AO VIVO

Escolas da Rede Municipal intensificam ensaios para Desfile Cívico

As bandas marciais das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa têm intensificado os ensaios para os Desfiles Cívicos que acontece a partir do dia 31 de agosto com abertura na Avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira, a partir das 8h.

O desfile, em alusão ao Dia da Pátria, é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas Escolares. “Assim que inicia o ano letivo nós já começamos a pensar na programação do Desfile Cívico. Realizamos reuniões como os regentes das bandas para conversarmos e incentivarmos sobre a preparação dos nossos alunos. Teremos este ano seis dias de desfile e nossa expectativa é a melhor possível”, disse o diretor da Seção de Bandas Escolares da Secretaria de Educação, Rômulo Albuquerque.

Com a aproximação dos desfiles as escolas intensificam os ensaios, como é o caso da Banda Marcial da Escola Municipal Aruanda que ensaia de segunda a sábado.

O maestro Ray Gomes da Silva destacou a intensidade dos treinos nesse período. “É um trabalho muito grandioso, gratificante com esses alunos. O engajamento dos alunos é ótimo, tanto melhorando nas notas como o comportamento na sala de aula. A banda é um trabalho muito grandioso para eles e para as famílias porque a gente trabalha com os pais, com as mães”, disse o maestro.

A banda é formada pelo corpo coreográfico, mor, baliza e pavilhão nacional, além dos instrumentos de percussão e de sopro.

O professor coreógrafo, Andersson Luís, falou sobre a preparação para os desfiles e as apresentações. “É um momento de correria, um momento de satisfação, ansiedade, não só para mim, mas também para os alunos. É o momento mais esperado do ano para todos nós e vai ser sucesso, com toda certeza. Estamos prontíssimos, preparados e ansiosos”, ressaltou o coreógrafo.

Quem também não esconde a ansiedade e está confiante é a percussionista da banda, Maria Eduarda. “Nós estamos muito animados para o nosso primeiro desfile. A ansiedade é grande. Agora é focar nos ensaios e aguardar o dia. No primeiro dia do desfile, em Mangabeira, a ansiedade vai atacar muito. Nós vamos ficar nervosos, mas eu asseguro que isso é o de menos porque ensaiamos para isso”, relatou a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *