Os debates acerca do conceito de saúde única (One Health) têm cada vez mais ganhado espaço dentro de instituições que buscam o trabalho integrado entre saúde humana, animal e ambiental. Neste sentido, a abordagem em saúde única é destaque na feira tecnológica Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária), realizada pela Embrapa Gado de Corte nos dias 24 a 26 de março, em Campo Grande.
A pesquisadora e coordenadora de Saúde Única da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Danila Frias, destaca que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro a ter um setor consolidado dentro da Secretaria Estadual de Saúde que trabalha essa integração. “Atuamos com vigilância em saúde sob uma abordagem integrada, buscando mostrar que para alcançar a proteção da saúde humana, não podemos esquecer que há a saúde animal e a do ambiente”, explica Danila Frias.
Ao ministrar palestra no Espaço Zimmer, a coordenadora de Saúde única da SES enfatizou a importância em debater este conceito dentro de um evento como a Dinapec, justamente pela posição de destaque que o ocupa MS no agronegócio. “Quando começamos a abordar, fazer com que as pessoas que trabalham nessa linha do agronegócio comecem a entender a importância do que fazem para prevenção da saúde animal, da saúde ambiental e como ela está refletindo na saúde humana, isso é extremamente importante. É um ganho muito grande para o Estado essa parceria entre a SES, por meio da Coordenadoria de Saúde única, com os setores do agronegócio em Mato Grosso do Sul, no caso da feira da Dinapec com a Embrapa”, finaliza Frias.
No decorrer da palestra foram apresentados exemplos e cases do trabalho de abordagem em saúde única, como o Projeto NAVIO, consolidado como um marco na saúde pública brasileira, levando inovação, assistência médica, odontológica, vacinação, exames e ações de vigilância em saúde com abordagem de saúde única para comunidades ribeirinhas do Pantanal.
Na Dinapec 2025 as gerências de Zoonoses e Doenças Endêmicas da SES, Assessoria de Apoio aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, junto com a Coordenadoria de Saúde Única, também estão presentes no evento reforçando a parceria estratégica com os setores produtivos.
“A crescente importância das arboviroses, especialmente nas áreas rurais e no agronegócio, exige uma abordagem integrada em saúde única. O aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Zika nessas áreas impacta diretamente os trabalhadores rurais, tornando crucial o fortalecimento da vigilância e do atendimento para prevenir e controlar essas doenças em todos os ambientes”, afirma a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.
“Na gerência técnica lidamos com as doenças transmitidas para o ser humano, as zoonoses. Aqui na Dinapec estamos apresentando, no caso da saúde única, que precisamos cuidar da saúde animal, saúde ambiental e saúde dos animais. Informando também que a participação do médico veterinário dentro da SES, é de suma importância para estarmos controlando essas doenças dentro do Estado”, disse a gerente de Zoonoses da SES, Melissa Amin.
Alunos da Rede Estadual de Ensino visitaram o espaço dedicado à temática com estações tecnológicas sobre saúde única na feira tecnológica, além de conhecer o conceito de saúde única na palestra preferida pela assessora de Apoio aos Munícipios das Rotas Biocêanica e da Celulose, Daniela Ahad. “Os estudantes, crianças e adolescentes, são nossa cabeça pensante. E quando falamos para eles sobre saúde única, despertamos o interesse deles para trabalharmos essa abordagem, e assim acredito que eles possam atuar como multiplicadores desse conceito”, ressalta Daniela Ahad.
Sobre a Dinapec 2025
A Dinapec 2025 é uma feira tecnológica bianual realizada desde 2006 pela Embrapa Gado de Corte em Campo Grande – MS. A feira acontece em uma área de 30 hectares, especialmente preparada para a implantação e demonstração de inúmeras tecnologias inovadoras geradas pela Embrapa e seus parceiros de pesquisa para a produção sustentável de bovinos de corte.
A realização é da Embrapa, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e do Sistema Famasul, com patrocínio da Unipasto, Timac Agro, Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), Sicoob e Marfrig Global Foods.
Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis