AO VIVO

Prefeitura faz capacitação para Conferência de Igualdade Racial

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (8), capacitação técnica preparatória para a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, contou com a participação de 200 inscritos.

Também estiveram presentes lideranças das comunidades negra, romani (ciganos) e indígena e representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e das religiões de matriz africana.

A capacitação também teve música de qualidade | Foto: PMSJC

Participação popular

A capacitação técnica teve como objetivo preparar os munícipes para a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, programada para o próximo dia 24 de maio, das 8h às 14h, no Cefe.

“A Prefeitura está de parabéns. Fiz questão de me inscrever para esta capacitação, que é fundamental para que estejamos preparados para a conferência”, disse a técnica de enfermagem Maria Vilaní, que tem 60 anos e mora em Santana.

“É um momento fundamental para discussão de propostas para melhoria da nossa cidade e da qualidade de vida dos munícipes”, completou.

Livros expostos relatam luta e conquistas da comunidade negra | Foto: PMSJC

Democracia e justiça racial

A capacitação técnica foi comandada pelo assistente social Júlio Cézar de Andrade, que é mestre em Serviço Social pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Baixada Santista.

Nas palestras e explicações, ele detalhou o tema da conferência, que é “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Também foram fornecidas informações sobre os três eixos da conferência, que são democracia; justiça racial; e reparação.

A identidade visual da conferência teve destaque no telão | Foto: PMSJC

Ações constantes

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano em parceria com o Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial).

Somente em 2024, cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas com palestras, cursos, seminários, oficinas e rodas de conversa.

Uma das principais conquistas foi a implantação, em 2021, do Centro de Referência Afro-Brasileira, que funciona na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, no Monte Castelo, na região central).

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *