e entrega resultados é a prova de que Campo Grande está no rumo certo: crescendo com eficiência, transparência e credibilidade junto à sua população”, finalizou.

Ex-mesatenista Hugo Hoyama recebe alta após fazer cirurgia no coração

O ex-mesatenista Hugo Hoyama anunciou, nesta terça-feira (30), que está em casa após realizar uma cirurgia no coração no dia 22 de setembro. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, Hugo sofreu um infarto agudo do miocárdio.

“Muito obrigado a todos que me enviaram mensagens, desejaram força e estiveram ao meu lado nesse período. Cada palavra fez diferença. Já estou em casa! Agradeço, primeiramente, a Deus. À minha família, que esteve comigo em todos os momentos. Vocês são a razão da minha existência”, declarou Hugo Hoyama em mensagem publicada em seu perfil nas redes sociais.
 

No dia 22 de setembro, o ex-mesatenista foi submetido a uma cirurgia de revascularização, procedimento que abre novos caminhos, por meio de enxertos, para o sangue circular ao redor de artérias bloqueadas ou estreitadas.

Ceará derrota São Paulo no encerramento da 25ª rodada do Brasileiro

Carol Solberg e Rebecca conquistam Etapa Elite do Circuito Mundial

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Hugo Hoyama é o segundo maior medalhista de ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos e recordista do tênis de mesa brasileiro na competição. São 15 idas ao pódio, sendo dez no topo. Além disso, participou de oito Olimpíadas, entre 1992 (Barcelona, na Espanha) e 2021 (Tóquio, no Japão), sendo seis como atleta e duas – uma delas, a do Rio de Janeiro, em 2016 – como técnico da seleção feminina da modalidade.

Portela vira palco de um grande evento de amor e respeito aos idosos, neste 1º de outubro – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ao longo do dia, o espaço será tomado por uma série de eventos voltados para os idosos. Foto: Divulgação/SEMESQV

Em comemoração ao Dia Internacional e Nacional do Idoso, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), preparou uma superprogramação na quadra da Portela. Às 7h em ponto, o Projeto Vida Ativa dá a largada com muita música, dança e movimento, contagiando os presentes com vitalidade e alegria.

Mas isso é só o começo: ao longo do dia, o espaço será tomado por tendas temáticas que oferecem saúde, empregabilidade, orientações do programa Rio Cuidadoso, além de oficinas e atividades especiais dos Projetos das Casas de Convivência, Bacanidade e Vida Ativa.

Tudo pensado para celebrar e inspirar uma vida plena, ativa e repleta de possibilidades. E para transformar a festa em um verdadeiro espetáculo cultural, a partir das 11h30, o palco será tomado pela voz marcante do cantor Marcos Vivan, seguido da energia da Bateria da Portela, que se une à lendária Velha Guarda para um show histórico, carregado de samba, tradição e emoção.

Mais do que festa, o evento é um ato de reflexão e conscientização. O grande objetivo é lembrar que envelhecer é um direito de todos e que cabe à sociedade assegurar proteção, cuidado, dignidade e respeito à pessoa idosa.

A celebração também reforça a luta contra a violência e a discriminação, chama a atenção para a importância de políticas públicas eficazes e convida todos os cariocas a construírem ambientes acolhedores, onde os idosos possam viver com alegria, autonomia e protagonismo.

– O Dia Internacional e Nacional do Idoso é mais do que uma data no calendário: é um marco de gratidão e reconhecimento àqueles que, com sabedoria e experiência, ajudam a escrever a história do Brasil -, afirma o secretário Felipe Michel

Neste 1º de outubro, a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida vai ecoar uma mensagem poderosa: envelhecer é vencer, é viver, é resistir!

Serviço:

Comemoração do Dia Internacional da Terceira Idade

Local: Quadra da Portela
Horário: 7h às 12h
Entrada: aberta ao público

Categoria:

  • 30 de setembro de 2025
  • Marcações: Casas de Convivência Portela Projeto Bacanidade Projeto Vida Ativa

    o ‘sim’ que devolveu a visão a Elizangela e fez nascer a paixão pela corrida – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    Setembro não é apenas o mês das flores. É também o Setembro Verde, campanha que simboliza a esperança de vida por meio da doação de órgãos. Cada transplante é a prova de que o “sim” de uma família pode transformar a dor em amor, além de devolver sonhos, cores e horizontes a quem espera por uma nova chance.

    Foi assim com a servidora Elizangela Ximenes de Oliveira, de 41 anos, que passou boa parte da vida convivendo com a dificuldade de enxergar. Aos 14 anos, quando uma professora de física percebeu que ela forçava os olhos para entender o que estava no quadro, começou uma longa jornada de consultas, diagnósticos equivocados e óculos cada vez mais fortes.

    O que parecia apenas um “alto grau” era, na verdade, ceratocone, uma doença que causa o afinamento e a deformação da córnea. “Na infância tive bronquite alérgica, e qualquer poeira me fazia coçar muito os olhos, depois de adulta descobri que isso acelerou o processo de deformação da minha córnea”. Na época ela vivia subindo o grau dos óculos e chegou a usar lentes de contato. 

    Depois de passar por vários profissionais, conheceu o Dr. Alexandre Fialho, no Visão do Hospital de Olhos. Que aceitou o desafio de tratar as complicações do ceratocone. “No direito eu tinha 20 graus que era o que dava para ser aferido. No esquerdo era 7 graus. Ai ele falou: vamos começar colocando o anel de ferrara”. 

    Foi esse mesmo médico que colocou Elizangela na fila do transplante de córnea em 2019. A espera foi marcada pelo medo e pela esperança, até que, em novembro de 2023, recebeu a ligação que mudaria tudo. “Era uma sexta-feira. Disseram que havia chegado a minha córnea e eu tinha 20 minutos para responder. Foi emocionante. Fiz a cirurgia em Dourados e deu tudo certo. Graças a Deus e à generosidade de uma família que disse sim”.

    O impacto foi imediato. Após a recuperação, Elizangela descreve a experiência como se tivesse passado a enxergar em “HD”. “Antes eu tinha menos de 15% da visão no olho direito. Hoje tenho mais de 80%. Passei de mais de 20 graus de miopia para 1,25. Foi como se eu tivesse ganhado uma nova vida”, comemora.

    Além da visão, o transplante trouxe também um novo amor: o esporte. Como parte do processo de recuperação, só caminhadas leves eram permitidas. Mas, pouco a pouco, Elizangela descobriu na corrida uma nova paixão. “Vi um livro na farmácia sobre correr 5 km em oito semanas e aquilo ficou na minha cabeça. Comecei a treinar e, em junho deste ano, participei da minha primeira corrida, em Jateí. Em setembro, corri em Dourados. Agora quero chegar aos 7 km”, conta, animada.

    Mais do que números, cada passo representa gratidão. “Receber uma córnea é sentir um amor gigantesco. Imagino a dor da família, mas essa dor foi transformada em esperança para mim. Por isso, peço que as pessoas conversem com seus familiares e deixem claro o desejo de doar. O ‘sim’ pode mudar uma vida inteira, como mudou a minha”, diz emocionada.

    Para Elizangela, o Natal de 2023, menos de um mês após o transplante, foi o mais especial de todos. Foi o primeiro celebrado com a certeza de que a vida tinha ganhado novas cores. “Ainda não podia estar com todo mundo por conta da recuperação, mas foi o Natal mais emocionante da minha vida. Hoje, cada vez que corro, é como se dissesse obrigada à família que me deu esse presente”, finaliza.

    Mato Grosso do Sul

    Em Mato Grosso do Sul, o gesto de uma família como a que mudou a vida da Elizangela ainda é exceção. A negativa familiar para doação ultrapassa 60%, o que significa que, em mais da metade das entrevistas realizadas com familiares de potenciais doadores, a autorização não é concedida — mesmo quando há possibilidade clínica de salvar vidas.

    Apesar disso, os números da Central Estadual de Transplantes da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam para avanços importantes: de janeiro a setembro de 2025, foram realizados 218 transplantes de córnea, 39 de fígado, 16 de rim e 4 de ossos, beneficiando diretamente pacientes que aguardavam por uma nova chance.

    Esses dados reforçam a importância do Setembro Verde como um mês de conscientização e de diálogo em família, para que mais histórias de esperança, como a da Elizangela, possam ser escritas.

    Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
    Foto: Arquivo pessoal e Rachid Waqued

    São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

    Por MRNews

    O governo do estado de São Paulo informou nesta terça-feira (30) que cinco pessoas morreram após sete casos de intoxicação por metanol no estado. Uma das mortes foi comprovadamente causada por consumo de bebida alcoólica adulterada; as outras quatro continuam sendo investigadas.  

    A apuração busca esclarecer se as ocorrências de intoxicação por metanol estão relacionadas ao consumo social de bebidas alcoólicas ou associadas à ingestão de álcool em postos de combustíveis por pessoas em extrema vulnerabilidade.

    De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, além das sete intoxicações confirmadas, 15 casos suspeitos estão em investigação  

    Anac orienta passageiros que perderam voos no Santos Dumont

    Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio

    Segundo o governo paulista, foram apreendidas nesta terça-feira, em diferentes pontos da capital, 112 garrafas de vodca que podem ser falsas; 17 delas foram encontradas no bairro da Mooca. 

    “Os investigadores agora concentram esforços em rastrear a origem das distribuidoras e os fluxos de pagamento. Os donos de estabelecimentos já prestaram esclarecimentos, e as operações avançam sobre a cadeia de distribuição, a partir das vítimas identificadas”, disse o governo de SP, em nota.

    >> Vigilância Sanitária de SP emite alerta sobre contaminação por metanol

    Sintomas

    De acordo com o governo de SP, a pessoa que apresentar um quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. 

    STF publica edital com citação da denúncia contra Eduardo Bolsonaro

    Suspeito de matar ex-delegado em SP morre em confronto com a polícia

    Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

    Até seis horas após a ingestão, a pessoa intoxicada pode apresentar: dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa;

    Entre seis e 24 horas após a ingestão, a lista de sintomas inclui: visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões e coma.

    Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios, tremor, rigidez, lentidão dos movimentos e chegar ao óbito.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Emergência médica

    A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

    Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

    Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

    • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
    • CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
    • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

    É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

    Ensino em escolas indígenas de MS terá reforço com doação de celulares apreendidos em presídios

    Policiais penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) participaram da entrega de 200 aparelhos celulares apreendidos em unidades penais do Estado, agora destinados a fortalecer a educação em comunidades indígenas.

    Ao todo, 200 celulares foram entregues às instituições de ensino.

    A ação integra o Projeto Transforme, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com apoio do Tribunal de Justiça, que promove a destinação de equipamentos de origem irregular para fins sociais. Pela primeira vez, a Agepen e o Ministério Público do Estado, por meio da 50ª Promotoria de Justiça, participaram juntos da solenidade de entrega, que aconteceu na última quinta-feira (25.9).

    Os aparelhos foram distribuídos para a Escola Municipal Indígena Professor Eugênio de Souza, localizada na Aldeia Brejão, em Nioaque, e para a Escola Estadual Indígena Angelina Vicente. A cerimônia contou com a presença da promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, policiais penais e lideranças locais.

    Recebidos com entusiasmo pela comunidade, professores, pais e estudantes, os representantes da Agepen destacaram a relevância da iniciativa.

    “Foi um dia ímpar, que ficará guardado em nossos corações. Participar de algo tão grandioso e saber que aparelhos celulares, antes usados de forma irregular, agora contribuirão para o conhecimento e educação de crianças tão especiais das nossas comunidades indígenas é motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou a servidora Melicia Ruoppoli.

    O cacique da Aldeia Brejão, Ademar da Silva, agradeceu a presença da Agepen e pela atuação conjunta no projeto. “Estamos de portas abertas. Este gesto traz benefícios reais para nossas crianças e demonstra respeito pela nossa comunidade”, afirmou.

    O Projeto Transforme consiste na doação de aparelhos celulares apreendidos em unidades prisionais do estado, os quais são formatados por universidades parceiras para servirem de auxílio a estudantes da Rede Pública de Ensino, promovendo cidadania e inclusão social. Inspirado no projeto Alquimia II, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Transforme começou no início da pandemia, quando a necessidade de aulas remotas se tornou evidente. Com autorização judicial, a Agepen disponibiliza os aparelhos que, anteriormente, seriam destruídos, dando-lhes uma nova vida para uso educacional.

    Tatyane Santinoni, Agepen/MS
    Fotos: Ministério Público Estadual

    Emprega CG leva seis empresas ao UPA do Vila Almeida – CGNotícias

    A manhã desta terça-feira (30) foi de seleção de mão de obra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vila Almeida, com mais uma edição do Emprega CG Itinerante. A ação contou com a presença de seis empresas parceiras e ofereceu à população 100 vagas distribuídas em 18 profissões, além de serviços como consultas ao painel geral de intermediação de vagas, orientações sobre Seguro-Desemprego e emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

    Participaram da iniciativa as empresas Comper, Assaí Atacadista, RHF Talentos, Morena Facilities e Grupo Mais Farmácias. Com apoio da equipe da Funsat (Fundação Social do Trabalho), as entrevistas foram realizadas das 8h às 11h. Nesse período, foram registrados 18 atendimentos.

    Entre os candidatos estava Eliane Julia Ortiz (58 anos), moradora do bairro Nova Campo Grande. “Vai chegando o fim do ano e é preciso correr para garantir um emprego. No balcão da Funsat há muitas opções, mas prefiro concorrer em áreas onde já tenho experiência, como limpeza, atendimento e estoque. Assim aumenta a chance de dar certo e facilita o início do novo trabalho”, afirmou.

    Já Esther de Oliveira (23 anos) optou por vagas de perfil aberto, que oferecem treinamento remunerado em novas funções. “O que mais preciso é ser contratada nas próximas semanas. Concorrer apenas em áreas que já trabalhei pode limitar as oportunidades. Quero aprender mais em atendimento e, quem sabe, fazer cursos depois. A Funsat tem me motivado a acreditar em novas chances”, disse a candidata, que saiu do último emprego há 15 dias.

    Moradora do Vila Almeida, Josykeler Ferreira (45 anos) destacou a facilidade de ter a ação perto de casa. “Vi no Instagram da Funsat e também ouvi o carro de som passando na frente da minha casa. Foi fácil me organizar para vir. Para quem mora na região, isso economiza tempo, dinheiro e aumenta as chances de conseguir uma vaga, já que as empresas estão aqui presencialmente”, relatou.

    Outro morador da região, Vandrini Soares (35 anos), ressaltou a importância de manter o cadastro atualizado. “Quem procura vagas específicas precisa acompanhar sempre o painel do site, investir em capacitação e manter o perfil organizado no sistema. A vaga que abre hoje pode ser preenchida ainda hoje. Mesmo com um cenário positivo, cada área tem suas particularidades”, pontuou o candidato, interessado em oportunidades nas áreas financeira e contábil.

    Aos 68 anos, Alice Xavier Nunes continua firme na busca por uma nova oportunidade e afirma que as ações itinerantes renovam suas esperanças. “Participei da primeira edição no bairro Zé Pereira e percebi a organização e o cuidado para que as contratações deem certo. Hoje, novamente, sinto que essas visitas ajudam muito. É fácil acompanhar o calendário pelas redes sociais da Funsat e até por grupos de empregabilidade na internet. Meu objetivo agora é conquistar uma vaga como repositora, com carteira assinada diretamente pelo supermercado”, contou.

    Assim como Eliane, Esther, Josykeler, Vandrini e Alice, muitos trabalhadores podem contar com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funsat, para abrir novos caminhos no mercado de trabalho.

    Para mais informações sobre o calendário do Emprega CG, basta acompanhar as redes sociais da Funsat – Instagram @funsat.cg, Facebook @funsatcampograndems – ou entrar em contato pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5841.

    A Fundação está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória, e funciona em dias úteis das 7h às 17h.

    A próxima edição do Emprega CG acontece nesta quarta-feira, 1º de outubro, com a 62ª edição do programa, em mais uma Super Quarta!

    Serviço
    Super Quarta
    Data: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira)
    Horário: 13h às 16h
    Local: Sede da Funsat – Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória

    Suspeito de matar ex-delegado em SP morre em confronto com a polícia

    Por MRNews

    Um dos suspeitos de participação na morte do ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes, morreu em confronto com a polícia nesta terça-feira (30), no Paraná, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP).

    Segundo as investigações, o homem, que era foragido da Justiça e tinha um mandado de prisão em aberto, foi identificado após a perícia encontrar suas impressões digitais em um imóvel utilizado pelos criminosos em Mongaguá, no litoral paulista.

    De acordo com a SSP-SP, com a expedição do mandado de prisão pela Justiça, ele fugiu para Curitiba (PR), onde foi localizado por equipes de investigação. Durante a abordagem, reagiu e acabou baleado, não resistindo aos ferimentos. Quatro pessoas já foram presas.

    Anac orienta passageiros que perderam voos no Santos Dumont

    Governo define regras para pensão a filhos de vítimas de feminicídio

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Perseguição

    Ruy Ferraz que era secretário de Administração da prefeitura de Praia Grande, foi morto por volta das 18h do dia 15 de setembro, em um bairro próximo à prefeitura e ao fórum do município. Imagens de câmeras de segurança mostram seu carro em fuga, em alta velocidade, até capotar entre dois ônibus ao tentar entrar em uma avenida. O carro que o perseguia chega pouco depois com três homens com fuzis. As imagens mostram que dois foram até o carro de Fontes e disparam vários tiros. Em seguida, entraram no carro e fugiram pela mesma avenida onde perseguiram o ex-delegado.

    Histórico

    Ferraz foi delegado por mais de 40 anos, tendo passado pela Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), além de ter sido delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado de Polícia Titular da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandado outras delegacias e divisões na Capital.

    Também foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) e esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Ferraz foi responsável pela prisão de lideranças do PCC nos anos 2.000, quando atuava na repressão a roubo de bancos, e enquanto delegado geral, função que exerceu até 2022. Depois de se aposentar ele assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande (janeiro de 2023), permanecendo na gestão iniciada em 2025 com o prefeito Alberto Mourão.

    STF publica edital com citação da denúncia contra Eduardo Bolsonaro

    Inmet alerta para grande perigo por baixa umidade em 5 estados e no DF