AO VIVO

Inauguração do Posto Territorial marca nova etapa na execução do Projeto do Porto do Capim

A inauguração do Posto Territorial do Porto do Capim marca mais uma etapa na implantação do projeto que vai promover melhorias na região do Bairro do Varadouro, em João Pessoa, beneficiando mais de 500 famílias e os estabelecimentos comerciais que funcionam na área.

O projeto conta com um investimento de R$ 107 milhões dentro do Programa Periferia Viva atendido pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Ministério das Cidades, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal.

A abertura do Posto Territorial aconteceu nessa terça-feira (12) e vai funcionar como um escritório para atender os moradores, comerciantes e pessoas que têm empreendimentos no bairro, com o objetivo de esclarecer dúvidas e colher sugestões que possam contribuir com o Projeto.

A solenidade contou com a presença do secretário nacional de Periferias, Guilherme Simões, do diretor do Departamento Nacional de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos, Flávio Tavares, ambos do Ministério das Cidades, do vice-prefeito Leo Bezerra, da secretária de Habitação, Socorro Gadelha, além de representantes de outras instituições envolvidas no Projeto do Porto do Capim e um fato que teve destaque foi a caminhada pelo bairro com um grupo de Maracatu.

O objetivo é manter as famílias em seu local de origem, promovendo a construção e reforma de moradias, melhorias no sistema viário, saneamento, reforma de prédios históricos, construção de ancoradouros de acesso ao Rio Sanhauá e a preservação do meio ambiente com a limpeza e conservação das áreas de mangue.

O vice-prefeito Leo Bezerra disse que o projeto vai mudar a realidade em uma região da cidade, valorizando o Centro Histórico e melhorando as condições de vida das famílias que moram no Porto do Capim, além de preservar o meio ambiente com a conservação do mangue, que é o meio de vida de dezenas de pessoas que moram naquela região da cidade.

“Esse é um projeto que nos interessa muito pelos benefícios que vai trazer para a cidade e a parceria com o Governo Federal, através do Programa Periferia Viva, está de acordo com as metas da nossa gestão, que é resgatar o Centro histórico de João Pessoa e nós vamos fazer isso sem interferir na vida das pessoas que moram naquela região há muitos anos, favorecendo também quem tem negócios na área”, comentou.

O secretário nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, ressaltou que o Projeto Porto do Capim faz parte do Programa Periferia Viva, e foi criado por determinação do presidente Luís Inácio Lula da Silva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que hoje habitam áreas sem infraestrutura.

“Este é um programa que é feito em parceria com a Prefeitura, mas nós estamos dialogando com a comunidade para saber o que eles precisam e ao mesmo tempo ouvimos a opinião deles sobre e o Posto Territorial vai ser a nossa ligação com os moradores, pois as pessoas vão tirar dúvidas e fazer sugestões que vão ser analisadas pelos nossos técnicos e engenheiros”, explicou Guilherme Simões.

A secretária Socorro Gadelha informou que a Prefeitura, através da Semhab, está acompanhando o Projeto Porto do Capim há muito tempo, conversando com os moradores e com os representantes do Ministério das Cidades do Governo Federal, aproveitando para agradecer a atenção que tem recebido do secretário Guilherme Simões e de Flávio Tavares, diretor do Programa Periferia Viva.

Ela acrescentou que a Prefeitura tem todo o interesse neste investimento, pois resolve um problema que hoje é enfrentado por todas as capitais e grandes cidades do Brasil, que é o esvaziamento das áreas históricas e o Projeto Porto do Capim promoverá grandes mudanças naquela região da cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas, “As famílias vão continuar vivendo no mesmo local que já moram há muitos anos”, ressaltou Socorro Gadelha.

Caravana do Cuidar – Como parte da programação de inauguração do Posto Territorial do Porto do Capim, a comunidade também recebeu, nessa terça-feira (12), mais uma edição da Caravana do Cuidar, ação promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Nesta edição, alguns serviços foram realizados pela Secretaria Municipal de Habitação Social, levando ainda mais oportunidades para os moradores.

Ao todo, foram registrados 301 atendimentos em diferentes áreas, como: CRAS (10), Eu Posso (2), Bolsa Família (22), SUS (24), Junta Militar (7), Procon (5), Testes Rápidos (80), atendimento médico (19), vacinação (42), aferição de pressão arterial (19), agendamento no Castramóvel (10), nutricionista (9), serviço social (4), orientação odontológica (10) e auriculoterapia (38).

Entre os beneficiados, a moradora Adriana Santos destacou a importância da ação. Pela primeira vez, ela vai realizar o exame de mamografia. “Eu agradeço o incentivo de vocês, a gente sabe que tem que fazer, mas às vezes o tempo corrido não permite que a gente se cuide tão bem”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *